Neuralgia do trigêmeo

Por Maramelia Miranda

tags: dor de dente, neuralgia trigeminal, trigêmeo, algia trigeminal, algia cranio-facial, neuralgia do trigêmeo.

O que é?

É um tipo de dor crânio-facialque afeta o nervo trigêneo e seus ramos. Este nervo, também chamado nervo craniano número V, ou V nervo craniano, é responsável pela sensibilidade da face e estruturas ao redor. A doença neuralgia do trigêmeo afeta mais frequentemente mulheres do que homens, e costuma aparecer em pessoas maiores de 40-50 anos.

trigeminalneuralgia

Em uma visão lateral da cabeça, o Nervo trigêmeo (em amarelo) e seus ramos para a região do olho, maxilar e mandíbula. São nestes locais onde os pacientes percebem as dores excruciantes, intensas, em choques, de duração de alguns segundos.

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor intensa, lancinante, em padrão de choques muito rápidos, mas incontáveis ao longo de horas e dias. No começo, os choques são mais espaçados e bem rápidos, progredindo ao longo dos dias para choques mais frequentes, seguidos de períodos com bastante dolorimento no local da dor.

Na maioria dos casos de neuralgia trigeminal, os pacientes acometidos referem fatores desencadeantes, que provocam o aparecimento dos choques, como comer, tocar a pele do local, escovar os dentes, mastigar, tocar a região da mandíbula, do maxilar, ou até mesmo falar.

Diagnóstico: Quais exames são necessários?

Sempre que possível deve ser feito um exame de neuroimagem no crânio, com enfoque específico na região da base do crânio, para observar se há alguma compressão do ramo do trigêmeo, quer seja por tumores, ou, mais comumente, por algum vaso, ou artéria, pulsando em cima do nervo. Este achado, da artéria comprimindo o nervo, é bastante frequente, e pode ser a causa da dor e também uma possibilidade de tratamento: determinados tipos de cirurgia que separam, descomprimem e deixam o nervo “solto”, podem melhorar bastante a sintomatologia dos pacientes. A seguir, os exames principais nestes casos:

– Exame neurológico: Passar com neurologista para uma avaliação detalhada.

– Tomografia do crânio: Costuma ser realizada se o paciente aparece com a dor intensa no Pronto-Socorro.

– Ressonância Magnética do Crânio: É o melhor exame para avaliar a região do gânglio do trigêmeo e onde ele emite seus ramos, para detectar alguma compressão local.

Tratamento

O tratamento de primeira linha, inicialmente, é baseado em medicações que atuam neste tipo de dor, chamada dor neuropática. Analgésicos comuns, como dipirona, antiinflamatórios, paracetamol, são água para a neuralgia trigeminal.

Vários medicamentos, como anticonvulsivantes, anti-neuropáticos, ou a combinação destes, são usados por neurologistas no combate à neuralgia trigeminal.

A cirurgia pode ser a saída para boa parte dos pacientes. Afinal, não é tão fácil controlar as dores da neuralgia trigeminal…

25 thoughts on “Neuralgia do trigêmeo”

  1. Tenho nevralgia do Trigêmeo e é uma doença dilacerante , pois acaba com sua vida . Você fica sem vida social , não trabalha direito , vive chorando devido a dor intensa . É um inferno ! Depois que fiz uma extração , a dor comecou na minha vida . Não sei se foi a causa ou o gatilho , mas minha vida nunca mais foi a mesma .Faço tratamento com Carbamazepina de 200 mg , tem época que tomo aoenas 2 oie dia tem época que chego a tomar 6., depende do “humor do nervo! Mas todos os dias faço uso da medicação . Tenho 46 anos sou uma pessoa com espírito super jovem , amo viver , mas digo com toda certeza, essa doença acaba com a gente ! Não é à toa que é conhecida como a dor do suicídio e na escala de dor de 1 a 10 ela é 11. Tenho vontade em fazer a cirurgia craniana , mas penso nas possíveis sequelas e desisto .

  2. Bom dia a todos e muito obrigado pelo conteúdo. Eu tenho uma amiga quê infelizmente tem essa doença Neuralgia do Trigêmeo e é uma dor interminável. A médica já está ajudando ela no tratamento inclusive já mudou o medicamento em fevereiro desse ano. Se alguém do site puder me informar algo deixarei o meu email aqui embaixo e que Deus abençoe todos vocês

  3. Gente também estou sentindo essa dor a minha é do lado esquerdo é dor viu! estou tomando remédio a uns dias porém irei fazer uma ressonância a pedido do meu Neuro cirurgião pra analisar melhor a situação. Então pra essa questão acredito que esse seja o primeiro passo uma ressonância pra verificar tudoe o medico específico pra isso é o Neuro. Deus abençoe a todos.

  4. Gente também estou sentindo essa dor a minha é do lado esquerdo é dor viu! estou tomando remédio a uns dias porém irei fazer uma ressonância a pedido do meu Neuro cirurgião pra analisar melhor a situação. Então pra essa questão acredito que esse seja o primeiro passo uma ressonância pra verificar tudoe o medico específico pra isso é o Neuro. Deus abençoe a todos.

  5. Meu nome é Rosely. Fui diagnosticada com nevralgia do trigêmeo e operada em 2013, nunca mais senti dor nenhuma do lado esquerdo do rosto, porém agora ela apareceu do lado direito, insuportável. Quanto a cirurgia do lado esquerdo fiz com o Dr. Cláudio no hospital 9 de julho em SP. Foi como se ele tivesse tirado a dor com as mãos à época.

  6. Tenho choques três dedos pra cima da orelha. Arranquei os sisos e faço acupuntura, mas as dores não param. Minha mandíbula é dolorida e durmo com placa. Meus exames não deram nada. Não sei mais o q fazer, pois minha dor é física.

  7. Nunca tive essa dor, porém após um procedimento odontológico de tratamento de canal, onde acredito que foi pressionado a enervação alem do canal e depois passei a sentir essas dores horríveis. Vou procurar um Neurologista.

  8. Estou sentindo essas dores como se fosse uma dor de dente e não tenho dentes mas na região onde for. Eu extrair pq não aguentava tanta for , não era dente e sim no osso da face , pensei em sinusite, fiz tratamento com antiinflamatório e antibiótico e nada. Alguém me ajuda pelo amor de Deus. Estou desempregada tenho 56 anos é muita dor, tomo dipirona de uma grama e não passa essa dor. Minha pressão sobe. Se algum médico puder me ajudar meu telefone 75988360346. Me ofereço pra cirurgia em hospital universitário, tudo q possa me livrar dessa dor.

  9. Estou sofrendo muito há mais se dez anos , dipirona suas vezes ao dia não sei estou aqui no dentista, depois de vários, procurando uma resposta.

  10. Descobri esse problema há 3 semanas, já tinha tido uma crise há um ano e meio e fui em dentista, buco maxilo, pronto socorro e ninguém descobria. E dessa vez o médico que né atendeu no PS na hora diagnosticou. Depois procurei um neuro que confirmou e pediu exames para detectar a causa mas já estou tratando com Gabapentina e Teanina e estou me sentindo tão melhor. Eu não dormia, não falava, não comia. É realmente uma dor incapacitante. Eu só chorava. E muitas pessoas acham que é frescura. Que não pode ser tão ruim assim a dor. Só quem tá passando por isso entende.

  11. Minha mãe sofre muito com esta doença. Toma um remédio que derruba ela, a mão treme, dorme sentada do nada, é um perigo. Somos de Ribeirão Preto-SP e gostaria de saber se tem algum especialista nesta doença. Obrigada 🙏

  12. Estou em tratamento.
    Após ficar meses com dor de dente ouvido. choques intensos na mandíbula e cabeça. A sensação é que dói até os fios de cabelo ( dor couro cabeludo).
    Quase arranquei os dentes.
    Após procurar um neurologista aqui em Blumenau iniciamos o tratamento.
    Ainda sinto dores com a dose de 4/2 ao dia.

  13. Algum especialista no interior de São Paulo, na cidase de São José do Rio Preto ou região?

  14. Bom dia,
    Meu nome é Osley Baptista, estás dores HORRÍVEIS COM RAIOS que eu sofria à mais de 10 anos, devido à inflação dos Nervos Trigêmeos na minha face LD, param somente depois de eu fazer à Cirurgia bem delicada de DESCOMPRESSAO CRANEANA, quê realizei em 05/03/2020.
    Tomei pôr mais de 10 anos à medicação CARBOMAZEPINA 400 GRAMAS, 3 vezes pôr dia, não estava mais aguentando isso, perei de viver,
    A princípio eu havia procurado um certo Neurocirurgiao, fiquei me tratando com ele pôr mais de 2 anos, foi quando eu o questionei o Dr, de uma possível cirurgia para meu caso, ele respondeu que para o meu caso NÃO havia solução e quê EU tinha que tomar remédio pelo resto de minha vida, fiquei desacreditado e inconformado…
    Foi quando em conversa com minha esposa resolvi buscar ajuda de outro profissional da saúde, foi quando eu em muitas orações para quê DEUS me livra-se desta enfermidade, foi quando fui consultar com o Dr Rogério Turolo, aqui na cidade de Sorocaba São Paulo, tivemos uma longa conversa e ele ouvindo meus relatos, já pediu para eu fazer os exames para pré operação,
    Graças à DEUS e às Orações estou melhorando bem e aquelas Dores sumiram, também parei de tomar às medicações…

    Agradeço todos os dias pôr DEUS, quê através das mãos do Dr Rogério Turolo pôde tirar estas minhas dores…

  15. Onde posso encontrar um neurologista em Ribeirao Preto SP? Especialista q atenda pelo IANSPE

  16. Otimo esclarecimento, no meu caso acho q foi dano ao nervo por procedimento odontologico, deu canal e a dor temporal impede a abertura da boca, o medico pediu eletroencefalo???

  17. Preciso de um medico, tenho essa doença, em Florianópolis. Grata desde já…

  18. Tenho essa doença, quem descobriu foi o neurologista d hospital Emilio Ribas, Dr.Augusto.Ele tem consultório particular.Ele é o neuro maravilhoso e muito humano.

  19. Em moro em itajaí santa Catarina qual o melhor neurologista pelo sus na minha cidade?

  20. Roserli, o HC em SP faz sim, o problema que vejo é que o acesso para operação nestes casos deve ser feito da sua UBS local, que deve encaminhar para a referência de neurocirurgia que atende sua região. Informe-se na UBS da sua região.

  21. O hospital das clínicas de São Paulo, faz essa cirurgia pelo SUS?

  22. Gostaria de saber onde posso encontrar um profissional especializado? Na Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *