Cisto de aracnóide

** Por Maramelia Miranda (Atualização em Junho de 2018).

Calma. Muita calma.

Você pegou seu exame de tomografia ou ressonância magnética, abriu e leu o laudo, assustando-se com a presença de um cisto de aracnóide. E sem perguntar ao médico que o solicitou, já veio procurar na Internet o que é isso?! Se conseguiu cair aqui na nossa página durante sua busca, parabéns! Informação confiável em Neurologia, de forma prática e inteligente.

Muito bem. Para começar, vou te falar como costumo dizer aos meus pacientes: Muitíssimo provavelmente você (ou seu familiar portador do tal cisto) irá morrer de outra coisa, e morrerá com este cisto de aracnóide, mas definitivamente, do cisto, querido (a), não vai morrer!!!!! 🙂

O cisto de aracnóide, ou cisto aracnóide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação, ainda na fase fetal, ficou loculado, represado entre as membranas que revestem o cérebro. Seria o mesmo que, por exemplo, a pessoa nascer com um sinal de pele. Só que neste caso ela nasceu com um cisto no cérebro. Os locais mais frequentes de cistos aracnóides são nas regiões temporais e occipital, próximos ao cerebelo. Veja na figura abaixo um exemplo de cisto de aracnoide típico, próximo à seta branca.

arachoid cyst

Normalmente, os cistos aracnóides não dão nenhum sintoma, a não ser que sejam muito grandes e comprimam estruturas nobres do cérebro ( o que é mais raro de acontecer), ou se rompam por causa de algum traumatismo craniano no local (situação beeemmmmmm  mais rara). Ou seja, o cisto aracnóide é, na grande maioria dos casos, uma coisa muito tranquila e benigna.

Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnóide são apenas achados simples de exames de imagem do cérebro. Não deve ser feito nenhum tratamento com neurocirurgia, salvo em casos de absoluta exceção.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica, com com residência e pós-graduação pela UNIFESP-EPM, e especializada em AVC, Neurorradiologia e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

251 thoughts on “Cisto de aracnóide”

  1. Olá me chamo Daniel e minha mae esta com um cisto atrás da coxa e o medico q ela foi disse q é de risco por passar perto de uma arteria mas ela reclama q doi demais gostaria de saber um profissional dermatologista ou medico q assuma essa missao sem comprometer a saúde dela desde já grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *