Microangiopatia cerebral

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023.

tags: rarefação mielínica, gliose cerebral, angiopatia cerebral, microangiopatia cerebral, Fasekas na ressonância. 

O que é microangiopatia?

Pode ser uma alteração benigna, do envelhecimento, por alguma doença oculta… Ou pode ser um AVC isquêmico… Pode ser uma doença silenciosa de múltiplos pequenos AVCs, isquemias cerebrals. Tudo depende.

Este termo pode aparecer em algum resultado de exame de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio. Muitas vezes descrito nos laudos de exames como gliose, rarefação mielínica ou angiopatia, trata-se de um termo médico usado para descrever quando alguns pontos pequenos do cérebro, geralmente em áreas mais profundas, recebem pouco oxigênio, glicose e irrigação sanguínea, levando à morte dos neurônios nestes pontos – veja mais sobre Gliose – AQUI.

+++ Veja também: Gliose cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

A aparência da microangiopatia no exame de tomografia é de uma área (ou áreas) mais escuras.

Na ressonância magnética, nas sequências T2, a microangiopatia ou focos de gliose aparecem como pontos ou áreas brancas, contrastando com o cérebro normal (de cor cinza) – figura AQUI.

fasekas

Imagens de ressonância magnética do crânio, de 3 diferentes pacientes: as manchas brancas, no meio do tecido cerebral mais acinzentado, são o que chamamos de gliose. Na figura, vemos graus de gliose leve (poucos focos), moderada (figura do meio) e mais grave, com focos de gliose confluentes.

Algumas doenças crônicas frequentes na população predispõem os indivíduos a ter maior ou menor número destes pontinhos brancos no cérebro, como:

  • hipertensão arterial (pressão alta) crônica, principalmente quando não bem controlada
  • diabetes
  • aumento de colesterol ou triglicérides
  • síndrome da apneia do sono
  • doenças cardíacas, coração dilatado
  • infarto do miocárdio prévio
  • arritmias cardíacas, como fibrilação atrial
  • doença renal crônica
  • hábitos de vida ruins, como fumar, etilismo diário e sedentarismo
  • envelhecimento, idade mais avançada

O envelhecimento normal também pode evoluir com áreas de microangiopatia no cérebro. Não tem jeito. Faz parte.

As lesões de microangiopatia cerebral, em geral, se tênues, pequenas, iniciais, esparsas, não dão nenhum sintoma.

Entretanto, se houver progressão ou aumento destas lesões, ou sua confluência – ou seja, ao longo de anos as lesões começando a “se juntar” no cérebro – como por exemplo, em micro-isquemias cerebrais silenciosas, o indivíduo afetado pode ter problemas progressivos de memória, linguagem e cognição, até casos extremos que podem desenvolver demência. Nestes casos, as manchinhas podem ter sido AVCs isquêmicos antigos, que foram se juntando e formando as áreas brancas…

Geralmente estes casos mais sérios, com maiores manchinhas, são as pessoas que não se cuidam, não vão ou não tem acesso a médicos, medicamentos, não controlam seus problemas de saúde crônicos, ou continuam a ter hábitos de vida ruins, como o sedentarismo, fumar e excesso de ingestão de álcool.

O que fazer com a microangiopatia?

Simples assim: Cuide-se. Procure um médico, clínico, ou cardio, ou um neurologista.

Tome seus remédios de pressão alta, mantenha sua pressão arterial em no máximo 120 ou 130×80 (12 por 8), cuide do seu diabetes, se tiver. Controle seu peso. Faça atividade física. Faça exames de check-up regulares. Tenha hábitos e alimentação mais saudáveis.

Identifique se você tem algum fator de risco para desenvolver a microangiopatia. Na dúvida, procure um neurologista e converse sobre o problema, o grau do que foi encontrado, e as medidas para evitar a progressão.

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

Leia mais…

+++ AVC Isquêmico

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

TEM MAIS DÚVIDAS??? LEIAM AS VÁRIAS PERGUNTAS DOS LEITORES ABAIXO… E AS RESPOSTAS…

276 thoughts on “Microangiopatia cerebral”

  1. Meu vô de 74 anos faz uma tomografia H. Do crânio. A conclusão Foi assim:
    1. Redução volumétrica encefálica difusa, compatível com a faixa etária.
    2. Ateromatose parietal calcificada nas arterias carótidas internas e vertebrais.

    O que isso quer dizer??

  2. doutora o meu esposo a mais ou menos 3 anos chegou me dizendo que tava vendo a vida dele como um filme na cabeça e por alguns segundos ficava fora de se, mas como ele bebia todos fins de semana não me preocupei tanto; ate que um amigo nosso faleceu e íamos velo em uma BR de moto quando do nada no meio do transito ele parou e eu gritava e ele nem piscava foram os 2 minutos mais longo de minha vida procuramos um psiquiatra ele passou algumas medicação por uns dias ate melhorou mas voltou pior ele começou a dar alguns brancos e mudanças humor direto voltamos ao medico e trocou a medicação ai veio a alergia Steven Johnson sofremos muito mas vencemos porem ele começou a dar convulsões, fomos ao neuro e vários exames foram feito e na ressonância veio que ele tem microangiopatia o neuro passou a medicação mas ele continua tendo crises e mudanças de humor que temo o pior preciso de ajuda ja estou ficando doente pois não durmo por minha vida de meus filho e a dele… me ajuda

  3. ola me chamo adriana moro em goiania ,recentemente minha mae teve perdas de memoria as vezes fatos recentes foi ao neuro e passou tomografia e ressonância na ressonância a impressão diagnostica foi : sinais de redução volumétrica encefálica notadamente frontopariental.alteração de sinal da substancia branca em ambos os hemisférios cerebrais com aspecto sugestivo de microangiopatia/gliose.lacunas isquemicasna substancias branca frontal bilateralmente. por favor o que significa o neuro passou um medicamento 60 comprimidose retorno daqui um mês. minha mae tem 62 anos.tem diabetes e e hipertensa tem triglisese tbm .

  4. ola boa tarde minha avo tem 85 anos relatorio da ressonancia magnetica do cranio
    multiplos focos de hipersinal em T2-FLAIR na substancia branca periventricular, das coroas radiadas e centros
    semi-ovais, compativeis com gliose/microleucoencefalopatia.

    restante do parenquima encefalico com morfologia e sinal de ressonancia magnetica conservados

    acentuação de sulcos e cisternas associada a dilatação compensatoria do sistema ventricular, esperado para a faixa etaria

    não há coleções ou processos expansivos intra ou extra-axiais

    estrutura da linha media centradas

    nao há evidencias de insultos isquemicos agudos

    e neuro passou uns remedios

    sertralina 50mg duas vezes ao dia

    aas 100mg 2 comprimidos apos o almoço uso continuo

    vast 20mg 1 a noite uso continuo

    zanth 50/12,5n1 comprimido cedo uso continuo

    desde ja agradeço a atenção

  5. Bom dia Dr fiz uma tomografia na minha filha de 10 anos ,e o resultado foi uma leve ectasia do sistema ventricular supratentorial estou muito preocupada,pois a medica dela esta viajando e sou pode atender depois do dia 20 de março, a senhora pode me dar um parecer pra acalmar meu coração pois estou muito preocupada.

  6. DR FIZ UMA TOMOGRAFIA NA MINHA FILHA DE 10 ANOS E O DIAGNOSTICO FOI LEVE ECTASIA DO SISTEMA VENTRICULAR SUPRATENTORIAL O QUE SIGNIFICA,A MEDICA DELA ESTA VIAJANDO E EU ESTOU MUITO APREENSIVA,ME AJUDE POR FAVOR

  7. Meu sogro fez a tomografia do crânio, e no resultado está escrito: leucoaraiose cerebral. Lacuna hipodensa no tálamo direito, sugerindo sequela de evento isquêmico crônico. Sinais de redução volumétrica encefálica. Ateromatose carotídea. O que isso quer dizer? Meu sogro tem 92 anos. Fiquei preocupada,as a consulta dele é só no final de Março, seria o caso de tentar adiantar a consulta?

  8. Desejo complementar meu comentário: Tenho quase 70 anos, nasci em 10/06/1946.Grata.

  9. FIZ UMA CIRURGIA DE CRANIO HA 03 MESES,PARA RETIRADA DE UM MENINGIOMA,AGORA FIZ UMA RSSONANCIA MAGNÉTICA E O A CONCLUSÃO FOIFOCOS PUNTIFORMES DE HIPERSINAL NAS SEQUENCIAS FLAIR eT2 NA REGIÃO PERIVENTRICULAR.COMPATÍVEIS COM MICROANGIOPATIA/GLIOSE OQUE É ISSO?

  10. BOM DIA! Fiz uma ressonância e deu sinais de leve redução volumétrica cerebral e indícios de doença de pequenos vasos na substância branca periventricular. Gostaria de saber realmente o que significa isso.

  11. Dra, recebi um exame em que constava leve redução volumétrica cerebral difusa. O que significa isso? É uma doença? Há como prevenir? Quais podem ser as consequências?

  12. fiz uma ressonância magnética do craneo, e o resultado foi de formações ovaladas pequenas de hipersinal em T2, em substância branca, de predomínio periventricular, podendo corresponder a áreas de gliose, rarefação mielínica ou microangiopatia. Isso pode estar causando tonturas ao deitar e ao levantar ?

  13. Boa tarde Drã. Fiz ressonância no meu filho com 3 anos e deu pontos brancos no cérebro, o neuro disse que vai fechá los , ele receitou respiridona de 0, 25 MG mas já faz um ano e nada de progredir, ele ainda não fala , não corre, queria saber o que significa isso é se vai fechar esses pontos mesmo ?

  14. Tenho muitas crises de cefaléia não encontro medicamento que cesse a dor rápido. Fiz uma ressonância o laudo veio pequenos focos de anomalia de sinal na substância branca periventricular e subcortical encefálica, de aspecto inespecifico podendo corresponder a gliose/microangiopatia.estou muito preocupada pois um clínico disse q há um envelhecimento do meu cérebro Tenho 48 anos

  15. B. NOITE
    DRª MARAMELIA MIRANDA

    TENHO 61 ANOS E TENHO 3 FILHOS. NO PARTO DO MEU 1 FILHO TIVE ECLAMPSIA E ASSIM TOMEI CARDENAL POR MAIS DE 30 ANOS E TIVE MUITAS CRISES ATUALMENTE TOMO AS MEDICAÇÕES CARBAMAZEPINA DE 2 MG, hAPOPERIDOL DE 5MG, AMPLICTIL DE 25MG, E FERNEGAM DE 25 MG. TIVE DEPRESSÃO COM A PERDA DE MEUS PAIS A 10 ANOS ATRÁS E TIVE SURTOS PSICOTICOS( ASSIM DESCREVEM OS MEDICOS NOS LAUDOS DE VARIAS INTERNAÇÕES) JÁ POR VIA JÁ TIVE VARIAS INTERNAÇÕES AO LONGO DESSE PERIODO.

    RECENTEMENTE FIZ UMA RESSÔNANCIA DE CRÂNIO E GOSTARIA QUE ME DESSE SUA OPINIÃO QUANTO AO QUE ESTA DESCRITO NO LAUDO:

    RESSONÂNCIA MAGNETICA DE CRANIO
    PROTOCOLO:
    EXAME REALIZADO EM APARELHO DE ALTO CAMPO, COM SEQUENCIAS MULTIPLANARES, ANTES E APÓS ADMINISTRAÇÃO VENOSA DE CONTRASTE PARAMAGNÉTICO

    RESULTADO:
    FOCOS E ÁREAS DE SINAL ELEVADO EM T2 E FLAIR NA SUBSTANCIA BRANCA PERIVENTRICULAR, DE ASPECTO INESPECIFICO, MAS QUE NESTA FAIXA ETÁRI DEVEM ESTAR RELACIONADOS A GLIOSE MICROANGIOPÁTICA.
    HIPOCAMPOS COM VOLUME NORMAL
    NÃO HÁ EVIDENCIAS DE LESÕES ISQUEMICAS RECENTES NA PONDERAÇÃO DIFUSAO.
    ACENTUAÇÃO DOS SULCOS CORTICAIS E CISTERNAS BASAIS, ESPERADO PARA A FAIXA ETARIA.
    ECTASIA COMPENSATÓRIA DO SISTEMA VENTRICULAR SUPRATENTORIAL.
    CEREBELO E TRONCO CEREBRAL SEM ALTERAÇÕES.
    IV VENTRÍCULO ANATÔMICO.
    NÃO HÁ SINAIS DE IMPREGNAÇÃO ANÔMALA PELO MEIO DE CONTRASTE.

    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
    NO AGUARDO DOS ESCLARECIMENTOS
    LENITA SOUSA

  16. Olá!
    Boa Tarde.
    Dra. Maramelia Miranda
    Tenho muita cefaleia,fui ao médico e passou o exame de tomografia.
    Peguei o resultado mas não entendo,esta assim.

    COMENTÁRIOS:
    Sulco corticais anatômicos.
    Focos hipoatenuantes esparsos na substância branca,inespecíficos.
    Ventrículos supratentorias ectasiados de contornos preservados.
    Linha média centrada.
    Cerebelo com coeficientes de atenuação dentro da normalidade.
    Ausência de insultos vasculares hemorrágicos agudos.
    Espessamento mucoso no seio frontal esquerdo.

    IMPRESSÃO:
    Focos hipoatenuantes esparsos na substância branca,inespecíficos.
    o que isso significa?
    desde já obrigada,aguardo reposta.

  17. meu amigo de 64anos foi diagnosticado com TRM e T2W com substancia branca gliose por microgiopatia,
    ele tem esquecimento de coisas recentes,mas lembra tudo o que passou,teve depressão,ta tomano remedio para memória,o médico falou que o cérebro dele ta secando,mas ele ja ta melhor com o remedio,tem vida ativa com sexo e dança muito,mesmo se percebendo algum disturbio,as vzs ele tem esquecimento repentino e tonturas,mas ja percebi que é quando ele fica nervoso,oque podemos esperar disso?espero resposta

  18. Estou com 37,e fui diagnosticada com leucoaraiose ,depois de um ataque isquêmico transitório estou tentando entender cada vez mais está me ajudando.

  19. Me diagnosticaron microangiopatia isquemica incipiente, lo cual me ha ocasionado sintomas demasiado raros.Me recetaron un anticuagulante de por vida.Esos sintomas percisten en magnitudes menores. Me gustaria saber si van a desaparecer o siempre estaran presentes.

  20. antonio carlos — leia texto acima sobre microangiopatia. exatamente o que está explicado acima.

  21. Hoje recebi o resultado da ressonância e deu sinais de microangiopatia isquêmica leve, sem imagem de isquemia recente. Ausência de imagem de lesão expansiva intracraniana ou realce anômalo após o uso do meio de contraste.
    Gostaria de saber o que está acontecendo?

  22. Bom Dia fiz tomografia como so vou retonar com o neuro daqui a20 dias gostaria de a conclusao do meu exame deu calcificaçao puntiforme peri vrntricular lateral (granuloma Calcificado) poderia me falar se isso e grave

  23. Meu filho hoje faz 10 meses e desde os 6 teve um pico no grafico do perimetro encefalico , hoje esta com pc de 50 cm, com a suspeita de hidrocefalia, tem desenvolvimento e crescimento compativel com a idade ….tive uma gestacao normal sem alteracoes …fiz um tomografia e o laudo diz- moderada ectasia das cavidades ventriculares supratentorias. Ha discreta hipodensidade da substância branca periventricular, nao sendo possível afastar transudacao liquorica associada. A dr e o proprio laudo pedem melhor avaliacao com ressonancia , só que meu filho comecou a apresentar contracoes na face, braços e maos, consegui gravar e mostrei ao neuro e ele me disse que eram convulcoes leves, pediu um eletroencefalo e apos entrar com depakene 1 mg 2,5 ml 12/12 . o resultado do eletroencefalo foi – atividade paroxistica bilateral.
    Ele continua fazendo as “caretas” mas com menos intensidade
    Fez a ressonancia com contraste e a descricao foi – moderada dilatação do sistema ventricular supratentorial com predominio dos cornos posteriores sem sinais de edema transependimario. Acentuacao dos sulcos corticais frontais.
    Ele ainda tem “moleira” …pelo seu conhecimento dr, a moleira pode afetar em um diagnostico equivocado, pois ele é uma crianca alegre e ativa sem sequelas, alem do aumento de pc e convulcoes leves, nao a mais nenhum sintoma .
    O que a dr pode me orientar… Pois o medico me disse q discarta a hidrocefalia, e que devemos esperar a evolucao
    Tenho medo de evoluir e deixar alguma sequela….
    Me ajude por favor…

  24. fiz uma tomografia computadorizada craneo-encefálico Deu uma calcificação puntiforme junto ao tálamo esquerdo . O que siguinifica . O neorologista disse que não e nada . Posso confiar e ficar tranquila . Agradeço

  25. Tive um AVC em 2009, fiquei em côma por um tempo. E quando retornei, tinha perdido a memória. Foi muito difícil a recuperação. Pra falar a verdade, sofro até hoje com seqüelas deixadas na memória. Na época, coloquei uma válvula. Após o INSS me dar alta, a empresa me dispensou e eu perdi o acesso aos médicos e tratamentos. Hoje, estou empregada, mas ainda tenho sérios problemas de memória que me prejudicam bastante. Mas, o que mais me preocupa é a tal válvula. Nunca mais fiz nenhum acompanhamento. Sinto dores de cabeça constantes. Preciso saber o que fazer? Se preciso fazer algum exame, algum procedimento, procurar algum médico? Desde já agradeço pela atenção.

  26. meu pai tinha dores de cabeça fortes e constantes, fez uma tomografia.
    impressão diagnóstica:
    sinais de redução volumétrica encefálica difusa com dilatação compensatória do sistema ventricular.
    leucoaraiose isquêmica supratentorial.
    doença ateromatosa nas artérias carótidas internas.

  27. Boa noite meu pai fez um tc de crânio que deu alterações glioticas secundários a microangiopatia ele 68 anos e tem dificuldades para raciocinar lembrar e andar o que significa essa doença tem cura ?por favor me respondam

  28. Dra. Maramelia, Boa tarde. recebi agora o resultado do exame, e deu microangiopatia. tem cura?

  29. fiz uma tomografia da cabeça e o resultado foi :1- Alteração volumétrica do parênquima encefálico, habitual para a faixa etária.
    2- Ateromatose carotídea e vértebro-basilar

    Tenho 71 anos e gostaria de saber o que quer dizer esses nomes

  30. erowan, nao tenho como responder apenas com descrição de um laudo, sem ver as imagens ou ter acesso aos detalhes do paciente; o certo é levar o seu exame no médico que o pediu e esclarecer suas duvidas.

  31. Boa tarde, dra
    Tenho uma bebê prematura extrema que nasceu de 26 semanas, hoje tem 1 ano e 5 meses, acabei de fazer uma tomografia nela.
    Esse exame apresentou alargamento dos sulcos e cisternas cerebrais e hipodensidades em centros semiovais. Gostaria de saber o que significa e quais sequelas pode trazer.
    Obrigada pela atenção dispensada.

  32. andreia, o melhor é levar num neurologista com os exames em maos. não é pra ficar nervosa, isso é bastante frequente.

  33. Desculpe, estava nervosa e não fiz pergunta alguma.No pronto atendimento a médica disse que ela estava só com sinusite e que não foi nada sério. Devo levá-la a um especialista? qual? Obrigada

  34. Boa noite dra, acabo de passar muitas horas com minha mãe na emergência de um hospital. Muita de cabeça e vômito. Fez tomo e recebeu medicação com prescrição de amoxicilina 875 e dipirona 500 devido sinusite. Porém no exame consta: “Proeminência dos sulcos entre os giros corticais, fissuras sylvianas e cisternas da base associado a ectasia do sistema ventricular por redução volumétrica encefálica. Acentuação da hipodensidade da substância branca periventricular, das coronas radiatas e centros semi ovais secundário a dano microangiopatico. Ateromatose de sifoes carotideos e artérias vertebrais. Sinusopatia maxilar a direita.”

  35. valdenio, se vc teve 2 ou mais de 2 crises convulsivas, e nada se encontrou que pudesse explicar as crises, deve usar algum anticonvulsivante.

  36. Dra. Mesmo ante da ressonancia eu neuro disse que tomasse Tegretou CR pois eu tinha epilepsia. Tive mais de três tremores dormindo,eu colesterol deu 212…’ glicemia 93. Tenho boa pressão e prático ATV física. Por isso resisti aedicavao por causa das reações
    O que me preocupa é que tenho uma irmã epiléptica desde os cinco anos
    Hoje ela tem 44 e eu 46 anos, meus país são primos e minha família tem histórico de doenças cardíacas. Na ressonância diz: Alguns poucos focos de hipersinal T2 acometendo a substância branca supratentorial, inespecíficos, podendo corresponder a microangiopatia leve, mas que também podem ser encontrados em pacientes com migrânea ou em uso de anticonvulsivantes. Vou pra o retorno mas ainda não tomei o Tegretou CR conforme prescrito. Devo tomar?

  37. marcelo — ah!????? como assim? alguem passa aciclovir para achado de ressonancia de microangiopatia?! por favor, sugestão: pase com outro neuro e reveja esta conduta. não tenho como opinar sem ter acesso a tudo (imagens, quadro clinico). a conduta foi no minimo estranha, se foi realmente para isso…

  38. Boa noite Doutora, minha tia foi diagnosticada com microangiopatia após a ressonância magnética do crânio. Estivemos com um neurologista e ele passou o seguinte medicamento ACICLOVIR 200 MG. SÓ que ao ler a bula pude verificar que este medicamento e indicado para o tratamento de HERPES

  39. Olá, pequei minha tomo e traz este laudo área hipoatenuantes focais cortissubcorticais nas regiões frontal e parientak direita, associadas a acentuação de sulcos locais, podendo corresponder a focos de gliose. Ainda não foi marcada minha consulta no SUS com neuro, (só Deus sabe quando) estou preocupada. O quem ainda por alto, quer dizer este laudo?

  40. jean, microangiopatia é diferente de alzheimer. não é possível responder sua questão sem ter acesso aos detalhes do caso e todos os exames feitos.

  41. Estou com esse probleminha,ja estou sendo acompanhada por uma neuro, no fim, tudo vai dar certo.
    MINHA FE E MAIOR,
    FEUS E FIEL!

  42. mell, pela descrição não há nada sério, grave, mas não posso confirmar isso sem ter acesso aos exs – imagens – e ver o paciente, para saber, por ex. porque o paciente fez o exame… espere o neuro e confirme com ele as alterações.

  43. RJ, 13.05.15.

    Dra. Maramelia, boa tarde,

    Recebi o resultado da RM da minha genitora e nas impressões diagnóstica deu que ele tem:
    1- Alterações microangiopática substância branca;
    2- Sinais de leve involução encefálica.
    Já marquei consulta com o Neuro mas infelizmente só consegui para daqui a 20 dias, estou apreensiva.

    Desde já agradeço, boa tarde.
    Mell Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *