Anomalia do desenvolvimento venoso

tags: anomalia do desenvolvimento venoso, DVA, angioma venoso, angioma venoso cerebral.

O que é anomalia do desenvolvimento venoso? Trata-se de uma malformação congênita de algumas veias no cérebro, que podem ficar mais dilatadas do que o habitual. Com o avanço das técnicas de neuroimagem cerebral, sobretudo das imagens de ressonância, atualmente as anomalias do desenvolvimento venoso (ADV) são consideradas as mais comuns malformações vasculares cerebrais, representando cerca de 50-63% destas lesões. Portanto, é muito comum o indivíduo fazer um exame de ressonância do crânio, e no laudo aparecer a descrição de uma ADV, ocasião em que chamamos ser o encontro deste tipo de lesão apenas um achado incidental de exame.

Os locais mais frequentes de ocorrência de ADV são nos lobos frontais e parietais, seguidos do cerebelo. A maioria das ADVs são únicas. Quando há várias destas lesões, deve-se suspeitar de outras doenças, como a síndrome de “blue-rubber-bleb nevus”,  Stuge-Weber ou a presença de malformações vasculares múltiplas.

O que fazer? Se a ADV é única, isolada, e foi basicamente um achado de um exame neurorradiológico para verificar outro ou qualquer sintoma neurológico, não é para fazer nada! Deixe sua ADV quietinha e em paz. Pouquíssimos casos (0,15% ao ano) podem complicar com algum evento outro neurovascular. Quando a ADV vem com outras lesões, como cavernomas ou MAVs, vale a pena consultar um especialista em Neurovascular, neuroclínico ou neurocirurgião, para uma análise mais detalhada do caso.

 

30 thoughts on “Anomalia do desenvolvimento venoso”

  1. Olá tive uma crise tipo convulsões,com déficit motor fiquei internada por 5 dias fiz uma ressonância deu pequena anomalia do lombo frontal a esquerda mas nos exames de angeoressonancia e licor da medula espinhal não deram nada porém tive muitos anos crises convulsivas e fiz tratamento por anos de anti convilsivant e agora dpeois de 16 anos sem tomar nada tive uma dor de cbç intensa e essa crise ,porém sai do hospital e as dores de cbç são continua e tenho que estar sendo medicada sempre , é perigoso deva ser algum tipo de tumor benigno???

  2. Boa noite! Meu filho fez uma ressonância do crânio e deu:
    Finas estruturas lineares com realce/ impregnação pelo contraste paramagnetico, localizadas na substância branca subcortical do giro pré central direito, consistentes com estruturas vasculares/angioma venoso.

    *Tem algo anormal?

  3. Olá. Fiz uma ressonância magnética com contraste depois de ter dores de cabeça à 15 dias sem passar. No exame apareceu “vasos de trajeto tortuoso localizados junto ao tentório à esquerda.” E também ” raros focos de hipersinal em T2/Flair na substância branca supratentorial, podendo estar relacionados a migrânea. E ainda ” calcificação inespecifica em foice cerebral.
    O que significa tudo isso? É grave?

  4. Também tenho anomalia que por acaso deu na ressonância procurei um neurologista cirurgião fui muito bem atendida fiz eletroencefalograma e agora vou fazer uma angiografia cerebral para ver a circulação do cérebro.nao se preocupem faça os exames Para tranquilizar pois é congênito

  5. O eletroencefalograma da minha bebê mostrou anomalias predominando em região occipital esquerda e moderados sinais de disfunção, de estruturas centroencefalicas. O que quer dizer?
    Preciso saber, pois a consulta vai demorar.

  6. Pequena anomalia do desenvolvimento venoso localizado no lobo occipital direito.gostaria de saber o que isso significa ,se é grave . estou muito preocupada.

  7. Tenho um filho hoje com 10 anos e sabemos desde seu quase dois anos que ele possua angioma venoso parietal direito e cerebelo,dos 2 até seus 6 anos tomava anticonvulsivantes o que agora cessaram as convulsões, mas ocorre que ele agora está se queixando de dores de cabeça e de dor no braço direito, descobre recentemente que em estudo genético em minha família descobriu-se termos a possibilidade da doença de Fabri. Devo insistir em um mapeamento para ver se existe correlação entre os fatos? Grata.

  8. Sou responsável por um neto de 9 anos que apresentou estrabismo convergente no olho direito de grau 20.
    Foi solicitado uma ressonância do crânio e o resultado foi: Angioma venoso/anomalia do desenvolvimento venoso em lobo frontal a esquerda.
    Este resultado define o seu estrabismo? O que é preciso fazer.
    Agradecida,
    vanda

  9. Fiz uma ressonância no crânio e o resultado deu Anomalia no desenvolvimento venoso no hemisfério cerebelar direito.
    Nota : sinusopatia etmo-esfeno-maxilar bilateral
    Gostaria de saber o que é isso e como tratar !

  10. Minha filha de 11 anos fez um exame e costatou um angioma venoso na cabeça e ela sente dores de cabeça país devemos fazer

  11. Após consulta ao oftalmologista por relato de visão dupla, fui encaminhado para neurologista que solicitou ressonância magnética, não obstante inexistir quadro clínico configurado. No laudo, foi descrito diminuto angioma venoso cerebelar no lado esquerdo. Após pesquisa na internet, descobri que posso estar com nistagmo em vez da visão dupla, você acredita que possa haver associação entre o nistagmo e o angioma? Já marquei retorno ao neurologista, mas estou um pouco nervoso.

  12. anonimo, DVA (anomalia venosa cerebral) não dá nenhum sintoma na grande grande maioria dos casos. quando vem a dar algo, o mais frequente é crise convulsiva. Portanto, fique tranquilo.

  13. Ando sentindo tonturas e vertigens e muita arritmia cardíaca. Eu tenho a anomalia do desenvolvimento venoso. Tem a ver os sintomas? Eu descobri isso a uns 5 anos atrás após passar por esses mesmos sintomas. O médico disse que não era nada e que eu podia ficar tranquilo. E eu sofro também de síndrome do pânico então fica muito difícil saber se os sintomas são de uma coisa ou de outra.

  14. meu filho fez uma ressonância do ombro e do antebraço, e deu malformação vascular; estou preocupada.

  15. bom dia queria saber se podia me ajudar com um problema que estou tendo com minha mulher
    foi feito uma ressonância e foi identificado um cisto aracnoide de 4,6 x 3,1 x 3,9 no cranio imprimindo o polo temporal e promovendo afilamento da asa maior do esfenoide .determina alargamento da fissura sylviana.
    e também uma anomalia no desenvolvimento venoso no lobo frontal esquerdo. ela tem crises convulsivas as vezes dor de cabeça visão turva e as vezes não consegue falar.
    oque o senhor acha que sera necessário no caso dela estou muito preocupado e o próximo exame com o neuro esta distante

  16. gessica, primeira coisa passar com neuroclinico, e se pçossivel levar alguem que já viu suas crises. nao é possivel no momento, sem regulações necessarias, dar recomendações medicas por este canal.

  17. Oi Dra. Desde de criança sinto sensaçoes de desmaios e confusões mentais; há pouco tempo descobri que sofro de Epilepsia, mas nao fiz nenhum exame especifico; na sua opinião, o que devo fazer para ter certeza do diagnóstico? Por favor me ajude!

  18. Descobri que tenho uma anomalia do desenvolvimento venoso do meu lado esquerdo. É perigoso ? Leva a morte ? Descobri porque tive um desmaio.

  19. Boa noite. eu fiz uma angiografia cerebral e deu o resultado anomalia do desenvolvimento venoso. Mas eu sinto muita dor na cabeca, e eu tive muitas crises de convulsão seguidas. Ai o médico pediu um eletroencefalograma. Eu queria saber se essas convulsões sao devido a esse problema? Essa anomalia?

  20. Oi boa tarde tudo bom, fiz uma ressonância magnética e deu que eu tinha uma anomalia do desenvolvimento venoso no hemisfério cerebral à esquerda. A médica falou que eu tenho que fazer uma ressonância uma vez ao ano se anomalia nao desenvolver. Isso basta?

  21. significa que vc deve ter uma anomalia do desenvolvimento venoso, mas que isso – sendo lesão pequena, nada tem haver com suas pontadas.
    procure um neuroclinico.

  22. Sinto pontadas na cabeça todos os dias. pontadas doloridas. fiz uma tc do crânio e deu defeito venoso anômalo no cerebelo esquerdo. o que significa?

  23. Dra. Maramelia, preciso de um help. Menor de 11 anos com história de hemiparesia súbita a direita em junho/2012 com angiorressonancia na época demonstrando hemorragia intra-axial na transição fronto-parietal d. Com efeito de massa sem Mav ou aneurismas.Acompanhado pela NCR com conduta expectante, evolui mantendo déficit motor. Repetiu RNm crânio em set/2015 com área de malacia + gliose na área anteriormente acometida com pequenas anomalias vasculares na transição fronto-parietal desembocando no seio sagital superior. VC acha q a angiografia convencional poderia melhorar a avaliação da lesão?

  24. REGINA — Rio capital – procure Gabriel de Freitas. Ou Marcos Py, ou Daniel Bezerra. Ou Bernardo Liberato. Qualquer deles… Bernardo trabalha mais em UTI, daria preferencia para os outros tres. Abs Boa sorte. Mara

  25. Meus amigos!
    Descobri hoje, que sou portadora de ADV no giro frontal/ médio e focos de glicose decorrentes de microangiopatia.
    Fiz a angio ressonância, por causa de uma leve paralisia facial do lado esquerdo e O médico disse, que é angioma cavernoso.
    Confesso, que estou extremamente assustada.
    Pode me ajudar, com referencia de médico neurocirurgião ou especialista no assunto, no Rio de Janeiro!

  26. num exame que minha tia fez apareceu o seguinte diagnostico: presença de angioma venoso na substância branca do lobo frontal esquerdo( anomalia congênita do desenvolvimento venoso sem significado patológico), o que devemos fazer? qual é a melhor coisa a fazer-mos quanto a isso?

  27. minha filha tem varios poblemas de saude, anemia sideroblastica, e agora vai precisar fazer uso do medicamento de hormonio. ela fez o exame e deu anomalia venosa do desenvolvimento. ela é muito inquieta, nervosa,e um pouco agressiva. nao sei o que fazer.

  28. Ines, desculpe-me mas não é necessário nenhum exame para vc marcar consulta e reavaliação. Basta apenas que o paciente (seu filho) precise passar com medico, e vc poderá faze-lo sem a necessidade de levar qualquer exame.
    Alterações de comportamento como as descritas por vc podem ser incapacitantes para a pessoa (seu filho, no caso) e para quem cuida (vcs que são os pais)… E devem ser prontamente tratadas.
    O termo Disrritmia cerebral é uma nomenclatura antiga para epilepsia, não tem como opinar sobre este diagnóstico feito pelo psiquiatra sem ter feito a avaliação do paciente. RM cranio com os achados descritos por vc não significam nada ou qualquer relação com TDAH ou alteração de comportamento. Creio que a psiquiatra que pediu-a deve ter feito para descartar alguma lesão que possa mascarar estes sintomas.
    Não espere o ultimo exame para voltar na psiquiatra. Marque logo.

  29. Estamos investigando meu filho de 14 anos, que desde os 10 anos apresenta dificuldades no aprendizado, dizem TDAH, mas agora ele apresentou reações muito agressivas e suicidas, um psiquiatra diz DISRRITMIA CEREBRAL, outra psiquiatra pediu exames e a RM diz VARIANTE DO DESENVOLVIMENTO VENOSO FRONTAL À DIREITA (ACHADO FORTUITO) e EDEMA/HIPERTROFIA MUCOSA ETMOIDAL BILATERAL, no ultrassom da tireoide apresenta diversos cistos. Me ajudem, a consulta ainda pode demorar muito pois falta um exame que será apenas em 23/12/14, teste de processamento auditivo. Mas ninguem da familia ou das escolas aceitam que ele tenha algum problema, acha que é frescura dele, estava muito dificil nossa vida, mas tirei ele da escola, não tinha condições de ter aquele convivio. Por favor se tiverem um luz, dê um pouquinho pra mim.
    Obrigada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *