Gliose: O que é isso?

Por Maramélia Miranda ** (Atualização em Julho de 2020).

Você recebe o resultado de ressonância magnética do crânio ou tomografia, e lê no laudo ou na conclusão do exame:

“Focos de alteração de sinal inespecíficos na substância branca cerebral, que pode corresponder a gliose e/ou desmielinização.” ou;

“Focos de alteração de sinal na substância branca cerebral de aspecto inespecíficos, comumente relacionados à gliose e/ou microangiopatia e/ou doença isquêmica de pequenas artérias cerebrais.”

Calma. Muita calma! Isso pode ser algo relativamente tranquilo… Ou pode ser um sinal de algum pequeno AVC isquêmico que aconteceu silenciosamente no passado, sem se perceber… Não adianta agora querer entrar na Internet e achar a explicação, e entrar na adivinhação. 

O correto é levar o exame e contar a sua história, o porquê você foi a um médico, e porque este médico pediu este seu exame, para corretamente avaliar se as alterações encontradas são alterações do envelhecimento ou algum tipo de AVC

O que é Gliose? 

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido submetidos a cirurgias cardíacas, etc. Podem também ser encontradas no processo natural do envelhecimento. 

+++ Veja também: Microangiopatia cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

Na grande maioria dos casos, se forem pequenas e poucas as manchas encontradas, tratam-se de alterações absolutamente benignas, que aparecem porque nestas pequenas áreas há uma parada de chegada de sangue, consequente morte das células no local, com o surgimento das alterações, que aparecem como focos mais pretos na tomografia, e mais brancos do que o cérebro normal nas sequências T2 da ressonância (veja figura – CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR).

fasekas

Quais são as possíveis causas da gliose ou microangiopatia? 

Podem ocorrer por vários fatores, como o avançar da idade (envelhecimento normal), e/ou associação com as doenças crônicas relatadas acima. Outras vezes, pode ter sido um pequeno AVC (Acidente Vascular Cerebral), devido a pequenas isquemias prévias (como se fossem pequenos focos do cérebro onde faltou oxigenação, e aquela área “morre”), e o que se vê no exame de ressonância magnética ou tomo é uma alteração do sinal ou densidade do tecido do cérebro semelhante à gliose.

Muitos pacientes com demência por Doença de Alzheimer podem apresentar imagens na tomografia ou ressonância, de gliose ou microangiopatia mais espalhados no cérebro. Mas atenção! Apenas o achado destas alterações, sem haver os sintomas específicos da doença, não indica que a pessoa tem Alzheimer, ou vai ter esta doença degenerativa. É sempre necessária a avaliação do médico, de preferência especialista (neurologista clínico), para correlacionar o que foi encontrado na imagem, com o que o indivíduo está tendo de sintomas. 

+++ Doença de Alzheimer – Reconhecendo seus sintomas

Em raros casos, os ditos focos de gliose podem ser, na verdade, focos de desmielinização, semelhantes a Esclerose Múltipla, que é um tipo de doenças auto-imune.

Ou seja, não é fácil saber o que realmente significa o achado de focos de gliose numa ressonância do crânio apenas com o laudo do exame na mão. O melhor a fazer é manter a tranquilidade e SEMPRE conversar com o médico que pediu o exame de imagem do cérebro, ou buscar uma avaliação neurológica, que você receberá todas as explicações.

Na dúvida sobre o que pode ser, ou se você quer se precaver para evitar a evolução disso –>>>> Um bom conselho é procurar um neurologista para avaliar se houve ou não alguma isquemia (um AVCi), sem ter-se percebido disso.

Caso este seja o diagnóstico, a importância é achar a causa da isquemia (ou isquemias), e fazer o correto tratamento para esta condição.

 

TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM…

+++ Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

+++ Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

+++ Acidente Vascular Cerebral

+++ Microangiopatia cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

200 thoughts on “Gliose: O que é isso?”

  1. Ola o que significa, focos elevados em Flair e T2, não captantes, sem restrição da difusão da água, esparsos na substancia branca subcortical dos lobos frontais e da insula direita sugestivos de glicose de natureza inespecifica? Gostaria que alguém me esclarecesse este diagnóstico?
    Grata

  2. Eliana Silva obrigada pela atenção…Mas como assim e agora?? O que é essa lesão MAV …existe consequências futuras para ele?? Minha mãe super protege ele…é td na mão…tem medo de td…Não sei o q fazer para ajuda-lo afinal minha mãe não é eterna. Deus lhe pague pela ajuda.

  3. no exame de tomografia mostrou uma lesao
    cerebral grosseiramente ovalada possivel MAV e na angioressonancia nao aparece a lesao…e agora?

  4. Olá! Por favor gostaria de uma informação. Tenho um irmão de 19 anos q desde dos 10 tem convulsões, este mês ele fez uma ressonância e o resultado foi:
    Pequeno foco de hipersinal em T2e flair,não captante de contraste, situado no centro semioval a direita, de aspecto inespecífico, podendo corresponder a foco de gliose.
    O médico explicou mas meus pais estão muitoooo nervosos. Fui pesquisar e me assustei pq isso pode levar a uma isquemia cerebral.
    Pois bem o favor que peço é que me explique mais sobre este resultado. Pelo amor de Deus! Obrigada de coração pela atenção.

  5. claudia, o laudo descrito por vc está com alterações bem genéricas. não há nada em tomografia ou ressonância que defina, com segurança, se a pessoa tem Alzheimer. sua preocupação pode ser real, pelos sintomas por ela apresentados, mas as alterações deste laudo nos falam apenas que ela tem alteações muito comuns da sua idade, talvez a “lacuna hipodensa no tálamo direito” seja uma micro – pequena isquemia antiga que ela tenha tido. e nada mais.
    sugiro vc levar o exame de volta ao medico que a pediu (se possivel, neurologista clinico). para uma melhor análise e orientação quanto ao caso da sua mae.

  6. Minha mãe tem 70 anos e fez uma TOMografia do Crânio, pq ela está perdendo a memória, tremor nas mãos, tontura e deu o seguinte resultado: “(…) Acentuação de hipodensidade da substância branca periventricular e centros semi ovais sugestivo de glicose por microangiopatia. Diminuta lacuna hipodensa no tálamo direito. Restante do parênquima encefálico sem alterações expressivas da densidade. Alargamento dos sulcos corticais, fissuras de sylvius, cisternas basais e do sistema ventricular.” Pode me ajudar no resultado desse laudo, estou muito preocupada dela estar com mal de Alzheimer.
    obrigada desde já,
    Claudia Caxias

  7. Sei que é difícil opinar sobre um resultado de exame de imagem, sem ver as imagens, mas, por causa de tremores nas mãos, fui solicitado por um neurologista a realizar uma RM de Encéfalo. Já estou com o resultado, mas, ainda,não voltei ao médico. No laudo, uma descrição me chamou a atenção, e gostaria de uma opinião:

    “Diminutos focos hiperintensos na sequência pesada T2 e FLAIR, captantes de contraste na substância brancas subcortical dos lobos frontais, mais evidentes à esquerda, devendo corresponder a mínimos focos de gliose.”

    OBS: o contraste utilizado foi Gadolínio.

    Tenho 47 anos.

    Por favor, envie resposta por e-mail.
    Desde já, agradeço.

    Cláudio.

  8. rosana, fique tranquila, estes termos são muito frequentemente descritos pelos radiologistas. convem ficar tranquila e esperar a consulta com neuro. apenas vendo as imagens pode-se chegar a alguma conclusão.

  9. Meu ginecologista pediu uma RM do cerebro para ver hipofise, para tentar detectar a causa de amenorreia, o problema que na RM veio com o seguinte comentario: focos de gliose, desmielinizacoes ou ainda achados incidentais frontal a esquerda.
    ocorre que o ginecologista nao soube explicar o que era e me encaminhou para o neuro, mas somente consegui consulta para o mês que vem, e estou muito aflita, gostaria de saber se o problema é grave, se tem a ver com esclerose. Por favor aguardo sua resposta.obrigado

  10. Fiz um tc de cranio e detectou um tumor de hipófise de 5,7 m,m e tive a parte do corpo paralisada, depois fiquei internada por 20 dias fazendo tratamento de toxoplasmose, refiz um novo exame esse de rm que constou algumas poucas lesões hiperintensas emT2 e flair na substancia branca subcortical frontal esquerda podendo corresponder a área de isquemia/gliose ou desmielizaçao. queria saber se tem cura sem tratamento .Sem mais no momento obrigada

  11. meu filho de 2 anos fez ressonacia deu um comentario no eame que m preocupou

  12. claudete, é dificil opinar sem ver o caso totalmente, saber como vc está, o porque do primeiro diagnóstico, o local e característica radiográfica do cavernoma, etc. se nunca teve sintoma deste cavernoma, acho que deve ficar tranquila e aguardar a consutla com o neuro para levar os exames primeiros e atual, para comparação.

  13. TENHO UM CAVERNOMA CONGENITO; SEGUNDO O NEURO É MELHOR NAO OPERAR, MAS RECENTEMENTE FIZ UMA RESSONANCIA E SE IDENTIFICOU UM PEQUENO CRESCIMENTO, DEVO ME PREOCUPAR?.. AINDA NÃO CONSULTEI COM O NEURO PARA UMA OPINIÃO PQ MEU ESPOSO TEVE UM AVC. GRATA.

  14. boa tarde tenho um subrinho que fez ressonância magnética e veio o resultado dessa maneira:
    ALTERAÇÃO DE SINAL SUBSTÂNCIA BRANCA SUPRATENTORIAL DE PREDOMINIO FRONTOPARIETAL PERIRROLÂNDICO, COMPATIVÉL COM MIELINIZAÇÃO INCOMPLETA OU SEQUELA DE INJÚRIA HIPOXISQUÊMICA PERINATAL.

    O QUE SIGNIFICA ME MANDE POR IMAILL

    FICAREI MUITO GRATA

  15. Olá tenho um filho de 6 anos e foi diagnosticado:
    redução volumetrica dos hemisferios cerebelares.
    lesões inespecificas comprometendo difusamente a substancia branca dos hemisferios cerebrais e cerebelares podendo representar gliose ou desmielinização. indicado exame evolutivo.
    a médica disse q não há o que fazer, mais q tenho q ver se a doença vai parar, e que preciso fazer exames geneticos para saber se as lesões irão continuar e assim ele perder cada vez mais a cordenação, só q meu plano de saude não cobre, liguei e descobri q nenhum plano de saúde é obrigado a cobrir geneticistas, eu estou desesperada, pois na minha cidade não consigo hospital nenhum q o atenda.
    me ajuda por favor.

  16. eu sinto dores de cabeça e tontura , tbm tontura nas vista e meu rosto esquenta e avermelhado . Já fiz duas RM , não costo nada deu uma calcificação , o que significa isso

  17. tenho 38 anos e estou apresentando essas desmirilizaçoes seguidas de nistagmos nos olhos..cerca de 10 ha 20 vezs por dia …e nenhum medico consegue me passar uma medicaçao adequada…toda vez que vou ao medico…ele me passa uma medicamento diferente…ate gardenal ja tomei…e por conta disso nao consigo trabalhar pois nao passo nos exames medicos…nao sei mais o q fazer

  18. Boa noite, minha esposa fez cirurgia para ressecção de tumor diagnosticado como astroblastoma na Imunohistoquimica e ependinoblastoma na Biopsia comum, apos a cirurgia no exame de ressonancia constou “Sem sinal lesoes evidentes e recidivadas, totalmente oposto a RM anterior a cirurgia, apos a realizacao do exame do Liquor tambem nada constou, foi indicado 30 sessoes de radioterapia e apos quase 3 meses do termino da Radio fez outra RM e nesta constou “Sem sinal de lesoes evidentes e recidivadas, porem em um dos campos diz ter sinais de gliose, ficoy a duvida. diz ter sinais de

  19. ola
    fiz pouco tempo uma ressonância magnética,fiz porque?? um pouco de tremor na mao direita,
    também estava um pouco esquecida , tontura não muito intensa so no período da manha
    IMPRESSAO DIAGNOSTICA
    ALTERAÇAO VOLUMETRICA ENCEFALICA DIFUSA (Habital para faixa etária.
    focos de hipersinal em t2 e flair esparsos pela substancia branca supratentorial ,inespecíficos mas que podem correspoonder a microangiopatia /gliose

    obrigada
    mariza

  20. Boa tarde Dr., tenho 44 de idade e desde os meus 05 anos de idade tenho algumas crises com os seguintes sintomas: dormência em um lado do rosto, e lado oposto membros inferiores e superiores; dificuldade de locomoção, fala comprometida, visão turva e algumas vezes crises convulsivas (apagões) e ao acordar permanece uma forte dor de cabeça. Em 2006 dei entrada no hospital devido a uma grande crise convulsiva com todos os sintomas descritos acima, foi diagnosticado pelo médico como AVCI. Não posso ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica pois o meu rosto começa a queimar, atualmente estou como o rosto todo machado por causa dessas queimações. O que mais preocupante antes de acontecer as crises perco parcialmente a visão, fica tudo emassado, só nessa semana tive 5 crises com os sintomas acima descritos. Dia 26 de dezembro de 2013 fiz RM e o resultado encontrato foi:

    REGIÃO SUPRATENTORIAL:

    a)Existem raros focos em hipersinal T2/Flair, sem realce após gandolíneo, esparsos pela substância branca periventricular e corona radiata direita, relacionados a focos de gliose por leucomicroangiopatia;
    b)espaços perivasculares alargados;
    c)existe um discreto alargamento dos cornos occipitais dos ventrículos laterais;
    d)estrutura da linha média centradas;
    f)sulcos corticais sem alterações;
    g)após a administração de gadolíneo,não houve reforço patológico;
    e)corpo calosos íntegro;
    g)a sequência de difusão não demonstrou áreas de isquemia aguda.

    Minha preocupação por não ter nenhum plano de saúde e a consulta só consegui pelo SUS somente daqui 90 dias.

    Na sua opinião porque ocorrem essas queimações ao ingerir bebidas alcoólicas e resultam em manchas no rosto, e com relação a perda constante da visão está relacionado ao diagnóstico em questão.

    Desde já, grato pela sua atenção

  21. Pode viajar tranqüila, não creio que tenha nada haver com o gh… Pela descrição que postou, deve ser algo antigo. Quando ele começou a usar o GH. Antes de começar ele não fez uma RM? Seria bom comparar se tiver feito. Se quiser pode me mandar as imagens do cd da RM. Via email . Terá que mandar via nuvem. Compartilhando o arquivo comigo.

  22. Meu filho de 12 anos fez uma ressonância a pedido da endócrino para ver a hipófise, pois ele faz tratamento com o hormônio GH e deu na impressão, pequenos focos de gliose na substancia branca do lobo pariental direito. Fiquei muito preocupada mas a médica disse que não era nada que não devia me preocupar falou que não era necessário um neuro. Isso é normal dá em criança ? Devo buscar um acompanhamento ? Estou muito angustiada com esse laudo e como vamos fazer um viagem de 15 dias para fora do país minha preocupação aumentou. Posso esperar voltar de viagem para procurar um neuro? Posso viajar tranquila?
    Aguardo um retorno…
    Obrigada

  23. Fernanda – se puder mande as imagens ou arquivos do CD das ressonâncias do seu filho via email ou link dos respectivos arquivos. Escreva me – meus contatos no link contato. Abs mara

  24. Boa noite Dra. Maramélia. Eu gostaria de saber qdo esses focos de gliose acontecem em crianças por exemplo. Meu filho tem 11 anos e em suas 2 RM aparecem gliose/microangiopatia. Esse quadro é comum? Existe cura ,ou tratamento para controle,que tipo de problemas podemos ter no futuro. Por favor me ajude ou me indique quem possa me ajudar. Grata!

  25. Cris,claro que vc tem direito a outras quantas opiniões quanto vc quiser… Mas infelizmente, sem ver o exame, sem saber detalhes do problema, é complicado opinar. Mande me um email dizendo onde é sua cidade para que eu possa te indicar alguns profissionais…

  26. Boa noite Dr Maramelia Miranda!
    Tenho 31 anos, (…)

    – Focos de sinal elevado em T2 e FLAIR na substância branca localizadas nos centros semi-ovais, podendo estar relacionada a alterações desmielinizantes, entre outras etiologias. À critério clínico prosseguir investigação.
    – Ventrículos laterais assimétricos, maior à direita (variante).

    Retornando ao neurologista com este resultado, ele disse que possivelmente estou com esclerose múltipla, e pediu o exame de Líquor para confirmar.

    (…)
    Por favor, poderia me dar uma luz?

  27. andrea, isso é o que grande parte dos radiologistas escreve quando vêem imagens assim na ressonância. vendo apenas, fica difícil saber o que significa. daí a necessidade de saber mais detalhes, do que a pessoa sentiu, o porque está fazendo este exame, o porque de ter procurado o neuro ou o médico que pediu a ressonância. avaliando o contexto é que pode-se opinar. manchas brancas nas sequencias FLAIR e T2 podem ser pequenas e esparsas, significando mais comumente gliosa, ou podem ser mais frequentes em pessoas com sintomas, o que pode ser uma doença desmielinizante ou esclerose múltipla. tudo depende do contexto. não fique preocupada. seja mais objetova: mostre seu ex ao seu médico e converse com ele (ou ela). abs e boa sorte.

  28. (…)
    “A alteração de sinal da substância branca periventricular supratentorial é pouco específica, podendo
    estar relacionada a gliose, consta no diagnóstico diferencial patologia desmielinizante.”

    GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA

  29. Patricia, a queda da hemoglobina por si só -isoladamente, não justifica a ocorrência do AVC. A não ser que ela tenha tido uma queda muito severa da pressão que justifique o AVCI em zonas de fronteira, e junto a isso ela ter alguma artéria com estenose ou obstrução. A recorrência do AVCI dias depois, com 12 deste nível, corrobora a tese de que isso – a queda o Hb, não foi a causa do evento, e que não encontrou-se ainda está causa. Em pôs operatório de lipoaspiracao, pode aconteçer uma coisa chamada embolia gordurosa. Não é muito raro isso. Veja bem, sem ver os exames, nem a paciente, levanto apenas hipóteses. Outra coisa que pode acontecer em pôs operatório é trombose de veias ( TVP), e isso pode levar a embolia paradoxal, que pode levar a um AVCI, sobretudo em pacientes mais jovens onde não se encontra causa nenhuma para o AVCI e o paciente não tem nada de outros fatores de risco para avc (por exemplo, alguém sem nada de hipertensão, diabetes, doença cardíaca ou dislipidemia)… Ou seja, na sua mãe, pelo jeito, ainda não se sabe o que levou ao AVCI, tanto que ela recorreu em uso de AAS e clopidogrel! Falando sinceramente, sugiro: procurar um neuro com expertise em avc; ver se sua mãe fez angioressonancia, estudo das carótidas, US venoso das pernas, eco com pesquisa de FOP, ou pesquisa de shunt. Se quiser pode me escrever. Veja meu email no link contato. Abs e boa sorte. Dependendo da cidade onde mora, posso indicar algum colega neurovascular. Mantenha contato.

  30. Boa noite!
    Minha mãe tem 60 anos, foi tabagista por 30 anos e há um mês vez um avc isquêmico.
    Uma semana antes dessa intercorrência – avc -, havia passado por uma abdominoplastia e lipoaspiração.
    O neurologista que a atendeu na emergência reputou ser esse o fator desencadeante do evento – avc. Afirmou este profissional que ela havia perdido muito sangue – pré-operatório 13,9 e quando fez o avc 8,9 – assim, como a isquemia foi, nas palavras dele “em região de fronteira” o pouco volume de sangue teria desencadeado o avc.
    Foram prescritos clopidogrel 75mg, AAS 100mg e sinvastatina de 20mg 1x ao dia para uso contínuo. Além de na internação ter sido feita uma transfusão -1un.
    Ocorre que, ontem, ela fez novo avc isquêmico de menores proporções, mas vi o hemograma e sua hemoglobina está em 12,4, ou seja, normal.
    Fez Ecodoppler e estava tudo dentro da normalidade com o coração e carótidas, como há um mês.
    Na RMD foi evidenciada uma lesão isquêmica evolutiva.
    Então, pergunto-lhe se essa afirmação do neurologista tem base científica?
    Poderia mesmo o pouco volume de sangue ter ocasionado – ou desencadeado – esses avcs?
    Claro, levando em consideração o histórico prévio de tabagismo?
    Qualquer esclarecimento será muito bem vindo.
    Agradeço antecipadamente.

  31. sonia, não é permitida consulta ou orientação médica com base em exames, via internet. pelo menos na forma como costumo orientar aqui no meu blog. o melhor é levar estes exames ao médico que os solicitou. para esclarecer o que apareceu nele. abs e boa sorte.

  32. Boa noite dr.
    Tenho 50 anos e fibrilação atrial e já fiz 02 ablações. A segunda faz 02 anos e me sinto bem até agora. Tomo Sotalol e suspendi o Marevan. Agora fiz uma Angiorressonância do cérebro pois tinha dores de cabeça ( parte lateral ) e foi diagnosticado gliose e/ou microangiopatia degenerativa e/ou doença isquêmica . Mais alguma coisa que não entendo como hipertrofia, bilateral e profunda.
    Tenho o DVD e o laudo, caso o Sr. possa me ajudar.
    Meu e-mail é soniacosta5@hotmail.com .
    Abçs

  33. em setembro senti formigamento do lado esquerdo do corpo e muita dor de cabeça fui levada ao ps e o medico achou q fosse so estress , voltei para casa e tive emorragia pelo nariz horas depois ja n sentia mais o lado esquerdo do corpo fui em inumeros medicos ja fiz todo tipo d exames T.C R.M E ATE COLETA DE LIQUOR OS EXAMES DAO NORMAL HJ FAÇO T. O E FISIO ESTOU ENCOSTADA NO INSS E ANDO C BENGALA O NEURO ACHA Q ESTOU C ESCLEROSE MULTIPLA MAS AINDA N FECHOU O DIAGNOSTICO A R. M DEU OS RAROS FOCOS NA SUBSTANCIA BRANCASUPRATENTORIALSÃO POUCO ESPECIFICOSMAS PODEM ESTAR RELACIONADOS A GLIOSE,MICROANGIOPATIAE MENOS PROVAVELMENTE PATOLOGIA DESMIELINIZANTE ESTE RESULTADO DA RESSONANCIA E O UNICO INDICIO Q APRESENTOU ENTRE TODOS OS EXAMES . ESTOU ANGUSTIADA QR SABER O Q TENHO AGORA APRESENTO VISAO DUPLA DO LADO ESQUERDO, CANSAÇOS FREQUENTES , INCONTINENCIA URINARIA, INSONIA , FADIGA E CHOQUE NA COLUNA QD ABAIXO A CABEÇA PELO AMOR DE DEUS ME AJODE MEU EMAIL E thiinapeper@hotmail.com eu me chamo CRISTINA

  34. em setembro senti formigamento do lado esquerdo do corpo e muita dor de cabeça fui levada ao ps e o medico achou q fosse so estress , voltei para casa e tive emorragia pelo nariz horas depois ja n sentia mais o lado esquerdo do corpo fui em inumeros medicos ja fiz todo tipo d exames T.C R.M E ATE COLETA DE LIQUOR OS EXAMES DAO NORMAL HJ FAÇO T. O E FISIO ESTOU ENCOSTADA NO INSS E ANDO C BENGALA O NEURO ACHA Q ESTOU C ESCLEROSE MULTIPLA MAS AINDA N FECHOU O DIAGNOSTICO A R. M DEU OS RAROS FOCOS NA SUBSTANCIA BRANCASUPRATENTORIALSÃO POUCO ESPECIFICOSMAS PODEM ESTAR RELACIONADOS A GLIOSE,MICROANGIOPATIAE MENOS PROVAVELMENTE PATOLOGIA DESMIELINIZANTE ESTE RESULTADO DA RESSONANCIA E O UNICO INDICIO Q APRESENTOU ENTRE TODOS OS EXAMES . ESTOU ANGUSTIADA QR SABER O Q TENHO AGORA APRESENTO VISAO DUPLA DO LADO ESQUERDO, CANSAÇOS FREQUENTES , INCONTINENCIA URINARIA, INSONIA , FADIGA E CHOQUE NA COLUNA QD ABAIXO A CABEÇA PELO AMOR DE DEUS ME AJODE

  35. pela descrição que vc relata, é exatamente o que descrevo no texto, são as alterações do tipo microangiopatia / gliose ou isquemias prévias, que podem acontecer nas regiões do cérebro, ou decorrentes do envelhecimento, ou decorrentes de micro isquemias pregrassas, mas que, pela quantidade relatada no seu laudo (“discretas”), não explicam, por si só, os sintomas do seu pai. sem ver o exame – apenas lendo o laudo como descreveu, fica difícil esclarecer mais do que isso. abs e boa sorte.

  36. Boa noite, meu pai tem 69 anos e, a 03 desenvolveu quadro de depressão profunda que neste periodo foi tratada de forma relapsia. Ha 02 meses sua doença agravou,ele não fala coisa com coisa, muito tremulo, agitado….. Fomos orientados a fazer uma ressonância pois ha suspeita de desenvolvimento de algum tipo de demência. No laudo acusou : ” discretas anormalidades focais do sinal em substancia branca supratentorial,compativeis comisquemia/gliose/demielinização, mais provavelmente relacionadas a leucomicroangiopatia”. Seria possível me dar mais esclarecimentos ? Muito obrigado.

  37. Bom dia Dra . meu pai tem 72 anos , fumou dos 14 aos 45 anos , é sedentário, porém sempre foi um homem de passo firme , ativo , com pressão sempre instável, porém os exames nunca deu hipertensão , mas sempre teve alterações rápidas de pressão, sempre teve muito acúmulo de gases após retirada da vesícula isso qdo. tinha seus 38 anos , enfim …de 1 ano pra cá sentimos uma decaída acentuada em sua disposição, andar , movimento , uma dificuldade absurda em entrar e sair do carro, o braço esquerdo está esquecido. Acompanha exames constantemente e tudo sempre bem ( Colesterol, triglicere, cardiologico, etc) , até que começamos a nos incomodar com essas delimitações pois, acusamos que estava tudo muito rápido e diferente .O Neuro indicou a Ressonancia que acusou: FOCOS hipoatenuantes esparsos pela substancia branca encefálica , inespecíficos,comumente atribuíveis area microangiopatia-leucoarioses e/ou gliose . Minha dúvida esta doença é tratável no sentido de reversão ou somente manter o estado atual . Quais as novas etapas desta doença, o tratamento é tb com Vit.D , sou leiga e leio o que a mídia divulda , me oriente se existe algum site ou local que possa tb buscar as inovações da doença ..obrigada , desculpe o longo discurso , mas é a maneira da Dra intender o meu momento atual , sem saber como será daquí pra frente , acabei de receber o resultado do exame … obrigada mais uma vez !

  38. minha esposa recebeu um laudo dos exames realizados na cabeça com o seguinte resultado:
    lesão glial de baixo grau, e gliose.
    como ainda ela não retornou ao medico, preocupou bastante o termo glial de baixo grau, já que a gliose deu pra entender bastante do que se trata, gostaria de saber mais sobre esses resultados, obrigado.

  39. francineide, isso é algo, como falo no post que vc leu, muito genérico. o certo é vc falar com o médico que pediu o exame, pois ele (ou ela) terá o seu histórico na mão, e o exame para ver a imagem descrita no exame… mas, pela descrição, posso garantir que não é nada grave, e vc já deve ter isso há tempos, podendo ser, inclusive, alterações do cérebro decorrentes do envelhecimento. abs e boa sorte, maramelia

  40. juliane, uma área hipodensa na cabeça do núcleo caudado significa, provavelmente, que você pode ter tido alguma pequena isquemia nesse local do seu cérebro. isso pode ter sido passado despercebido ou não. o ideal é este exame ser visto pelo médico que o pediu. fique tranquila porque não é anda grave. se houver a confirmação de que pode ter sido uma isquemia, o ideal é ver porque você a teve, para evitar outros futuros problemas. abs e boa sorte, maramelia miranda

  41. Boa noite acabei de buscar minha TC de crânio e nela estava escrito pequena área hipodensa na cabeça do núcleo caudado esquerdo.

    E discreta assimetria dos ventrículos laterais,sendo o esquerdo dominante.
    Dr. o q esse laudo quer dizer???

    Grata pela atenção

  42. Já tive um cancer de mama, graças a deus estou curada, mas estava sentindo uma dor de cabeça então procure o neuro e ele solicitou uma Rn do crânio e foi feito e o resultado foi o seguinte:
    Mínimos focos de gliose em situação subcortial nos lobos frontais.
    Não há evidencia de lesões expansiva ou vascalar.
    Gostaria de saber o que significa esse laudo.
    Obrigada!
    Uma boa tarde.
    Francineide Brandão.

  43. Beth, sem ver a imagem é difícil opinar qualquer coisa. O melhor é procurar o médico que pediu o referido exame. Lesão neoplásica, em medicina, significa um tumor. Parotídea refere-se à glãndula parótida, uma glândula que fica na região próxima da mandíbula. Procure ou mande o exame direto para o médico que o pediu, ou se preferir passe aqui no consultório. Boa sorte, abs!

  44. Minha filha tem 33 anos e fez uma RM e o laudo é o seguinte: Lesão neoplásica de origem parotídea.
    O que é isso??

  45. Luciene, muito obrigada pelo elogio. Às vezes fico com medo de colocar palavras difíceis, porque quero que todos entendam o que acontece, sem rodeios. Abs Mara

  46. Gliose foi uma palavra relacionada em minha ressonância. Como ainda não retornei ao neurologista, esse post foi muito útil para me orientar e tranquilizar. De uma forma muito simples, didática e educativa. Parabéns!

  47. Marilene, a gliose, (ou glioses) podem ocorrer em pessoas mais jovens, ou portadoras de vasculites, como é o seu caso. O infarto antigo no cerebelo já requer uma atenção mais especial, para identificar a causa e evitar recorrência (reincidência) de eventos semelhantes. O melhor a fazer é conversar com seu reumato ou neurologista, mostrar o exame, para esclarecer suas dúvidas. E a dor de cabeça, nada tem haver com os achados. A tontura, entretanto, pode ser decorrente do infarto cerebelar.

  48. Sou portadora de lupus eritematoso sistêmico e sindrome de sjogren e meu exame de resonancia magnetica apresentou Gliose e enfarto antigo em area do cerebro. Tenho sempre dor de cabeça e ligeira tontura. Sempre mais do lado esquerdo e justamente onde está a concentração das glioses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *