Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

Por Maramélia Miranda ** (Atualizado em Maio 2016)

O AIT – sigla usada entre os médicos para simplificar o termo ataque isquêmico transitório, ou mais simplesmente uma isquemia transitória, é um problema neurológico que, como o nome já explica, acontece transitoriamente, vem geralmente de repente, subitamente, provoca os sintomas no paciente, demorando alguns minutos ou horas, havendo sempre a recuperação total daqueles sintomas ocorridos.

Se houve recuperação mas ainda restaram sintomas, mesmo que leves, não foi AIT, mas sim um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Se houve recuperação e nada mais restou dos sintomas ocorridos, pode-se dizer que foi clinicamente um AIT.

Fatores de risco para AIT (os mesmos do AVC)

Os fatores de risco mais conhecidos para AVC ou AIT são:

— Idade (mais frequente quanto maior a idade);

— Genética (história familiar de muitos casos de Acidente Vascular Cerebral – AVC ou doença cardíaca);

— Tabagismo e sedentarismo;

— Doenças como o Diabetes, aumento de colesterol ou triglicérides (dislipidemia), ter doenças cardíacas, arritmia cardíaca ou história de um infarto prévio.

Entretanto, os jovens e adultos mais jovens que não tem nada disso também podem ter um AIT ou AVC. Nestes casos (dos jovens), a pesquisa do que causou o AIT ou AVC deve ser mais detalhada.

As causas mais frequentes de AIT ou AVC em jovens são as dissecções arteriais, o forame oval patente, uso de medicações tóxicas ou drogas ilícitas, e casos de AIT ou AVC relacionados a crises de enxaqueca.

Sintomas

No AIT, o que ocorre é uma obstrução ou entupimento momentâneo, transitório, de algum vaso que irriga o cérebro. O vaso (artéria) leva o sangue, oxigênio e glicose para sua correspondente região cerebral.

Como no AIT, naqueles minutos ou horas, o sangue não chega naquele local irrigado pelo vaso entupido, aquela região deixa de fazer a sua função, e o paciente sente os sintomas de acordo com a região e vaso (artéria) afetados.

O mais comum é ocorrerem sintomas simulando um derrame, ou AVC – acidente vascular cerebral. Portanto, o susto é grande! Principalmente se a pessoa já conhece quais sintomas podem ser um AVC…

O mais importante para saber reconhecer os sintomas do AVC ou AIT é que sempre, ou quase sempre, eles ocorrem subitamente, de um minuto para o outro, sem avisar.

Geralmente a pessoa ou familiar sabe exatamente em que horário começou, o que estava fazendo na hora do início (exceto nos casos em o paciente tem o AVC ou AIT estando sozinho, acorda com aquele sintoma, ou é encontrado desmaiado por testemunhas).

A seguir, enumero os principais sintomas de um AIT (e também do AVC):::

  • — Alteração súbita da fala, com dificuldade para completar as palavras ou frases, ou começar a ter a fala enrolada;
  • — Alteração súbita da força num membro (braço ou perna) ou em um lado do corpo (braço e perna do mesmo lado), ou nas pernas, com fraqueza e diferença de força em relação ao lado normal;
  • — Alteração súbita da sensibilidade em um lado do corpo;
  • — Desvio da boca para um dos lados (a boca começa a “entortar”), de início súbito;
  • — Alteração súbita e intensa do equilíbrio, com dificuldade de andar, náuseas e vômitos junto ao sintoma do andar;
  • — Alteração visual de início súbito – pode ser uma visão embaçada, tremida, visão dupla, visão ardendo de repente, perda ou embaçamento de um dos lados da visão;
  • — Alteração súbita da audição, junto com náuseas, perda do equilíbrio e dificuldade de andar;
  • — Sonolência de início súbito, com parada da fala;
  • — Convulsões e sonolência excessiva vindo juntas e de forma súbita;
  • — Dor de cabeça de início súbito e muito, muito forte.

 O que fazer na suspeita de um AVC ou AIT?

O mais importante: não ficar em casa esperando os sintomas passarem (pois você pode estar perdendo tempo no tratamento). O paciente com esta suspeita deve ser levado imediatamente para um hospital, de preferência que tenha um setor de emergência com médico e tomografia disponível 24 horas por dia. Isso faz toda a diferença, pois no caso de ser indicada a trombólise (tipo de tratamento para dissolver o coágulo em AVC isquêmico), é importante ter pelo menos a tomografia realizada até 3-4,5 horas do início dos sintomas.

Outro modo de ação que pode ser efetivo (dependendo da cidade e eficiência do SAMU…) é chamar o serviço de emergência do governo – SAMU, pelo fone 192. Mas tomem cuidado porque algumas cidades possuem este serviço muito eficiente, que chegam rapidamente no local do chamado, e outras não…

Portanto, caso você chame o SAMU e esteja demorando, não perca tempo: arrume um carro ou transporte e leve a pessoa ao hospital.

Exames

Sempre na suspeita de um AIT ou AVC, na emergência, pede-se uma tomografia de crânio, para excluir se houve ou não hemorragia. Depois, dependendo de caso a caso, o paciente pode ser internado para observação nos primeiros dias, e termina de fazer outros exames no hospital e depois em laboratórios. Além da avaliação pelo médico neurologista, para analisar se há alguma alteração neurológica, os exames mais comumente pedidos para estes casos são:

  • — Tomografia do crânio
  • — Angiotomografia do crânio e vasos do pescoço
  • — Ultrassonografia das carótidas e vertebrais
  • — Ressonância magnética do crânio
  • — Angiorressonância do crânio e/ou artérias cervicais (vasos do pescoço)
  • — Ecocardiograma e eletrocardiograma
  • — Exames de sangue
  • — Holter de 24 horas
  • — Doppler transcraniano

Dependendo da idade, dos fatores de risco de cada paciente, de como foram os sintomas de cada caso, o neurologista pede uma bateria ou outra de exames para investigar.

Tratamento

Depende.

Tratamento do AVC nas primeiras horas e dias – Fase aguda

A primeira coisa: a família ou o paciente não ficar esperando os sintomas que parecem um AVC passar. Em casa. Marcando bobeira.

Logo que sentir algo parecido ou suspeito de um AVC, corra ao hospital!!!!! Quanto mais rápido for reconhecido, mais rápido poderá ser tratado.

Na emergência, ou seja, nos primeiros minutos e horas de um AVC, o certo é correr ao hospital, entrar pela emergência e logo, em pelo menos 20-30 minutos da entrada do hospital, já ter feito a tomografia de crânio e ter sido avaliado pelo médico. Isso é uma emergência médica, pois as terapias feitas nas primeiras 3-6 horas de um AVC podem minimizar, ou até mesmo reverter totalmente sequelas neurológicas.

A realização rápida da tomografia é primordial, pois este exame é o principal para separar, diferenciar se o AVC foi isquêmico ou hemorrágico. Isso muda frontalmente o tratamento.

Em sendo um AVC Isquêmico, a terapia correta se o paciente chegar até 4-4,5 horas do início dos sintomas é dar o medicamento alteplase, que é um tipo de trombolítico que dissolve o coágulo e restabelece o fluxo de sangue no cérebro. Se o paciente tiver uma obstrução de uma grande artéria anterior, como a cerebral média ou carótida interna, além do alteplase, o correto é levar este paciente para a hemodinâmica, para fazer um cateterismo e desobstruir localmente o vaso.

Quando já se investigou e descobriu a causa do AVC isquêmico, o medicamento a longo prazo dependerá principalmente da causa do AIT (ou AVC) ocorrido. Daí a importância de se ter ideia do que causou aquele evento e do paciente ser bem investigado.

O pilar principal de tratamento da maioria dos casos de AIT ou AVC isquêmico é controlar bem os fatores de risco que podem ser controlados (baixar colesterol, diabetes, retirar o cigarro, excesso de álcool, reduzir obesidade, etc…), controlar muito bem a pressão arterial nos pacientes que tem pressão alta, e usar medicações que afinam o sangue, com a intenção de fazer o sangue circular melhor nas artérias e veias, evitando a formação de trombos ou coágulos, e consequentemente, os sintomas de AIT ou AVC.

Os medicamentos mais usados na prevenção dos AITs e AVCs isquêmicos são a aspirina ou AAS (doses baixas, de 80 a 325mg ao dia), clopidogrel, warfarina, rivaroxaban, apixaban e dabigatran.

Usar um ou outro da lista acima irá depender da causa do problema, e da indicação de maior ou menor proteção em relação à formação de trombos e coágulos.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

Outros assuntos relacionados a este aqui…

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Dissecção da artéria vertebral

Forame Oval Patente e AVC Isquêmico

Aneurisma Cerebral

143 thoughts on “Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória”

  1. Olá meu nome é Raquel sou de Guarapari no Espírito Santo e aqui o sistema público de saúde é precário, já fiz exames de sangue que não constam nada anormal mais tenho alguns minutos de confusão mental do nada , isso acontece vez enquando, exemplo hoje estava arrumando minha filha para a escola e estava pegando o uniforme dela para vesti-lá quando derrepente minha consciência parece Que Vai embora e tenho uma espécie de alucinação exemplo de hoje que ouvi o Pai dela chamando e entreguei para ela um vestido de festa embolei a fala mais vi tudo oque fiz, derrepente voltei ao normal e vi ela me olhando assustada sem entender nada , depois passo o dia cansada e pode acontecer mais de uma vez por dia , não sei se este pode ser meu problema mais não tenho dores de cabeça nem sinto diferença no corpo apenas um forte cansaço, não tenho condições financeiras para fazer o exame e quando falamos no posto nada e feito apenas exame de sangue que nada avisa! Será que este é meu problema

  2. Boa Tarde

    de uns tempos para ca tenho fortíssimas dores de cabeça e a uns 15 dias atrás tive essa dor seguida de dormência da face LE e tbm a perna braço mas fraco e dormente um tipo de formigamento algo estranho enfim corri pro hospital pq achei q pudesse estar tendo um AVC chegando la me informaram q eu estava com enxaqueca causada por estresse me derão Diazepam e me mandaram para casa o formigamento na face e nos membros demoraram ainda uns 2 dias a passar e de la para cá a dor de cabeço com o formigamento na face e constante ela vai e vem no sábado passado eu tive sangramento menstrual excessivo com apresentação de coágulos coisa q nunca vi na vida mais uma vez corri e me derao medicamento para sessar esse sangramento e isso aconteceu mas ai minha dor de cabeça aumento ……a minha pergunta é sera q tive um ATI ?? e normal esses sintomas ?? Eles tem relação uns com os outros?

  3. Boa tarde, meu nome é Célia, tive um AVC isquêmico há 3 anos, sem causa significativa, ou seja, não sou diabética nem hipertensa, e desde então uso AAS diariamente. De alguns dias para cá venho sentindo certos desconforto na cabeça como se eu tivesse agoniada nem sei explicar bem o quê, daí choro muito e logo depois me bate um sono. O que devo fazer?

  4. Olá Doutora, por favor, minha vó teve AVC já faz uns 2 anos, ela acordou com a fala toda enrolada, levei ela no pronto socorro, fizeram os procedimentos.. enfim , hoje depois desse tempo ela falava algumas coisas erradas, mas hoje ela acordou sem falar nada errado! É normal?

  5. Boa tarde Dr.a Maramelia!
    Gostaria de uma orientação sobre o que ocorreu com minha mãe, ela tem 65anos e no dia 15/12/17 ela me ligou pedindo socorro eu estava a menos de 100 metros da casa dela, quando encontrei minha mãe ela estava com um lado da boca um pouco caído e sua fala arrastada, seu olhar esrava perdido tinha que chamar por ela para ela reagir e parecia estar tonta, minha mãe perdeu o jogo do corpo e a coordenação motora, não conseguia andar e nem movimentar o braço direito e ficava totalmente pálida, parecia um papel branco e derrepente ficava com a face toda roxa. Levei minha mãe ao P.S e da hora que ela me ligou até ser atendida demorou 15 minutos, minha mãe havia tomado um diazepan que é remédio de uso contínuo dela, isso foi informado ao médico que disse que poderia ser efeito do medicamento, cogitei com ele que minga mãe usa esse medicamento a mais de 20 anos, ai ele foi aferir a pressão de minha mãe e estava a 16×10 , fez um eletrocardiograma e disse que não deu nenhuma alteração, minha mãe perdeu parcialmente a visão e sentiu muita dor de cabeça depois que chegou ao hospital, o médico mandou aplicar um medicamento para baixar a pressão e colocou minha mãe no soro por um período de uma hora +- e depois deu alta para voltar para casa, falou que deve ser stress . Mas as crises se repetiram durante umas 5 horas , só que bem mais fracas,minha mãe me falou que nunca se sentiu tão mal e estranha em toda sua vida, que pensou que não sairia com vida daquela situação. Moro em uma cidade pequena no interior, aqui só temos clínicos gerais e não sei o que fazer com minha mãe, desde o dia desse acontecimento semana passada , minha mãe não está se sentindo bem. O que deve ter acontecido com ela e o que devo fazer? Me ajude por favor!

  6. Olá Boa tarde, meu nome é Lorraine e tenho 20 anos.
    Porém tenho uma vida bem dificil, não posso contar com ninguém e as coisas andam bem dificeis.
    Não tenho amigos e não falo com meus familiares, pois não aturo falsidade e hipocrisia.
    Há 2 meses venho sentindo coisas estranhas, venho sentindo dormencia na lingua, formigamento nos braços e mãos. Muita dor de cabeça e muito sono ou muita insonia. O que devo fazer? Desde já, obrigada.

  7. cristiane, defeito de nascenca no coracao — suspeito que sua mae tem FOP? se for FOP, este defeito nao cistuma se associar a AVC em pessoas mais velhas, mas sim em jovens. nao sei a idade da sua mae. sugiro que vc veja opiniao de neuroclinico neurovascular. revisar os exames dela. nao sei qual ou quais manchas roxas sao estas… em caso de AVCi, manhcas do tipo livedo reticular se correlacionam com isquemias… manchas roxas como equimoses mais haver com hemorragicos.

  8. fabio, se foi mesmo um AIT, convem manter o AAS sim, diariamente. procure um neurovascular para revisar seus exames todos.

  9. Olá.
    Minha mãe teve o diagnóstico de 2 AVCs isquêmicos, ela ficou um uma confusão mental leve, mas com nenhum sintoma a mais. Está tomando AAs desde então e outro medicamento para o coração. Está passando por uma bateria de exames com o cardiologista onde foi identificado um problema cardíaco de nascença. A cardiologista disse que o caso é cirúrgico mais suspeita que os AVCs tenha outra causa e, por isso solicitou que ela passasse por um hematologista, pois está aparecendo manchas roxas na pele dela. As manchas roxas podem relação com AVC? Existe alguma doença que relacione manchas roxas e AVC?

  10. Doutora, já tive 3 AIT o último ontem, todas as vezes dizem ser estresse me dão Diazepan e me mandam para casa.
    Outra vez que tive fiz Tomo e Ressonância mas não deu nada graças a Deus.
    Fiz exames das veias do pescoço tbm e deu tudo normal.
    Tomo AAS 100, gostaria de agendar com vc, sou do interior de SP é uma paciente sua me indicou.
    Vc acha que devo continuar com o AAS ou tem algum outro para início imediato?
    Vou agendar uma consulta.
    Aguardo seu retorno, desde já obrigado.

  11. Minha mãe de 77 anos , acordou c fala confusa, dificuldade de dicção, arrotos involuntários, pressão 7×3, sudorese, e agitação.
    No hospital foi feito tomografia do crânio, ecocardiograma e exames de sangue, todos com resultados absolutamente normal.
    Tomou soro c dramin e teve alta mas a dificuldade na dicção continua.
    A fala dela deve voltar ao normal? Se sim, em quanto tempo isso deve acontecer?
    Aguardo orientações
    Obrigada
    Leila

  12. Boa tarde.
    Passei mal, mas sem tontura nem nada, apenas a fala enrolada. Fui para o hospital estava com 16/10 de pressão e fiz tomografia e ECG, mais exames de sangue e não deu nada mas o neurologista falou que foi um site. Fui ao cardiologista, fiz teste ergométrico, Holter, mapa, ecocardiograma, no teste ergométrico dei uma fibrilação atrial e com 3 dias de remédio passou. O ecocardiograma deu tudo perfeito. Sou atleta, não fumo, não bebo tenho 39 anos. O que será que pode ter causado esse site. E já posso fazer atividades físicas? Obrigada

  13. Ola boa tarde,achei no minimo estranho o que me ocorreu estava almoçando e conversando com minha esposa quando de repente as palavras que eu falava saian emroladas eu sabia o que falava mais ela não entendia eu continuei almoçando normalmente e em seguida ela parou e me perguntou o que eu estava dizendo e eu falava tudo emrolmais continuei o almoço depois passei a falar normal.não tive nenhuma explicação começou e terminou durante um almoço…por que

  14. Boa noite, sou Cristiano Ferreira, tenho 30 anos e desde os meus 15, eu tenho umas crises. A minha visão fica embaçada e quase perco total. Fica branca e não consigo ler uma frase completa, tipo as palavras ficam pela metade. Se tentar olhar minha mão ela some, ficas umas manchas e desfocada como quando tiramos uma foto que procura o foco mas não encontra. Junto com isso me dói a nuca e fico ansioso. Parece que perco o sentido, minha audição fica distante e algumas vezes amortece meus dedos e lábio. Não dói, mas apenas fico nervoso por não ter a visão. Após passar a crise que dura cerca de uma ou duas horas, eu fico apenas meio amortecido e minhas ações ficam lentas, demoro raciocinar. Já fiz tomografia e não apareceu nada. Quando me dá essa crise confiro a pressão arterial e está sempre normal, cligose também sempre igual. Gostaria de saber o que é isso é como faço para evitar ou tratar?

  15. A um ano atrás tive um problema na fala, tentava falar birmal,as saia tudo embolado as palavras e de vez em quando fico c mi.ha visão embasada, enchergando só de uma vista. Me dá enjôo, dor de cabeça as vezes esqueço nomes de pessoas e coisas rotineiras.. Oq poderia ser isso? Devo proucurar um especialista e qual? Obg.

  16. Meu pai teve um AIT a uma semana e hj teve uma leve tontura, devo me alertar?

  17. gostaria de saber da posibilidade de neutralisar a fala de um ser humano e neutralizar seu comando de andar ,sentar, escrever, sou da secretaria de segurança do maranhao. sou a favor de uma ideia que esta se formando por aqui, que e pagar aos familiares de um preso detento o valor pago pelo governo federal sendo que o detento voltara para casa mais vai ficar sem ter dominio sobre os seus sentidos ,o s familiares iram alimentalos , ele usara fraldas ate que a sentença dele acabe , vosses tem alguma soluçao para acabar com os presidios neste sentido? gostariamos de obter surgestoes ,nosso secretario aceita surgestoes sds gilson holanda averia alguma maneira de o preso apos sua pena voltar ao normal/

  18. Bom dia Dr. Maramélia, meu pai é diabetico e teve uma ataque isquemico transitorio, infelizmente de inicio os medicos não conseguiram dar o diagnostico correto, depois de 24 horas após meu pai ser diagnosticado ele foi transfirido para um hospital com especializaçao nesse tipo de doenças. Ele sentia uma dor de cabeça muito forte, e ficou com lapsos de memoria, desorientado e muito agitado esqueceu de tudo, e ja não conseguia andar sozinho e não entendiamos sua fala, muita aflição ! gostaria de saber se tem alguma possibilidade de meu pai ficar com sequelas ? Obrigado pela atenção.

  19. DrA.
    Tive um AIT ha cerca de um mês, meu braço ficou paralisado por uns 2/3 minutos e em seguida senti um pouco de dificuldade de me expressar, as palavras não me vinham a cabeça. Fui ao neuro, fiz ressonância e exames cardiológicos … Não encontramos nada de anormal. Hoje descobri que estou gravida de 8 semanas. A gravidez pode ter alguma relação com o AIT?
    Obrigada

  20. Dra., bom dia.

    Gostaria de saber se é possível ocorrer isquemia durante um procedimento cirúrgico para remoção de meningioma de fosse posterior?

    Grato pela atenção.

  21. Olá dra. tive um A I T em 2015 e passei a tomar o clopin e percebi depois que fiquei com um chiado na cabeça talvez seja hipertensão intracraniana, tem relação com esse medicamento?

  22. Ola boa tarde, Dra. Daramelia miranda, gostaria de umas informaçoes, a 5 dias tive uma crise que foi diagnosticada como, AVC transitorio foi feito os procedimentos basicos em uma umidade de emergencia, tomografia de cranio, exames de sangue, e apos 36 horas fui dispensado para recuperar em casa poren, na avaliaçao de alta me parecia td normal, mas no dia seguinte fiquei com visao dupla e uma dormencia nos labios, estou medicado, com citoneurin, mimodipino, pentoxifiina 400mg, prednisolona 20 mg e AAS 100 a Dra poderia me orintar o que fazer pois tenho 68 anos e sou muito sedentario, ja tenho seu telefone para qualquer chamada ao seu consultorio, desde ja fico muito agradecido ISAEL.

  23. Dr. Daramelia miranda, meu nome e isael, no dia 20 10 2016, tive uma crise que segundo os medicos, disse que foi um avc transitorio, apos tomografia e exames de sangue, foi dado alta apos 36 horas, e meicaçao a seguir, citoneurin 5.000 mg em drageas, pentoxifilina 400 mg mimodipina, prednisolona 20 mg e aas 100 mg tomar 3 de uma so vez, poren no outro dia ate hoje estou com visao dupla e dormencia nos labios lado esquerdo e dor no pescoço, Dr. o que devo faze esperar ou procurar um neuro para avaliaçao, conto com vossa atençao, desde ja muito obrigada, ja peguei o telefone para possivel, avaliaçao.

  24. Olá boa tarde estou com muita dificuldade para falar a fala tá enrolada que pode ser? Qual o tratamento?

  25. Eu tinha 14 anos, perdi a visão do olho direito, mas foi muito rápido, menos de 10 min. Eu começava ler uma frase e não via o resto da frase, (estava no computador) ou, passava a mão dos lados “na lateral do olho direito” e não via. Fiquei desesperada, meu pai jogou leite e depois melhorou, foi muito rápido, não senti dor, nada com outro sintomas, só isso mesmo, só chorei muito. o que aconteceu será? Hj tenho 19 e nunca mais aconteceu, nada do tipo. Mas isso veio me perturbar, e queria uma resposta.

  26. Olá, boa noite. Dia 30 de Agosto meu pai desmaiou na empresa onde trabalha e relatou que antes sentiu uma queimação na cabeça e visão turva. Ficou internado 10 dias na UTI e a neurologista falou que foi Ataque Isquêmico transitório. A minha preocupação é que ele irá retornar ao trabalho amanhã, isso é perigoso? Eu estou controlando a pressão dele todos os dias e dando as medicações nas horas certas, já que ano passado ele sofreu um infarto grave, mesmo assim é perigoso ele ficar andando sozinho e voltar às atividades rotineiras?

  27. Olá, boa noite. Dia 30 de Agosto meu pai desmaiou na empresa onde trabalha e relatou que antes sentiu uma queimação na cabeça e visão turva. Ficou internado 10 dias na UTI e a neurologista falou que foi Ataque Isquêmico transitório. A minha preocupação é que ele irá retornar ao trabalho amanhã, isso é perigoso? Eu estou controlando a pressão dele todos os dias e dando as medicações nas horas certas, mesmo assim é perigoso ele ficar andando sozinho e voltar às atividades rotineiras? Obrigada.

  28. Boa tarde Drª. Meu esposo teve um avc isquêmico a 3 meses, voltou a andar, faz Fisioterapia,Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, o braço já começou responder e a fala continua enrolada, mas está acontecendo de trocar palavras esquece o nome de objetos e não consegue falar o que pensa. Isso é normal? Quanto tempo demora para a fala voltar? Por favor me responda por imail.* O lado afetado foi o lado direito.

  29. lidiane — você deve levar seu sogro nem um neurologista clinico. contar tudo isso. e o neuro deverá pedir exames para investigar a causa destes sintomas. pode, realmente, serem ameaças de AVC…

  30. Dra, meu sogro tem embolado a língua para falar, ele esconde sintomas, não gosta de falar oq sente, está com os braços com uma posição dura, como se fosse um robô, sempre foi muito ativo, e parou de trabalhar a pouco tempo. Mais não sente vontade de fazer mais nada. Fiquei preocupada, por essa diferença na fala dele pode ser uma isquemia? Ele começou tomar rivotril, que o clínico passou, pq disse que ele estaria em depressão, mas oq vem me preocupando são as alterações na voz e na Língua, quando ele fala parece que embola para o lado. Não sei que especialista devo procurar.

  31. Ola
    minha vista as vezes embola, como se fosse um caracol. Tenho histórico de AVC na primeira gravidez. não correu mais. tenho sequelas dela (perda da visão periférica e tonturas)

  32. thayse — isso pode ser, sim, AIT. sua mãe deve ser investigada com algum estudo de vasos – tomo angiotomo ou angioressonancia. ou pelo menos ultrassom das carotidas. e deve já estar usando algum remedio para afinar o sangue.

    procure um neurologista urgente.

  33. hellen – se conhece seu corpo e está tendo isso mesmo, sempre de um lado apenas do corpo, o ideal é prosseguir exames com tomo ou ressonancia magnetica. porcure um neuro. isso que vc sente é serio.

  34. Tenho episódios de dormência e paralisia do lado esquerdo do corpo. No último episódio fui ao médico e me disseram que é apenas uma crise de ansiedade. Fiz um ecg e deu normal. Mas não consigo acreditar nisso, não tenho pq ficar anciosa. A primeira crise já tem mais de um ano, a última foi ontem. Tenho medo de ter outra crise e meus movimentos não voltarem mais.

  35. Olá Dr. Minha mãe tem pressão alta, arritmia cardíaca, amaurose fugaz, nesse mês e ja pela quarta vez ela fica com a fala embolada, fica sem forças no corpo, não consegui completar as palavras pq a fala fica partindo. Nas 2 primeiras vezes conseguimos carro e levamos pro hospital rapido, mas os médicos não passaram exames de ressonância e não sabiam dizer o que era, na primeira vez disse que a glicose tava baixa e seu soro glicosado e em seguida soro normal, na segunda deu soro e um medicamento que não lembro o nome, ela voltou ao normal por completo, na terceira não conseguimos carro, mas ela voltou rapido como na quarta vez também, eu coloquei alcool porque ela parecia desmaiar, e depois foi passando os sintomas, as vezes dou água e doce porque pensei que poderia ser a glicose baixa de novo, e ela vai melhorando com um tempo as vezes dura minutos, ate agora nao passou nenhum de 1 hora e ela volta por completo isso pode ser um AIT?
    Desde já agradeço a atenção.

  36. Olá Doutora,
    A pupila dilatada ou sem resposta a luz é característica somente do avc hemorrágico ou também pode ocorrer no isquêmico e no ait? O mesmo vale para o nistagmo e face com lado paralisado? Grata.

  37. alaine — nao é possivel responder ser ver, ter acesso a todos os exames feitos, e detalhes do problema. sugiro que pergunte ao seu neuro.

  38. Olá, tive um episódio de cefaléia com sincope, desvio labial e perda dos movimentos a direita. Fiquei 8 dias internada , entre UTI e Enfermaria, tenho 26 anos, sem histórico familiar, fiz os exames de tomografia e ressonancias e cardíacos citados e nada. Tudo ok. Fiz também exames de cunho genético e nada. Fiquei com esquecimento de algumas palavras e hemiparesia direita , mas sem um laudo conclusivo até agora. O anticoncepcional pode levar a uma Isquemia? Nesse caso, eu ainda possuo sintomas como enjoo e dormencia , mas ñ acusa nada nos exames de imagem , tem como ter sido realmente uma isquemia como o médico da UTI falou?

  39. Minha sogra sofreu.um acv como podemos ajudar na recuperaçao ela perdeu..avoz

  40. Minha filha teve a 15dias não consegue falar uma frase e não esta conseguindo ler e escrever. Ela vai voutar o normal ela tem 26anos obrigado

  41. marilize — AIT pressupoe um sintoma neurologico focal que melhora espontaneamente. 3 dias sonolenta… se isso for AVC, já deixou de ser AIT. Não existe AIT que dure mais de 24 horas. a maioria na verdade dura menos de 1h.

  42. Olá Dra Maramélia! Minha tia está internada em sono profundo faz 3 dias com suspeita de AIT (é o que dizem)… porém tudo que li a respeito, diz que é algo transitório, ou seja, ela deveria acordar em algumas horas, portanto acredito que deve ser algo mais grave…sei que ela tem diabete, e sua idade está em torno de 60 anos, é possível que ela esteja com AIT diante desse quadro?

  43. Ola Doutora minha mãe sofreu um acidente de moto e teve um coágulo leve na cabeça que o proprio organismo vai dissolver mais ela esta um pouco confusa com os nomes das pessoas ela troca os nomes queria saber se depois q o coágulo dissolver isso passa e se recupera

    agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *