Microangiopatia cerebral

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023.

tags: rarefação mielínica, gliose cerebral, angiopatia cerebral, microangiopatia cerebral, Fasekas na ressonância. 

O que é microangiopatia?

Pode ser uma alteração benigna, do envelhecimento, por alguma doença oculta… Ou pode ser um AVC isquêmico… Pode ser uma doença silenciosa de múltiplos pequenos AVCs, isquemias cerebrals. Tudo depende.

Este termo pode aparecer em algum resultado de exame de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio. Muitas vezes descrito nos laudos de exames como gliose, rarefação mielínica ou angiopatia, trata-se de um termo médico usado para descrever quando alguns pontos pequenos do cérebro, geralmente em áreas mais profundas, recebem pouco oxigênio, glicose e irrigação sanguínea, levando à morte dos neurônios nestes pontos – veja mais sobre Gliose – AQUI.

+++ Veja também: Gliose cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

A aparência da microangiopatia no exame de tomografia é de uma área (ou áreas) mais escuras.

Na ressonância magnética, nas sequências T2, a microangiopatia ou focos de gliose aparecem como pontos ou áreas brancas, contrastando com o cérebro normal (de cor cinza) – figura AQUI.

fasekas

Imagens de ressonância magnética do crânio, de 3 diferentes pacientes: as manchas brancas, no meio do tecido cerebral mais acinzentado, são o que chamamos de gliose. Na figura, vemos graus de gliose leve (poucos focos), moderada (figura do meio) e mais grave, com focos de gliose confluentes.

Algumas doenças crônicas frequentes na população predispõem os indivíduos a ter maior ou menor número destes pontinhos brancos no cérebro, como:

  • hipertensão arterial (pressão alta) crônica, principalmente quando não bem controlada
  • diabetes
  • aumento de colesterol ou triglicérides
  • síndrome da apneia do sono
  • doenças cardíacas, coração dilatado
  • infarto do miocárdio prévio
  • arritmias cardíacas, como fibrilação atrial
  • doença renal crônica
  • hábitos de vida ruins, como fumar, etilismo diário e sedentarismo
  • envelhecimento, idade mais avançada

O envelhecimento normal também pode evoluir com áreas de microangiopatia no cérebro. Não tem jeito. Faz parte.

As lesões de microangiopatia cerebral, em geral, se tênues, pequenas, iniciais, esparsas, não dão nenhum sintoma.

Entretanto, se houver progressão ou aumento destas lesões, ou sua confluência – ou seja, ao longo de anos as lesões começando a “se juntar” no cérebro – como por exemplo, em micro-isquemias cerebrais silenciosas, o indivíduo afetado pode ter problemas progressivos de memória, linguagem e cognição, até casos extremos que podem desenvolver demência. Nestes casos, as manchinhas podem ter sido AVCs isquêmicos antigos, que foram se juntando e formando as áreas brancas…

Geralmente estes casos mais sérios, com maiores manchinhas, são as pessoas que não se cuidam, não vão ou não tem acesso a médicos, medicamentos, não controlam seus problemas de saúde crônicos, ou continuam a ter hábitos de vida ruins, como o sedentarismo, fumar e excesso de ingestão de álcool.

O que fazer com a microangiopatia?

Simples assim: Cuide-se. Procure um médico, clínico, ou cardio, ou um neurologista.

Tome seus remédios de pressão alta, mantenha sua pressão arterial em no máximo 120 ou 130×80 (12 por 8), cuide do seu diabetes, se tiver. Controle seu peso. Faça atividade física. Faça exames de check-up regulares. Tenha hábitos e alimentação mais saudáveis.

Identifique se você tem algum fator de risco para desenvolver a microangiopatia. Na dúvida, procure um neurologista e converse sobre o problema, o grau do que foi encontrado, e as medidas para evitar a progressão.

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

Leia mais…

+++ AVC Isquêmico

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

TEM MAIS DÚVIDAS??? LEIAM AS VÁRIAS PERGUNTAS DOS LEITORES ABAIXO… E AS RESPOSTAS…

276 thoughts on “Microangiopatia cerebral”

  1. Fiz uma CT porque estava tendo dores de cabeça agudas todas as vezes faço exercício físico, e o resultado foi: leve acentuação e hipodensidade da substância branca profunda periventricular, por sequela de microangiopatia crônica e pequenas calcificações vasculares nos sifões etmoidais, gostaria de saber se isto tem a ver com esta dor intensa. Desde já, obrigada.

  2. na Tomografia consta Periventriculares característica da Leucopatia Microângiopáticas. “Hipertensivas?” o que quer dizer

  3. matheus, nada demais. coisas que são comumente encontradas em idosos de 79 anos. não vi a imagem, mas acho que deve ficar tranquilo em relação à tomo (descrição de alterações absolutamente inespecíficas). sugestão: se ele tiver de novo o desmaio, mande alguém filmar com a camera do celular, para levar ao neuro. isso deve ajudar na caracterização do que são estes “desmaios”…

  4. Boa tarde Dr.

    Meu pai tem 79 anos. De um tempo pra cá, ele teve 3 “desmaios” muito rápidos, que não duraram dois minutos. Ele não chega a fechar os olhos, mas fica mudo, com o corpo mole e depois volta ao normal. Comecei a achar estranho e levei ao médico que pediu uma Tomografia Computadorizada de Crânio. Fiz o exame e o resultado deu da seguinte forma:
    – Redução volumétrica encefálica
    – Hipoatenuação da substância branca da peri ventricular (podendo corresponder à microangiopatia)
    – Calcificação nodular junto a cabeça do núcleo caudado
    – Infarto lacunar projetando-se em núcleos da base à direita.
    Lí praticamente todas as perguntas e respostas desse site, e percebi sua atenção em ajudar.
    Mas confesso que isso está me tirando o sono, atrapalhando meu trabalho e por ai vai… Pois o retorno ainda vai demorar.
    Por favor, peço que me “esclareça” esses termos, se possível é claro….

    Desde já, agradeço ao espaço e a atenção.
    Obrigado.

    Matheus Lemes

  5. é comum uma pessoa de 55 anos ser diagnosticada que tem microangiopatia em um exame de tomografia computadorizada? quais são os riscos? por favor me mandem respostas, ainda vai demorar p levar o resultado p o neuro que solicitou o exame . obrigada rosa

  6. Anete e demais leitores, “atrofia encefálica com predominio parietal bilateral” quer dizer que esta parte do cérebro parietal dos dois lados) está com um volume menor do que o habitual. o que causa isso, daí, são algumas coisas, bem diferentes umas das outras. o melhor é perguntar ao médico quando for à consulta. fica impossível eu saber de caso a caso. cada caso é um caso (alguém já sabiamente disse!)…

  7. esqueci de repeti a duvida: o que significa atrofia encefálica com predominio parietal bilateral. acusou na RA, para paciente com 71 anos.
    Anete Dias

  8. Eu fiz uma indagacão no dia 1º de Julho de 2014 e os Senhores não avaliaram o meu questionamento.
    Ademais, não vi respostas para outras pessoas que atendesse a minha preocupaçõ.
    Obrigada
    Anete Dias

  9. Tenho 46 anos, sou portadora de epilepsia e migranea. Há duas semanas tive um episodio de amnesia, sai de casa para trabalhar e fui para em local totalmente diferente, não me recordo como fui parar lá. Senti fortes dores de cabeça. Dois dias depois tive convulsão. Fiz tomografia. Impressao sugestivas de gliose e/ou isquemia. Posso voltar a ter amnesia, havia dois anos que não tinha convulsão. Tomo Depakote er 500. DEvo me preocupar?

  10. Sergio e demais leitores, estes termos que os radiologistas descrevem, nas tomos e ressonâncias, nada mais é do que aquelas manchinhas brancas que podem surgir, sobretudo com o envelhecimento do cérebro.
    É normal, natural, com a idade passando, algumas pequenas partes do nosso cérebro irem “morrendo”… Posso dizer a vcs todos, isso é o natural… E não é nada grave. São alterações comuns em pessoas de mais idade e sobretudo em quem tem doenças crônicas que podem acelerar este processo. Infelizmente, NINGUÉM ESCAPA!!!
    COMO PREVENIR, ENTÃO? Deve-se apenas identificar o que pode estar associado em cada caso, e controlar o máximo possível para parar o processo, ou pelo menos lentificá-lo…
    Por exemplo, se a pessoa tiver hipertensão e diabetes, controlar certinho; se tiver insuficiência renal, controlar; se usar drogas ou muito álcool, reduzir ou parar; se fumar, tem que PARAR DE FUMAR… Aliás, o cigarro e o uso excessivo do álcool são hábitos de vida muito relacionados à progressão da microangiopatia cerebral… ALGUÉM TEM OUTRA DÚVIDA?

  11. Minha esposa tem problemas graves de saude a mais de 30 anos, Artrite,sinusiste, DPOC e toma muito remedio, inclusive Cortisona a mais de 10 anos Por sentir diariamente fortissima dor de cabeça, fizemos uma computadorizada e constou Angiopatia degenerativa da substancia branca.
    Li diversos assuntos na Internet e fiquei preocupado com a palavra “degenerativa”.
    MInha pergunta: Essa doença tente a piorar?
    O que significa Degenerativa ?

  12. o que significa atrofia encefálica com predominio parietal bilateral. acusou na RA

  13. Tenho 66 anos, tive uma perda de memória ( fatos recentes) por 10 minutos. fiz uma ressonância e como resultado…pequenos focos sugestivos de gliose por microangiopatia supratentorial, sem alterações significativas nas estruturas arteriais intracranianas. Estou muito preocupada pois só poderei levar o resultado para o neuro em julho. Existe algum perigo com esse diagnóstico. Fico grata e aguardo resposta. Atenciosamente Ilda Glória

  14. tatiany, minha pergunta seria: por que sua filha de 9 anos foi fazer uma ressonância do crânio? o termo gliose é muito genérico e pode não ser significado de nada…

  15. minha filha de 9 anos ja teve meningite bacteriana aguda por pneumococo, quando tinha 11 meses; e agora, apos fazer uma ressonancia, a conclusao foi de GLIOSE. quais os cuidados q devo ter com ela?

  16. Minha ressonancia de cranio para acompanhamento de recidiva de meningeoma marcou: alteracoes no lado esquerdo compativel com edema ou gliose.

  17. eu tenho uma crianca com apenas 4 anos e na ressonancia magnetica reducao da substancia branca
    o q significa é normail?

  18. Dr, isso quer dizer que é normal e que o aimples fato de cuidar da saude o caso nao piora? Estou aflita e agradeceria se respondese minha pergunta. Tenho colesterol alto e estou fazendo acompanhamento com cardiologista, que ja detectou problemas cardiacos. agradeço a atenção .

  19. meu pai tem 78 anos e foi diagnosticado id periventriculare centro semi oval compativel com microangiopatia cronica; reduçao volumetrica do parenquima cerebral; hipodensidade da substancia branca.

  20. simone, fique tranquila, este achado é comum com o passar da idade. pela descrição do radiologista, não há aparência com sinais vistos em EM.

  21. joselia, achado comum em idosos. converse com o neuro que pediu o exame. será preciso ver a imagem.

  22. Minha ma~e está com 84 anos de idade e no resultado da tomografia do cranio, foi diagnosticado: sinais de redução volumétrica mais evidente nos lobos frontais. Sinais de significativa doença cerebrovascular( microangiopatia). Grata Joselia bellegard.

  23. Na rm deu cistos simples na porcao intermedia da hipose, hiperitenso t2 hipoitenso em t1, lesoes desmielinizantes/glioticas, de aspectos aparentemente microangiopatico, sem preencher criterios minimos de mecdonald para suspeicao de em.morro de medo se em

  24. nelson, provavelmente, pela descrição da conclusão, nada de grave. apenas deverá ser vista (a ressonancia) por um profissional (neuro, se possivel), para avaliar a extensão da microangiopatia e te orientar sobre o bom controle do diabetes ou hipertensão arterial que vc deve ter. abs e boa sorte.

  25. Dores de cabeça a tempos que eu achava que eram da renite alérgica se intensificaram, com tonturas…. sou diabético tipo II após uma cirurgia de quisto no pancreas. Pressão, colesterol baixo, controlado por Sinvastatina e 10 mg de Enalapril, dieta alimentar 1,69 de altura estou com 74 kg tendo emagrecido bastante…..

    Fui fazer ressonância do RM ENCEFÁLICA : não vou escrever todo o laudo….só a conclusão: IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA> Avaliação do encéfalo por ressonancia magnética evidenciando sinais de redução volumétrica cerebral e cerebelar e de microangiopatia incipiente na susbtancia branca periventricular …..

    Solicito seus bons oficios informar se isso é grave e que tenho que fazer, pois vai levar dias para eu apresentar o exame ao neuro, mesmo se pagar particular. Tenho dores de cabeça e tonturas, não sei se é disso . As vezes as dores somem. Se possivel pode me dar uma orientação por e-mail, e se devo procurar o serviço de urgencia de um hospital ou não? O médico só pode me atender no final desse mes de março 2014… Obrigado………Nelson

  26. gostei dos comentarios e resposta as duvidas pois em casa tenho familiar com microangiopatia e isso nos ajuda muito e estimula a procurar o medico e seguir as orientaçoes. obrigado.

  27. minha mae fez uma tomografia uns 15dias e teu que ela esta com leumicroangiopatia esta doença e grave como lidar com ela ,pois minha mae ta bem dificil de se lidar,mudança de humor constante.me ajudam.muito obrigado

  28. HÁ DIAS FUI AO UM NEUROLOGISTA, CONFIAVÉL, SOLICITOU-ME UMA RESSONANCIA COM CONTRASTE. E O RESULTADO, MOSTOU-ME, A RESSONANCIA, Q/ TINHA ALGUNS PONTOS, BRANCOS.E Q/ ERA PORTADORA, DE “MICROANGIOPATIA”. NÃO BEBO, N/ FUMO. FAÇO ATIVIDADES FISÍCAS, 3 VEZES POR SEMANA,(CAMINHADA) QUE DIZ-ME DISSO? Á CAUSA? SERÁ Q/ VAI PROGREDIR? MUI GRATA. LIZ. AGORA, FICAREI “ALERTA” COLESTEROL, CONTROLADO, E USO ADOSANTE. Q/ MAIS, POSSO CUIDAR-ME, P/ N/ PROGREDIR?

  29. NO RESULTADO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO:
    1 – FOCOS DE GLIOSE DISTRIBUÍDOS PELA SUBSTÂNCIA BRANCA DOS LOBOS FRONTAIS, PARIETAIS E TEMPORAL DIREITO, DE PROVÁVEL NATUREZA MICROANGIOPÁTICA.
    2 – LEVE REDUÇÃO VOLUMETRICA ENCEFÁLICA DIFUSA, COMPATIVEL COM A FAIXA ETÁRIA?

  30. fiz uma ressonancia no dia 31 \ 10\ 2113 o relatorio identificou raros e pequenos focos de sinal elevados em T1eT2,FLAIR,SWI e Difusao,antes e apos o contraste venoso. quero saber o que causau esse problema , e como devo agir para evitartantas dores .

  31. No meu exame deu alteração da substancia branca dos hemisférios cerebrais, compatível com microangiopatia, eu queria saber se é grave, o que é isto, estou muito nervosa quanto a esse resultado.

  32. Na minha Ressonância de Crânio na Impressão Diagnóstica: – Diminutos focos hiperintesnsidade de sinais em T2/FLAIR na substância branca cerebral à direita, sem efeito expansivo ou realce significativo pelo meio de contraste, inespecíficos, mais provavelmente relacionados à microangiopatia e/ou gliose.
    Gostaria de saber se é algum problema grave e quais as consequências que podem vir acontecer.
    Obrigada

  33. Na minha ressonância deu sinais de redução volumétrica encefálica associada a microangiopatia .focos ovóides de hipersinal nas seqüências Flair e T2, na substancia branca perivetricular,coroas radiadas e centros semi-ovais.,

  34. elisangela, fique tranquila, estas alterações são comuns em pessoas de mais idade.sem ver o exame, arrisco apenas a dizer que pode não ser a causa do que ele sente… de tão comum que isso aparece.

  35. boa tarde no resultado do meu pai deu

    dilatação do sistema ventricular supra -tentorial. sem sinais de transudato liquórico.
    focos inespecíficos de alteração de sinal na substancia branca dos hemisférios cerebrais, devendo representar focos de giose relacionados a miocrogiopatia

    estou muito preocupada

  36. sobre a microangiopatia, vc pode ver o que diz o texto, tentei explicar com detalhes este termo. sobre a ateromatose das carótidas, este é um achado comum em pessoas acima de 40-50 anos, sobretudo naquelas que tem outros fatores de risco, como hipertensão, colesterol alto, ou diabetes… e significa que há placas de cálcio depositadas nas artérias carótidas, vistas na tomografia. o neuro que pediu o exame poderá te esclarecer melhor onde estão vendo diretamente o exame.

  37. Há mais ou menos 1 mês, vinha sentido um mal estar que vinha do nada, e como se eu perdesse os sentidos, mas não chegava d desmaiar, quando passa eu sinto uma fraqueza, como seu não tivesse nenhum controle, fui ao médico que me pediu uma tomografia do crânio, e o resultado foi Aspecto tomográfico compatível com lesões isquêmicas cerebrais por microangiopatia, e ateromatose das artérias carótidas internas, gostaria de mais esclarecimentos, obrigada.

  38. MEU PAI TEVE O DIAGNOSTICO DE MIGROANCIOPATIA E ESTA EM UM ESTAGIO AVANÇADO GOSTARIA DE SABE QUAL FISIOTERAPIA É MAS INDICADA PARA O CASO DELE POIS ELE ESTA COM OS MOVIMENTOS LENTIFICADOS, FALA ARRASTADA, E VIVE EM UMA TRISTEZA SEM ANIMO PARA NADA. COM CONSEQUENCIA DA MICROANGIOPATIA TBM DESENVOLVEU PARKSON. FAÇO O QUE POÇO PARA AJUDAR A AMENIZAR.

  39. maria, é exatamente o que escrevo nos comentários do post, trata-se de problema que pode aparecer com a idade, no nosso cérebro, e que não significa nada demais. o ideal é você, no retorno com seu médico, esclarecer sua dúvida com ele, pois ele terá seu histórico médico e verá as imagens da ressonância. abs e boa sorte, maramelia miranda

  40. Olá dr° tenho um resultado de RM ,que está da seguinte maneira.
    hipersinais focais,04 esparsas pelo hemisférios cerebrais,não captantes e sem carater expansivo, de asecto inespecifico, sugerindo corresponder a focos de gliose por microangiopatia degenerativa.
    IMPRESSÂO: discretos focos de gliose/microangiopatia degenerativa da substancia branca dos hemisférios cerebrais.
    o que o sr° pode me dizer a rrespeito..

  41. Minha mãe recebeu esse diagnóstico no exame de TC, após sentir tonturas….

    …não-hipertensivas dos ventrículos supratentoriais, cisternas e sulcos corticais com amplitude aumentada, hipoatenuação da substância branca periventricular, focos hipoatenuantes sub-corticais fronto parietais mais frequentemente relacionados à micro angiopatia/gliose, ausência de coleções intracranianas extra-axiais…

  42. fernando, o stress diretamente não causa microangiopatia, mas é um gatilho para piorar várias coisas, como as doenças crônicas, sobretudo cardiopatia e hipertensão arterial, que, estas sim, diretamente podem piorar a microangiopatia. Portanto, cuidando do stress, vc melhoraria a sua pressão, por exemplo, e daí no futuro poderá ter menos microangiopatia.

  43. jane, como eu falo no texto, microangiopatia são regiões do cérebro que recebem pouca ou nenhuma irrigação sanguínea e acabam morrendo. na ressonancia aparecem como pontos brancos nas sequencias T2; na tomografia, como hipoatenuação.
    converse com seu médico, veja quais fatores de risco você tem para ter a microangiopatia e como prevenir que esta aumente.
    abs maramelia

  44. jane, como eu falo no texto, microangiopatia são regiões do cérebro que recebem pouca ou nenhuma irrigação sanguínea e acabam morrendo. na ressonancia aparecem como pontos brancos nas sequencias T2; na tomografia, como hipoatenuação.
    converse com seu médico, veja quais fatores de risco você tem para ter a microangiopatia e como prevenir que esta aumente.
    abs maramelia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *