Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Junho de 2018.

 

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentemente referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia Geral. É uma condição muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos, não. Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos, todo dia, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa de dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários na maioria dos pacientes atendidos. Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da cefaleia crônica diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luva do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

318 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. estou com mais de 40 dias c dor na cabeça. nao passa, aumenta, diminui, mas nao passa, estou p enlouquecer, não aguento mais tantas dores.

  2. Sempre tive dor de cabeça, mas ultimamente esta piorando a dor. ela começa no final da nuca, e doi as fontes, e também no final da coluna. A dor é tão interessante q chega queimar e arder de tanto que doi. eu acordo no meio da noite e nao consigo nem me mexer, porque é horrivel. Ja durmo ate sem travesseiro, mas nao melhora nada, eu ja nao to suportando mais, por favor me ajudem. Ta difícil demais.

  3. Olá tenho 28 anos, chamo Janaina, eu descobri que tenho disrritmia cerebral, nao sei o que isso tem haver com dores de cabeça diárias que tenho; tomo depakote ER 250 mg ha 2 anos, mas mesmo assim continuo com dores, não sei o que fazer mais.

  4. Sinto dor de cabeça a mais de 8 anos me auto médico so que as dores ficaram piores não sei o que é mas enfim resolvir procura um neurologista pediu ums exames mas ainda não passei o resultados mas são dores horriveis todos os dias todas as horas não sei mais o que fazer tô louca pra acaba com isso logo.

  5. Bom dia doutora, já fiz um tratamento preventivo com pamelor e senti melhoras, mas as dores estão voltando esporadicamente, e como estou gestante, o médico prescreveu maxalt 10, sinto melhora ao usar, gostaria de saber se nesta condição que estou posso fazer o preventivo, obrigada

  6. BOA TARDE,SOFRO COM ESSE TIPO DE DOR DE CABEÇA A MAIS OU MENOS DOIS ANOS E MEIO, ISSO QUANDO AS DORES FICARAM MAIS INTENSSAS,DESDE ENTÃO ESTOU EM ACOMPANHAMENTO COM UM NEUROLOGISTA,DESDE O MÊS DE MAIO VENHO TENDO SESSÔES COM PSICOLOGO,JA FIZ TRATAMENTO COM PAMELON DEPOIS NORTRIPTILINA,ATÉ AGORA NÃO TIVE EXITO AINDA. JÁ TIVE CRISES DE SAIR NOS BRAÇOS PARA O HOSPITAL ,AS MÃOS FEICHA,A LINGUA ENRROLA, FICO PARALIZADO COMO SE DESMALHASSE OS MÉDICOS DÃO BISLICÕES,APERTA NOS OLHOS PARA QUE EU VOLTE A SI. COMO POSSO TER UMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA.

  7. Tenho 16 anos tenho dores de enxaqueca faz duas semanas junto com dor de cabeça na parte da testa e dores na região esquerda do rosto e também dos dois lados, todos os dias desdes que acordo quando vou pra escola quando saio no sol piora quando me abaixo também isso é muito ruim são dores chatas e fortes até. Não consigo prestar atenção na aula porque dói muito.

  8. Boa noite!!!! Hoje na verdade quero dar o meu relato.. tenho apenas 20 anos e comecei a sentir forte dores de cabeça somente do lado direito na parte de trás , fiz uma tomografia do crânio que graças a Deus não deu nada entao pelos meus sintomas ele diagnosticou enxaqueca, fiz tratamento por 4 meses com de 1 mês de intervalo entres eles com antidepressivos que meu neurologista receitou, passou mais logo voltou menos intensa só q mas frequente praticamente todos os dia. Estou voltando a consultar pra ver oq fazermos. Meu conselho não crie paranoias sem consultar um médico minha enxaqueca piorou pq acabava q estava com algo mais grave, infelizmente é uma coisa chata q acontece com mta gente.

  9. maria tamires – não dá para opinar assim, sem ver e ter acesso a todos os exs do paciente. se ele está tendo dor frequente, cronica, tem que voltar no neuro, e começar um tratamento correto, diario, preventivo. passe com ele em um neuroclinico.

  10. Olá boa tarde Dra!
    Meu marido sofre com crise de enxaqueca crônica, pois quando estava morando em São Paulo foi quando tudo começou. O mesmo procurou um médico no qual o solicitou uns exames para descobrir o que estava lhe causando essas dores que ele estava sentindo na cabeça que durava vários dias. Foi então que veio o diagnóstico da enxaqueca crônica. Hoje meu esposo voltou a morar em Pernambuco e esse mês começou tudo novamente, só que agora com dor no estômago e vômitos. Ele toma o remédio que foi passado da outra vez mas a dor não passa, já foi para o hospital tomou injeções e a dor não passa. Me ajude doutora por favor, pelo que lhe contei o que pode ser?

  11. Boa noite. Gostei mto do texto. Gostaria de tirar uma.duvida. todo dia no mesmo horário a dor de cabeça aparece. No início ate tomei remédio. Mas amamento então não uso mais todo dia só qnd não aguento mais. Será q é cefaléia crônica ?
    Faço uso de neosoro continuo(vicio).

  12. Dr. Sinto muita dor na cabeca as vezes do lado esquerdo as vezes do lado direito tambem sinto muito dor na nuca e pescoço a mais de 1 ano e 7meses as vezes vem uma falta de ar tbm e isso esta me limitando nao consigo fazer mais nada nao consigo correr pega peso nada as vezes a dor vai pra testa e esse desconforto e todo dia o que mais queria e acorda sem dor de cabeca

  13. Boa noite Doutora, meu é Rúbia e queria de perguntar algumas coisas, tenho um irmão que é especial que tem 29 anos, a mais ou menos três anos atrás ele vem queixando de dor só que não sabemos onde pois ele não sabe se expressar, nós imaginamos que seja na cabeça pois ele bate a cabeça na parede quando está com dor, fizemos 2 vezes ressonância na cabeça dele e constatou que ele tem um tumor atrás da orelha, levamos a dois médicos neurocirurgiões e eles nos disseram que não é caso cirúrgico, a última médica que levamos deu um medicamento pra ele tomar que se clama cloridrato de amitripitilina e já fazem três meses que está tomando só que não melhora a dor e todos os dias e também fica mordendo o todo, só que ele não tem mais dente pois teve que arrancar todos por causa da agressão, será que pode ser alguma coisa na gengiva? Ele toma analgésico de 2 a 3 vezes por dia, e também toma respidon de 2 mg, quetiapina de 25 e alprazolan 2 duas vezes ao dia, não aguentamos mais ver ele sofrer e reclamar de dor, tem alguma dica pra nos dar? Por favor?

  14. Olá.boa noite preciso de respostas urgentes…Minha cabeça dói do lado esquerdo as vezes sinto uma ardência mais e todo dia estou na fila p fazer exames mais to.com medo me responda doutora

  15. Eu quero tirar uma dúvida: quem tem enxaqueca uso do anticoncepcional pode causar
    AVC.

  16. Estou a quase seis meses com dor de cabeça diária durmo e acordo com ela, já fiz vários exames e a única coisa que apareceu foi um esporão no nariz comprimido as fossas nasais isso pode causar essas dores onde os remédios não fazem nenhum efeito

  17. Oi,tenho 50 anos e desde meus 22 anos após ter tido filho,todas as vezes que ia menstruar ficava com enxaqueca era antes durante ou depois ou os três juntos e acompanhado de vômito e enjoô ficava dois ou três dias sem comer sem beber água nem a saliva podia engolir porque eu vomitava, muitas vezes ia parar na emergência pra tomar soro porque estava muito fraca e agora com 50 anos continuo do mesmo jeito com uma diferença o fluxo tá maior porém mais dias com enxaqueca.E também quando estou em dia normal sem menstruar basta eu comer qualquer tipo de comida me da enjôo e enxaqueca se eu comer qualquer tipo de carne branca ou vermelha peixe ainda é pior ainda tomo sonrisal as vezes passa as vezes não já não janto a mais de 12 anos porque acordava na madrugada com enxaqueca e vomitava tudo o que tinha jantado e ficava de dos a três dias com enxaqueca não aguento mais já fiz tratamento com neurologista 6 anos durante 4 anos tomei depacote de 500 MG já tomei vários tipos de remédios receitado pelo neurologista mais nada adianta me ajude por favor.

  18. Oi meu esposo tem dor de cabeca todos os dias analgesico nao resolve mais ja passou no neurologista ja fes tomogravia e ele disse que nao tem nada o que devo fazer que tipo de exame

  19. Tenho muitas dores de cabeça, há mais de 10 dias, não passa; fiz uma tomografia e não deu nada; exame de sangue também não deu nada; queria saber porque esta dores; meu nome é Vera Lucia

  20. Estou com muita dor de cabeça .há faz 12 dia .tomo analgésico mas a dor não passa.me ajuda….. o que fazer?o que pode ser ?

  21. Olá Drª, tomo Pregabalina de 75mg, Paratran que é Tramadol com Paracetamol há mais de dois anos, tomo também Losartana de 50mg, Sinvastatina de 40mg e 2 AASS após o almoço, tomei também por um ano Hidrocloroquina 400mg e Miosan 10mg para dormir, pois faço tratamento da coluna duas hernias de disco, fibromioalgia e artrite reumática há mais de dois anos, fiz uma cirurgia de joelho(menisco) há 3 anos. e agora há 8 dias sinto dores de cabeça todas as manhãs, eu tomo paratran e almoço e logo passa a dor. será que é por causa desses remédios que tomo e ja tomei que estou sempre com essa dor de cabeça. o que fazer Drª

  22. Oi Dra. Maramélia Miranda!
    Após fazer um ecodopler transcraniano fui diagnosticado com síndrome disautonomica, gostaria de saber as possíveis causas dessa síndrome e se há alguma possibilidade de agravamento do quadro? Já fazem alguns meses que estou com dores contínuas, sempre em um mesmo local da cabeça, apenas em um ponto.

    Desde já agradeço!

  23. Oie , Boa noite Dr , gostaria de saber se a enxaqueca pode durar mais de 3 meses e se ela pode mudar de um lado para o outro ?

  24. Bom dia !
    Estou tendo dores de cabeça já faz uns dois meses. Fui ao neuro , ja fiz tomografia , e está tudo normal . Mais minha cabeça ainda dói . Já tomei topiramato e não melhorou , agora passei para o limbitrol , gostaria de saber se esse medicamento engorda ? E se posso junto com esse tomar o topiramato , pra ver se passa as dores , pois ainda sinto dor.

  25. marlan – não dá pra responder ser ter acesso aos detalhes do seu caso. nao é possivel no momento, sem as regulações necessarias, dar recomendações medicas por este canal.

  26. Sofro dor de cabeça há 9 anos. Tds os meses. É só vir meu ciclo. Dura até 4/5 dias. Não sei mais o q tomar. Pois nada resolve. Até acumputura já fiz. Agora fui no neuro e ele me receitou Amytril, mas me tira o sono. Tem um mês q tomo e ainda n vi resultado. Penso até q vou desmaiar, perco as forças dos braços. Dói só lado esquerdo e o olho. me ajude. Estou apavorada. Como isso pode ser por ansiedade? Segundo o neuro.

  27. Tenho 46 anos e desde os 5 anos sofro de enxaqueca que ao longo desses anos se transformou em enxaqueca medicamentosa (pelo abuso excessivo de medicamentos) e em cefaleia tensional. Sinto dores quase que diárias, tomando quase 6 medicamentos para passar a dor. Nada do que fiz de tratamento adiantou: homeopatia, acupuntura, tomo diariamente topiramato 50mg e como tentativa de desespero fiz uso da aplicação do Botox, o que para mim foi como aplicação de ar, pois não adiantou nada! Há 3 meses, após pesquisar muito na internet, resolvi tentar a OSTEOPATIA. Muito descrente, comecei o tratamento e para o meu alívio e ajudada por Deus, tem dado certo! Incentivo a todos que sofrem desse mal a experimentarem.

  28. Só tem relatos dos fatos, mas tem nenhuma resposta que possa ajudar as pessoas que sofrem com essa dor de cabeça crônica, meu marido tbm sofre com isso e consultou com um especialista e o mesmo falou que o que poderia ajudar ele é a toxina botulínica, porém é um tratamento caro e nós não podemos pagar.
    Não sei mais o que fazer pra ajudar ele.

  29. Tenho enxaqueca diárias, faz anos, tenho miopia, astigmatismo e ceratocone. Já fiz vários tratamentos. Exames e nada. Remédios na aveia toda vez quando a dor é insuportável , vômitos. Nossa só quem tem sabe. Parei de trabalhar por conta das dores. Por não aguentar mais tantas dores estou viciada em Dorflex ao ponto de tomar 3 por dia mais a novalgina. Até amipril não deu certo pois não param as dores e qualquer coisa é melhor do que ir ao hospital tomar medicamento na veia. Não sei mais o que fazer vários exames da cabeça e nada. Sofrimento. Somente uma vez tive uma tão forte estava em uma reunião que cheguei a delirar e gritar de tantas dores. Mas sempre tive dores desde pequena. Estou com 38 anos e não perco a fé em Deus em encontrar um anjo pra me curar ? Viver assim não é fácil … Pois faço tudo com dores insuportável capaz de me dominar e me apagar do mundo viva. Em Brasília está ruim encontrar algum médico sério. Já passei por vários e cada um fala uma coisa então saio chorando do consultório. Tenho baixa visão cid 54.2 e às vezes choro de tanta dores que já me acostumei. Então esse mundo não é muito bom e não desejo pra ninguém. Mais Deus é mais e vou tentando ser feliz … Não sei até quando ?

  30. sinto dores de cabeça constantes, e minha nuca e meu pescoço parecem que rangem; tem quatro dias e nao melhora com analgesico. sera que e enxaqueca cronica?

  31. 0la, tenho fortes dores de cabeca, muito forte que as vezes acho que nao vou aguentar, de tao forte; meu exame nao da nada; fico com dor uns cinco dias, tomo analgesicos e nao para; deois que vai aliviando a dor, minha cabeca parece que fica um papel, fica muito leve, meus bracos ficam dormentes, o que eu deveria fazer? estou preocupada com isto. me mande uma resposta por favor.

  32. Olá, sempre tive dor de cabeça e abusava do dorflex. Tive uma crise alérgica com ele e parei de tomar qualquer componente dele. O alergista sugeriu o tylenol como substituto. Minha cabeça melhorou muito depois que parei com o dorflex. Porém há 10 dias minha cabeça dói todos os dias variando a intensidade da dor e o tylenol não ajuda em nada. Já marquei Neuro, mas ainda demora a consulta. O que dá pra fazer enquanto isso? To evitando ao maximo o tylenol, mas essa noite foi uma das piores dores que eu já tive e tive que tomar. Só melhorou pq dormi de cansaço mt além do horário que costumo dormir. Está insuportável e não sei mais o que fazer. Aguardo. Obrigada!

  33. Estou com dores de cabeça ha uns 3 meses, fiz exames e nao acusou nada, estou tomando amato 25 mas não adianta. ainda sinto a dor, porém não ataca a crise, mas ainda sinto dor nos olhos e atrás da cabeça!

  34. Dr, meu marido tem muita dor de cabeça, mas já é uma dor que já não passa mais; ele também já fez todos os tipos de exames, e os médicos já encaminharam ele para um psiquiatra, ele toma vários tipos de remédios, como naratapitana, haldol, clorpramazina, carbamazopina, promitazina, clonazepam entre outros, e mesmo assim não resolve nada. já sofreu 2 acidentes por conta dos remédios causarem sonolencia. não sabemos mais o que fazer, precisamos de ajuda, moramos em Araçatuba e aqui não tem recursos para este tipo de tratamento, agora encaminharam para cidade mais próxima são José do rio preto.

  35. Boa noite gostaria de lhe fazer uma pergunta, pois minha mãe tem dores de cabeça frequentemente e ela fica trancada no quarto com muita dor na cabeça e nos olhos, queria saber se isso é muito grave? isso faz uns três dias.

  36. anonimo — estas dores na relação sexual podem ser apenas um tipo de dor chamada cefaleia orgasmica, sem haver nada de mais grave, inclusive com boas opções de tratamento, mas sempre nestes casos é indicada a realização de ressonancia e estudo dos vasos – angiorressonancia ou angiografia por Tomo, ou até mesmo angiografia cerebral, para descartar aneurismas. fique tranquila, procure o neuro e converse sobre sua dor.

  37. Olá, minhas últimas relações sexuais estão vindo acompanhadas de uma terrível dor de cabeça na hora q precede o orgasmo e durante este, é uma dor MT intensa q diminui após o ato mas perdura até o dia seguinte. Isso começou a duas semanas, as primeiras duas vezes doeu por td parte de cima do crânio, na linha da testa, as outras vzs a dor é explosiva e intensa, porém, apenas do ld esquerdo e tbm perdura até o dia seguinte. Qdo começaram as dores, lembrei q há mais de 12 anos atrás e até pouco tempo, após a relação sexual, qdo me levantava sentia uma dor no alto da cabeça mas q passava logo. Agora estão MT fortes e perduram. Só consegui consulta p o dia 7/6/15, e gostaria apenas de saber se em algum caso parecido com o q descrevi acima há a incidência de AVC.

  38. Boa noite! Tenho 14 anos, e estou c dor de cabeça há 3 meses! Sinto dor nas costas até a cabeça toda todos os dias!! A neuro receitou topiramato, tomei por 2 meses, e não fez efeitos! A dor só piora c ele! Ontem, a neuro mudou p o Amytril, qdo começará fazer efeitos, terei q tomar por qto tempo!

  39. Também tenho esse sintomas tou a a huns 10 dias com dor de cabeça muito forte fui no médico. E elee deu a injeção muito boa aliviou mais no outro dia já voltou o que fasso que posso tomar ..

  40. Boa tarde, DOUTORA

    Queria saber como faço, para realizar uma consulta com vocês.
    Pois estou muito preocupada com as minhas crises e sintomas.
    Recentemente estou tendo crises de enxaqueca que passaram de 15 dias.
    Estou realizando uns exames que me solicitaram,ressonância magnética.
    E irei realizar outros exames da minha vista, pois estou com os olhos lacrimejando e com muita ardência.
    E quando tenho a crise parece que o meu olho está sendo arrancado para dentro da cabeça.
    Mas quero muito realizar um tratamento correto e eficaz.
    Obrigada.

  41. Tenho 47 anos, trato de depressao a 11anos, a quatro meses começou as dores de cabeça, tomei desde Tramal na veia por uma semana no PS, até tomar axonium e depakene, porém a dor vai e volta a todo tempo, Tb sinto dor no pescoço como se fosse um torcicolo, e terrível fiz um ressonância magnética e deu tudo normal, queria uma opinião do que fazer qual especialista buscar, já que a Neuro pediu para eu avisar meu médico que cuida da depressao mexer nos remédios que eu tomo diariamente …..são muitas dúvidas meu médico acha que tudo isso é por conta do estresse que eu vivo

  42. Olá boa tarde!
    Tenho sofrido com essas dores menos intensas porém todos os dias. Meu problema: auto medicação, que já nem fazem mais efeito. Passar com ela me irrita grandemente. COmo se houvesse bolhas de ar dentro da cabeça a ideia é como se precisasse estalar as articulações dos
    dedos só que na cabeça.

  43. Boa noite me chamo luan tenho muita dor de cabeça ja fui muitas vezes no hospital tem mas de 5mes o posso fazer todos os dias nem dormo

  44. Boa noite…Tenho sentido muitas dores de cabeça a uns 3 meses, já iniciei o tratamento de enxaqueca com o neurologista. Faz 6 dias que estou tomando o amitryl 25mg…1 comprido ao dia, mas continuo sentindo dores,minha cabeça pesada, com umas tonturas leves…já pensei em até parar de tomar, pois não estou me sentindo muito bem.
    Sera que é efeito do remédio, ou preciso trocar a medicação?

  45. Então faz diaz que venho sentindo fortes dores de cabeça e em cima dos olhos tambem mas eu sinto minha cabeça ardendo por dentro da cabeça, o que pode ser?

  46. Ola, preciso d ajuda tenho 23 anos e a uns 15 dias tive a prineira crise de enxaqueca. Fiquei internada tomando medicacao direto na veia para tirar a dor e nada resolvia. O medico me receitou o cefaliul, cefaliv, neosaldina e agora me receitou o depakene 500mg 1 por dia como as dores nao param o medico cancelou o depakene e receitou amitriptilina 25mg 1 por dia. O problema e q continuo tendo dores fortes na cabeça e a minha visao esta bem embaçada e isso me da um desespero enorme por nunca ter tido essa crise de dor e visao embaçada frequente. Eu tomo a cada tres horas um comprimido enxak para a dor. A senhora pode me esclarecer se e os medicamentos q eu tomei e tomo q estao deixando minha visao mega embaçada e o porq de a aura durar tanto tempo assim? Por favor.

  47. Ola Doutora
    Eu ultimamente por volta de uma semana estou sentindo dores de cabeça frequente pela manhã tarde e noite
    Não consigo nem abri os olhos de tanta dor
    Isso mim ocorre todo dia e muito chato e com isso eu não consigo dormi direito perco o ânimo de fazer algo e mim sinto mau…
    O que deve fazer?

  48. Oi. tenho 36 anos e tenho enxaqueca desde a infância.
    Estou refazendo com Depakote ER 500mg.

    Há três semanas tenho tosse seca e coriza nasal, pode ser pelo uso do Depakote, pois
    tomei xarope e remédio para rinite e não resolve.

  49. Tenho 16 anos e mim identifiquem demais com os comentários , tenho dor de cbc todos os dias durmo e acordo com dor de cbc .. Meus olhos ardem e ficou q meio tonta e as vistas escuressem quando levanto , tomo muito café sou muita viciada ! Tem algum remédio? Ou melhornir ao merico?! tou muito preocupada pq sou nova e tals

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *