Epilepsia do Lobo Frontal Noturna? Não. Agora é SHE

Conhecida classicamente como epilepsia do lobo frontal noturna, ou epilepsia do lobo frontal noturna autossômica dominante, este é um tipo de epilepsia rara que costuma ocorrer na infância, e apresenta-se com crises motoras distônicas ou movimentos bruscos dos membros, geralmente de duração curta, < 2 minutos, mas ocorrendo com bastante frequência, em determinados pacientes diariamente durante o sono, frequentemente na fase não-REM.

As manifestações clínicas das crises são bem bizarras, com os movimentos dos membros, vocalização, olhar aberto e parado, algumas vezes com contorção intensa do tronco, e o diagnóstico muitas vezes é difícil, podendo simular transtornos de sono, notadamente parassonias como o sonambulismo, ou até mesmo transtorno do movimento, como uma distonia noturna; as alterações eletroencefalográficas podem ocorrer em localização frontais ou extra-frontais, e muitos pacientes apresentam EEG interictal normal, o que dificulta bastante o diagnóstico.

Esta síndrome epiléptica agora foi rebatizada para a singela sigla SHE – Sleep-related Hypermotor Epilepsy. O consenso de especialistas foi publicado em abril deste ano, na revista Neurology, e por se tratar de artigo de revisão emitindo consenso na especialidade, está aberto na íntegra mesmo para não assinantes.

LINK

Tinuper et al. Definition and diagnostic criteria of sleep-related hypermotor epilepsy. Neurology 2016.


8 thoughts on “Epilepsia do Lobo Frontal Noturna? Não. Agora é SHE”

  1. Pessoal, minha esposa foi diagnosticada com este transtorno. faz uso regular da medicação Kepra. Queríamos trocar experiência com outros pacientes. Quem tiver interesse nos manda um email com telefone de contato para tentarmos buscar ajuda mútua. Meu email é vitor.lavinsky@gmail.com

  2. Bárbara ocorre o mesmo comigo, tenho 25 anos nunca tive isso e a dois meses atras eu tive 4 vezes em um mês, demorou quase 10 minutos, fico com o olho aberto as pessoas não conseguem me segurar, no outro dia fico com o nervos doloridos preciso ficar o dia inteiro deitado, e quando acordo não me lembro de nada, isso ocorre comigo somente quando estou dormindo.

  3. meu esposo sofre com essa enfermidade desde muito novo! voces tem noção de que o que a pessoa querer dormir e não conseguir ? o que me deixa mais triste é que não existe até hoje um tratamento onde se consegue controle total das crises! estamos com um ótimo neurologista e ele já nos falou não pode operar porque pode perder movimentos, ele usa tegretol e levetiracetam e mesmo assim as crises não passam!
    ha dias que são tantas crises durante a noite que ele acorda chorando, morde a lingua toda, tem que que são crises fortes faz xixi na roupa. Ele ficou um mês se nenhuma crise, mas antes disso teve crises fortes e precisou ser internado! recentemente as crises voltaram, gente a pessoa NÃO TEM VIDA!!!! e o que me deixa mais triste temos uma medicina tão avançada e nada pra ajudar!

  4. Eu tenho uma bebê de 4 anos e faz um mês que começou nela esses sintomas de convulsão ,primeiro foi no lado esquerdo e a segunda convulsão foi no lado direito com dores nas articulações e na garganta seguida de dor de cabeça ,nesse segundo ela quase não recuperava os movimentos.😭

  5. Me identifiquei com o comentário da Bárbara jardim, pois de um ano pra cá, ocorreram algumas crises convulsivas depois que eu acordo, ou até mesmo dormindo, na parte da manhã. Até agora não foi detectado nada nos exames, faltando o EEG noturno.

  6. Não sei se tenho a SHE ,mas este ano tive 4 episódios e convulsão(16/05, 21/06 duas vezes seguidas e agora dia 05/09. Todas eu estava dormindo. Quando acordo as pessoas que presenciaram me relata o ocorrido,pois não lembro nada . Fiz todos os exames não deu nada . Gostaria de saber se há tratamento ou cura para esse tipo de convulsão?

  7. Tem cura para SHE? queria saber se acontece ao nascer e os pais não descobre cedo para tratar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2020 .. iNeuro .. Neurologia Inteligente