Microangiopatia cerebral

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023.

tags: rarefação mielínica, gliose cerebral, angiopatia cerebral, microangiopatia cerebral, Fasekas na ressonância. 

O que é microangiopatia?

Pode ser uma alteração benigna, do envelhecimento, por alguma doença oculta… Ou pode ser um AVC isquêmico… Pode ser uma doença silenciosa de múltiplos pequenos AVCs, isquemias cerebrals. Tudo depende.

Este termo pode aparecer em algum resultado de exame de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio. Muitas vezes descrito nos laudos de exames como gliose, rarefação mielínica ou angiopatia, trata-se de um termo médico usado para descrever quando alguns pontos pequenos do cérebro, geralmente em áreas mais profundas, recebem pouco oxigênio, glicose e irrigação sanguínea, levando à morte dos neurônios nestes pontos – veja mais sobre Gliose – AQUI.

+++ Veja também: Gliose cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

A aparência da microangiopatia no exame de tomografia é de uma área (ou áreas) mais escuras.

Na ressonância magnética, nas sequências T2, a microangiopatia ou focos de gliose aparecem como pontos ou áreas brancas, contrastando com o cérebro normal (de cor cinza) – figura AQUI.

fasekas

Imagens de ressonância magnética do crânio, de 3 diferentes pacientes: as manchas brancas, no meio do tecido cerebral mais acinzentado, são o que chamamos de gliose. Na figura, vemos graus de gliose leve (poucos focos), moderada (figura do meio) e mais grave, com focos de gliose confluentes.

Algumas doenças crônicas frequentes na população predispõem os indivíduos a ter maior ou menor número destes pontinhos brancos no cérebro, como:

  • hipertensão arterial (pressão alta) crônica, principalmente quando não bem controlada
  • diabetes
  • aumento de colesterol ou triglicérides
  • síndrome da apneia do sono
  • doenças cardíacas, coração dilatado
  • infarto do miocárdio prévio
  • arritmias cardíacas, como fibrilação atrial
  • doença renal crônica
  • hábitos de vida ruins, como fumar, etilismo diário e sedentarismo
  • envelhecimento, idade mais avançada

O envelhecimento normal também pode evoluir com áreas de microangiopatia no cérebro. Não tem jeito. Faz parte.

As lesões de microangiopatia cerebral, em geral, se tênues, pequenas, iniciais, esparsas, não dão nenhum sintoma.

Entretanto, se houver progressão ou aumento destas lesões, ou sua confluência – ou seja, ao longo de anos as lesões começando a “se juntar” no cérebro – como por exemplo, em micro-isquemias cerebrais silenciosas, o indivíduo afetado pode ter problemas progressivos de memória, linguagem e cognição, até casos extremos que podem desenvolver demência. Nestes casos, as manchinhas podem ter sido AVCs isquêmicos antigos, que foram se juntando e formando as áreas brancas…

Geralmente estes casos mais sérios, com maiores manchinhas, são as pessoas que não se cuidam, não vão ou não tem acesso a médicos, medicamentos, não controlam seus problemas de saúde crônicos, ou continuam a ter hábitos de vida ruins, como o sedentarismo, fumar e excesso de ingestão de álcool.

O que fazer com a microangiopatia?

Simples assim: Cuide-se. Procure um médico, clínico, ou cardio, ou um neurologista.

Tome seus remédios de pressão alta, mantenha sua pressão arterial em no máximo 120 ou 130×80 (12 por 8), cuide do seu diabetes, se tiver. Controle seu peso. Faça atividade física. Faça exames de check-up regulares. Tenha hábitos e alimentação mais saudáveis.

Identifique se você tem algum fator de risco para desenvolver a microangiopatia. Na dúvida, procure um neurologista e converse sobre o problema, o grau do que foi encontrado, e as medidas para evitar a progressão.

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

Leia mais…

+++ AVC Isquêmico

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

TEM MAIS DÚVIDAS??? LEIAM AS VÁRIAS PERGUNTAS DOS LEITORES ABAIXO… E AS RESPOSTAS…

276 thoughts on “Microangiopatia cerebral”

  1. Olá Doutora!
    Acabo de receber a ressonância de crânio da minha mãe (82 anos) e deu o seguinte:
    MODERADA MICROANGIOPATIA SUPRATENTORIAL
    DISCRETO DESAREJAMENTO DE ALGUMAS CÉLULAS DA MASTOIDE ESQUERDA
    LEVE PRO EMINÊNCIA DOS SULCOS ENTRE GIROS CORTICAIS TELENCEFÁLICOS
    LEVE ESPESSAMENTO DO REVESTIMENTO MUCOSO NO COMPARTIMENTO DIREITO DO SEIO ESFENOIDAL E DE ALGUMAS CÉLULAS ETMOIDAIS.
    Por gentileza, poderia me dizer algo sobre esse diagnóstico? Ficarei muito grata!

  2. Olá, Dra. Comecei a apresentar um desconforto abdominal e procurei um proctologista que me pediu uma colonoscopia. Há muitos anos fiz uma ressonância e sinto dores de cabeça quase que diárias. Ele pediu uma nova ressonância para investigar se a medicação das dores de cabeça não estão atacando o intestino. Os resultados da colonoscopia foi: “Doença diverticular do sigmóide”; e da Ressonância foi: “Imagem compatível com cisto de aracnóide temporal esquerdo. Foco de alteração de sinal no centro semioval esquerdo, inespecífico e podendo representar microangiopatia e/ou gliose.” Desde já agradeço seu comentário

  3. Meu esposo é hipertenso. Tem 44 anos e após dores terríveis de cabeça fez uma ressonância do encéfalo. Deu sinais de leve redução volumétrica encefálica difusa e glicose. Microangiopatia degenerativa infra e sobretudo supratentorial. Seria possível me dar algumas informações por favor?

  4. Marlene, não é possivel opinar ser ter acesso a todos os detalhes do caso, e ver as imagens. peço que passe com o neuro, e fique tranquila, pois meningeomas sao tumores benignos, vc deve estar com esse há muito tempo. muitos meningeomas não precisam ser operados. procure opinioes de varios profissionais.

  5. Bom dia Dra. estou muito preocupada, estava com suspeita de inflamaçoes nas articulações de ATM, dores fortes, fiz ressonancia magnetica, o exame constou o seguinte:Lesão expansiva extra-axial com base de implantação da tenda cerebelar direita compátivel com lesão revestimento meningotelial(meningioma)com ampla margem de contato com o seio transverso direito,determinando seu deslocamento e afilamento, porém sem sinais inequívocos de invasão ou trombose.(…)
    A neurologista que já me encaminhou com urgência ao neurocirurgião, disse que a lesão determina efeito compressivo no local, preciso de ajuda, tenho 49 anos sou hipertensa, minha mae faleceu de aneurisma abdominal(rompimento da veia aorta) e meu pai teve 3 infartes (falecido); eu precisava de algumas respostas mais concretas, espero que me ajude, ando muito nervosa, obrigada!

  6. Olá sou Márcia, tenho 51 anos e venho sentindo muito dor de cabeça, o meu medico pediu pra eu fazer MR do crânio e o resultado foi. Discretos focos de hipersinal na sequência FLAIR na substância branca subcortical frontal à direita. O que quer dizer isso?
    Obrigada.

  7. ola; meu filho tem 12 anos; ele caiu da garupa da moto; fez uma resonancia e apareceram manchas cinzas; estou desesperada; me ajuda.

  8. Doutora , minha mae esta com focos de gliose , microangiopatia difusa. Ela perdeu a memoria de assuntos rescentes. Ela esta com micro derrames . Existe remedio para travar estes micro derrames e existe a chance de memoria de assuntos recentes voltar ? Existem casos aos quais a memoria voltou ? O que ela deveria fazer ?

  9. Dra., há uns 15 anos tive uma convulsão, e ao fazer a RM apareceram manchas brancas, que ao longo do tempo foi diagnosticada Microangiopatia Supratentorial, Há mais de um ano tive perda de memória pelo período de mais de 3 horas, embora tivesse feito minhas atividades cotidianas sem nenhum problema. Só não me lembrei do que aconteceu nesse período. Tenho 63 anos e derrame no pericárdio, sem que tenha se encontrado a causa. Sinto tontura com frequência, cansaço próprio da minha idade e dificuldade para dormir, e nada mais. Só tenho receio de sofrer um AVC repentinamente. Quais são as possibilidades, diante de desse quadro? Há remédio para prevenir ou estancar a evolução das manchas brancas no cérebro? O estresse da perda de alguém muito querido pode ter causado isso?

  10. Prezada Doutora:
    Tenho 87 anos, sou esportista desde criança – fui nadadora, joguei volei, parei por alguns anos entre casamento e filhos pequenos, dos 29 aos 68 joguei tenis e, por ciurgia nos joelhos voltei a nadar aos 70; a partir dos 75 tomei parte em toda sorte de competições – paulista, brasileira, sul-americana e mundial. Isso até 2014, quando tive uma série de problemas, ruptura do tendão do ombro, 4 quedas com quebra de 4 costelas, bursite e tendinite no quadril e osteoartrose. Depois de cirurgia no ombro e 2 anos de fisioterapia voltei a nadar. Um dia amanheci com um braço paralisado por alguns segundos, aparentemente um AIT e fiz uma série de exames que nada acusaram. Só no laudo de uma Ressonancia Magnética do Encéfalo aparecem como Impressão Diagnóstica gliose, microangiopatia e lesões lacunares. Gostaria de saber se isso pode interferir nos meus treinos de natação, agora, depois de tanto tempo, bem mais curtos e mais lentos. Obrigada

  11. Boa Tarde Doutora:
    Meu pai tem 85 anos de idade e fez uma ressonância magnética com contraste e o resultado foi INVOLUÇÃO CEREBRAL MICROANGIOPATIA COM GLIOSE. O que significa isso? Qual o tratamento especifico?

  12. Dra muito prazer em falar com a Sra.
    Tenho 43 anos, e com 41 anos fui diagnosticada com esclerose múltipla, depois outros médicos chegaram a conclusão que é microangiopatia cerebral…
    Isso dá sintomas, tem seus agravamentos?
    Por gentileza gostaria de saber da resposta e conhecimento dá senhora. Mesmo pq tenho fadiga, e vezes sim ou não tenho dificuldade em fala é esquecimento.

    Grata desde já .

  13. Dra o que é sinais de ma rotação hipocampal à esquerda isso foi resulltado da ressonância de minha filha de 9 anos e ela tem muita dor de cabeça pode me ajudar???

  14. Boa Noite Doutora.
    Fiz uma ressonância com o seguinte resultado,: mostra de de imagens puntiformes hiperitensas, nas sequências com TR longo localizadas na substância branca das regiões frontoparietais . Esta imagens são inespecíficas, mas podem estar relacionadas a isquemia antiga ou espaços perivasculares proeminentes .
    Estou preocupada porque é demorado pra conseguir um neurologista pelo convênio. Devo me preocupar com o resultado?
    Aguardo sua resposta.

    Atenciosamente

    Tania Mara Neves.

  15. Boa Noite Dra.
    Minha mae tem 84 anos, e esta começando com esquecimentos, ela fala que as vezes escuta vozes em seu ouvido. as vezes ve coisas! Levei ela em um Geriatra, ele pediu uma Tc do crânio e o resultado foi o seguinte:

    Acentuação da diferenciação entre as substâncias cinzenta e branca profunda de ambos os hemisférios cerebrais, sem acometimentos focais significativos associados e sem efeitos expansivos, inespecifica à tomografia, compatível com gliose / leucomicroangiopatia. Restante do parênquima apresenta atenuação habitual.
    Gostaria q me explicasse esse resultado! Fico aguardando sua resposta! Muito obrigada!

  16. Olá Dra, Boa tarde, minha mãe tem 79 anos e deu no exame ressonancia gliosemicroangiopatia, está em tratamento há 01 ano , como medicamentos hemer, mantidan, e uma combinação de fórmula manipulada contendo 06 medicamentos juntos, teve pouca melhora. Mas ela se queixa que está com peso nas pernas, e no andar parece estar se sentindo desiquilibrada,. O que a Sra poderia recomendar? Estou preocupado vendo a dessa maneira, porque ela fazia caminhadas, hidro, e já não está tendo disposição para tal. Se for atendido, ficarei muito grato

  17. Boa tarde!
    Por gentileza Dra. poderia me explicar a conclusão de uma Tomografia Computadorizada de Crânio feita pela minha mãe.- Alterações involutivas do parênquima encefálico, habituais para a faixa etária.
    -Leucomicroangiopatia na substância branca profunda periventricular
    – Lacunas isquêmicas antigas no hemisfério cerebelar direito, cabeça do núcleo caudado ipsilateral e região peritrigonal esquerda.
    Desde já agradeço sua atenção. Um abraço.

  18. Ola, Boa Noite, Gostaria de saber se substancia brancas, acinzentadas com intensidade preservada é normal? No cerebro.

  19. Fui diagnosticada c gliose/microangiopatia, varios pontos brancos no cerebro e um pouco maior; tenho zsumbido no ouvido E; devido a esse problema fui medicada com Depakene 250 mg 1cp a noite, 1cp de vertigium a noite e 2 AAS 100mg apos o almoço; quero saber se esse é um bom tratamento.

  20. Tenho 58 anos e desde os 15 anos sofro de uma dor na têmpora esquerda, parece que minha cabeça não existe no lado esquerdo. Fico parecendo bêbada, tenho depressão, perco totalmente a vontade. Este ano fiz ressonância e constou microangiopatia incipiente de substância branca. O neurologista disse estar normal, porém, desde os 15 anos sofro, tendo períodos em que perco a vontade, porque, fico muito mal, como se minha cabeça fosse arrancada do resto do corpo e remédio algum me ajudou, acabo entrando em depressão.
    Tenho pressão arterial baixa, glicose normal, faço exercícios físicos, alimentação boa.
    Preciso saber se esse diagnóstico de microangiopatia, pode ser o causador desse meu quadro? Tenho motivos para me preocupar com esse resultado? Sinto muito medo de enlouquecer.
    Aguardo resposta. Grata!
    Lúcia Helena Guion

  21. Bom dia doutora,
    Minha mãe fez uma tomografia pq estava com confusão mental e esquecimento leves, e o resultado foi: sinais de reduçao volumétrica do parênquima encefálico e de leucoencefalopatia microangiopática. Ela tem 82 anos. Fez uma cirurgia cardíaca de troca valvar aórtica há um ano e 2 meses.
    As medicações que ela está usando (concor 10, sertralina 75, rosucor 20mg e atualmente o debet 24mg), podem estar associados ao problema? Ela sempre teve uma boa memória.
    A senhora faz consulta à distância?
    Obrigada por nos dar essa possibibilidade de ter a sua opinião.
    Lenny – Joinville SC

  22. Fiz uma ressonância do crânio e a conclusão foi gliose relacionada a microangiopatiae o medico me receitou cloridrato de memantina esse medicamento não e para Alzheimer, tem alguma relação o diagnostio com esse medicamento, também com avc, estou muito preocupada com a contraindicação deste medicamento.

  23. Boa tarde Doutora!
    Minha mãe tem 62 anos. Ela fez uma tomografia e diagnosticou MICROANGIOLOGIA. Gostaria de saber se essa doença e grave, ela e família esta muito preocupada.

  24. Meu marido tem 73 anos sentindo dor nos olhos e cabeça como se tivesse inflamada fez o exames e deu giose microangiopatia,a médica diz que tá tudo bem,mas ele está sentindo mal com isso devo fazer o que,pois estamos preocupados

  25. Oi dra; recebi um exame de tomografia do cranio, e la dizia assim: (INDICIO DE DILATAÇAO DO SISTEMA VENTRICULAR ); o que isso quer dizer, e grave e doutora? ..to com muiiitooo medo … me ajude …

  26. Boa tarde,

    Fiz uma tomografia, e a conclusão foi: Sinais de processo involutivo do parênquima encefálico não esperado para faixa etária da paciente, meu retorno ficou pra Dezembro, e gostaria de saber, do que se trata. Tenho 33 anos.

    Obrigada

  27. ola! Td bem? fiz uma ressonancia e deu multiplos focos substancia branca superficial e profunda, o medico laudou
    como gliose microangiopatia. Porem ele disse que não precisa tratar, dai fiquei muito preocupada, e gostaria de saber se devo procurar outro especialista para um segundo parecer?
    Pois me preocupo, minha avó morreu de AVC e minha mae ja teve dois Ait, dai fico com medo, vai que seja hereditario.
    Tenho 53 anos

  28. Boa tarde, eu fiz uma tomografia dos seios da face, e deu calcificacoes residuais em lojas amigdalinas. o que isso quer dizer?

  29. Estou com dificuldades para levantar os braços, o braço direito só consigo levantar quando ajudado pelo esquerdo. Fiz ENMG e o resultado foi: quadro eletroneuromiografico de intenso, acentuado processo neurológico periférico crônico, motor-axonal comprometendo os membros superiores e cintura escapulares, principalmente à direita, compatível com lesão de ponta anterior da medula. Agora fiz ressonância do crânio e o resultado foi: mínimos focos de microleucoangiopatia. Como devo conduzir minha vida daqui pra frente? Me ajudem.

  30. Por favor, estava mto esquecida, fui ao neuro que me pediu uma tomografia do cerebro, cujo resultado foi sinais de microangiopatia e reducao volumétrica do parênquima encefälico
    Gostaria que me dissesse qual a gravidade disso, tenho 75 anos

  31. Por favor, estava mto esquecida, fui ao neuro que me pediu uma tomografia do cerebro, cujo resultado foi sinais de microangiopatia e reducao volumétrica do parênquima encefälico
    Gostaria que me dissesse qual a gravidade disso, tenho 75 anos

  32. Por favor, estava mto esquecida, fui ao neuro que me pediu uma tomografia do cerebro, cujo resultado foi sinais de microangiopatia e reducao volumétrica do parênquima encefälico
    Gostaria que me dissesse qual a gravidade disso, tenho 75 anos

  33. Minha tia fez exame e constatou :
    Pequenos focos de hipersinal em T2 e FLAIR envolvendo a substância branca do compartimento
    supratentorial, que podem estar relacionados a alterações decorrentes de microangiopatia.
    Herniação da cisterna supra-selar para o interior da sela túrcica, determinando achatamento do tecido
    pituitário e desvio posterior do seu infundíbulo. Estes achados são decorrentes de incompetência do
    diafragma selar e caracterizam sela vazia.
    Não há evidência de processo neoplásico intraparenquimatoso, coleções líquidas extra-axiais,
    ventriculomegalia hipertensiva, hemorragia intraparenquimatosa aguda/subaguda, desvio das
    estruturas da linha média ou apagamento das cisternas da base.
    Redução volumétrica encefálica difusa, dentro do esperado para faixa etária.
    Proeminência compensatória do sistema ventricular supratentorail.
    Não há áreas com restrição à difusão da água na sequência Ecoplanar que pudessem inferir isquemia
    aguda/subaguda.
    Fluxo habitual ao nível das grandes artérias dos sistemas vértebro-basilar e carotídeo, segundo o
    critério Spin-Echo.
    Espaços perivasculares proeminentes, situados inferiormente aos núcleos lentiformes.

    Poderia me dar uma orientação?

  34. BOA TARDE,RESULTADO DO EXAME TOMOGRAFIA COMPUT.DE CRANIOCONCLUSÃO ;SINAIS DE REDUÇÃO DE
    VOLUMETRICA ENCEFALICA E ATEROMATOSE CAROTIDEA.
    HIPODENSIDADES NA SUBSTANCIA BRANCA SUPRATENTORIAL,INESPECIFICAS,HABITUALMENTE ENCONTRADAS NO CONTEXTO DE MICROAGIOPATIA.
    POR FAVOR ME ENVIA UM PARECER. GRATO PELA ATENÇÃO

  35. Tenho 66 anos fui ao neurologista e ele pediu exame de ressonancia deu GLIOSE/MICROANGIOPATIA SUPRATENTORIAL,moderada , estou tomando os medicamentos indicados, estou bem caminhada diaria, boa alimentação ,gostaria de saber se posso tomar moderadamente uma cerveja final de semana, desculpa pela pergunta.
    OBRIGADO ABRAÇO

  36. Fiz um RM do cranio e deu esta tal de microangiopatia, tenho tido muita dor de cabeça. O que realmente pode acarretar estas dores? Há maiores problemas devido a este problema? Estou desesperada???

  37. Oi Doutora por favor estou muito preocupada com minha mãe pois ela está esquecendo de várias coisas o neurologista pediu o exame e deu tênues focos de hipotensão na substância branca periventricular inespecificos comunente relacionados a gliose microangiopatica desde de já agradeço pela atenção pois a consulta dela está longe ainda…….

  38. Estou com gliose falta de irrigacao no cerebro e sinusite deu na ressonância magnética. O neuro me receitou um antibiótico “Vioxin” e um remédio chamado “vasogard”e mirtazapina ante- depressivo . só que ando muito sem equilíbrio .o q fazer?

  39. Boa noite
    Minha filha, de 34 anos, teve um disgnóstico de “”microangiopatia, que pode estar causando alteração na mielina.”
    como eu já tive dois AVCs tronco-encefálicos, porém, me recuperei muito bem, e tenho desmielinização acentuada nas pernas e nos braços, fiquei preocupada com ela, pois além de tudo, fuma e tem problemas de oclusão que também interferem no processo de oxigenação cerebral.

    Se puder ajudar-nos , fico muito agradecida.

  40. Recebi meu diagnostico de ressonância de cranio e diss o seguinte:
    Mostra focos hiperintensos esparsos na substancia branca cerebral , inespecificos. Mais comumente relacionado a microangiopatia.
    O q significa isso?

  41. Recebi meu diagnostico de ressonância de cranio e diss o seguinte:
    Mostra focos hiperintensos esparsos na substancia branca cerebral , inespecificos. Mais comumente relacionado a microangiopatia.
    O q significa isso?

  42. Olá, tenho 20 anos, hoje recebi o resultado da minha RM de Crânio, onde a análise diz que estou com gliose, de 1,0 cm no cerebelo. Isso significa o que?

  43. Meu pai deu microangiopatia,a neurologista disse que e diabete na cabeça, e ele ta com diabete alta,porem ele esta com dormência de um lado do rosto que pega do dente ao olho,,isto aconteceu apos ele tomar varias vezes água muito gelada,ele fez ressonância do encéfalo parte esquerda e deu microangiopatia,e sinusite aguda,queria saber se esta dormência e por causa da microangiopatia,ou se tem haver com sinusite,ou algum nervo do dente?,E se tem cura, se esses pontos brancos podem sumir ou serem curados com o remédio, ou se e pra sempre? Obrigada

  44. tive avc em outubro e desde lá ,fiquei muito lerda e esquecendo demais ,a ressonancia atual deu isquemia por microangiopatia degenerativa,tenho 43 anos,por favor vc pode me explicar,o q quer dizer isso,eliminei todas as outras sequelas menos o esquecimento e a lerdeza. por favor me ajude.

  45. Meu marido fez uma resonancia e deu MICROANGIOPATIA leve no compartimento supratentorial o que isto se tem algum trata mento estamos na sexta feira vai consultar com neuro em junho .Quero ficar mais tranquila.Obrigada Cecilia

  46. Parabéns Doutora.Muito bem explicitado!Me deu as respostas que eu precisava.

  47. Olá, meu pai tem 68 anos de idade e há algum tempo vem apresentando sinais de irratabilidade, esquecimento, confusão, e em uma consulta com o neurologist foi pedido uma tomografia. O laudo foi o seguinte:
    ectasia do sistema ventricular supratentorial
    acentuação de sulcos e fissuras corticais
    hipoatenuação de substancia branca periventricular
    estrutura centro mediana sem desvio em relação a lnha media
    calcificações parientais das arterias carotidas internas

    Como a consulta ainda demorará algum tempo, peço ajuda para que eu possa ficar um pouco mais tranquila.
    Muito obrigada,

  48. Olá! Meu vô faz uma tomografia e a conclusão dizia assim:
    – ateromatose parietal calcificada nas artérias carótidas internas e vertebrais.

    O que quer dizer?
    Agradeço desde já.
    Meu vô tem 74 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *