Cisto de aracnóide

** Por Maramelia Miranda (Atualização em Junho de 2018).

Calma. Muita calma.

Você pegou seu exame de tomografia ou ressonância magnética, abriu e leu o laudo, assustando-se com a presença de um cisto de aracnóide. E sem perguntar ao médico que o solicitou, já veio procurar na Internet o que é isso?! Se conseguiu cair aqui na nossa página durante sua busca, parabéns! Informação confiável em Neurologia, de forma prática e inteligente.

Muito bem. Para começar, vou te falar como costumo dizer aos meus pacientes: Muitíssimo provavelmente você (ou seu familiar portador do tal cisto) irá morrer de outra coisa, e morrerá com este cisto de aracnóide, mas definitivamente, do cisto, querido (a), não vai morrer!!!!! 🙂

O cisto de aracnóide, ou cisto aracnóide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação, ainda na fase fetal, ficou loculado, represado entre as membranas que revestem o cérebro. Seria o mesmo que, por exemplo, a pessoa nascer com um sinal de pele. Só que neste caso ela nasceu com um cisto no cérebro. Os locais mais frequentes de cistos aracnóides são nas regiões temporais e occipital, próximos ao cerebelo. Veja na figura abaixo um exemplo de cisto de aracnoide típico, próximo à seta branca.

arachoid cyst

Normalmente, os cistos aracnóides não dão nenhum sintoma, a não ser que sejam muito grandes e comprimam estruturas nobres do cérebro ( o que é mais raro de acontecer), ou se rompam por causa de algum traumatismo craniano no local (situação beeemmmmmm  mais rara). Ou seja, o cisto aracnóide é, na grande maioria dos casos, uma coisa muito tranquila e benigna.

Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnóide são apenas achados simples de exames de imagem do cérebro. Não deve ser feito nenhum tratamento com neurocirurgia, salvo em casos de absoluta exceção.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica, com com residência e pós-graduação pela UNIFESP-EPM, e especializada em AVC, Neurorradiologia e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

241 thoughts on “Cisto de aracnóide”

  1. Ivaldo, é complicado opinar sem ter acesso aos exames e história clínica detalhada. Infelizmente, sem regulamentação de telemedicina, ainda não posso te atender aqui pela Internet. Sugiro que vc procure o neuropediatra ou neurocirurgião; usualmente cistos de aracnóide não precisam de cirurgia. Em crianças é importante rever o caso e verificar se as crises são do cisto ou epilepsia primária. EEG ajuda bastante. Investigação completa, excluindo outras doenças. Se ainda tem crises a cada 40 dias, rever o antiepiléptico, dose, tipo, etc.

  2. Olá Dra. Maramélia Miranda. Tenho uma filha de 3 anos e 7 meses, há 8 meses atrás ela teve uma convulsão e a pois uma ultrassonografia foi diagnosticado que ela apresentava um cisto subaracnóideo. Ela está tomando anticonvulsivo, mas de 40 em quarenta dia novamente apresenta a convulsões embora de forma mais fraca. Com um tempo de tratamento pode acontecer de ela não mais depender de medicamento? O cisto pode aumentar? Tenho todos os exames e vídeo no momento da convulsão.

  3. Gostei do artigo! Venho por meio deste pedir informações sobre esse assunto….

    Meu filho tem esse cisto um ano atrás deu na tomografia por sentir muita dores de cabeça o médico pediu uma ressonância pois as dores de cabeça só almenta…então foi confirmado… meu filho tem crise de enxaqueca pessada pois o mesmo tem enxaqueca aura …. gostaria d saber se isso tem alguma coisa em comum com o cisto aracnóide…

  4. Olá Dra.
    Achei super interessante a forma de abordagem da matéria, é bem franca e isso é jóia!
    Fico mais tranquila, mas e quanto ao cisto pineal? Na verdade tenho dois, um aracnóide e um pineal.
    Gostaria de saber mais sobre o cisto pineal. Desde já agradeço e aguardo retorno. Grande abraço!

  5. Gostaria de saber si uma tomografia computadorizada do crânio que consta os seguintes resultados. 1 área de Encefalomaalacia é quando uma criança teve paralisia cerebral ou somente para quem teve um AVC.

  6. Adorei o artigo. Tenho estado com uma amiga dor de cabeça a meses e apareceu esse cisto no exame eu ate gostaria que ele fosse a causa…pelo menos haveria um tratamento e um caminho ate o fim da dor .
    Mas ainda não foi minha vez, estou tratando com antidepressivo e comprimidos para crise.
    Vou seguindo com a minha amiga dor, mas grata por seu artigo tranquilizante.

  7. Boa noite Dra. Tenho um cisto aracnóide de 35 mm porem com compressão do lobo temporal , vez ou outra tenho tido dores de cabeças horríveis com uma sensação horrível como se não fosse resistir, e de 4 semanas para cá tenho ouvido um tinido muito chato nos ouvidos e cabeça, devo me preocupar? O que devo fazer?

  8. NAO É POSSIVEL FALAR NADA SEM TER ACESSO AOS EXAMES DE IMAGEM DO CASO. SUGIRO MARCAR CONSULTA COM NEURO, LEVANDO TUDO. PARA INFORMAÇAO MAIS PRECISA.

  9. Olá meu esposo teve um inchaço muito grande na bochecha e depois de tomografia e raio-x identificaram um cisto aracnóide e que esse líquido desceu causando esse inchaço… É um desses casos raros? Ele internou hoje devemos nos preocupar? O clínico a princípio indicou um especialista da cabeça e pescoço está correto?

  10. Bom dia!

    Meu pai foi internado com suspeita de Acidente vascular cerebral, o que consta no registro de óbito, por exemplo, e realizou uma tomografia. A impressão diagnóstica diz que havia um “cisto aracnóide temporal esquerdo”. Gostaria de saber qual a relação entre os dois? Na minha ignorância tudo o que está escrito aqui me parece normal.

  11. Bom dia.
    Eu tive uma convulsão epiléptica, permaneci inconsciente por mais de 20 minutos. O cisto apareceu na tomografia, também passei por ressonância e demais exames. O médico disse não ser caso de cirurgia, porém terei que tomar Kepra, anticonvulsivante ao que parece pelo resto da minha vida e não quero isso.
    A remoção cirúrgica do cisto seria então recomendada?
    Grato.
    Carlos André

  12. Kelly, se for somente isso, passe com ele em neuro apenas para acompanhar, fazer o exame de imagem de tempos em temps.

  13. Bom dia! Este é o resultado do meu esposo! Ele não quer procurar um médico , por isso estou encaminhando o exame ! Descobrimos o cisto pois ele fraturou o nariz e foi necessário a tomografia! Olha o que diz : “ formação ovalada extra axial com densidade de LCR, localizado na fossa posterior, junto a cisterna perivermiana ( linha média) medido cerca de 17,0 x 14,0mm em seus maiores diâmetros axiais, sem efeito de massa significativo “ sugestivo de pequeno cisto de aracnóide ! Tem o exame aqui caso queira fotos! Estou muito apreensiva , espero que possa me ajudar! Desde já obrigada.

  14. Olá! Há uns dois meses fiz uma ressonância a pedido do meu médico pq já a algum tempo vinha me queixando de compressão ocular uma dor muito intensa, com isso vinha náuseas, tonturas , visão embarcadas e perda de equilíbrio. Na tomografia consta a seguinte informação: Formação na linha media infratentorial da fossa posterior, com densidade de liquor com contornos bem definidos e sem realce pós contraste iodado EV, medindo 3,3×2,1cm, pouco especifico, podendo corresponder a cisto aracnoide. A critério correlacionar comem de crânio.

    Passei com um neuro para mostrar o exame, no entanto não esclareceu nenhuma de minhas dúvidas, como a questão do tamanho, segundo ele provavelmente eu já nasci com o cisto, mas gostaria de saber se ele pode crescer ou não, enfim. Fui diagnosticada com enxaqueca.

    Gostaria muito de uma segunda opinião. E tirar as dúvidas com relação ao tamanho e área que ele se encontra pode causar sintomas?

  15. Tenho 43 anos há 5 meses atrás fiz uma cirurgia de retirada de um cisto aracnóides na coluna precisando a medula ,e agora fiz outra resonancia que constatou o reaparecimento deste cisto em outra área da coluna ,isto é normal?o meu médico quando retornei p revisão da cirurgia disse que a chance deste cisto retornar era de quase 0% e agora está surpresa

  16. BOA TARDE, DESCOBRIMOS UM CISTO ARACNÓIDE NA FOSSA CRANIANA NO LOBO TEMPORAL ESQUERDO DO MEU ESPOSO MEDINDO 3,3 X 1,5 CM, ELE TEM 37 ANOS, SENTE DORES DE CABEÇA FREQUENTES, POR ISSO DO EXAME, 3 DIAS DEPOIS SOFREU UM ACIDENTE BATEU A CABEÇA, MAIS NÃO DESMAIOU NEM VOMITOU. QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

  17. A dois dias descobrir um cisto aracnoide na fossa posterior de 3,3 × 1,5 centímetro no meu filho de 9 anos. A médica de plantão me encaminhou a um neuro pediátrico e disse que não tinha com que se preocupar. Mas meu filho sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça, com isso vomitou bastante e continua sentindo fortes dores de cabeça. Poderia me explicar mais sobre o assunto

  18. Olá bom dia, gostaria de dizer que recente descobrir o custo aracnóide medindo 3,1×5,7×3,9 gostaria de saber qual é o tamanho?

  19. Ola Dr,meu filho foi diagnosticado por uma tomografia que estava com hidrocefalia moderada..e iria precisar urgente coloca uma válvula na sua cabecinha…foi colocada,mais a situação dele veio a piorar ,teve MT vômito e dor de cabeça fortíssima.. novamente fez uma tomografia,e consto o custo supracellar aracnóide..que estava nos ventrículos dele atrapalhava do liquor desce por isso causou a hidrocefalia…enfim tiramos ele do hospital que fez a primeira cirurgia,e elevamos até Sp..e lá fez a fenestracao a laser..e retirada da válvula,já fez dois anos..e ele está bem..foi com um excelente médico Dr Sérgio Cavalheiro…ainda levamos ele para acompanhamento..mais está ótimo,a única coisa que me preocupa muito e se um dia esse cisto possa bola novamente????

  20. Ola Dr,meu filho foi diagnosticado por uma tomografia que estava com hidrocefalia moderada..e iria precisar urgente coloca uma válvula na sua cabecinha…foi colocada,mais a situação dele veio a piorar ,teve MT vômito e dor de cabeça fortíssima.. novamente fez uma tomografia,e consto o custo supracellar aracnóide..que estava nos ventrículos dele atrapalhava do liquor desce por isso causou a hidrocefalia…enfim tiramos ele do hospital que fez a primeira cirurgia,e elevamos até Sp..e lá fez a fenestracao a laser..e retirada da válvula,já fez dois anos..e ele está bem..foi com um excelente médico Dr Sérgio Cavalheiro…ainda levamos ele para acompanhamento..mais está ótimo,a única coisa que me preocupa muito e se um dia esse cisto possa bola novamente????

  21. Eu sofri um acidente de carro e bati a cabela na altura da fonte,na ferro da porta de ferro levantou 2 galos um em cima da cabeça e outro do lado,que ficou por seis meses e não sumiu,então fui num medico em jau e ele fez uma limpeza desse sangue pisado, mas não tudo ,agora tó com muitas dores de cabeça e sinto descendo pelo rosto uma linha rocha,será que tem muito ainda,na época tive uma rápida paralisia facial

  22. Boa tarde tenho 38 anos e ha ins 5 anos atras descobri que tinha esse cisto aracnoide, precisei fazer uma angioressonancia por estar tendo muitas dores de cabeça fortes e constantes e mo laudo deu novamente o costo aracnoide medindo 4,1×1,9 e uma hipoplasia no lado esquerdo , onfe mais reflete as minhas dores..Preciso me preocupar? Tem tratamento??

  23. Bom dia, Doutor minha esposa esta com cisto aracnóide, tendo em vista que ela tem dor de cabeça mas com um analgésico a dor passa, no exame dela relatou algo com tamanho de 6 centímetros, com este aspecto sera necessário cirurgia??

  24. Olá. Me chamo Sérgio André e descobri. Cisto agora, aos 39 anos. Mede 4 cm. Fiquei assustado com o tamanho . Precisa de cirurgia, visto q nunca senti nada?

  25. Meu nome é Priscila e acabei de abrir a tomo da minha filha de 4 anos e meio e ela tá cm cisto de aracnoide de 2,3×1,3cm , e estou muito preucupada por q ela já teve convuncao

  26. Queridos boa tarde , minha filha de 3 anos foi diagnosticada com esse tipo de cisto . A mesma ainda não fala e descobrimos tambem que não ouve da audição esquerda exatamente onde o cisto esta localizado do lado esquerdo . Em meio a tantas buscas pelo motivo do atraso da fala foi que descobrimos o cisto. Complicado que a neuro me encaminha pro otorrino e o otorrino manda eu procurar a neuro e nada é feito ..Queria saber se esse tipo de cisto localizado no pontocerebelar esquerdo tem haver com esse atraso na fala e a perca de audição.
    Desde já grata..

  27. Meu nome é Caroline,descobri que minha filha tinha o cisto na gravidez,já procurei médicos especialistas pra saber o que fazer,fiz ressonância fetal,e ele avaliou ela assim q nasceu,com 3 meses fez cirurgia endoscópica,sem precisar usar válvula,hj ela tem 5 anos e não sente nada,perfeita,muito inteligente,mesmo com a ma formação cerebral,estamos acompanhando a cada dois anos com um médico muito especial q se chama Dr Pauli Ronaldo Jubé Ribeiro de Goiânia/Go. Após tanto sofrimento me sinto muito feliz,espero q nunca mais precise de cirurgia.Deus é maior!

  28. Meu nome é Caroline,descobri que minha filha tinha o cisto na gravidez,já procurei médicos especialistas pra saber o que fazer,fiz ressonância fetal,e ele avaliou ela assim q nasceu,com 3 meses fez cirurgia endoscópica,sem precisar usar válvula,hj ela tem 5 anos e não sente nada,perfeita,muito inteligente,mesmo com a ma formação cerebral,estamos acompanhando a cada dois anos com um médico muito especial q se chama Dr Pauli Ronaldo Jubé Ribeiro de Goiânia/Go. Após tanto sofrimento me sinto muito feliz,espero q nunca mais precise de cirurgia.Deus é maior!

  29. Eu estou sentindo mora dor de cabeça ! A médica passou pamelor 10 mg ! Cefaliv se a dor apertar ! Se eu engravidar sem tirar o cisto ? E perigoso ? E os remédios que eu tomo? Vai fazer mal ?

  30. Gostei muito da matéria.
    É tranquilizadora mas ; como diz no início: ainda vou mostrar o exame para meu neuro.

  31. fui diagnosticada com um cisto aracnoide de 1,5 x 0,8 cm e também um cisto da glândula pineal de 1,2 x 0,9 cm sinto muita dor de cabeça não me alimento, não bebo água só choro por varias vezes já tentei suicídio por conta das dores sinto muito sono sou ansiosa por tudo fico nervosa as vezes só durmo meia hora por noite fico dentro do quarto vendo coisas não consigo sair de dentro de casa entre outras coisas me ajude o que eu tenho. sou mãe de 3 crianças tenho 31 anos e a 2 anos sofro com isso

  32. minha filha tem o cisto aracnoide apesar de ele ser assimtomatico ela sente dor de cabeça frequente sem aliviar com nem um remedio e a pressão dos olhos estão alterados, naqo sei mais o que fazer nesse caso precisa de cirurgia?

  33. engraçado falam que não é nada se não fosse nada não teria tenho um colega que trabalha no ministério público ele teve que fazer cirurgia por conta desse cisto não tinha mas uma vida normal tinha vertigem dores muito forte na cabeça foi p fora fez cirurgia hoje ele trabalha e tem uma vida normal não entendo quando falam que não é nada minha filha tem só vive dando convulsão por conta de eplepsia tbm e tem má formação do Cérbero tem dificuldades tem hora que são batendo e quebrando as coisa eu já fiz todos exames e o médico simplismente fala que não é nada me ajudem com uma resposta

  34. Tenho 33 anos descobri cm essa idade senti dores de cabeça fiz uma tumografia compotodarizada celebral. E descobri q tenho um cisto benigno na fossa temporal do lado esquerdo sem efeito espansivo medindo 43 mm. O meu medico me passo medicamento. Por dois meses nome edgé. Ñ nas dua primeira semana parou de doer parei de tomar o remedio se passou 4 meses voltou a doer

  35. Em 2011, descobri que tinha um cisto aracnóide, tinha sintomas de desequilíbrio, minha memória ficou afetada, procurei o médico e com a tomografia apareceu o cisto, dia a cirurgia e coloquei uma válvula , fiquei com ela até 2017,tive que tirar porque ela não estava funcionando mais , o médico não colocou outra, estou fazendo acompanhamento pra ver se eu não precise colocar uma nova válvula.

  36. Ta com 9 mês que sinto dores na cabeça,já fiz tomografia e uma ressonância sem contraste (pois sou alérgica) graças a DEUS não apareceu!(a minha dúvida é será que foi pq não usou contraste?mas fiz primeiro a tomografia e 2 mês mas o menos fiz a ressonância!será que poderia passar alguma coisa desapercebido?

  37. Tenho 27 anos e descobri o cisto com 4 anos. Sentia muita dor, acordava com vômitos e tive problemas na cordeação motora. Fiz tratamento com a neuropediatria e fiquei bem. Aos 16 o cisto estava do tamanho de uma laranja e eu tive que operar de novo. Além da dor muito forte, tive diplopia. Aos 19 já tinha voltado a metade, então eles optaram pela DVP. Coloquei. Aos 21 precisei trocar pq tive um probleminha com o mecanismo que fica atrás da orelha. Hoje, aguardo uma avaliação com o neurocirurgião, pq passei mal esses dias e fiquei internada por causa da dor, com o lado esquerdo(onde tem a válvula) do rosto com edema, e na ressonância aparece o que a neuro chamou de “reação” sem explicar muita coisa. Agora é esperar o neurocirurgião me dar uma boa notícia , e meu rosto deixar de ser tão assimétrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *