Cisto de aracnóide

** Por Maramelia Miranda (Atualização em Junho de 2018).

Calma. Muita calma.

Você pegou seu exame de tomografia ou ressonância magnética, abriu e leu o laudo, assustando-se com a presença de um cisto de aracnóide. E sem perguntar ao médico que o solicitou, já veio procurar na Internet o que é isso?! Se conseguiu cair aqui na nossa página durante sua busca, parabéns! Informação confiável em Neurologia, de forma prática e inteligente.

Muito bem. Para começar, vou te falar como costumo dizer aos meus pacientes: Muitíssimo provavelmente você (ou seu familiar portador do tal cisto) irá morrer de outra coisa, e morrerá com este cisto de aracnóide, mas definitivamente, do cisto, querido (a), não vai morrer!!!!! 🙂

O cisto de aracnóide, ou cisto aracnóide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação, ainda na fase fetal, ficou loculado, represado entre as membranas que revestem o cérebro. Seria o mesmo que, por exemplo, a pessoa nascer com um sinal de pele. Só que neste caso ela nasceu com um cisto no cérebro. Os locais mais frequentes de cistos aracnóides são nas regiões temporais e occipital, próximos ao cerebelo. Veja na figura abaixo um exemplo de cisto de aracnoide típico, próximo à seta branca.

arachoid cyst

Normalmente, os cistos aracnóides não dão nenhum sintoma, a não ser que sejam muito grandes e comprimam estruturas nobres do cérebro ( o que é mais raro de acontecer), ou se rompam por causa de algum traumatismo craniano no local (situação beeemmmmmm  mais rara). Ou seja, o cisto aracnóide é, na grande maioria dos casos, uma coisa muito tranquila e benigna.

Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnóide são apenas achados simples de exames de imagem do cérebro. Não deve ser feito nenhum tratamento com neurocirurgia, salvo em casos de absoluta exceção.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica, com com residência e pós-graduação pela UNIFESP-EPM, e especializada em AVC, Neurorradiologia e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

257 thoughts on “Cisto de aracnóide”

  1. Olá ! Meu filho de 2 anos fez um exame de tomografia, e descobeimos que ele tem um cisto aracnóides com 8.1 cm 5.4 cm , porém ele não apresenta nenhum sintoma
    Anda , corre conta até 10 se alimenta sozinho
    Já forma frases , não questiona dores de cabeça .
    Porém os médicos estão achando melhor que ele passe por uma cirurgia para evitar problemas futuros , pelo fato do cisto ser muito grande . Gostaria de saber sobre os riscos da cirurgia na idade dele , pq oque me preocupa e se a cirurgia e perigosa arriscada , ele está bem vivendo com o cisto e nos tirarmos e ele não voltar mais . Obrigado

  2. Bom dia tive derrame isquemico aos 23 anos nem os médicos da uti imaginaram só foi feito um diagnóstico quando eu pedi a coordenação do processo pr baixo e pediram uma tomografia q mostrou uma mancha no cérebro e então foi feito uma ressonância com contraste onde tive um diagnóstico,tô com 42anos já fiz várias ressonância a última em 2017 sóaparecia avc tardio do lado direito e uma calcificação do lado esquerdo,mas essa semana o neuro me pedio uma tomografia por conta dos meus esquecimento ,quando peguei o resultado deu q eu tava com um cisto acnoide do lado direito de 5,2 centímetros com uma obs para fazee uma ressonância pr confirma. pq nunca apareceu antes???

  3. Olá, meu filho tem 2 anos e 5 meses, está com atraso no desenvolvimentil, o neuropediatra solicitou uma RM com contraste . E obtivemos o seguinte resultado : LEVE AUMENTO DO ESPAÇO EXTRA-AXIAL RETROCEBELAR, SEM EFEITO COMPRESSIVO.

    O que significa ???????

    Por favor!

    Obrigada!

  4. Bom Dia!
    Minha pergunta é desde de 2013 primeiros exames passei por vários Neuros e eles não associavam a convulsão ao cisto e agora neste ultimo exame o medico que acompanha já ha uns 04 anos diz que pode ter, foi através deste exame que viu a correlação???
    Meu filho tem cisto aracnoide e vem fazendo acompanhamento, desde do primeiro exame o tamanho se mantém, em seu ultimo exame de tomografia de cranio computadorizada a diferença que notei no laudo médico é a frase “associado a discreto adelgaçamento da tábua óssea adjacente”, restante tudo igual.
    Formação expansiva de aspecto cístico, localizado na fossa média á esquerda com insinuação a fissura sylviana deste lado, apresentando densidade do liquor medindo 4,6 x 4,0 x 6,0 cm nos eixos látero – lateral , antero – posterior e cranio – caudal, determinando impressão sobre o polo temporal adjacente, com deformidade / compressão, do corno temporal ipsilateral, associado a discreto adelgaçamento da tábua óssea adjacente, com caracteristica de cisto aracnoide congenito.

  5. Fiz uma tomografia recentemente e o laudo médico constatou um cisto aracnídeo,com isso eu já tinha alguns sintomas, como tontura frequente e grande perda de sensibilidade nas pernas, os sintomas pioram mais quando faço algum exercício físico médico já me passou vários medicamentos e nada melhorou , neste caso é melhor a fazer e cirugia pra retirada desse cisto???

  6. Olá me chamo Daniel e minha mae esta com um cisto atrás da coxa e o medico q ela foi disse q é de risco por passar perto de uma arteria mas ela reclama q doi demais gostaria de saber um profissional dermatologista ou medico q assuma essa missao sem comprometer a saúde dela desde já grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *