Escala MTA para Atrofia do lobo temporal – Demência

/

Utilizada como avaliação visual do grau de atrofia da porção mesial do lobo temporal, presente com bastante frequência na Demência por Doença de Alzheimer (DA).

O escore MTA (“Medial Temporal lobe Atrophy”), também denominado escala de Scheltens, deve ser avaliado nos cortes coronais em T1, da ressonância magnética (RM) do crânio, no plano coronal correspondente ao corpo do hipocampo (que corresponde aproximadamente ao mesmo nível coronal da porção anterior da ponte). Em pacientes menores de 75 anos, considerar que escores MTA acima de 2 podem ser interpretados como anormais. Acima desta faixa etária, MTA até 2 podem ser encontrados, e apenas os escores MTA de 3 ou mais seriam considerados anormais.

Dados de estudos com a utilização da análise visual dos hipocampos de portadores de DA e controles indicam que a escala MTA tem especificidade e sensibilidade de cerca de 85% para pacientes com DA.

ESCALA MTA

O escore é dado com base na análise visual da espessura da fissura coroidea, espessura do corno temporal e altura da formação hipocampal no corte coronal da sequência T1 da RM do crânio.

  • Escore 0: sem atrofia
  • Escore 1: apenas alargamento da fissura coroidea
  • Escore 2: alargamento da fissura coroidea e do corno temporal do ventrículo lateral
  • Escore 3: perda moderada do volume hipocampal (redução da sua altura)
  • Escore 4: perda severa do volume hipocampal

.

Fonte das figuras: www.radiologyassistant.com.

2 thoughts on “Escala MTA para Atrofia do lobo temporal – Demência”

  1. gostaria de saber o que significa redução hipocampal grau 2. leve aumento da amplitude dos ventrículos laterais em um jovem de 15 anos de idade????????Gostaria de ajuda.

  2. Meu neurologista diagnosticou mal de alzheimer precoce, pois tenho 48 anos. Foi feito uma ressonância e resultado foi atrofia temporal mesial com escore II, anormal para faixa etária. É correto este diagnóstico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *