Hidrocefalia de Pressão Normal ou Hidrocefalia crônica do adulto

tags: hidrocefalia de pressão normal, tratamento, cura, tomografia, HPN, causas de demência, demência, marcha, líquor, cirurgia

Por Maramélia Miranda ** Atualizado em Outubro 2015

Também conhecida como HPN, sigla do termo “hidrocefalia de pressão normal”, a HPN é uma doença que ocorre em pessoas idosas, por causa de uma desregulação do sistema de produção do líquor cefalorraquiano (LCR) e da capacidade de reabsorção deste líquido no cérebro, levando ao acúmulo do LCR dentro das cavidades cerebrais, chamadas ventrículos.

Sinais e Sintomas da HPN

Os sintomas mais comuns de alteração da marcha, dificuldade de memória e incontinência urinária e/ou fecal é a tríade mais conhecida da doença, mas que está presente por completo apenas em casos mais avançados. É importante suspeitar da HPN quando o indivíduo tem pelo menos dois destes sintomas, junto com os achados característicos da tomografia ou ressonância magnetica (RM) do cérebro.

O paciente pode se queixar de alteração do equilíbrio, ou simplesmente começar a ter quedas repetidas, sem causa aparente, ou lentificação do andar. Muitas vezes o paciente descreve o sintoma da marcha como labirintite ou tonturas. As alterações de memória podem simular quadros de demências, como a Doença de Alzheimer, com confusão mental, desorientação e lentificação do pensamento, esquecimento frequente de fatos recentes, ou quadros depressivos, com sintomas puros de memória e apatia.

Exames Complementares que o neurologista deve solicitar

O diagnóstico da HPN é feito com base na associação destes sintomas de marcha (quedas e alteração para andar), memória (sintomas de demência) e urinários / fecais (perda de urina ou fezes em paciente que não tinha estes eventos). Outros exames são importantes:

— Tomografia do crânio – Já pode mostrar a presença de dilatação dos ventrículos.

— Ressonância magnética do crânio – Detecta com bastante sensibilidade o extravasamento do LCR no cérebro próximo aos ventrículos, bem como a dilatação / hidrocefalia.

— Ressonância magnética do crânio com estudo de fluxo liquórico – É um tipo específico de ressonância pode ajudar na confirmação do diagnóstico da HPN, quando demonstra o fluxo lento do LCR dentro dos ventrículos. Entretanto, este tipo de RM não é muito disponível.

— Exame de LCR com Tap-Test – Consiste na retirada de grandes volumes de LCR (entre 30-40ml) numa mesma punção liquórica. Este exame pode ajudar na investigação da HPN, quando, após a retirada deste LCR, ocorre uma melhora dos sintomas apresentados pelo paciente. Nestes casos, o diagnóstico fica mais provável, e pode ser um indicativo de que este paciente melhorará com a derivação (colocação de válvula).

— Exame de LCR com testes de biomarcadores para demências (Alzheimer) – Na mesma coleta de LCR para retirada (drenagem), podem ser feitas dosagens de alguns biomarcadores para demências, recentemente adicionados à propedêutica destas doenças, como proteína beta-amilóide, proteína Tau total e Tau-fosforilada. Quando se suspeita que o paciente tenha um tipo de demência degenerativa (Alzheimer, Pick, Levy, fronto-temporal) ou a mistura de alguma destas demências com HPN, estes exames podem ajudar no raciocínio do diagnóstico. A desvantagem deles é o seu alto custo (cerca de R$ 2000-3000,00) e pouca disponibilidade dos laboratórios para realizá-los.

Tratamento

A suspeita de HPN deve ser exaustivamente pesquisada justamente porque, dentre as demências, é um tipo com potencial tratamento e melhora.

Uma vez feito este diagnóstico, seu tratamento definitivo é a cirurgia, que consiste na colocação de uma válvula que comunica o ventrículo cerebral com a cavidade abdominal, para drenar o líquor que está sendo produzido em excesso (ou menos absorvido). Esta cirurgia é chamada de colocação de derivação ventrículo-peritoneal, realizada por neurocirurgiões. Tecnicamente, é uma cirurgia bem simples, com baixos índices de complicações e relativamente segura.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

148 thoughts on “Hidrocefalia de Pressão Normal ou Hidrocefalia crônica do adulto”

  1. Oi, bom dia à todos. Fui diagnosticado a princípio com sintomas de ataxia de múltiplos sistemas ou seja na vedade os médicos não querem me dizer, já fui em 4, tenho é sintomas de parkinson. ando desenquilibrado, tenho medo de cair, tenho tonturas 24 hs, ando sempre com alguém, não tenho força física, tremo, mas pouco, fiz uma TOMO e RESSO p saber o q tinha e deu REDUÇAO DO CEREBELO. Em volta do cerebelo, tem muito l,iquido e os NEURO q fui , acham muito estranho esse excesso de liquido. Minha pergunta é se me enquadro nessa condição de implantar essa válvula. Por favor, respondam-me.

  2. boa tarde.Meu pai fez cirurgia de tumor bemigno.teve q colocar a valvula. esta ate bem. falando e movimentando parte do corpo.ai a valvula drenou demais e ele entrou em coma.os medicos tiraram a valvula agora ele acordou porem nao esta falando.nem andando. eles vao colocar a valvula de novo qual as porcentagens dele melhorar?

  3. Meu irmão tem 25 ano a 10 usa dvp oje si encontra internado na uti passou por duas trocas da valvula teve convulçoes . oje foi implantada outra valvula .quais são. As chançes de ele vouta au normal?

  4. Pode ocorrer uma hidrocefalias transitória? De passagem, e/ ou ela é permanente? Meu médico disse que tenho. Meu problema foi diagnosticado porque comecei a perder o equilíbrio e andar com muita dificuldade. Ainda não fui operado; o médico disse qeu ia pedir ao plano de saúde. Pergunto dos riscos. Tenho 75 anos raciocino bem, mas estou tendo lápsos de memoria. Não obstante escreveo razoavelmente e nos testes lógicos me saio legal; deteto qurebra cabeças e saio-me muitto bem nos testes da mídia. Se não der muitas consequências, posso conviver os anos que me restam? Tenho irritabilidade, ansiedade seriam efeitos dessa Hidrocefalia? O médico atribui a um acidente que tive em 1992 em que tive uma pancada na cabeça. mas, descobri depois de sete meses de garimpagem médica e, ainda tenho dificuldade para subir rampas e escadas na reta ando mais ou menos. Grato

  5. Fui diagnosticada com hidrocefalia em 2017, com 57 anos de idade, passei quase dois anos com todos os sintomas, cheguei no último estágio da doença, pedi licença do meu trabalho, me isolei do mundo e fiquei com depressão, inconformada com o meu estado de saúde, procurei um médico reumatologista que por sua vez, me encaminhou para fazer fisioterapia, fiz durante uma semana e minha pressão baixava para 7 e a fisioterapeuta falou que tinha alguma coisa errada, foi quando minha irmã pesquisou na internet os sintomas e levou-me em um neurocirurgião, que por sua vez, fez o exame da retirada do líquor e voltei a andar dois dias e no terceiro dia travei de novo. Voltei ao médico e relatei a minha melhora, logo, meu médico falou, que era o momento de colocar a válvula, fiz todos os exames preparatórios para a cirurgia e hoje estou muito bem e já voltei a trabalhar, como perdi muita musculatura, meu médico recomendou que eu fizesse academia. Estou feliz, minha vida melhorou, voltei a trabalhar, enfim, agradeço à Deus, ao meu médico e minha família pela força!

  6. Tenho hidrocefalia há cerca de 6 anos, mas só de há 2 anos para cá é que comecei a ter dificuldade em andar. Já fui visto por 3 (três) especialistas com as seguintes opiniões: 1º) não tenho nada de significativo; 2º) posso vir a ter indicação cirurgica mas só a partir do momento em que esteja muito incapacitado. 3º) é para operar já – quando fui à consulta no dia que me marcou não compareceu com uma desculpa que não me convenceu.
    Comentários ? Sem comentários.

  7. Meu nome é Ana Lúcia, depois de três anos buscando ajuda médica por deficiência de memória, fui diagnosticada com Hidrocefalia de Pressão Normal. Estando muito debilitada com perda de memória e dificuldade de locomoção. Fui operada e colocado válvula em setembro de 2016, e ao acordar horas depois com urgência para urinar e minha acompanhante estava dormindo( ciente que ela me cuidou de madrugada) me levantei e fui sozinha ao banheiro. E hoje estou aos 70 anos, estou muito bem. Voltei as minhas atividades normais e já estou até dirigindo. O importante é não desanimar nunca. O Pai não desampara nenhum de seus filhos, com Ele somos capazes de superar nossas limitações.

  8. Meu pai em 2014 fez a cirurgia de hidrocefalia alta pressão daí colocou uma válvula na cabeça pra drenar o líquido,ele ficou internado 1 mês não falava,não andava e nesse 1 mês teve momentos q ficou sem sentindo ! Teve outras vezes que ele ficou novamente internado mais desse vez só foi uma semana ,depois desse tempo ele anda ,fala e leva um vida normal ,só que descobrimos que ele adquiriu convulsão então tem q tomar remédio pra não deixar acontecer ,espero q ele não tenha mais recaída pois é difícil não só pra ele.como pra nós família .

  9. Gostaria de saber qual a diferença entre parkinson e hidrodrocefalia de pressao normal.
    Antecipadamente agradeço pelo atendimento do meu pedido.

  10. alguem tem idoso que se operou de hidrocefaia, colocando valvula na cabeca e q tenha ficado curado? Meu pai fez. esta com quase 1 mes . Os sintomas melhoraram mas ainda permanecem. Ele nao voltou a andar. alguem passou por isso?

  11. Tenho hidrocefalia descobri em 2017 fiz a cirurgia logo que descobri, não tive sequela alguma. Já levo uma vida normal!

  12. Meu nome é Alaide.Meu marido 74 anos,fez cirurgia de HPN a 1 ano e 2 meses.
    Desde então ele sente um barulho intermitente como de grilos,cigarras e ondas do mar.Isto nunca o deixa em paz.Nos seus retornos ao neuro que o operou,ele diz que vai passar,mais nunca quando nem porque.Desde a cirurgia,ele só consegue dormir um sono e quando acorda não dorme mais.por isso anda muito irritado.Por favor nos ajude!,

  13. Prezados, o artigo foi muito interessante, entretanto, não deveria ser publicado em mídia social como um blog com possibilidade de comentário, já que os autores não tem intenção de responder as pessoas.

  14. Olá, meu nome é Marcelo Tenho 41, e descobri que tenho hidrocefalia de pressão normal, fiquei uns dias internado para colocar a válvula de derivação, agora faz uma semana é estou me sentindo bem melhor, creio que daki para frente vou melhorar mais e mais, e poder voltar a minha vida normal, estou muito feliz graças a Deus, para mim a cirurgia e a colocação da válvula foi uma bênção de Deus!!!!

  15. Meu esposo tem 35anos ,e descobriu uma hidrocefalia,mas os médicos disse que no momento não vai precisar de cirurgia,mas estou muito preocupada.O que fazer nesse caso????

  16. Boa tarde!
    Meu padrasto fez a cirurgia de HPN para colocar a válvula…isso faz 18dias, ele ainda continua internado e entrou no hospital andando e falando apesar das dificuldades, hj não anda e não fala mais direito, está acamado com uso de fraldas… é frustrante!
    O que esperar Dra?
    Att

  17. Boa noite!! Meu marido tem 69 anos,foi diagnosticado em janeiro de 2017 com hidrocefalia de pressão normal,colocou a dvp no dia 06/06/2017 foi uma benção de Deus, ele andava com muita dificuldade,e tinha incontinência hoje,3 meses depois,não poderia está melhor, levando uma vida normal, a cirurgia foi um sucesso. ????

  18. Olá, minha mãe tem 49 anos, e foi diagnósticada com hidrocefalia a um mês mais ou menos e a 3 semanas e meia fez a cirurgia pra colocar uma válvula que drena a água, fora isso foi descoberto um vazinho no cérebro ( não sei se é assim que se escreve médico não explicou direito) que estourou e vazou um pouco, médico disse que esse vazinho não estava mais vazando então optou pela cirurgia da hidro primeiro era mais urgente disse que assim q ela se recuperasse da primeira cirurgia ia fazer a segunda acontece que uma semana dps da cirurgia minha mãe ainda tava numa cama não anda fala enrolado usa fraldas, e não come direito deram alta pra ela e mandaran ela fazer fisioterapia, mas pra conseguir uma fisioterapia em casa é extremamente difícil vai demorar, médico disse que a recuperação dela iria ser rápido sem sequelas mas não foi oq aconteceu agora estou exausta minha vida é só cuidar dela e chorar em ver ela nessa situação, se vc tiver algum famíliar ou vc mesmo se queixando dos mesmos sintomas de uma hidro corre pra um neurologista pq quanto mais cedo for o tratamento menos chances de sequelas e sofrimento no pós operatório.

  19. Quem usa a valvula e considerado invalido pelo uinss

    Quem usa a valvula e considerado invalido pelo inss

  20. Minha esposa fez tem 5 dias DVI mas ao levantar sente dores na nuca como se estivesse pressionando

  21. DIAGNOSTICADO A HIDROCEFALIA HPN, NÃO TEM CURA?VAI TER Q TOMAR REMÉDIO PELO RESTO DA VIDA e COM O DECORRER DOS ANOS VAI APRESENTAR VARIOS SINTOMAS (DEMENCIA E OUTROS SINTOMAS) E A VALVULA NEM SEMPRE É A SOLUÇÃO, NÉ??
    A VERDADE Q A HIDROCEFALIA É UMA DOENÇA DEGENERATIVA NÃO SÓ NO IDOSO, QUALQUER TOMBO PODE LEVAR A UMA HIDROCEFALIA, CERTO???

  22. Olá, me chamo luana tenho 33 anos e meu esposo esta com hidrocefalia de pressão normal e ele so tem 31 anos, como é tudo muito novo estamos sem saber muito, por que os médicos do SUS não nos dão muitos esclarecimentos, sei o pouco que pesquiso mas já estou ficando maluca. Ele já fez dois exames uma tomo e uma ressonância. A ressonância ainda não saiu e a tomo que deu o diagnóstico.
    Será que poderia dizer um pouco sobre isso? assim com mais detalhes?
    Grata Luana Ismail

  23. Oi. Boa tarde meu nome é Thais eu tenho 34 anos coloquei com um mês e quinze dias de nascida nunca sentir nada mais passei a sentir dores fortes do lado dá válvula um peso forte na cabeça tem dia que só falto morrer de muita dor é um peso que eu não tô suportando será que tenho que fazer cirurgia pra retirar a válvula.

  24. meu marido fez a cirurgia em novembro de 2016, ainda tem dificuldade da marcha, apenas desobstruiu a válvula pois tinha um cisto. fez derivação uns 5 dias na UTI, hoje acho que ele tem dificuldades de memorização e ainda tem a marcha comprometida. seria assim mesmo a recuperação?? tem algo que podemos fazer?

  25. Oi descobri que tenho uma pequena hidrocefalia mais minha cabeça dói muito to tomando amtripilina para fazer outra ressonância para vê se tenho que opera

  26. Minha esposa vai submeter-se a uma cirurgia de Hidrocefalia de pressão normal .Vai Colocar uma válvula com anticifao .Ela está com a marcha muito alterada .Pergunto: correndo bem a cirurgia ele irá melhorar a marcha?

  27. Depois feito a cirurgia que tratamento deve ser iniciado fisioterapia?? E qual será o foco do fisio nessa situação??

  28. Tenho hidrocefalia,uso válvula a 14anos ,encaro a vida de forma natural e não sei si realmente minha doença é grave,pois trabalho numa escola com crianças, gostaria de saber si o que tenho é grave?

  29. Boa noite tive hidrocefalia aos 20 anos uso válvula hoje tenho 40 anos e gostaria de saber se é possível fazer implante de silicone….

  30. boa noite; eu estou fazendo uma trabalho sobre hpn. estou como uma grande duvida. quando o paciente faz a cirurgia e coloca a válvula para drenar o liquor que está sendo produzido em excesso, tem como esse liquido reproduzi depois da cirurgia?

  31. Por favor pelo amor de deus fiz três cirugia ja tenho hidrocefalia 2 foram no intervalo de uma semana colocaram derivações peritorial faz 20 dias so que sinto muita dor de cabeça no pescoço atrás e muito enjoou porq sera isto tenho muito medo nao quero passar por cirugia de novo por favor me responda

  32. Bom dia Dra e todos que deixaram aqui suas perguntas e testemunhos!
    Minha irmã gemea comigo, apresentou a hpn já à algum tempo, estava se tratando e foi levada a cirurgia as pressas. Ela caminhava devagar, não lembrava das coisas recentes, lembrva muito da infância, estava depressiva, dormia muito, mas não teve problemas de urina nem do isfincter, e as vezes conversava bem principalmente qdo estava com pouca grnte falando no mesmo ambiente.
    Fez uma nova ressonancia em meados de setembro de 2016 e teve que ir para cirurgia rapidamente, devido a quantidade de liquor; Fez a cirurgia dia 11 de agosto de 2016 chegou ao hospital caminhando, apreenssiva, mas estava bem. Ela já fez 3 cirurgias está na uti entubada, mantida em coma induzido e com uma pressão arterial alta, sendo que nunca teve problemas com a pressão arterial, fora outras complicações…
    Hoje eu descobri que existem médicos preparados para lidar só com esse tipo de doença, o que não sabiamos qdo ela foi para cirurgia… Então qdo vcs descobrirem esse tipo de doença na família, procurem um médico que entenda bem essa doença, corram atrás…

  33. A válvula realmente seria um benefício grande para uma pessoa de 80 anos? Maior que o risco ?

  34. Boa noite ah 20dias minha mãe fez cirurgia de hidrocefalia de pressão normal,está com dores no pescoso .
    Isso e passageiro doutor?

  35. Dra faz aproximadamente 1 ano que descobri que tinha esse problema de hidrocefalia, queria saber qual a válvula de melhor qualidade e se o tratamento de desobstruçao do canal por onde desse o liquido é seguro pois o médico indicou um desses tratamento no momento nao sinto nem hum dos sintomas da doença descobri precoçe pois caí bebado e fui até um neuro pra ver se tinha tido alguma lesão foi dai que descobri.Trabalhor como eletricista na copanhia energetica de PE depois da implantação da válvula posso voltar a trabalhar normalmente?

  36. por favor gente!, esses sintomas são na maioria de hidrocefalia, tem que operar de novo e colocar uma válvula de mais vazão!!!. fazendo uma tomografia já vê se tem agua demais, que é a causa desses sintomas!!!, não deixem seus parentes sofrerem com isso!.

  37. Meu pai teve hidrocefalia de pressão normal e veio a falecer da mesma. Não sei qto aos abençoados que escreveram so sei que e traumatizante e sofrido isso. Quero desejar a tds os parentes com casos melhoras pra seus entes queridos!

  38. Bom dia, dra.
    Fiz uma cirurgia pra retirada de um tumor (neurocitoma central) ha 10 anos e foi diagnosticado a hidrocefalia. 2 meses apos a cirurgia, a neuro que me acompanhava deu a alternativa de colocar essa válvula porém, minha mãe não permitiu por saber de um caso que uma jovem que colocou, com o tempo, so piorou e veio a falecer.
    10 anos se passaram e hj vejo que apresento alteração na memória, coisas bem recentes que não me lembro, fiquei com sequelas do lado direito do corpo pos cirurgia mas, muitas vezes sinto dificuldade pra andar (sei que não é por conta da sequela). Gostaria de saber, se pode ser por conta da hidrocefalia? Até então, achava que no ato da cirurgia, tinha ficado “curada” da hidrocefalia.

  39. Gustavo. meu sogro fez a uma semana dia7/07/2016. E ele ta do msm jeito da sua sogra..pra mim ele ficou pior..

  40. Boa noite Dr
    Meu pai a dois anos retirou um cancer maligno no cérebro no temporã frontal esquerda e hj apresenta esses sintomas pode ele tem essa doença vendo que ele tem 57 anos e depois da cirurgia ficou com o quatro de demência.
    Obrigada

  41. Minha mãe usa a válvula faz 13 anos, nunca precisou trocar.Hoje ela tem 70 anos.
    Ela não fala, não anda, necessita de sonda ,fralda ….
    Ela não melhorou, só regrediu!
    Mais acredito que não fazer a cirurgia é um peso muito grande em nossas costas, como fazer também… como qualquer procedimento pode ter sucesso ou não.

  42. Minha Sogra fez os exames e relatou Hidrocefalia de Pressão Normal, ela fez a cirurgia há quase duas semanas, porém a pós cirurgia está bem estranha, pois ela está tendo alucinações, com um olhar frio, parecendo sem alma, sem sentimento, meio delirante… alguém que teve algum parente que passou por esse procedimento poderia nos informar como é após a cirurgia?

  43. Boa noite dra.!
    Minha mae tem 67 anos ha 8 diagnosticada com a doença de alzhaimet. Ha um ano atras o neurologista (novo) suspeitou da hpn, realizamos o exame e foi confirmada a suspeita do neurologista. Dada que a doença dela foi de rapida evoluçao, ela ja esta muito debilitqda. E viavel a realizaçao da cirurgia, tem riscos de piora no estado dela??
    Agradecida por hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *