Cefaleia em salvas

/

Sintomas

Você foi ao médico, provavelmente neurologista, e ele passa o seu diagnóstico: um tipo diferente e esquisito de dor de cabeça chamado “Cefaleia em salvas”. O que é isso!? Este é um tipo diferente, menos comum de dor de cabeça, que está incluído no grupo das cefaleias ditas primárias (sem nenhuma causa externa que a provoque), cefaleia que atinge mais comumente homens em idade mais jovem, e costuma ter características bastante especiais:

– geralmente é piorada no inverno;

– geralmente vem em crises repetidas, que acontecem em vários dias, ou por semanas, geralmente num período específico do ano;

– geralmente o local da dor é apenas unilateral, de um lado do rosto, ou irradiando-se para a metade do crânio, quase sempre pegando sobretudo a região de trás e ao redor de um dos olhos;

– geralmente vem junto com sintomas de olho vermelho (no olho do lado onde dói) ou lacrimejamento ocular deste lado, ou até mesmo congestão nasal na narina do lado do rosto afetado;

– é uma dor muito, muito forte… Os pacientes costumam falar: “Dra, dá vontade de bater a cabeça na parede, arrancá-la de mim, de tão forte que é a dor!” Ou seja, é bem diferente de uma cefaleia comum ou enxaqueca, cuja dor pode ser tolerável, e quando a maioria de nós prefere, ao contrário, deitar, descansar, ao invés de ficar louco e desesperado com a dor;

Desenho de um paciente que tem cefaleia em salvas. Uma dor terrível!
Desenho de um paciente que tem cefaleia em salvas. É ou não é uma dor terrível!????

– geralmente tem um “prazo de validade”. Explico: a dor da cefaleia em salvas vem de repente, dura uns minutos, até 1-2 horas, e vai passando, não interessando se o paciente tomou ou não um remédio. É muito raro durar mais que isso;

– Pode ser mais de característica noturna.

Ou seja, não é difícil fazer este diagnóstico, desde que você conte direitinho ao médico como é a sua dor… E desde que este médico conheça este tipo mais raro de dor.

CLUSTER1

Exames

O principal de quem está com cefaleia em salvas é contar a história, o padrão da dor, as características desta dor, como vem e quando vem, detalhadamente para o médico. Resumindo, o principal é o exame clínico, é o médico escutar sua história e como é tudo relacionado á sua dor.

Grande parte dos neuros costumam pedir um exame de imagem, que pode ser uma tomografia ou ressonância magnética, para excluir que a cefaleia em salvas seja devido a algum problema anatômico, como uma mal-formação vascular, um AVC, um aneurisma, uma trombose cerebral ou um tumor, mas lembro a todos que APENAS menos de 2% dos casos de cefaleia em salvas tem alterações nestes exames. Ou seja, a grande maioria apresentará exames de imagem normais. E você, estatisticamente, deve estar nos 98% dos casos com imagem normal.

Tratamento

É baseado primariamente no uso de medicamentos preventivos nas épocas em que os pacientes começam a ter crises, porque não adianta tomar analgésicos na hora da crise, pois a grande parte dos pacientes não responde… Uma boa parcela dos casos pode responder ao uso de inalação de oxigênio, quando está em plena crise, sendo esta conduta, inclusive, um teste para confirmar que trata-se da cefaleia em salvas. Alguns casos respondem também ao uso de triptanos (classe de analgésicos muito usada em tratamento de enxaqueca).

CLUSTER2

Entretanto, a maioria dos casos terá que usar os medicamentos preventivos, como verapamil, prednisona ou carbolitium, por algumas semanas a meses, até cessarem as crises. Terapias alternativas, como yoga, meditação, relaxamento ou acupuntura, também podem ser benéficas na prevenção das crises de dor.

Fontes das imagens: JAMA, headachesheadaches.com, caregivynglyyours blog.

49 thoughts on “Cefaleia em salvas”

  1. Sofro de Cefaleia em Salvas há cerca de 15 anos. Inicialmente tinha cinco crises anuais com duração de duas horas por sete dias cada uma. O controle no inicio era feito com Trofanil e oxigênio. Após muito procurar, passei a utilizar o Sumax que apresentou bons resultados, principalmente no inicio das crises.
    Em 2012, comecei a tomar quinzenalmente Ayahuasca (DMT) dentro de uma instituição religiosa , sob a supervisão de pessoas que em algum caso possuem mais de trinta anos de experiencia com esta substancia. De todos os medicamentos, terapias e substancia que utilizei , tentando minimizar as crises , com certeza este chá que é oferecido de forma licita no Brasil através de grupos religiosos, foi o que melhores resultados apresentou. Atualmente tenho apenas uma crise (bem mais leve) por ano. Quem sofre de CS e não entrou uma forma de minimizar suas crises, vale a pena pesquisar os diversos estudos existentes com a Ayahuasca e tratamentos de saúde (depressão, drogadição e dores de cabeça em geral).

  2. Sou deficiente visual e tenho a oito anos uma dor forte na região do olho esquerdo acompanhado de lacrimejamento e secreção no nariz esquerdo. fui diadinosticado como salvas. o que deixa com dúvidas é que ao tomar o miosan um relaxante muscular a dor vai desaparecendo. faço uso do lítio e tenho observado que o mesmo já não tem a mesma eficácia.

  3. sofro de cs a 20 anos,,hoje tenho 42. Não consigo nem tocar no assunto q meda vontade chorar. Ja tentei tudo e nada deu jeito. Exercicos aeróbicos diminuem a duração das crises aumentam oespaçoentre elas,,mais ou menos de 20 em 20 dias com crises 1 de dor e uns dois de ressaca. To virando atleta!

  4. Olá meu nome Wemerson, tenho 25 anos
    Tenho cefaléia em salvas desde os 17 anos
    Ultimamente ela veio a piorar e focar mais forte e frequentes
    Estou usando NARATRIPTANA a única solução que veio dando certo
    Fiquem com Deus ? a saúde a todos

  5. Alimentação, nenhuma gota de bebida alcoólica nas crises, não fumar, e como não existe mais Ormigren uso o Migral argentino, acupuntura com medico e esse medico também me receitou Amtitril 0,25 ao deitar, minhas crises de dor cronica passaram a menos vezes ao dia e os períodos de remissão aumentaram.

  6. Roberta L. Alexander,
    Tenho os mesmos sintomas que você, uma dor insuportável parece que o crânio vai explodir, meu olho fica vermelho, caido, minha pressão arterial cai, sinto enjôo, qualquer aroma ou luz incomoda, não consigo ficar em pé, parece que tem ácido corroendo os ossos, tenho taquicardia e tremedeira, ânsia. Tenho medo de sair na rua, de trabalhar, pois a qualquer momento ela surge e me humilha, me anula, coloco gelo na cabeça e na nuca, me dá um mal estar incrível e penso que vou ter um AVC, já fui em 14 especialistas, diversos exames e não acusam nada. De toda literatura que li, e em comum acordo com os sintomas foi diagnosticado cefaléa em salvas, mas não posso tomar Sumax, Verapamil, depakote entre outros então infelizmente vou me intupindo de analgésicos. o que alivia um pouco é o oxigênio que aluguei e nas crises tento amenizar com oxigênio o que ajuda muito, mas a dor só vai embora quando ela quer. Sorte para vocês.

  7. Ola tenho 35 anos e fui diagnosticado com cefaleia em salvas a 1 ano, fiz tratamento com outro neuro por 7 anos e sempre como enxaqueca, desde então aluguei um cilindro de oxigênio e utilizo nas preliminares das dores, isso reduziu muito meu uso de sumax 50 que antes era a única coisa que resolvia, também tomo depakote er para prevenção por períodos. Uma coisa que me ajuda contrariando a ocasião é chuveiro muito quente. Sorte a todos

  8. Tenho CS desde os 10 anos, hoje tenho 30. Quando a crise ataca, não tem o que fazer principalmente se não der tempo de tomar medicação ANTES da dor.
    Já cheguei a correr de madrugada para ver se me distraia da dor. Nada. Ultimamente o que tem aliviado é o tal do Sumax Nasal, logo no inicio dos sintomas. É de arder o nariz, mas pelo menos tem resolvido. Se a dor começar antes dos sinais ferrou…

  9. Sou portador de Cluster Headache 28 anos. Minha primeira crise foi aos 25 anos, hoje tenho 53. Desde de então tenho crises todos os anos. Quase sempre no periodo da noite enquanto durmo, acordo gritando. Este ano a crise esta atipica, estou a 6 meses sofrendo, e quase todos os dias tenho dor. Ja fiz todos os tratamentos possiveis nada alivia. O ultimo procedimento que fiz, foi o Bloqueio do Nervo Occiptal Direito, nada mais é do que anestesia. Não funcionaou. O ultimo medico que procurei, informou que agora tenho Cluster – Tic, que é a Neuralgia do Trigemeo com Cluster………….Neste momento que escrevo estou com sintomas, congestionamento nasal lado direito, enrrubecimento da face, lado direito, olhos lagrimejando,,,,,etc……A DOR É TERRIVEL……..Boa sorte a toodos….

  10. Olá, boa noite!
    gostaria de saber onde vocês compram o oxigênio, e qual a média de valor, meu pai tem 53 anos e sofre a mais ou menos uns 3 anos de CS, nós estamos sem saber o que fazer, pois a dor sumiu por um período e agora voltou com tudo, como faço para comprar esse oxigênio? se alguém puder esclarecer… Obrigada!

  11. Olá não tenho um diagnóstico fechada, mas no passado uma médica me passou como se fosse. A dor é somente do lado direito na parte superior do globo ocular e queimando até a fonte e às vezes sentindo até a nuca, a dor lateja e ao mesmo como se estivesse queimando por dentro. Passo muito mal, altera minha pressão, sinto o suor frio pelo corpo e meu coração dispara, até sentir que fosse desmaiar. Eu estava há uns 4 anos sem dor e agora voltou há mais de um mês, tendo dores terríveis todos os dias, somente passando no UPA, usando Tramal e quando pedi encaminhamento para o neurologista, o médico disse que era enxaqueca e pronto, porém os medicamentos Toragesic e naramig não resolveram, então usei Paco, Enxak juntos em cercas crises, quando bate o desespero, mas causou muito mal ao estômago e no pico da dor que vem a ânsia eu logo tenho crises de vômito até não aguentar mais. Estou há 4 dias comendo e mínimo possível. Parei com tudo o que supostamente pode causar dor, como café, chocolate, alimentos com corantes, temperos, etc. O que eu tenho CS ou enxaqueca normal.? Não consigo fazer mais nada, não estou trabalhando e nem saindo de casa, mal saio do quarto…me ajude por favor

  12. Bom dia, Fui diagnosticado com CS, houvi alguns relatos acima de medicamentos que ja fiz uso, como sumax, etc, estes na crise. Como na prevenção e durante o tratamento faço com Topiramto e comigo faz efeito, durante o uso deste medicamento (como estou usando agora que dei a crise a um mes e meio), não sinto dores. Fui em dois Neurologistas e eles me diaginosticaram com CS, mas vendo os relatos acima e os medicamentos usados, fiquei em dúvidas se realmente é cefaleia em salvas devido o topiramato resover. Melhoras a todos.

  13. Fui diagnosticado com C S há uns 24 anos atrás mais ou menos na época se falava Cefaleia de Horton.
    Sofri até 1998 de repente sumiu fiquei 18 anos sem dor.
    Há 1 mês voltou e voltou muito forte
    Tomei Sumax mas o efeito colateral e muito forte.
    Então prefiro esperar a dor passar
    Mas ob inconveniente também é que dia seguinte estou acabado pois a noite descanso meia hora e em seguida vem a dor. E assim a noite inteira. Minha Fé em DEUS E MUITO ORACAO E QUE TEM ME AJUDADO.

  14. tenho cefaleia em salvas a 20 anos.gostaria de saber se alguen conhece aquela tiara que foi criada na belgica.para cefaléia.se ela serve para cefaleia em salvas.obrigado

  15. Olá descobri que tenho CS há uns 16 dias tenho 20 anos e estou desesperado com isso, não aguento as dores é uma sensação de que vai me matar. Estou com os medicamentos há uns 10 dias aguardando surgir efeito até agora nada…

  16. Bom dia !

    Fiz um comentário registrado no site dia 10/03/2016 às 23:48, nele comento sobre o meu problema da cefaleia em salvas, fui até a cardiologista que está cuidando do meu problema de arritmia cardíaca, e ela solicitou que eu parasse de tomar o atenolol, após parar de tomar, as dores diminuiram, porém não acabaram.

    Em contrapartida as arritmias continuaram(haviam diminuído), vou continuar no acompanhamento para ver.
    Me parece que alguns tipos de remédios fazem com que a dor apareça e aumente de intensidade.

  17. A minha aconteceu de 3 em 3 anos e agora voltou novamente, ela inicia por volta das 11:00hs, todos os dias, e dura em torno de 3 horas, é uma dor terrível, meu olho não fica vermelho, porém a pálpebra cai do lado da dor, o olho lacrimeja bastante e o nariz tem coriza também, fica latejando…..
    A dor começa no olho e acima dele, irradiando para todo o lado da face direita.
    A dor chega a dar pontadas na nuca também.
    No pico da dor, perco meio que os sentidos direito, e fico desesperado, preciso ficar fazendo outra atividade ou alguma coisa no trabalho para tentar não pensar na dor(mas não dá).
    Fiz uso do sumax, que surtiu efeito em pouco tempo, porém estou tendo problemas de arritimia cardiaca, tomo atenolol todo dia, e neste dia do sumax, meu coração disparou, não tomei mais, melhor ficar com a dor, a morrer do coração.
    A dor passa após 3 horas mais ou menos, sem medicação alguma(3 horas que parece um dia inteiro).

  18. olá meu nome é fernando tenho 35 anos e a mais ou menos uns 9 anos acontece em epocas especificas do ano e em epocas de muito frio eu ter dores de cabeça muito forte fico mais de dias até semanas com dores que vão e voltam.
    as dores quando são durante o dia fico muito irritado com remedios para dor parece não passar,quando vem durante a noite sinto a parte de traz do meu olho direito já começar a doer minha narina desse mesmo lado começa a descer uma secreção transparente igual catarro,tomo banho quente e depois da agua quente bater desse lado da minha dor por uns quinze minutos começa a aliviar ai consigo dormir. pode ser cefaleia em salvas?…

  19. Em mim veio subitamente do nada…
    E até esperar pelo neuro,TODO santo dia batia na urgência puxando os cabelos,rolando no chão… Nem tramal dá jeito,era morfina mesmo e muitooo O2.
    De cara na urgência,com os sintomas já fui diagnosticada por 2 médicos e nenhum destes afirmou poder ajudar com medicação pra casa pois a UPA não disponibiliza receita de medicação controlada.
    Após 3 semanas de idas e vindas diarias,um filho de Deus (e neurologista) estava de plantão em uma das minhas peregrinações diárias e foi buscar na sua clínica as receitas.
    A espera de um neurologista pra melhor consulta,estou medicada com Taraminato50g e Tilex 30g.
    E pra mim surtiu efeito.

  20. Bom dia, tenho CS há 7 anos e elas vem aparecendo com mais frequência ultimamente, antes eram de 2 em 2 anos, agora são anualmente, percebo também que as dores aumentaram de intensidade e duração, chegando a mais de 2 h, nas crises uso sumax, oxigênio e gelo, e os medicamentos durante a salva são: meticorten e verapamil, repouzo total, nada de sol ou exercícios, pois suar definitivamente aumentam a dor e também são gatilhos. Tenho 47 anos sou fumante há mais de 20, e minha tx de oxigenação é em média 97/98%. Pesquisando vi que existem alguns tratamentos com drogas alucinógenas como LSD e cogumelos mágico seco, indicados por Robert Wold, que sofre de CS há mais de 30 anos. Precisamos de mais investimentos em pesquisas para o tratamento deste mal que realmente assusta muito.

  21. Ola a todos.Sofre de cefaleia em salvas desde meus 10 anos de idade e sei bem como e sofrido.bom resumindo essa horrível ” experiencia” o q esta me ajudando e Tegretol 400mg + Paco 500mg ( quando vem a crise ) e Naramig quando sinto q vai vir crise.E alguns ( macetes) são massagens ( eu mesmo faco) na minha mao do lado da dor, no braco e tomo agua junto.Espero ajudar um pouco sei bem oq e isso.Um abraço a todos

  22. Ola a todos.Sofro de cefaleia em salvas desde meus 10 anos.Bom vou resumir essa horrível “experiencia”.Pra mim esta melhorando com Tegretol 400mg tomo de 4 a por dia, Paco 500mg junto ao Naramig quando a crise vem.E quando sinto q ela (crise) vai vir Naramig pra garantir. E uns (macetes) q me ajudam na hora da crise são massagens (eu mesmo faco) na mao do lado da dor e no braco tbm, e tomo agua junto.Espero ajudar pq sei o quão sofrido e isso.Abracos

  23. Meu nome é Gilson, tenho cefaléia em salvas há 11 anos, porém fui diagnosticado e sigo tratamento há 5.
    Hoje trato com verapamil e oxigênio nas crises.
    Gostaria de saber se alguém conhece um tratamento para evitar as crises.
    Já passei com diversos neuros e nenhum me deu essa saída.
    Agora vou tentar tratamento com a equipe de dor do hospital Oswaldo Cruz.
    Obrigado!

  24. Prezados,

    Não cheguei a ler todos os comentários, mas posso afirmar que para mim, o melhor tratamento foi o oxigênio associado ao sumax, e tomando o verapamil como profilático.
    O sumax ajuda a diminuir o número de crise durante o dia, e o oxigênio interrompe a crise em no máximo 10 minutos.

  25. Boa tarde, tenho essa danada a 20 anos, desde dos 10, vem judiando de me ano pós ano. Já achei inúmeras vezes q iria morrer, moro no Tocantins e já sai daqui do interior rumo a Goiânia de avião seminário uti 2 vezes, achei que n chegaria lá, mas aqui estou eu, faz fiz duas anjio ressonância e nada constou, e todos esses remédios já n fazem o mesmo efeito devido aos anos de uso, essa semana começou minhas crises e a e sempre acabado indo ao hospital tomar morfina e outras drogas, queria saber se tem algum remédio nasal q possa está incorporando ao meu tratamento, já ouvi até receitas de cogumelos mas n tive coragem pois são alucinógenos, fico agradecido.

  26. edson, se as crises de dor que voltou a sentir forem parecidas com suas salvas, analgesico comum não fará efeito. convem voltar no neurologista e conversar. há prevenção das crises de dor com medicamentos.

  27. olá boa noite; no meu caso, ja tive essa dor ha cerca de 07 anos; fui diagnosticado com cefaleia em salvas, e desde então fiz uso de oxigenio nas crises de dor; e melhorei muito. so que há cerca de umas 3 semanas começaram as dores novamente; não faço nenhum uso de medicamentos, a não ser analgesicos comuns; será que alguem pode me ajudar …desde ja agradeço …

  28. Pessoal. Tenho a doença e trato preventivamente com Melatonin sublingual 5mg. Nas crises uso oxigênio e sumax nasal. Uma injeção de diprospan no auge da crise faz recuar a frequência delas. De tudo o que usei nestes 25 anos de salvas, este foi o melhor tratamento. Além de diminuir estress, porque o ritmo de vida influência muito na doença.

  29. Begna, vc pode procurar o neuro para comentar sobre esta sua dor que tem caracteristicas aparentemente diferentes. e fale com ele do sintoma ansioso. se puder passe nos dois especialistas, se não puder, e tiver que escolher, vá no neuro.

  30. Boa tarde, me chamo Rosa, pesquisando sobre cefaléias encontrei seu Blog, faz mais ou menos 2 meses que estava tendo crises fortissimas de celaléia, o otorrino descartou a sinusite e me encaminhou para um neuro. Segundo ele é enxagueca, mas o mais interessante é que de tanta dor, comecei a ter crises de ansiedade, (eu sou ansiosa e preocupada) e também um inicio de sintoma de pânico. As dores de cabeça desapareceram mas continou a sensação de nariz obstruído e um dos meus olhos intensamente vermelho. Desapareceram depois que
    eu parei com todas as minhas atividades e cursos e comecei a fazer exercício de relaxamento,
    mas os sintomas de ansiedade se instalaram. Agora não sei se procuro um neuro ou um psiquiatra para tratar a ansiedade.

  31. Lila!!!!!

    Topiramato nao funciona bem para cefaleia em salvas.

    as drogas de eleição sao prednisona, verapamil, associação com litio as vezes, entre outras…

    Nao adianta fazer Botox se o diagnóstico for de salvas…

  32. Olá, fui diagnosticada com cefaléia em salvas após passar por neurologistas, inicialmente era enxaqueca pré-menstrual, e depois de 1 ano as salvas se instalaram! Tendo 7 crises por dia, sendo a pior de madrugada com queda de pálpebra, coriza em uma narina e a dor unilateral insuportável! Faço uso do topit diariamente, naramig, sumax e analgésico para dores suportáveis durante o dia, mas já sem efeito; uso corticóides por indicação médica, evitando o máximo devido aos efeitos por uso prolongado! Saberiam informar se existe algum outro tipo de tratamento? já ouvi falar em botox, mas não existem muitos neurologistas especializados para aplicar, conhecem alguém que já tenha feito e surtido efeito para não sentir dor por algum tempo? Porque não tive grandes intervalos, somente um mês em 2 anos. Grata a todos e boa sorte!

  33. Ola, tenho essas dores a mais de 10 anos e uso também o Sumax + Oxigênio durante as crises. Venho através deste compartilhar um tratamento preventivo anual na qual meu neuro me passou a 2 anos e vem sendo eficaz!
    Como sei que minhas crises vem entre os meses de Dezembro até Março, geralmente vem em dezembro (dura de 30 a 40 dias). Começo a tomar o remédio DEPAKENE um mês antes (novembro) até fechar o mes de Março (5 meses tomando).
    Esse remédio é para tratamento de epilepsia e distúrbios bipolares. Mas meu neuro me passou a 2 anos e dez de então ele previne as dores na época, a “salvas” não vem pra mim a 2 anos e pretendo tomar novamente esse final de ano. Não tem contra indicações, começo com 1 comprimido por dia na primeira semana, 2 na próxima e 3 todos os dias até fechar o ciclo de 5 meses, ele pesa um pouco no estômago e da alguns desconfortos no começo e pode ser tomado um remédio para aliviar o estomago na parte da manhã.

    Bom fica a dica ai, comente com o seu medico neurologista a respeito desse remédio Depakene!

  34. Olá,
    Eu tenho diagnosticado cefaleia em salvas e tenho crises a 9 anos, com duração de cerca de uma semana com 3 episódios por do (1h cada). Já fiz alguns tratamentos, inclusive alguns citados acima mas nenhum foi eficaz. Atualmente estou usando Sumatriptano tentando administrar antes da crise. Aparentemente esta funcionando mas tenho em mente que não será sempre eficaz.

    Outra características de quem cefaleia em salvas é que tomar banho quente parece aliviar a dor.

    Obrigado.

  35. gleisse, nao pode ficar dando cefaliv 4x ao dia. se a dor está assim, primeiro tem que ver se a valvula está funcionando direito, depois, se isso é uma cefaleia tipo enxaqueca e o tratamento deverá ser diferente, com medicamentos preventivos.

  36. tenho uma filha cadeirante de 14 anos ela tem mielo, problemas renais , valvula na cabeça ,ela esta a 21 dias com dor de cabeça ,levei ao neuro fiz uma tomografia do cranio nao deu nada . fiz o exame de sangue o vhs e esta alterado ela esta tomando cefaliv 4 veses ao dia e um antinflamatorio uma vez a noite tem seis dias q esta tomando o antinflamatorio ,so q a dor de cabeça dela nao passa .essa dor começou tres dias depois dela tomar a vacina do hpv ,estou desesperada .

  37. Tenho dor de cabeça quando acordo até a hora de ir dormir, o dia todo.So não sinto a dor quando estou comendo ou conversando com alguém, e praticando atividade física. Sei que posso conviver com isso toda minha vida, porém seria muito melhor passar um dia sem dor.

  38. eduarda, pode ser salvas, se preencher os criterios deste tipo de dor.

    o ideal é passar com um neurologista e rever seus sintomas. e medicar…

  39. rosane, primeiro, não sei se o que vc tem é compatível com o tipo de salvas. teria que rever todos os detalhes da dor. segundo, impossivel saber a causa assim, sem ter acesso aos detalhes do seu caso e todas as imagens do caso.

  40. Microadenoma de hipófise e bruxismo e dores de cabeça intensas todos os dias intensas ..Qual dessas causas pode ser?????

  41. Tenho um tipo de fincadas na cabeça, só da de vez em quando(de 5 em 5 anos),dói muito, quando vem, a sensação é de estar inchado, incomodando a cabeça, comprimido o cerebro

  42. marcia, vc caiu aqui na página de cefaleia em salvas, e parece que sua dor lembra alguns pontos da cefaleia em salvas, tb chamada cluster headache.

    mas não posso falar nada definitivamente pois não examinei vc, não tive acesso a sua história detalhada e seus antecedentes médicos; nem vi seu exame de imagem; poderia adiantar que estas calcificações vistas na tomografia não devem ter nada haver com a dor.

    nao sei se contou seu relato detalhado para o neuro que a viu, o mesmo que pediu a tomo; deveria ter falado; infelizmente, muitas consultas médicas hoje são feitas “a toque de caixa”, e o certo é sentarmos e ouvirmos realmente tudo que o paciente tem a dizer; creio que vc deva procurar um neuro, que tenha tempo de te ouvir, e destrinchar esta sua dor, e não acho que cefaliv deste modo vai dar jeito.

    primeiro tem que se chegar ao diagnostico correto da dor, depois dar o remedio correto da dor; se sua dor for cefaleia em salvas, cefaliv e dipirona, ou dorflex, ou neosaldina, nao irão resolver.

    se se sua dor for uma enxaqueca transformada, tb não; se for uma dor chamada SUNCT, que tb vem com olho vermelho, tb não.

    resumindo – uma boa consulta com um neuro que te escute.

    ok?

  43. boa tarde, nao e uma resposta, é uma pergunta; eu sofro com dores de cabeça desde muito nova, e com o passar do tempo ela tem piorado muito, tenho hipertensão arterial; tb desde cedo, aos 20 e poucos anos, a dor era insuportável, mas sempre saia sangue pelo nariz e a dor alivia; a dor era tão forte e frequentemente que eu pedia para minha filha dar soquinhos na minha cabeça, a minha vontade era bater com a cabeça na parede, para ver se a dor parava; bom, agora ja tenho 41 anos e as dores continuaram, e tem ficado mais fortes, ao ponto de me acordar no meio da noite com dor de cabeça; a impressão que tenho é que cai e bati com a cabeça na pedra; e que meu travesseiro é uma pedra ate perder a qualidade do sono; fiz uma tomografia e deu uma calcificação fisiológica do plexo coroides e pineal; foi me receitado alprazolam para noite para dormir, e cefaliv para tomar um comprimido no inicio da dor e um a mais a cada meia hora, ate a dor passar; mas no Maximo 6 ao dia mas não esta dando resultado; na noite anterior acordei com dor de cabeça as 3h da madrugada tomei o medicamento como indicado, mas não passou; passei o resto da noite e o dia com dor; junto com a a dor fixa, tem umas ferroadas, como se estivessem cravando espadas na minha cabeça; as ferroadas são mais frequentes do lado direito e meu rosto e o olho direito incham, e fica muito vermelho; sera que esta dor frequente tem alguma coisa a ver com o resultado da tomografia; gostaria de alguma orientação ou sugestão.

  44. ana rita, nao há como te responder. tem que haver a historia detalhada, eu ter acesso aos seus exames, tipo e local do AVC, e diagnostico da cefaleia.

  45. Sofri enxaquecas diárias desde muito nova, ha um ano sofri um AVC hemorrágico. Estará relacionado?

  46. Estou sentindo uma dor de cabeça a vários dias que não passa de jeito nenhum as vezes ela Fka circulando pela cabeça, a dor não é forte mais por ser constante termina incomodando….!

  47. Sinto uma dor diária do lado direito do rosto, pegando a região dos dentes; estou em tratamento mas ainda não apresentei resultado satisfatório.

  48. Odila, procure um neuro para melhor avaliação dos seus sintomas.

  49. sinto uma pressao no olho (um mais forte), não sei o que fazer. esta pressao (n e dor) pressao, parece que a bola do olho vai saltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *