Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia. Muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos a fio, não é normal! Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos todo dia, de forma indiscriminada e sem uma orientação médica, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa e da continuidade da sua dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com um exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários – na maioria dos pacientes.

Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: Se o paciente usa muitos analgésicos, ou remédios para dor de cabeça, a primeira e urgente medida: Parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da dor diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luvas do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Em casos mais sérios, quando os preventivos diários não conseguem controlar as dores de cabeça diárias, podem estar indicados tratamentos com injeção de toxina botulínica na região da face e da cabeça, ou uso de novos medicamentos, como anticorpos monoclonais que atuam nos receptores CGRP, já disponíveis no Brasil.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

345 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. Sinto dores de cabeça por dias e noites seguintes e sem interrupção, fui ao neuro e sofro de cefaléia tensional…e depois comecei a sofrer de ansiedade…e depois hérnia de disco…hj nem sei qual o real motivo de dores de cabeça tão fortes e duradouras. Lendo os comentários, não fazia idéia de tantas pessoas que sofrem como eu.

  2. Boa tarde Dra!
    Meu nome é Lizeth Matsimbe, tenho 44 anos, sou de Moçambique, cidade de Maputo.
    Sofro de enxaqueca o cefaleia cronica diária, há sensívelmente, 10 anos, mas nos últimos tempos ( 2 anos) as crises são mais frequentes e com muita intensidade da dor.
    Em 2016, comecei a fazer consultas com um Neurologista que me recomendou a toma de Migretil, depois mudou para Rizatriptano, Amtriptilina e propanolol. com o passar dos tempos, e como as crises iam aumentando a frequencia, recomendou a toma de migretil so quando tivesse dor, mas como prevenção, devia tomar Valproato de sódio e Aspirina, se a dor fosse intensa, tomar metoclopramida e migretil, caso persistisse a dor, tomar Naproxeno. Tenho cumprido com todas as recomendações, mas sinto que as crises intensificaram, estou cada vez mais incapacitada pelas dores, chegando mesmo a abandonar o trabalho para me isolar… o que faço?

  3. Bom dia Dr
    Tudo começou em dezembro com uma dormência na cabeça, e de janeiro pra cá venho sentindo muita dor de cabeça.
    A dor começa na nuca, dói atrás da orelha, às vezes dói o ouvido, e vem pra frente da cabeça dói o olho, fica dormente a face.
    Já fui no neurologista, fiz tomografia o laudo foi o seguinte:
    Parênquima cerebral homogêneo com coeficiente de atenuação normal
    Ventrículos laterais, 3 e 4 ventriculo centrado e de dimensão normal
    Cisternas da base e sulco da convexidade anatômico
    Cerebelo e tronco encefálico isodensos
    Levei o resultado ao médico e ele disse que está normal, me passou Alzopram e amitriptilina, mas a dor não passa, tem dias que dói mais e dias menos.
    Mas não estou conseguindo viver direito com essas dores.
    Quando viro o pescoço parece que tem areia, sinto uns barulhos.
    O que pode ser isso?
    Me ajuda por aí favor

  4. Boa noite tive preclampse-grave pos parto e fiquei de baixa quase 5 dias desde dai entao sinto dores de cabeças todos os dias e as vezes penso que estou a mi abituando a conviver com a dor mas ja passam 1ano e 8meses que sinto a dor o que sera que tenho doctora mi ajude

  5. tenho 16 anos, diagnosticado com enxaqueca ai a medica me receitou pamellor 10mg por 3 meses, após esses 3 meses de tratamento vou precisar tomar mais , e vai melhorar a enxaqueca?

  6. Vou deixar meu relato, mas não sei se pode ajudar em alguma coisa. Sofro com uma dor de cabeça que atinge sempre o lado direito da cabeça há mais de 30 anos. Na região das têmporas vindo em direção da fronte em cima da sombrancelha direita. Costumava tomar Neosaldina, sempre de 2. Nos últimos anos não fazia mais efeito. Há pouco tempo pesquisando descobri que analgésicos com cafeína pioram as crises. O que alivia atualmente é Naramig. O que percebi nestes últimos anos é que com uma alimentação mais saudável e atividade física as crises vem mais amenas, menos intensas, porém ainda estão muito frequentes, 2 vezes por semana. Há 3 meses comecei tratar com neurologista tomando cloridrato de nortriptilina 25 mg, a noite. E agora precisei aumentar pra 50 mg. No meu caso o que mais pega e sono ruim. Em momento algum o médico questionou minha alimentação. Eu melhorei a dieta por conta própria. Mas acho que todos devem cuidar da alimentação, sono e atividade física pra melhorar. Teve períodos que parecia que minha cabeça estava programada pra doer a cada 2 dias. E acredito que eu estava entrando no vício dos analgésicos. Vou tentar suportar a dor sem tomar nada. Não sei se vou conseguir. Fica a dica. A alimentação ruim causa uma inflamação crônica constante no corpo e piora a dor. Acho que em qualquer caso deve se cuidar da alimentação.

  7. Sinto dor de cabeça a um ano.
    Tomo depakene.
    Iniciei com dose de 250mg uma vez ao dia.
    Depois 500mg uma vez ao dia
    Agora tomo 500mg pela manhã e á noite.
    E minha dor de cabeça está almentando .
    Não suporto mais.
    Dar vontade de bater a cabeça na parede.
    Estou desesperada.
    Me ajude por favor

  8. Ola dotora , eu trnho dor de cabeça todoa oa dias uma apontada d lado esqerdo que chega a dper a nuca . Ja gui internada pq uma ves deu muuita dor d cabeca depois foi para o olho e de repente minha boca intorto meu braco comecou a formiga e entortar tmb fikei sem movimento num.braco e formigamentos do lado direito onde meu braco ficou torto minha boca ficou torta e e a fala toda estranha . Nao sabia nem.co o mandava menssagem tive esquecimento de mandar menssagens pelo celular . Fikei internada uns dois dias ate qe tive uma melhora . Fis ressonancia e nao deu nada no exame . A dor e constante e mt dorte . Chego a chorar de tanta dor . Nao tenho animo pra nada pois tenho a dor o dia todo e todos os diaa ja fazem 7 meses que tenho a dor . Um medico dis q e sinusite tomei remedios para sinusite e nada adiantou . Outro disse q era enxaqueca tomo cefaliv e a dor nao passa . O qe devo fazer ? ME AJUDA .

  9. Olá Dra. Bom dia!
    Sofro de uma dor de cabeça esporádica com leve confusão dos sentidos, enjoo e comprometimento da visão (é como se meus olhos estivessem turvos de água, seguido de imagens prateadas). A crise dura em média 30 minutos e nesse tempo não raciocino com clareza. Logo em seguida passa, volto ao normal ficando apenas com a cabeça latejando. Alguns médicos me disseram ser enxaqueca com aura, mas ainda não fiz exames específicos. Os episódios ocorrem a cada dois ou três meses mais ou menos. Pode ser isso?

  10. Bom dia!
    Tenho cefaléia crônica diária já consta da pelo neuro! Sofro de dor de cabeças pelo menos 40 anos hoje tenho 69 anos tomo Cefaliv que as vezes resolve! Já fiz vários tratamentos com neuro e não consegui me ver livre dessa dor! Gostaria de uma opinião, sou ipertensa leve, tenho hipotireoidismo e asma. Aguardo a sua ajuda. Obrigada

  11. Saudações
    Tenho dores intensas na parte superior da cabeça ja faz 3 anos padecendo dessa dor. Sempre que vou ao hospital receitam me analgésicos que só alivia por uns dias e a dor retorna. Estou com medo que seja algo grave preciso urgentemente de um Neuro.

  12. Sinto dores de cabeça todos os dias sinto minhas vistas embaçada,e sinto também uns estralos na cabeça alguém sabe me dizer é possa ser isso?

  13. Olá tenho dor d cabeça tipo apertado a minha cabeça a mas de um mês oque pode ser ???

  14. Tenho enxaquecas a mais de três anos, minha cabeça dói mais é quando deito por algumas horas , quando estou de pé a dor passa e só dói vez por outra e não é uma dor forte, alguém pode ajudar de alguma maneira?

  15. Tenho enxaqueca há 20 anos e nos últimos ficou cada vez mais frequentes. 4 dores intensas por semana era a média. A dor era tanta que eu vomitava. Fiquei assim por 1 ano e nenhum remédio funcionava. De tanto eu ir ao pronto socorro tomar medicação na veia que eles me encaminharam ao neurologista. Foi a melhor coisa que me aconteceu. Estou há 3 meses sem nenhuma dor… Estou no paraíso. Se eu soubesse, teria ido antes.

  16. Boa tarde

    Tenho dor de cabeça diária, pressão em dor na cabeça…acordo com um incomodo muito forte… diariamente… melhora após levantar, mas não para…
    Tenho arcada dentária torta, seria esse o motivo?
    Sou bastante ansioso, me estresso e irrito fácil….
    Um psiquiatra me passou Blintellix, será que resolve meu problema?

  17. Sinto dores de cabeça diariamente e nos últimos dias sinto também dores nas pernas, foi me receitado paracetamol + codeina, as vezes acalma a maioria das vezes não, na verdade está ser muito difícil, sinceramente preciso de ajuda

  18. Meu nome é Maria. Sofro de dor de cabeça todos os dias , preciso de um neurologista que me ajude a encontrar um tratamento para essa dor.

  19. Meu nome é Maria. Sofro de dor de cabeça todos os dias , preciso de um neurologista que me ajude a encontrar um tratamento para essa dor.

  20. Tenho dores diariamente desde que comecei a trabalhar e antes de ter avc há quase 30 anos mas desde que fui operada ao cerebro, a última vez, tem piorada / Nov018, Não aguento mais todos os dias tomo um tramadol+paracetamol, e o meu figado também sofre!!!!!!!Quando é que os cientistas descobrem um comprimido/remédio eficaz para a dor crónica de cabeça? Se calhar quando descobrirem a vacina para o covid19, NUNCA!!

  21. Me identifiquei com vários comentários, fiz tratamento de sinusite não era,otorrino pediu tomografia seios da face ñ era, fui pro dentista me tratei ATM, fiz ressonancia do crânio neurologista ne receitou de ampitralina, mas continua as dores. Lendo os comentários imagino que pode ser devido a AR, vou consultar o reumatologista, mais um medico.

  22. Me identifiquei com vários comentários, fiz tratamento de sinusite não era,otorrino pediu tomografia seios da face ñ era, fui pro dentista me tratei ATM, fiz ressonancia do crânio neurologista ne receitou de ampitralina, mas continua as dores. Lendo os comentários imagino que pode ser devido a AR, vou consultar o reumatologista, mais um medico.

  23. Eu sofro com dores diárias meu neurologista passou alprasolan de 5mg antes de dormir e sumax pro em caso de dor assim que começasse a dor porém não está mais fazendo efeito todos os dias acordo já com a dor e ela vai aumentando até chegar um ponto que eu não aguento mais pensionais coíbe-te um AVC sei lá e recorro ao sumax pro aí a dor passa mas no outro dia e o mesmo sofrimento oque posso fazer ? Eu não aguento mais são anos assim

  24. Eu sofro com dores diárias meu neurologista passou alprasolan de 5mg antes de dormir e sumax pro em caso de dor assim que começasse a dor porém não está mais fazendo efeito todos os dias acordo já com a dor e ela vai aumentando até chegar um ponto que eu não aguento mais pensionais coíbe-te um AVC sei lá e recorro ao sumax pro aí a dor passa mas no outro dia e o mesmo sofrimento oque posso fazer ? Eu não aguento mais são anos assim

  25. Olá
    Tenho um filho com hidrocefalia a causa toxoplasmose durante a gestação.
    Ele pussui válvula uma DVP
    Toma carbamazepina de 12/12 8ml peso 10,950 kg
    Atualmente ele grita muito coloca a mão na cabeça como se tivesse dores insuportáveis e tem vômito …..
    O neurologista clínico passou revoltril a ele de 8/8 4 gotas.
    Assim que toma a dose já cai em sono profundo.
    Isso não irá prejudicar ele ainda mais nas funções motoras? Mas quais já tem atraso ..ele tem 1 ano e 10 meses não anda .
    Aguardo resposta

  26. meu esposo sente uma dor de cabeça dia e noite, e não tem analgésicos que passem,já fomos em vários neuros e nada de curar essa dor!Dor incapacitante! preciso de ajuda!! obg
    Miraildes

  27. Qdo meu pai estava internado eu comecei a sentir pressão na testa e olhos que chegavam a ficar secos, meu pai veio a falecer e piorou, em setembro faz um ano, comecei a tomar antibióticos fortes achando que era sinusite, como a pressão não passava fui até um otorrino que fez exame de tomografia e falou que não havia sinusite que era pra eu procurar um bucomaxilofacial, eu fui até o bucomaxilofacial que me indicou botox nas têmporas e masseter, fui no segundo médico me indicou o mesmo, eu apliquei o botox nessas regiões, faz duas semanas, melhorou um pouco a dor no rosto e cansaço no rosto. Porém a pressão na testa continuou, fui em três oftalmologista que me disse pra procurar um neuro pois parecia cefaleia tensional, eu fui no neuro semana passada analisou meu quadro passou venlafaxina pra transtorno de pânico 37,5 mg por duas semanas, e me pediu uma RM encéfalo disse que não daria nada, mas pra ter certeza, e que provavelmente era por toda a tensão com a morte do meu pai, que realmente foi tensa e triste. Ainda não tomei a medição pro pânico pois tenho medo de remédios, eu tb fazia muito uso de dorflex, parei de tomar. O convênio só vai liberar a ressonância em dezembro, semana que vem vou retornar ao neuro e explicar isso. Faço compressa quente as x alivia, mas não suporto mais esse desconforto pois sinto muita tensão no osso da sobrancelha às vezes da uma agulhada fina tb e passa, mas sinto dia sim dia não, uma hora pressão na testa nos olhos, depois só de um lado mas é mais pressão frontal. Tenho 36 não vejo a hora disso acabar.

  28. Boa noite. Tenho dor de cabeca há mais de 40 anos. Há 23 anos, fui diagnosticada por um neurologista que descobriu que eu estava com cefaléia cronica e com depressão. Prescreveu para mim o cloridrato de ampritilina que tomo até hoje. No início do tratamento eu resistia porque me deixava muito dopada impossibilitando de trabalhar. Passei a tomar Dorflex que amenisava a dor, mas com o tempo um comprimido não resolvida passei a tomar 2, depois três. Até que retornando ao neuro e relatando isto, fui proibida de tomar qualquer tipo de analgésico, para não atrapalhar no tratamento. Só mesmo o amitryl. Há 7 anos fui diagnosticada por uma reumatologista, que descobriu que eu estava com fibromialgia. Difícil não é?
    Continuei tomando o amitriptilina agora de maneira regular e o propalonol para os sintomas da fibromialgia. Hoje sinto menos a cefaléia, ela está controlada, mesmo sofrendo com outras dores difusas por conta da fibromialgia. Ah e tomo diariamente chá de camomila que ajuda em muito as dores de cabeça. É muito importante buscar ajuda junto ao neuro. Hoje, as vezes, sinto dor de cabeça no período da tarde, mas tomo o amitriptilina na hora certa, na hora diária, e tomo chá de camomila. Com pouco tempo ela passa. Também e importante mudar a alimentação, principalmente o jantar.

  29. Olá meu nome é Claudio e eu convivo com cefaleia crônica diária as vezes transformada a aproximadamente 5 anos, e realmente vivia usando analgésicos e me alto medicando, tendo crises de ansiedade e dores mas levando a vida, após ler as informações dessa pagina, me deu esperança , de pelo menos minimizar esse problema, realmente viver assim não é vida pra ninguém, vou procurar tratamento o mais rápido possivel.
    Meus parabéns a todos os envolvidos da pagina, vocês vão ajudar muita gente !!

  30. Olá, meu filho tem 8 anos, sofre com dores de cabeça já faz um bom tempo, levei no oftalmologista e ele está usando óculos pq tem astigmatismo, mas mesmo assim as dores continuaram, levei no neurologista, fez o mapeamento celebral e tomografia, o neurologista disse que o que ele tem é enxaqueca por ansiedade e receitou amitryl que é um antidepressivo e deixa meu filho dopado com tanto sono, o que devo fazer, continuo dando o remédio ou não??? Estou confusa

  31. Meu esposo sente fortes dores de cabeça todos os dias,toma remédio digo analgésicos e não passa a dor.estamos todos doentes junto com ele ,alguém pode me dizer o que fazer?faz exames não da nada.

  32. LEIA, PELO AMOR DE DEUS.

    PESSOAS AQUI A MAIORIA, ALGUMAS DESCREVENDO ANOS DE SINTOMAS, COISAS DIVERSAS E AS VEZES POSSIVELMENTE GRAVES COMO TONTURAS AMORTECIMENTOS E PARALISIAS OU DORES POR MESES OU SEMANAS A FIO… POR ANOS… PERGUNTANDO O QUE FAZER…
    EXISTE UMA PROFISSÃO CRIADA DESDE SÉCULOS OU MILÊNIOS ATRAS.. CHAMADA MEDICINA-> MEDICOS.

    RESPOSTA PARA 90% DAS RESPOSTAS(QUE USAM COMO RELATOS E PERGUNTAS E PEDIDOS DE AJUDA):
    -> PROCURE UM MÉDICO, UM NEUROLOGISTA COMPETENTE, SE NAO FUNCIONAR BUSQUE OUTRO MELHOR E RESOLVA SEU PROBLEMA.

    NENHUM MÉDICO NEM NINGUEM PODE TE DIZER O QUE FAZER OU O QUE TOMAR POR MAIS QUE VOCE DESCREVA SUA VIDA INTEIRA NA INTERNET. PRA ISSO EXISTE CONSULTA, EXAMES, ACOMPANHAMENTOS….

    NAO FIQUE ESPERANDO ALGUMA SOLUCAO OU CHÁ MILAGROSO CAIR DO CÉU OU UM DEUS TE RESPONDER NUM POST NUM SITE DE INTERNET.

    PROCURE UM MÉDICO.

  33. boa tarde! meu nome é Damares, tenho 42 anos e a minha primeira crise de enxaqueca eu tinha apenas 7 anos de idade
    e infelizmente tenho constantemente. faço o uso de dorflex diariamente e sinto que pouco efeito esta fazendo para que eu melhore. sao praticamente 100 compromidos a cada um mês e meio. e não consigo mudar essa situação. E nos ultimos 3 anos as dores são tão intensas que parece que vou morrer e acabo por tentar curar tomando de 3 a 4 comprimidos por crise que é praticamente diaria. por favor se algum médico puder me ajudar eu ficaria imensamente grata e feliz. e a minha qualidade de vida seria bem melhor

  34. Olá, meu nome Dayana tenho 32 anos e estou com Muita dor de cabeça, depois que tomei a vacina contra a febre amarela não sou mais a mesma, não sei se estão relacionados com a mesma. Mas a minha dor já dura uns 17 dias as vezes intensa ou fraca mas ela está ali.dia após dia já fui ao médico Upa primeiro me falaram que era obesidade e depois que só era uma gripe muito forte me deram antibióticos e analgésicos mas infelizmente não passa. E hoje fui ao posto de saúde e estou com suspeita de tuberculose além do exame para fazer ainda me deram mais analgésico , minha dor não passa, meus sintomas dor não muito intensa na cabeça o dia todo e quando aumenta a densidade e maior no lado direito. A dor em si pega a base toda do crânio, ouvido não doi mas dentro e uma dor só e sinto que está descendo para garganta as vezes minha boca doi como se todos os dente estivessem moles é horrível. Enfim se vc é médico e está lendo isso é tem outro parecer ou alguma pergunta a fazer por favor me ajuda. Pois não estudei mas dentro de mim diz que não é tuberculose. Fico no aguardo.desde já obrigado

  35. A mais ou menos 15 dias , tenho sentido uma dor de cabeça que não passa nem com mais de um analgésico . A dor é na cabeça, testa, no osso do nariz e nos olhos as vezes. Não é intensa (forte demais ) porém contínua. Estou com muito medo de estar com algum problema muito grave tipo aquela doença que prefiro não falar o nome. Só sei que estou sofrendo com isso. Já tomei nimesilida entre outros e nada. E o medo é maior do que a dor.

  36. Eu estava sofrendo muito com dores que começaram na face,achava que fosse sinusite de tão forte, tomei 20 dias de antibiótico que só pioraram minha situação pois não era sinusite e sim enxaqueca, procurei em vários sites pelos meus sintomas a maioria dos sites diziam que era sinusite,até que passei com um neuro e ele me disse que era enxaqueca e precisava tratar com um rémedio preventivo de enxaqueca, estou deixando meu relato aqui pois sei o quanto eu sofri e sofro com essas crises diárias que são tão fortes que as vezes até penso que algo mais sério ,graças a Deus não é.
    Meus sintomas são: Dor no rosto muito forte como se estivesse repuxando próximo ao osso do nariz ,sinto secreção escorrendo pela garganta ,as vezes tenho calafrios ,sinto uma pressão muito forte próximo a testa rosto e cabeça ,parece que algo apertando minha cabeça ,as vezes fico um pouco enjoada e me falta concentração bom esses são alguns sintomas.
    Boa sorte a todos que passam por essa situação ,lembre-se somos mais forte que isso.

  37. Zilma. Fiz cirurgia. De chiari. Mal formacao fiz cirurgia. Mas ainda sinto muitas dores de.cabeca

  38. Boa tarde doutor fiz cirurgia de mal formacao dechiari a.2. A nos. Ainda sinto muitas dores de cabeça

  39. Tenho dores de cabeça todos os dias foi minha testa meus olhos e meu rosto inteiro amanhece inchado mais não é sinusite pois já fiz exame e dói mais de um lado da cabeça

  40. Bom dia eu tive uma crise de estresse no trabalho e me deu crises de ansiedade mas já passou infelizmente não passou minha dor de cabeça tenho todos os dias principalmente no lado direito do rosto e no meio da cabeça dói minha testa e meu olho e minha fase inteira amanhece inchada não tenho consiste já fiz exame o que eu faço por favor me ajude

  41. Hoje me consultei com um neuro e ele me diagnosticou com cefaléia crônica diária e evolução migrânea crônica sem tratamento ..
    Ele me receitou um remédio de tratamento ..
    Irei começar hoje o tratamento …
    Tem mais dicas de como combater essas dores?

  42. Dr tenho dores horriveis ha 25 anos,quase nao saiu de casa por medo da dor.estou com 56 anos .tomo naramig todos os dias antes de dormir ,se esquecer acordo de madrugada louca de tanta dor .ja passei com varios neuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *