Hipoplasia do seio transverso

tags: seio transverso hipoplásico, hipoplasia do seio transverso, seio signóide

Um achado de exames de angioressonância muito comum é a hipoplasia de um dos seios transversos (direito ou esquerdo). Esta “alteração” identificada na RM ou AngioRM é considerada uma variação da anatomia, que pode ocorrer em pessoas normais. Tentando explicar o que é a tal da hipoplasia, nada mais é do que este seio ou veia hipoplásica ser menor, mais fino, ou até mesmo bem reduzido, em relação ao lado oposto. 

SEIO TRANSVERSO HIPOPLASIA
Imagens de um seio transverso normal (seta vermelha) e do lado com hipoplasia (seta amarela), com fluxo mais afilado.

É relativamente comum os indivíduos terem variações do desenvolvimento das artérias e veias do corpo, sobretudo destas últimas (estruturas venosas – veias). No cérebro, não são infrequentes as variações das artérias intracranianas, e uma das variações anatômicas mais usuais dentro do cérebro é a assimetria dos seios venosos. Dentre estes, a mais frequente é justamente a assimetria dos seios transversos.

Estudos de incidência mostram que o seio transverso esquerdo é mais comumente relacionado a apresentar hipoplasia.

Portanto, não há do que se preocupar com esta alteração, a não ser que hajam outros sintomas na história do paciente examinado (cefaleia persistente e intensa, crises convulsivas, sonolência progressiva, suspeita de trombose venosa cerebral na história neurológica), ou se houver outras imagens adicionais ao exame de ressonãncia que indiquem haver algum trombo no local da hipoplasia.

23 thoughts on “Hipoplasia do seio transverso”

  1. Fiz uma resonancia ,resultado deu…hipoplasia do segmento p1 das arterias posteriores com padrao fetal. por favor queria saber o que é isso detalhadamente. muito obrigado!

  2. O que significa hipoplasia do segmento p1 das arterias posteriores com padrao fetal…isso é uma doença grave?

  3. tenho um aneurisma de 2,8 mm por 3mm, atra do nevo óptico esquerdo, e tenho hiplopasia dos segmentos transversos e sigmoide direito…. estou desesperada

  4. Tive trombose na jugular a dois meses tomando xarelto. Na angioresonancia deu
    Seio signoidd direito exibindo imagem linear de falhas de enchimento no interior
    Não se individualiza o seio transverso esquerdo.

    Obs. A minha trombose e na jugular esquerda.

  5. Olá boa noite, desmaiei outro dia e tenho dores de cabeça 24 h por dia , na tomografia constou alargamento do sigmoide da face do lado esquerdo o que significa isto?por favor alguém poderia me ajudar?

  6. Bom dia tenho agenesia das artérias comunicantes posterior e inferior, já tive dois ave estou me recuperando do segundo. O que posso fazer pra não acontecer novamente além dos remédios que tomo? Tenho muita enxaqueca e estou com esquecimento. Obrigada

  7. Olá em uma angioressonancia que fiz apresentou hipoplasia de vasos transverso e segmoide passei por um cateterismo mas continuo com dores terríveis estou tomando gabapentina carbamazepina depakene e tramal estou com esquecimentos frequentemente e em um eletro demonstrou distúrbio de atividade cerebral por atividade lenta estou preocupada

  8. Boa tarde.
    Revi-me em muitos dos comentários.
    Tenho tonturas todos os dias e em alguns diad, bastante limitantes. Sinto a cabeça pesada e uma pressãomais ns zona ffrontal e nad “fontes”. Na ressonância tb me deu hipoplasia do seio transverso. Será k tem algo a ver?
    Também tenho pressão nos ouvidos r otorrino diz k está tudo bem.
    Estou cansada de viver com isto e sem tem resposta p o k pode ser.

  9. Olá, meu esposo teve um AVC HEMORRÁGICO há 1 ano , na época os médicos disseram que ele não iria mais voltar a andar, ele ficou realmente num estado lastimável, sem reconhecer ninguém, sem falar, sem poder engolir, pensamos que ele ia ficar num estado vegetativo, mas graças a Deus ele se recuperou razoavelmente bem, ficou com algumas sequelas no andar, as vezes gagueja e esquece os nomes das coisas, fez uma ressonância magnética de encéfalo e o resultado foi: afilamento da artéria vertebral à esquerda, provavelmente hipoplásica ( variação anatômica), o que quer dizer isso? Grata pela atenção!!

  10. gabriela, aparentemente nada demais nesse laudo. claro que não é possivel concluir muita coisa sem ver as imagens. mas o sintoma que vc tem nada tem haver com tais achados.

  11. Boa tarde. conclusão de minha angioRM Crânio:
    Hipoplasia Segmento V4 artéria vertebral esquerda; Hipoplasia Segmento P1 arteria posterior direita; Hipoplasia seio transverso e sigmoide a esquerda; arteria comunicante posterior direita de padrão fetal..
    Sintomas: tontura, perda de memória.
    O que significa?

  12. Tenho hipoplasia a1 direita …sinto dor de cabeça constante…insonia estou preucupada isto ñ tem cura quais mais…transtorno pode traze …alem do mais tenho dores de ouvido e nos dentes.

  13. Boa noite!
    Tive um aneurisma cerebral a 2 anos e 6 meses fiz cirugia e a 4 meses paralisou o lado esquerdo e fiz uma angio tomografia e dei hipoplasia da arteria vertebral esquerda e o meu medico mandou eu tomar por tempo indeterminado copidogrel de 75, AAS, e lipidor de 40, gostaria de saber o que tem de errado.

  14. Boa noite!
    Tive um aneurisma cerebral a 2 anos e 6 meses fiz cirugia e a 4 meses paralisou o lado esquerdo e fiz uma angio tomografia e dei hipoplasia da arteria vertebral esquerda e o meu medico mandou eu tomar por tempo indeterminado copidogrel de 75, AAS, e lipidor de 40, gostaria de saber o que tem de errado.

  15. Tenho ausência do seio transverso direito e estou com problema de audição, fiz vários exames de audição mas não constatou nada de errado, pode ser essa ausência que esta afetando minha audição?

  16. Sofri um AVC devido um trombo a 4 meses, fiz uma nova angiorressonância e constatou hipoplasia na artéria vertebral direita. Tomei Xarelto por 3 meses e hoje tomo ácido acetilsalicílico. Será que o anticoagulante não fez muito efeito? Não era para a artéria estar desobstruída?

  17. Tive um AVC a 4 meses devido um trombo na artéria vertebral posterior direita. Fiz uma nova angiorressonância, e no laudo veio dizendo que há hipoplasia na artéria vertebral direita. Tomei Xarelto por 3 meses e hoje tomo ácido acetilsalicílico. Será que o anticoagulante não fez efeito? Não era para artéria estar normal?

  18. Foi constatada que tenho hipoplasia acentuada seio transversal esquerdo. Mas no momento nao sinto nada. quado procurei o neurologista estava com sequinte sitomas: esquecimento, surdez do lado esquerdo e insonia. No momento durmo bem, lá uma vez por outra durmo tarde. Fui horientada a voltar ao medico uma vez por ou fazer um exame ARTÉROGRAFIA. POR FAVOU

  19. EDNA – hipoplasia da art comunicante posterior não é nada anormal. é uma variação anatomica que muitas pessoas normalissimas tem. nao entendi porque seu medico te receitou aas e clopidogrel…

  20. Eu tenho uma hipoplasia da artéria comunicante posterior direito, tenho dores de cabeça insuportáveis, e sinto pressão na cabeça, sempre fui tratada de enxaqueca, mas agora descobri isso, é grave? Meu médico me receitou clopidogrel e AAS, mas estou preocupada porque as dores ainda persistem.

  21. Eu tenho no seio transverso esquerdo passei a ter muita sonolência, me ajude isso e normal quero só dormir dia e noite não consigo trabalhar direito

  22. rita, não tem nada a fazer. esta alteração é benigna e considerada normal na grande maioria das pessoas.

  23. Tenho dores de cabeça frequentes, fiz uma ressonância magnética e constatou hipoplasia do lado esquerdo. Estou preocupada. O que devo fazer? Quais cuidados devo tomar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *