Gliose: O que é isso?

Por Maramélia Miranda ** (Atualização em Novembro de 2018).

 

Você recebe um resultado de ressonância magnética do crânio, ou tomografia, e lê no laudo ou na conclusão do exame:

“Focos de alteração de sinal inespecíficos na substância branca cerebral, que pode corresponder a gliose e/ou desmielinização.” ou;

“Focos de alteração de sinal na substância branca cerebral de aspecto inespecíficos, comumente relacionados à gliose e/ou microangiopatia e/ou doença isquêmica de pequenas artérias cerebrais.”

Calma. Muita calma! Isso pode ser algo relativamente tranquilo… Ou pode também ser um sinal de algum pequeno AVC isquêmico que aconteceu silenciosamente, sem se perceber… O correto é levar o exame e contar a história completinha a um neuroclínico.

Estas pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, aqueles que tenham sido submetidos a cirurgias cardíacas, etc.

+++ Veja também: Microangiopatia cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

Na grande maioria dos casos, se forem pequenas e poucas as manchas encontradas, tratam-se de alterações absolutamente benignas, que aparecem porque nestas pequenas áreas há uma parada de chegada de sangue, consequente morte das células no local, com o surgimento das alterações, que aparecem como focos mais pretos na tomografia, e mais brancos do que o cérebro normal nas sequências T2 da ressonância (veja figura – CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR).

fasekas

A gliose pode ocorrer por vários fatores, como o avançar da idade, e/ou associação com as doenças crônicas relatadas acima. Outras vezes, podem acontecer pela ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), do tipo quando ocorrem pequenas isquemias prévias (como se fossem pequenos focos do cérebro onde faltou oxigenação, e aquela área “morre”), e o que se vê no exame de ressonância magnética ou tomo é uma alteração do sinal ou densidade do tecido do cérebro semelhante à gliose.

Muitos pacientes com demência por Doença de Alzheimer podem apresentar imagens na tomografia ou ressonância, de gliose ou microangiopatia mais espalhados no cérebro. Mas atenção! Apenas o achado destas alterações, sem haver os sintomas específicos da doença, não indica que a pessoa tem Alzheimer, ou vai ter esta doença degenerativa. É sempre necessária a avaliação do médico, de preferência especialista (neurologista clínico), para correlacionar o que foi encontrado na imagem, com o que o indivíduo está tendo de sintomas. 

+++ Doença de Alzheimer – Reconhecendo seus sintomas

Em raros casos, os ditos focos de gliose podem ser, na verdade, focos de desmielinização, semelhantes a Esclerose Múltipla, que é um tipo de doenças auto-imune.

Ou seja, não é fácil saber o que realmente significa o achado de focos de gliose numa ressonância do crânio apenas com o laudo do exame na mão. O melhor a fazer é ficar tranquilo (porque na grande maioria das vezes, não é nada grave), e SEMPRE conversar com o médico que pediu o exame de imagem do cérebro, que você receberá todas as explicações.

Na dúvida sobre o que pode ser, ou se você quer se precaver para evitar a evolução disso –>>>> Um bom conselho é procurar um neurologista para avaliar se houve ou não alguma isquemia (um AVCi), sem ter-se percebido disso.

Caso este seja o diagnóstico, a importância é achar a causa da isquemia (ou isquemias), e fazer o correto tratamento para esta condição.

 

TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM…

+++ Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

+++ Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

+++ Acidente Vascular Cerebral

+++ Microangiopatia cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

194 thoughts on “Gliose: O que é isso?”

  1. Gostaria de uma explicação para o resultado de uma ressonância que minha mãe fez.
    Conclusão:
    Pequena lesão expansiva de situação extra axial localizada na região frontal direita que pode é de etiologia a esclarecer.
    Meningioma? lesão secundaria? a critério médico sugerimos acompanhamento por método de imagem.
    Pequenas lesões na substância branca do hemisférios cerebrais que podem apresentar microangiopatia crônica.
    Essa foi a conclusão mas, na parte superior do laudo fala que tem uma lesão de 1,5×0,5cm em seu maior diâmetro.
    OBS: minha mãe tem 58 anos e recentemente teve um laudo de lentigo maligno melanoma no rosto que está sendo acompanhado por médico oncologista que disse que só vai precisar ampliar a área com cirurgia(biópsia deu livre da doença em sua bordas), nem vai ser preciso radio.
    Peço algumas dicas se essa suspeita pode ser câncer?

  2. o que quer dizer numa Rm Nódulo cerebelará esquerda.-Áreas de hipersinal na substância branca ,sugerindo gliose/desmielinização?

  3. Dra. obrigada pelo retorno. O exame foi solicitado pelo neuro. Procurei primeiro o psiquiatra porque estava com esquecimento, confusão mental, tremor no rosto, pontada no interior do olho, dor de cabeça, dificuldade para reconhecer rostos, não lembrar nomes de objetos, falar o nome errado. A psicóloga disse que rea somatização, tinha terminado a faculdade e me separado, e tenho um filho especial, estava com problema com a escola. Como estava piorando procurei psiquiatra, este me receitou tegretol, como havia tido avc, ele acreditou que fosse decorrência disso. (o avc, tive aos 20 anos, por ocasião do parto, tive descolamento prematuro da plascenta e em conseguÊncia o AVC. Busquei um posto a médica solicitou tomografia, como conclusão deu possivel gliose, como o sus demora, passei particular em um médico neurologista, pois não me tratava, apenas fazia o tratamento do meu filho, e fiz ressonancia, estou para fazer um eletro, e alguns exames de sangue. Além disse estou com dificuldade para ver a cor vermelha (isto quando em mosaico, em bloco a vejo normal). Enfim, é mais ou menos isso. Obrigada, pelo retorno.

  4. alessandra, pelo texto, apareceram áreas de AVC – acidente vascular cerebral. não tenho como dizer sobre gravidade pois nao tenho detalhes do seu caso (por exemplo, por que vc fez o exame? quem pediu? sintomas que teve?)… nem vi as imagens da ressonancia. o fato é que deve-se investigar para saber o por que destas lesões.

  5. Olá, fiz uma ressonância e deu este resultado: Sequelas de insultos isquemicos frontal,cerebelar e parieto occipital direitos(vasculite? Isto é grave? Obrigada.

  6. roberta, não é possivel orientar vc apenas com estes dados, sem ver seus exames, imagens, e conversar sobre detalhes do seu quadro clinico.

  7. Ola
    Tenho ,34 anos, ha meses atrás venho sentindo todos sintomas de aumento de pressão, ate de AVC. Fiz ress e angioress, resultado deu;presença de pequenas imagens arredondadas brancas, raras em topografia periventricular com hipersinal na t2 e flair, inespecíficas. Na tomo deu que tenho displasia óssea carótida, o que e isso, me ajude? Sinto dormência e a cabeca penica, enjôo, etcc

  8. Olá, boa noite.

    Tenho 29 anos e fiz uma RM …
    No resultado diz: Focos de sinal elevado e t2 e fleur e baixo em t1 sem impregnação pelo contraste. O que isso quer dizer???

  9. Boa Tarde
    Fiz uma RM e deu tênues áreas de hipersinal em T2 e FLAIR comprometendo a substancia branca profunda junto aos átrios dos ventrículos laterais , podendo representar espaços perivasculares ectasiados circundados por mínima área de gliose .
    O que quer dizer?

  10. Olá!Fiz uma ressonância de crânio porque estava com dificuldade em articular as palavras,pouca coordenação motora,dificuldades em leitura,memória fraca ,fortes dores de cabeça etc.
    Minha mãe é portadora de Alzheimer.
    Meu exame relatou discreta hiperintensidade de sinal de substância branca supratentorial periventricular, indicativo de gliose/microangiopatia degenerativa inecipiente e aumento de pico do Mioinnositol.
    É um “pré Alzheimer?
    Grata.

  11. valter, pela descrição, aparentemente nao é nada grave, apenas microangiopatia; mas lembre-se, nao vi as suas imagens, portanto não tem como afirmar com certeza isso.

  12. Olá Dr.,

    Tenho 37 anos, me exercito em média 5 vezes por semana (futebol, corrida e caminhada).
    Minha pressão em média é 11×7 e os exames de sangue todos normais (triglicerídeos, colesterol, hemoglobina glicada, glicose, etc).
    Realizei um checkup e estava tudo normal (teste ergométrico, ecocardiograma, holter 24 horas, endoscopia).
    No último 1 ano, tenho sentido tonturas e dores de cabeça, que se intercalam.
    As dores mais fortes de cabeça são ao final da tarde, pois, fico o dia todo no computador e quando utilizo bastante o celular. Dói bastante nos olhos e na nuca, dai tenho que tomar uma Neosaldina e deitar em um lugar escuro.
    Quando suo o nariz, faço um pouco mais de força, ou espirro forte, vejo uns pontos brilhantes que se movem.
    Fui em três oftalmos e o meu grau é zero, não preciso de óculos, realizei exame de labirintite e estava tudo normal.
    Tenho hipoglicemia, se ficar sem me alimentar por três horas, começo a sentir tonturas e mal estar.
    Realizei uma ressonância magnética e deu o seguinte resultado:

    RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO

    Método:

    Exame realizado com sequências de SE, FSE, ecogradiente, IR e ecoplanar
    em T1, T2, FLAIR e difusão. Planos de cortes múltiplos.

    Obtidas também sequências em T1 SE e FSE após a administração
    intravenosa do agente de contraste paramagnético (gadolínio).

    Análise:

    Sistema ventricular de formas e dimensões dentro da normalidade.

    Sulcos e fissuras encefálicas sem alterações.

    Raros e diminutos focos de hipersinal nas sequências T2/FLAIR na
    substância branca dos hemisférios cerebrais, sem efeito expansivo, de
    aspecto inespecífico.

    Restante do parênquima encefálico de morfologia e sinal normais.

    Sinal de fluxo habitual das grandes artérias dos sistemas
    vertebrobasilar e carotídeo, pela análise das sequências convencionais.

    A administração do agente paramagnético não evidencia focos de
    impregnação anômala.

    OPINIÃO:

    Raros e diminutos focos de alteração de sinal na substância branca dos
    hemisférios cerebrais, sem efeito expansivo, de aspecto inespecífico,
    devendo corresponder a microangiopatia / gliose.

    É alguma coisa grave?

  13. PEÇO A GENTILEZA DE CORRIGIR O TRATAM-SE DE POR TRATA-SE DE.NESTA EXPRESSÃ0
    O VERBO ESTÁ SEMPRE NO SINGULAR.
    PROFESSORA CHATA E AMANTE DO VERNÁCULO

  14. Olá, Boa noite!

    Esse mês faz 6 anos que fiz duas cirurgias : Colocação de dreno e retirada de tumor ( cerebelo )
    Faço RM e acompanhamento. Na última RM constou o seguinte:
    – Faixa de gliose no parênquima parietal adjacente, compatível com alteração pós cirúrgica
    – Anomalia do Desenvolvimento Venoso no Lobo frontal direito.
    Sinto dores de cabeça , pressão no ouvido , e as vezes me sinto meia área ” sem sentido ”
    O resultado da RM tem compatibilidade com esses sintomas?

  15. Olá , Boa Tarde !
    Sinto dor de cabeça na região da frente da cabeça , pressão no ouvido. e me sinto como se eu não estivesse em mim.
    Esse mês faz 6 anos que fiz uma cirurgia p. colocação de um dreno e retirada de tumor (cerebelo) . E ainda faço acompanhamento e RM. Estou com o resultado da última RM em mãos , que consta o seguinte : Catéter de derivação ventricular com trajeto no ventriculo lateral direito e extremidade distal no esquerdo, com faixa de gliose no parênquima cerebral parietal adjacente, compatível com alteração pós
    cirúrgica..
    Anomalia do desenvolvimento venoso no lobo frontal direito.

  16. lidia — vá na consulta com calma, mas sugiro que passe também com neurologista. isso refere-se a algum problema neurologico.

  17. Olá, acabei de ler o exame de tomografia do meu pai e foi diagnosticado como angiopatia e/ou isquemia, a consulta com o cardiologista está para ser marcada para a semana que vem…Gostaria de saber se tenho que correr com meu pai, antecipando consultas ou posso esperar a semana que vem? Devo lembrar que faltam dois exames para pegar o resultado: holter e pressão arterial. Grata

  18. mas quando em criança de 7 anos que já foi feito cirurgia do coração e no exame ta essa gliose

  19. monica, a pupila ficar dilatada isoladamente – maior do que a do outro lado (outro olho) é uma lesão que pode ocorrer em Síndrome de Horner. O problema é que vc não descreve os outros compotentes da síndrome – queda da pálpebra e diferença de sudorese no rosto. O ideal é o neuro investigar vc com angioressonancia dos vasos cervicais e craniana, e também fazer uma tomografia do tórax.

  20. Estou com a pupila do la
    do esquerdo dilatada o tempo todo, a minha olfamologísta me enviou ao neuro que por sua vez me passou os exames de ressonancia. Segundo o laudo há uma possibilidade de ser gliose… Gostaria que me desse o seu parecer. obrigada

  21. Olá, professora
    Sou estudante de Medicina e gostaria que você indicasse uma literatura que demonstrasse como diferenciar uma lesão isquêmica antiga de uma lesão isquêmica recente em TC ou RM. Está muito difícil encontra… Obrigado!!!

  22. paulo, não é possivel falar algo com a descrição da tomo apenas, sem ver as imagens. sugiro que tente antecipar a consulta para mostrar ao medico.

  23. Drta, fiz uma Tomografia do Cranio e o resultado foi o seguinte:

    Formação expansivo hiperdensa localizada na alta convexidade esquerda justa cortical, apresentando componente extra axial com aparente invasão para parenquima cerebral (principalmente giros pre central e frontal superior a esquerda) notando-se area de edema local.

    Hipoatenuação da substancia branca periventricular supra tentorial de aspecto um pouco inespecifico, mais sugestiva de leucopatia microangiopatica.

    Tenho consulta (RM) para dia 26, mas antes gostaria de ler algo de uma especialista como vc … apenas ideia do que pode estar ocorrendo.

    Sou grato pelo retorno

  24. luciana, não há como responder sem avaliar o caso e ver as imagens.

  25. Bom dia, Dra. Maramelia, há uns 3 anos minha filha teve diagnostico de ‘pé equino’, consequencia de uma lesão cerebral. Feita uma Tomo no laudo constou ‘discreta proeminencia do espaço subaracnoide que circunda os lobos frontais e temporais. Discreto alargamento do corpo e do atrio do ventriculo lateral direito, com minimos sinais de hipoplasia/destruição da substancia branca preiventricular adjacente.” Ortopedista e Neuro consultados afirmaram que tudo isso significava apenas sequela de membro inferior (monoparesia de membro inferior esquerdo), nada mais, sem sequela cognitiva. Hoje, em razão de certas dificuldades de aprendizado dela, me pergunto se teria alguma relação com o diagnostico. Poderia me dizer esclarecer ?

  26. Fabiana, pegue as imagens e leve para aval. Logo com neurocirurgião.

  27. Oi boa tarde!!!
    O meu marido teve crises convulsivas e com exames de Tomografia e de Ressonancia Magnética deu – se o seguinte resultado:
    Opinião: Lesão expansiva sólido cística frontal direita, cuja análise multiparamétrica favorece lesão primária de natureza glial de alto grau, embora assuma diferencial com lesões de outras naturezas ou mesmo outros tipos histológicos/origem secundária. O que pode ser isto? Me ajude por favor.

  28. Dra.
    O que é discreta assimetria dos ventrículos laterais, maior á esquerda, de aspecto constitucional.
    é um dos resultado de um tomografia de cabeça. Demais resultados normais.
    Tenho 55 anos e minha mãe teve Alzheimeir, fiquei preocupada com esse resultado, mesmo estando demais resultados normais, inclusive, a Impressão foi: EXAME DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE.

    Devo me preocupar com isso, algo pode ser feito?
    grata, Sonia

  29. Lesões de hipersinal em T2/FLAIR algumas confluentes, outras com disposição perpendicular na substância branca periventricular, centros semiovais, giro pré-central esquerdo, ramo anterior da cápsula interna direita, tais lesões não apresentam restrição na sequência difusão ou realce pelo meio de contraste.

  30. Olá boa tarde, venho aqui para tirar uma dúvida, já que meu medico não me explicou bem. devido a fisgadas do lado direito acima da orelha, fisgadas essas que duram milésimos de segundos e muito forte, que vem acompanhada de uma sequencia de 2 a 5, 6 fisgadas. Obs: tenho enxaqueca mas a dor não é relacionada as fisgadas. Fis uma ressonância magnética e o resultado diagnostico: TÊNUES FOCOS PUNTIFORMES ESPARSOS DE HIPERSINAL ACOMETENDO A SUBSTANCIA BRANCA FRONTOPARIETAL BILATERAL DE ASPECTO INESPECIFICO.
    O QUE É ISSO?

  31. bem no exame da minha sogra na parte de diagnostico esta assim áreas de hipodensidade confluente as substancia branca cerebral com extensão cortiço/subcortical,na substancia branca profunda e periventricular especialmente nas regiões fronto parietais, sem efeitos expansivo associado,podendo corresponder a focos de gliose, sem maior significado .áreas hipodensidade confluente da substancia branca .devendo corresponder a áreas de glioses confluentes ,decorrentes de alterações vasculares de pequenos vasos,e sinais de ateromatose carotídea bilateral .

  32. Fiz uma ressonancia magnetica em 2004 o que foi diagnosticado sendo hernia de disco na Cervical c4 ,c5 c6 e em 2009 fiz outra e deu a mesma coisa sendo que tava mais grave. agora dia 24 /10/2014 tirei outra ressonancia pois a dor no pescoço tá muito intensa e não entendi porque no diagnostico coloou-se discreta Retrolistese do corpo vertebral de c3 sobre c4 e c4 sobre c5. Discreto oponente disco osteofitário postero´-central c3/c4 de base ampla , pouco localizado a direita, com hipertoflia do ligamento longitudinal posterior associada , que determina leve compressao posterior da face ventral da medula espinhal adjacente. e dentre outras mais tudo de ínicio sendo discretro . gostaria de saber o porque de se colocar discreto em uma lesao ?

  33. Boa Tarde Dr
    esse tipo de lesão, por isquemia, tem como ser revertido?
    No exame da minha Avó Aparece essa alteração, ela está tendo alucinações, não reconhece algumas pessoas, chama por pessoas que já morreram.
    obrigada

  34. fiz uma ressonância meu relatório deu : identificam-se raros e pequenos focos de sinais elevados em t2 e flair esparsos na substancia branca dos lodos frontais.Gliose microangiopática e alterações cronicas relacionadas a enxaqueca são são causas possiveis.OBS:porque tantas dores de cabeça diariamente,quase todos os dias indo parar na urgencia.chego a tomar varias medicações e não passa .

  35. Que eu saiba eu nunca tive nenhuma dessas doenças descritas acima, mas na minha ressonância deu isso aí com pontos de interrogação, mas a mancha branca é pequena e só de um lado do cérebro e na época que fiz este exame eu estava mal da cabeça, mas graças a Deus eu fiquei curada e nunca mais tive nada.

    Mas confesso que agora lendo sobre o que significa isso, me deu um medo agora!!!!! Mas tudo bem.

  36. o resultado da minha ressonancia deu Raros focos puntiformes de hipersional na substancia branca subcortical dos lobos frontais, inespecifico, mas comumente observados em paciente com migrania ou microangiopatia, gostaria saber o que significa.

    Desde já agradeço

  37. o que diz essa ressonancia esparsos e diminutos focos de hipersinal nas sequencias ponderadas emt2/flair localizadas na substancia branca subcordial e centros semiovais de ambos os hemisferios cerebrais de aspectos indeterminados podendo estar relacionado a doenças de pequenos vasos ou serem emcontrados em pacientes com migranea.

  38. Ola Dra.
    Há 3 anos minha mãe descobriu um tumor cerebral..ela é assintomática no tocante a sintomas ligados a essa lesão.
    Hj só sente uma leve dor de cabeça na testa, q o neurocirurgião disse q não é relacionado a lesão.
    Esta localizado no mesio temporal direito envolvendo amígdala.
    Tem 2.2 cm do 1 ano pra agora aumentou 2.mm o medico disse q foi discreto …q poderia falar em cirurgia..porem seria muito delicada pela idades dela 67a e localização. Disse q poderia acomp por rm de 6 em 6m já q nunca tv nada …nenhum sintoma.
    Na 1 rm fala de gangliocitoma..e q uma lesão expansiva de limite definido.
    O médico disse q não era ca pq pelo tempo já estaria gravíssimo.
    Fico na dúvida…no q fazer
    Por favor me ajude..

  39. Li sobre angiopatia gliose, esses focos agravam dores de cabeça tipo a enxaqueca ao passarmos preocupações, estresses?
    Grata,
    Ana Maria.

  40. o resultado da minha rm deu isquemia/gliose.meu medico disse que é pq tenho doença cronica e tomo umavacin mensal(humira).
    nao passou remdio e disse que e normal,me ajude a entender melhor.

  41. Olá, vi esse possível diagnóstico na minha filha de 3 anos DM1 a 1 ano. Desde de o diagnóstico da DM1 ela está com dificuldade na fala, em formar frases. Ela tenta de todo mode de se comunicar, mas não consegue. Será possível essa relação da gliose com a DM1?

  42. d. maria do carmo, não tenho como indicar uma ou outra conduta a ninguém por aqui neste canal. posso auxiliar esclarecendo dúvidas dos leitores, mas especificar condutas médicas, impossível. se a sra. tem alguma dúvida ou preocupação, sugiro que tire-as com seu neuro, o mesmo que pediu o exame e avaliou o resultado.

    recebemos muitos posts com dúvidas de pacientes, sobre seus exames, e esta minha resposta serve para todos os leitores / pacientes:::
    — tem dúvidas? esclareça com o médico/neuro na hora da consulta. não deixe a sala do consultório com perguntas. faça-as na mesma hora.
    — se tiver dificuldade em fazer as perguntas, vá ao médico já com a listinha de perguntas e dúvidas a serem feitas, anotadas num papel, para não correr o risco de esquecer alguma coisa.
    — exerça os seus direitos de paciente, esclarecendo tudo o que for duvidoso. a melhor pessoa para responder isso é o médico que o avaliou, o examinou e depois recebeu e olhou ao vivo, sem exame complementar…

  43. avany, não há como responder sua dúvida porque não avaliei vc. o ideal é vc perguntar isso ao médico que pediu seu exame, ele (ou ela) irá ver seu exame, a ressonância ou tomografia, e avaliar seu caso detalhadamente. acho que vc deve ter se confundido no nome do remédio que passaram para vc. não existe esta substância gamazidepina. teria sido, por acaso, carbamazepina? procure seu médico neuro. abs e boa sorte.

  44. O meu primeiro laudo foi AVC pequeno, onde os sintomas foram: cortina de água nos olhos, frases desconexas, sem saber onde realmente estava, sonolência após os sintomas. Fiz tomografia, levei ao médico, laudo: algumas coisas, e foco de gliose. Então foi modificado meu sintomas como: “ataque epiléptico”, passaram gamazidepina, duas vezes ao dia. Foi pedido ressonância e não apareceu nada no local focado. Agora vem minha pergunta: Foi ataque epiléptico, AVC, Convulsão, tenho que tomar esses comprimidos pro resto da vida? Como tirar as dúvidas e realmente ter um diagnóstico preciso? Sou hipertensa controlada por medicações, fiz uns exames, está quase tudo bem para minha idade, de 64 anos. Aguardo seus conselhos.

  45. Dra Maramélia . Boa tarde . Tenho 70 anos , e o laudo deu suspeita de gliose /desmielinização ? . Meu neurologista mandou que eu começasse a usar durante o almoço um comprimido de clopidogrel e retornasse á consulta ,20 dias . Estou preocupada . Não sinto nada a não ser, um pouco de esquecimento relacionado a nomes , endereços … Meu marido sofre de Mal de Alzheimer que me deixa mto stressada … Não tenho coragem de levar ao conhecimento de meus filhos devido a situação do pai que os deixa mto preocupados . O que fazer ?

  46. Meu laudo deu suspeita de gliose /desmielinização ? Meu neurologista mandou que eu começasse a usar durante o almoço um comprimido de clopidogrel e retornasse à consulta em 20 dias. Estou preocupada. Não sinto nada a não ser um pouco de esquecimento relacionado a nomes, endereços … Meu marido sofre de Mal de Alzheimer, que me deixa mto estressada … Não tenho coragem de levar ao conhecimento de meus filhos devido a situação do pai que os deixa mto preocupados. O que fazer ?

  47. Meu filho tem 6anos.a 7 meses ele apresentou dificldade auditiva,perda visual,perda dos movimentos(tudo isso aconteceu em janeiro de2014)no dia 29 de janeiro de 2014 fez ressonância magnética do crânio e deu no resultado :alteração de sinal comprometendo a substância branca dos hemisférios cerebrais,com predomínio nas regiões periventriculares,notadamente parieto-occipitais,associado a alteração de sinal com restrição à livre movimentação icdas moléculas de àgua na topografia dos tratos córtico-espinhais,achados estes que não são específicos,mas que podem estar relacionados a distúrbio neurometabólico no contexto de encefalopatia crônica evoluida,provavelmente associado as alterações da doença de base.diante disso começou uma investogação de provaveis doenças neurodegenerativa.já foram os seguintes exames:Acidos graxos de cadeia muito longa,acidos orgânico na urina,cromatografia de açucares (urina),sufatanídeos(urina), eletroforese de proteinas,liquor,cromatografia de aminoacidos,arisulfatase A,cultura-liquor,citologia liquor,todos esses exames com resultados normais,sem nenhuma alteração.entre mês 5 e mês 6ele parou de falar.os médicos vão pedir novos exames,eu gostaria de outras opiniões ,que possa chegar a uma hipótese diagnóstica.obrigada

  48. O meu laudo deu: sequencia de t2 e flair, substancia branca a esquerda, considerar desmielinização no diagnostico diferencial. É Grave?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *