Neuralgia do trigêmeo

Por Maramelia Miranda

tags: dor de dente, neuralgia trigeminal, trigêmeo, algia trigeminal, algia cranio-facial, neuralgia do trigêmeo.

O que é?

É um tipo de dor crânio-facialque afeta o nervo trigêneo e seus ramos. Este nervo, também chamado nervo craniano número V, ou V nervo craniano, é responsável pela sensibilidade da face e estruturas ao redor. A doença neuralgia do trigêmeo afeta mais frequentemente mulheres do que homens, e costuma aparecer em pessoas maiores de 40-50 anos.

trigeminalneuralgia

Em uma visão lateral da cabeça, o Nervo trigêmeo (em amarelo) e seus ramos para a região do olho, maxilar e mandíbula. São nestes locais onde os pacientes percebem as dores excruciantes, intensas, em choques, de duração de alguns segundos.

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor intensa, lancinante, em padrão de choques muito rápidos, mas incontáveis ao longo de horas e dias. No começo, os choques são mais espaçados e bem rápidos, progredindo ao longo dos dias para choques mais frequentes, seguidos de períodos com bastante dolorimento no local da dor.

Na maioria dos casos de neuralgia trigeminal, os pacientes acometidos referem fatores desencadeantes, que provocam o aparecimento dos choques, como comer, tocar a pele do local, escovar os dentes, mastigar, tocar a região da mandíbula, do maxilar, ou até mesmo falar.

Diagnóstico: Quais exames são necessários?

Sempre que possível deve ser feito um exame de neuroimagem no crânio, com enfoque específico na região da base do crânio, para observar se há alguma compressão do ramo do trigêmeo, quer seja por tumores, ou, mais comumente, por algum vaso, ou artéria, pulsando em cima do nervo. Este achado, da artéria comprimindo o nervo, é bastante frequente, e pode ser a causa da dor e também uma possibilidade de tratamento: determinados tipos de cirurgia que separam, descomprimem e deixam o nervo “solto”, podem melhorar bastante a sintomatologia dos pacientes. A seguir, os exames principais nestes casos:

– Exame neurológico: Passar com neurologista para uma avaliação detalhada.

– Tomografia do crânio: Costuma ser realizada se o paciente aparece com a dor intensa no Pronto-Socorro.

– Ressonância Magnética do Crânio: É o melhor exame para avaliar a região do gânglio do trigêmeo e onde ele emite seus ramos, para detectar alguma compressão local.

Tratamento

O tratamento de primeira linha, inicialmente, é baseado em medicações que atuam neste tipo de dor, chamada dor neuropática. Analgésicos comuns, como dipirona, antiinflamatórios, paracetamol, são água para a neuralgia trigeminal.

Vários medicamentos, como anticonvulsivantes, anti-neuropáticos, ou a combinação destes, são usados por neurologistas no combate à neuralgia trigeminal.

A cirurgia pode ser a saída para boa parte dos pacientes. Afinal, não é tão fácil controlar as dores da neuralgia trigeminal…

13 thoughts on “Neuralgia do trigêmeo”

  1. Estou em tratamento.
    Após ficar meses com dor de dente ouvido. choques intensos na mandíbula e cabeça. A sensação é que dói até os fios de cabelo ( dor couro cabeludo).
    Quase arranquei os dentes.
    Após procurar um neurologista aqui em Blumenau iniciamos o tratamento.
    Ainda sinto dores com a dose de 4/2 ao dia.

  2. Algum especialista no interior de São Paulo, na cidase de São José do Rio Preto ou região?

  3. Bom dia,
    Meu nome é Osley Baptista, estás dores HORRÍVEIS COM RAIOS que eu sofria à mais de 10 anos, devido à inflação dos Nervos Trigêmeos na minha face LD, param somente depois de eu fazer à Cirurgia bem delicada de DESCOMPRESSAO CRANEANA, quê realizei em 05/03/2020.
    Tomei pôr mais de 10 anos à medicação CARBOMAZEPINA 400 GRAMAS, 3 vezes pôr dia, não estava mais aguentando isso, perei de viver,
    A princípio eu havia procurado um certo Neurocirurgiao, fiquei me tratando com ele pôr mais de 2 anos, foi quando eu o questionei o Dr, de uma possível cirurgia para meu caso, ele respondeu que para o meu caso NÃO havia solução e quê EU tinha que tomar remédio pelo resto de minha vida, fiquei desacreditado e inconformado…
    Foi quando em conversa com minha esposa resolvi buscar ajuda de outro profissional da saúde, foi quando eu em muitas orações para quê DEUS me livra-se desta enfermidade, foi quando fui consultar com o Dr Rogério Turolo, aqui na cidade de Sorocaba São Paulo, tivemos uma longa conversa e ele ouvindo meus relatos, já pediu para eu fazer os exames para pré operação,
    Graças à DEUS e às Orações estou melhorando bem e aquelas Dores sumiram, também parei de tomar às medicações…

    Agradeço todos os dias pôr DEUS, quê através das mãos do Dr Rogério Turolo pôde tirar estas minhas dores…

  4. Onde posso encontrar um neurologista em Ribeirao Preto SP? Especialista q atenda pelo IANSPE

  5. Otimo esclarecimento, no meu caso acho q foi dano ao nervo por procedimento odontologico, deu canal e a dor temporal impede a abertura da boca, o medico pediu eletroencefalo???

  6. Preciso de um medico, tenho essa doença, em Florianópolis. Grata desde já…

  7. Tenho essa doença, quem descobriu foi o neurologista d hospital Emilio Ribas, Dr.Augusto.Ele tem consultório particular.Ele é o neuro maravilhoso e muito humano.

  8. Em moro em itajaí santa Catarina qual o melhor neurologista pelo sus na minha cidade?

  9. Roserli, o HC em SP faz sim, o problema que vejo é que o acesso para operação nestes casos deve ser feito da sua UBS local, que deve encaminhar para a referência de neurocirurgia que atende sua região. Informe-se na UBS da sua região.

  10. O hospital das clínicas de São Paulo, faz essa cirurgia pelo SUS?

  11. Gostaria de saber onde posso encontrar um profissional especializado? Na Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *