Gliose: O que é isso?

Por Maramélia Miranda ** (Atualização em Junho de 2018).

Muitas vezes você pode receber o resultado do seu exame de ressonância magnética do crânio, e ler no laudo ou conclusão do exame:

“Focos de alteração de sinal inespecíficos na substância branca cerebral, que pode corresponder a gliose e/ou desmielinização.” ou;

“Focos de alteração de sinal na substância branca cerebral de aspecto inespecíficos, comumente relacionados à gliose e/ou microangiopatia e/ou doença isquêmica de pequenas artérias cerebrais.”

Calma e muita calma! Estas pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, aqueles que tenham sido submetidos a cirurgias cardíacas, etc.

+++ Veja também: Microangiopatia cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

Na grande maioria dos casos, se forem pequenas e poucas as manchas encontradas, tratam-se de alterações absolutamente benignas, que aparecem porque nestas pequenas áreas há uma parada de chegada de sangue, consequente morte das células no local, com o surgimento das alterações, que aparecem como focos mais pretos na tomografia, e mais brancos do que o cérebro normal nas sequências T2 da ressonância (veja figura – CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR).

fasekas

A gliose pode ocorrer por vários fatores, como o avançar da idade, e/ou associação com as doenças crônicas relatadas acima. Outras vezes, podem acontecer pela ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), do tipo quando ocorrem pequenas isquemias prévias (como se fossem pequenos focos do cérebro onde faltou oxigenação, e aquela área “morre”), e o que se vê no exame de ressonância magnética ou tomo é uma alteração do sinal ou densidade do tecido do cérebro semelhante à gliose.

Muitos pacientes com demência por Doença de Alzheimer podem apresentar imagens na tomografia ou ressonância, de gliose ou microangiopatia mais espalhados no cérebro. Mas atenção! Apenas o achado destas alterações, sem haver os sintomas específicos da doença, não indica que a pessoa tem Alzheimer, ou vai ter esta doença degenerativa. É sempre necessária a avaliação do médico, de preferência especialista (neurologista clínico), para correlacionar o que foi encontrado na imagem, com o que o indivíduo está tendo de sintomas. 

+++ Doença de Alzheimer – Reconhecendo seus sintomas

Em raros casos, os ditos focos de gliose podem ser, na verdade, focos de desmielinização, semelhantes a Esclerose Múltipla, que é um tipo de doenças auto-imune.

Ou seja, não é fácil saber o que realmente significa o achado de focos de gliose numa ressonância do crânio apenas com o laudo do exame na mão. O melhor a fazer é ficar tranquilo (porque na grande maioria das vezes, não é nada grave), e SEMPRE conversar com o médico que pediu o exame de imagem do cérebro, que você receberá todas as explicações.

Na dúvida sobre o que pode ser, ou se você quer se precaver para evitar a evolução disso –>>>> Um bom conselho é procurar um neurologista para avaliar se houve ou não alguma isquemia (um AVCi), sem ter-se percebido disso.

Caso este seja o diagnóstico, a importância é achar a causa da isquemia (ou isquemias), e fazer o correto tratamento para esta condição.

 

TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM…

+++ Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

+++ Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

+++ Acidente Vascular Cerebral

+++ Microangiopatia cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

172 thoughts on “Gliose: O que é isso?”

  1. Boa tarde! Sei que é um tópico antigo então acredito que provavelmente não haaverá resposta, mas a esperança é a ultima que morre né!!kkkk
    No meu exame consta que as alterações focais tiveram discreta acentuação. Só que desde 2011, todo ano é isso. Sempre aumenta.

    Segue laudo:
    Encontra-se um pouco mais evidentes os focos de alteração de sinal na substância branca
    periventricular e subcortical frontal, parietal e temporal anterior bilateralmente, manifestos por
    hipersinal em T2/FLAIR e iso/hipossinal em T1, não expansivos, sem realce pelo meio de contraste
    paramagnético ou restrição à difusão das moléculas de água. Restante do parênquima encefálico com morfologia e intensidade de sinal normais. Cisternas basais, fissuras, sulcos entre os giros cerebrais e folhas cerebelares de aspecto normal. Sistema ventricular (infratentorial e supratentorial) de topografia, morfologia e dimensões normais. Fluxo sanguíneo habitual ao nível das grandes artérias cerebrais dos sistemas vertebrobasilar e
    carotídeo, segundo os critérios de spin-eco. Ausência de qualquer restrição de difusão à água na sequência ecoplanar. Ausência de impregnação anômala pelo agente paramagnético. Órbitas e mastoides sem alterações.

    Obrigada!!

  2. Olá, meu marido sofreu um acidente grave fez tomografia o laudo, indica ligeira proeminência das cavidades ventriculares supratentoriais, evidenciando-se assimetria dos ventrículos laterais,estando de maior volume o direito. Ele usa bebidas alcoólicas o que isso pode causar.

  3. Boa noite,,Dr.a (o) fiz uma ressonância encefálica onde constou .
    Diminutos focos de hipersinal em T2/Flair distribuidos na substância branca
    Substancia branca periventricular dos centros semi ovais.bemcomo na substância branca subcortical de ambos os hemisférios cerebrais não associados a efeitos expansivos,
    BA conclusão do exame deu..Diminutos focos de modificações do sinal habitual da substância branca em ambos os hemisférios cerebrais de aspecto inespecifico como gliose
    ..isto quer dizer se tenho possibilidades de ser portadora de E M..Esclerose Múltiplas. . Pois sinto muitas dores no corpo pernas, braços mãos e muitos formigamento em ambos membros Superiores e pernas. Sinto tbm. meus olhos muito embacados. Dão ando as vezes tombo um pouco prós lados e parece que vou cair…meu Neurologista diz que é da idade.Como se tenho 59 anos e vou completar 60 anos agora em Novembro. Por favor me ajudem. Acho que meu Neurologista não quer me dizer pois sou muito ansiosa. Tomos vários medicação. Como Losartana…ATENALOU .FLUOXETINA. ..REVOLTRIL 2M.AMINIPRITILINA GLIFAGEM.JA PROCUREI OUTROS EXPECIALISTAS E ME JA ME DIAGNOSTICARAM QUE POSSO SER PORTADORA DE E.M E POSSO TER ALZAIMER. ME AJUDEM E DIGA SE REALNENTE ISSO PROCEDE,OBRIGADO. ..

  4. Bom dia! Estou compartilhando a situação que passei.
    Em março/2016, durante uma viagem para resolver problemas, comecei a ter sintomas como: desequilíbrio, ardência na nuca, vontade de ficar deitado a todo o momento, pernas mole, tonturas, olhos agitados, pressão alta e boca formigando. Nesta mesma viagem, quando sobrava um tempo ia para piscina, fazia mergulhos, nadava, etc. em seguida uma sensação de bem estar aparecia. Pois bem, fui fazendo isso ate terminar a viagem e voltar para casa. No retorno para casa a primeira coisa que fiz foi passar no Neurologista em SP, contei para ele o que aconteceu, ele me pediu uma Res.mag.Cranio, no retorno apresentei pra ele, em seguida ele me informou: “voce tem um AVC de nivel baixo”. No laudo ele me mostrou exatamente o assunto discutido acima: “Focos de alteração de sinal inespecíficos na substância branca cerebral, que pode corresponder a gliose e/ou desmielinização”. Atualmente tomo remédios para controlar a pressão arterial para evitar novos acidentes e praticos esportes para que a irrigação funcione corretamente e equilibrada. Talvez essa informação seja util para ajudar alguem. Abs. Tato.

  5. carla — esta descrição pode ser de uma pequena isquemia antiga. ou lesão do tipo gliose. é impossivel definir apenas com a redação do laudo… tem que ver a imagem…

  6. Boa noite. Fiz uma TC com o laudo: ” Presença de discreta área lacunar hipodensa, projetada para mediana ao segmento anterior do corpo do ventrículo lateral, de aspecto inespecífico.” Isso indica algo grave? Minha consulta ainda vai demorar um pouquinho e a ansiedade ta me matando!!! De sintoma no momento só dores de cabeça, muito fortes. Desde já, agradeço sua resposta.

  7. Há aproximadamente três anos eu tenho polineuropatia, e tomo 50 mg de codeína + 1 G de dipirona + 10 mg de ciclobenzaprina para dor, na última consulta com neurologista, o mesmo diagnosticou que piorou meu quadro e fiz novos exames, e ressonância onde constatou a gliose, esse quadro pode ser também devido à polineuropatia? O que devo fazer
    Obrigado
    Wagner

  8. Fiz uma ressonância de crânio e o resultado foi discretos achados inespecíficos da substancia branca provavelmente relacionados a microangiopatia o que significa?

  9. Boa tarde, meu esposo sofreu um acidente de carro. fez uma ressonância e o resultado foi: presença de lesões focais comprometendo o córtex e substância branca subcortical e corpo caloso, que apresentam focos de deposição de hemossiderina, difusão restrita e realce pelo meio de contraste paramagnético, compatíveis com lesão axonal difusa.

  10. Prezados, no meu exame deu hipersonal em T2 flair situado na susbtancia branca profunda. Meus sintomas são visão dupla, fotofobia . Algum médico saberia me dizer se tem cura ? Vou aos médicos e dizem que não é nada demais.

    Obrigado

  11. Boa noite Dr, foi detectado gliose no exame q fiz mas tenho muitas dúvidas, sinto muitas dores de cabeça por isso o médico mando fazer, as vezes sinto o meu rosto anestesia as vezes a boca outras cair do nada tenho falta de equilíbrio,muitas dores de cabeça, sinto muito medo pois já fui em vários médicos e eles só passam remédios mais exames mas não mim dizem nada! Vc pode mim ajudar! Agradeço a sua atenção

  12. Minha mae sofreu um avc ela fez ressonancia deo foco inespecificos dealteracao de sinal na substancia branca dos hemisférios cerebrais devendo representar focos e gliose relacionada a microangiopatia.gostaria de intenderelhor essa doença.pode me explica r por favor.

  13. katia, eu não atendo crianças pequenas. sugiro que tu procures um neuropediatra. se quiser indicação me mande email que te mando alguns nomes.

  14. Olá meu nome é Kátia
    Minha filha de três anos, fez uma ressonância e no laudo: discretos focis c leve aumento de sinal em T2 e Em flair de limites imprecisos na substância branca biparietal, periventricular, inespecífico (discreta gliose?)
    Ela fez essa ressonância pq ela ainda não fala é foi diagnóstica com leve grau de autismo.
    Gostaria de possível uma esclarecimento.
    Tenho dúvidas se ela irá falar com as terapias Fono.

  15. Boa noite,o que seria o significado do laudo onde diz:
    (não caraterizando,entretanto de forma definida,alteração lobular focal)?
    Fiz um exame de ressonância da hipofese e constou isso……

  16. Dra. Maramélia Miranda, peço desculpas por voltar ao comentário. Estou um pouco nervosa com o laudo. Em 2014 tive tonturas e fui ao clínico geral que receitou Labirin e recomendou que eu fosse ao otorrino. As tonturas passaram e eu não fui. Agora em 2016, janeiro as tonturas voltaram. Fui ao otorrino, fiz os exames e não acusou labirintite, então fui ao neurologista, daí a Ressonância Magnética. Tomo remédios de uso contínuo: Selozok 50mg, Crestor 10mg, PURAN T4 62,5mcg e mais ou menos desde 45 anos tomo Olcadil 2mg toda noite. Agradeço por sua orientação. Muita grata.

  17. Esqueci de dizer minha idade. Tenho 70 anos incompletos (10/06/1946). Grata.

  18. Laudo da Ressonancia magnética (3,0 TESLA) do crânio: Alterações focais inespecíficas da substancia branca cerebral, devendo representar gliose relacionado a microangiopatia (grau II de Fazekas – escala até III).Atrofia córtico-subcortical e hipocampal (grau II – escala até IV).

  19. Laudo da Ressonância Magnética em 27/01/2016: Múltiplos focos ovalados com iso/hipossinal em T1, hipersinal em T2 e FLAIR, tendendo a confluência, esparsos na substância branca da coroa radiada, centro semi-oval, frontal, parietal, occipital e peritrigonal bilateralmente. Hipocampos de dimensões pouco reduzidas, preservando características de sinal. Associa-se proeminência de fissura coroidea e do corno temporal ventricular bilateralmente. Dilatação não hipertensiva do sistema ventricular supratentorial. IV ventrículo de aspecto usual Acentuação difusa dos sulcos corticais, fissuras silvianas e cisternas. Tronco cerebral e cerebelo de morfologia e sinal conservados. CONCLUSÂO: Alterações focais inespecíficas da substancia branca cerebral, devendo representar gliose relacionado a microangiopatia grau II de Fazekas – escala até III. Atrofia córtico-subcortical e hipocampal (grau II – escala até IV).

  20. Oii to com visão dupla a 11 meses agora ta triplicada vejo brilhos e fotofobia minha ressonância deu gliose ou desmilitarização oq pode ser?

  21. Ola
    Sua explicação é bem clara e acalentadora.
    Irei passar no medico ainda e sou bem curiosa.
    Agradeço a explicação consegui pensar nas minhas queixas e entender os resultado do exame, de modo a questionar o médico que irá me atender e ajuda-lo a entender também o que está acontecendo comigo.

  22. gostaria de saber o que é niveis elevados de T2 e Flair na ressonancia magnetica funcional porfavor enviem resposta para o email e baixo nivel de serotonina e alto nivel de catecolaminas
    Obrigado

  23. Boa noite. Tudo bem? Pode por gentileza deixar seu contato, e se você atende convênio? Meu contato 11 9 8728-0723

  24. Sou portadora da Síndrome NF1, tenho muita dor de cabeça pode ser a causa do exame que Neurologista passou R.M, o resultado foi corresponde à Gliose por Microangiopatia pode ocorrer AVCI, AVC, por favor vem a esclarecer o exame para mim, pois médico ,vai ver exame depois das festas .obrigada um Feliz Natal, e um Ano Novo, cheio de saúde, esperança, paz e dinheiro

  25. Boa noite peço que se possivel me deem um exclarecimento porque peguei o exame da minha filha de 3 anos mas estou meio preocupada com a parte referente a obs. ,pois o medico so examinara este resultado e fevereiro e ja estou apreesiva,esta escrito da seguinte for:material com hipersinal em T2/flair nos seios maxilares,esfenoidal esquerdo e em celulas etmoidais bilaterais,inferindo sinusopatia.minha filha tem 3 anos sè autista leve e fez a ressonancia da cabeça,espro que possam me ajudar urgente pois estou muito preocupada,obrigada

  26. Sinto pontadas na cabeça geralmente no mesmo local dura quatro a cinco dias e fico quase um ano pra sentir novamente

  27. Olá, boa tarde!

    Estou perdendo a visão, atualmente meu quadro é de baixa visão severa, meu exame acusou gliose leve, sendo que não possuo doença crônica e tenho 34 anos…por favor, VC pode me dar alguma informação? Moro numa cidade pequena e sem recursos, preciso me tratar ! Quanto antes, melhor! Desde já, agradeço !

  28. Você foi médica da minha mãe queria seu endereço do consultório obrigada.

  29. Boa tarde !Gostaria de saber se a gliose pode ser um sinal de ELA.

  30. mariana, impossivel falar algo sem ver imagem e saber detalhes, como por exemplo, porque vc foi um medico, e por que este te pediu uma tomografia?

  31. O que significa o resultado de TC de Crânio: Hipodensidade cortical mal definida e sem efeito de massa na região parietal direita, próxima a foice inter-hemisférica, de caráter indeterminado?

  32. Focos de gliose relacionado a microangiopatia. O restante do exame não demonstra alterações significativa.

  33. Fiz uma RM e o resultado foi:
    Esquemia de pequenos vasos
    Tenho doença de Behcet a 4 anos e tive uma neuropatia membros inferiores que os médicos diz ser causada por medicamento (talidomida) mas mesmo assim fiquei com dúvidas já que um dia antes senti como se estivesse andando meio que cambaleando cheguei a cair ma Rua..Fiz liquor que deu negativo na época e não fizeram RM só fiz agora por conta de pontadas fortes na cabeça…

  34. Meus filho tem seis anos e as professoras o observaram ele desatento na escola com baixo aprendizagem escolar levei ao neuro pediu um eletrocefalograma resultado normal ..Fez a ressonância o resultado esta dando …observa alterações de sinal junto ao corno posterior do ventrículo lateral direito, representando por hiporsinal em T1 e hiporsinal nas sequência ponderada em T2 /flair , com aspecto de representar gliose de aspecto seqüela a insulto vascular hipoxico isquêmico …Ausência de lesões vascular aguda com restrições a difusão …restante de paraquemia encefálico com intensidade habitual ..intensidade normal de sinal das substancia branca cinzentada .Sistema ventricular e de topografia ,morfologia e dimensões normais .Tronco celabral e cerebelo com volume e intensidade de sinais normal .Aspecto anatômico das cisternas da base e da convexidade dos hemisférios celebrais .Flow void dos vasos do circulo arterial do celebro preservado …Me explique por favor

  35. Minha ressonância de focos esparsos de hipersinal t2/flair na substância branca subcortinal e profunda dos lobos frontais e parentais, inespecíficos

  36. Eu não sei o que fazer, estou muita preocupada com meu marido. Ele ja fez ressonância e nao deu nada no exame dele. Há sete anos que ele sente uma coisa esquisita; ele sente tontura todos os dias, sem beber; ele tem dificuldade de falar com as pessoas. sente sonolência, fortes dores de cabeça, não aquenta ficar em uma festa, que se sente-se meio tonto; os olhos ficam moles; eu peço a deus tanto que cure meu marido, eu queria saber se não tem alguém que já viu um caso assim,pra ajudar ele, por favor. Nos somos de uberaba MG, ja fomos no neurologista, psiquiatra; eles falaram que não entendem o caso do meu marido; sera que alguém pode nos ajudar, por favor?

  37. A ressonância da minha irmã acusou Hipersinal em T2/Flair com discreto efeito expansivo acometendo os núcleos caudados e lentiformes assim como a substância nigra bilateral, achados estes inexpecíficos e que necessitam de estreita correlação com dados clínicos para sua adequada valorização (sequela e unjúria hipóxico-isquêmica?).
    O neuro disse que quase não conseguiu ver a lesão na imagem (precisou procurar muito) pois é muito pequena. O clínico não conseguiu ver. Mas mesmo assim minha irmã está há 4 semanas em estado vegetativo, só abre os olhos. Ficou assim após sedação prolongada. Me dê uma luz!

  38. ola boa noite, o resultado do meu irmão deu dilatação discreta dos ventriculos laterias e 3 ventriculo. cerebro e cerebelo normal, cisternas basais anatomicas, o corpo caloso preservado. area com anormalidades de sinal estao presentesna substancia branca dos hemisferios cerebrais nas sequencias ponderadas em t2 e flair especialmente adjacentes aos trigonos cornos occipitais dos ventriculos laterias, meu irmao tem 1 aninho, ja procurei na net não consigo achar nada, por favor me ajude. por favor me ajude, oq isso irá prejudicar sua vida futuramente? oq pode acontecer com seu desenvolvimento?
    agurdo resposta. por favor.

  39. não é possivel opinar sem ver as imagens. e ter acesso aos detalhes do caso.

  40. A minha filha de 18 anos fez uma ressonância para avaliar quadro de enxaqueca muito frequente e perda da visão.
    O resultado da RM me deixou bastante preocupada devido apresentar o seguinte resultado: Alterações focais da mielina de dimensões lacunares, , acometendo a substância branca dos centro semi-oval bilateralmente, caracterizados como áreas deiso/discreto hipossinal em T1, com hipersinal em T2 e em T2/FLAR, sem restrição da difusão e não se realçando pelo meio de contraste..
    Gostaria de saber se é algo grave? Podendo ser considerado como algum sinal de possível doença degenerativa ou desmiliezante.

    Aguardo retorno…

  41. Minha filha tem 2 anos e 6 meses e no exame de RM deu o seguinte resultado: “Alguns focos de hipersinal em T2 E FLAIR localizados na substância branca periventricular adjacente aos cornos frontais e corpo dos ventriculos laterais uma destas estendendo-se a porção posterioro da cápsula interna esquerda, sugerindo áreas de gliose sequelar. Restante do parênquima encefálico sem alterações apreciaveis de sinal para a faixa etária”. Estou preocupada o que pode ser? e se isso influi em alguma atividade dela? Att. Ana Acioli.

  42. selma, o certo é fazer um exame de ressonancia magnetica para ver se estas alterações se confirmam, e depois levar ao neuro tudo, todos os exames, e a paciente, para uma avaliação detalhada.

  43. impossivel dar alguma opinião sem ver as imagens, sem saber os detalhes todos do caso, historia, como se instalaram os sintomas; apenas com estes dados que vc passou e o laudo do exame não se pode dar qualquer opinião.

  44. meu sintoma
    bastante zunido na minha cabeça a 1 ano e 8 meses.
    ja fiz todos exames que otorrino. pediu e nada
    agora o neuro. pediu pra fazer ressonancia.
    o resultado foco hiperintensos em T 2 / FLAIR na substancia branca supratentorial de etiologia inespecifica (gliose?).
    qual sua opinião?

  45. Minha tem 22 anos e tem sentindo dor de cabeça foi pedido uma TC o resultado;frontal acentuação dos sulcos corticais e das regiões parietais altas de aspectos não usual para a faixa etária. fiquei preocupada.

  46. sandra, não é possivel falar nada apenas com descrição textual de laudo. sem ver o exame inteiro, e saber os detalhes do caso, fica dificil opinar. sugiro passar com o neuro e pedir a opiniao dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *