Dissecção da artéria carótida

Por Maramelia Miranda ** . Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: Dissecção de carótida; dissecção carotídea; dissecção arterial cervical; dissecções das artérias carótidas; pseudoaneurisma carotídeo

O que é?

A dissecção da artéria carótida é uma das causas comuns de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) em pacientes mais jovens.

Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso. É um pouco complexo explicar textualmente, mas o fato é que o acúmulo do sangue na luz “falsa” da artéria pode fechar este vaso, ou provocar a formação de coágulos neste local, ocasionando os sintomas característicos da dissecção da carótida – o AVC – Acidente Vascular Cerebral.

ncpneuro0683-f1

+++ Veja mais: AVC Isquêmico

Quais as causas da dissecção da artéria carótida?

A dissecção da artéria carótida pode ocorrer de forma espontânea, ou seja, sem nenhuma causa aparente. Entretanto, a causa mais comum de dissecção, seja da artéria carótida quanto da vertebral, é algum traumatismo local do pescoço, desde traumas mais sérios como acidentes automobilísticos, traumas diretos na região do pescoço, até pequenas pancadas, como pode ocorrer durante uma atividade física ou esportiva qualquer – traumas na região da cabeça ou pescoço, acidentes domésticos. Existem várias descrições de casos de dissecção da carótida em atidades como massagens do pescoço, shiatsu ou similares, fisioterapias intensas no pescoço, e até mesmo em yoga ou, por exemplo, apenas da pessoa fazer aquele típico balançar da cabeça em shows de rock!!!

Causas menos comuns de dissecção são relacionadas a alguma doença do colágeno previamente conhecida pelo paciente, como doenças reumatológicas diversas – lupus, fibrodisplasia, Síndrome de Marfan ou alguma vasculite.

Quais os sintomas da dissecção da carótida???

Um dos principais sintomas e primeiros sintomas: dor.

Quase sempre a dissecção da artéria cervical, seja ela carótida ou vertebral, provoca dor, no local e próximo ao ponto da artéria onde dissecou. Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

F6.large

Porém, infelizmente o principal sintoma da dissecção carotídea é o paciente ter um AVC repentinamente: ter sintomas de AVC decorrente do acometimento da carótida, como uma fraqueza súbita no braço, na perna, uma alteração ou dificuldade da fala repentina, ou uma paralisia do lado inteiro do corpo, ou até mesmo ficar paralisado e entrar em coma.

Pode acontecer de tudo. Lembrando que sempre o AVC ocorre subitamente, de um minuto para o outro. Nunca lentamente, ou insidiosamente, progressivamente. Depois do AVC ocorrer, na investigação, se descobre que foi por causa da dissecção.

É importante lembrar que alguns pacientes podem apresentar a dissecção da artéria carótida apenas com o sintoma de dor na lateral do pescoço e da cabeça, dor no ouvido, geralmente dor do tipo inédita, diferente, estranha do habitual que o indivíduo tem, sem haver nenhuma isquemia.

Casos mais raros podem ter sintomas mais estranhos, como dor no olho do lado dissecado, mudança do tamanho da íris ipsilateral e queda da pálpebra do lado afetado (o que chamamos de Síndrome de Horner), além de paralisias de outros nervos cranianos, como o nervo facial, hipoglosso, ou nervo vago e acessório. Estes casos são mais difíceis de serem reconhecidos, pela sua raridade.

Como fazer o diagnóstico de dissecção carotídea?

Sempre em casos de suspeita clínica dos sintomas característicos, e em casos de AVC em jovens, ou na ocorrência de sintomas de dor diferente, inédita, estranha, simulando dissecção carotídea, é imperativo fazer alguns exames, a saber:

Ressonância magnética da cabeça com avaliação por angioressonância magnética das artérias cervicais e da cabeça – Para detectar rapidamente o local da dissecção, visualizar o trombo / coágulo dentro da artéria acometida, e detectar se houve ou não a evolução para um AVC isquêmico.

Tomografia da cabeça, exame que costuma ser feito no pronto-socorro, é um exame que se apresenta normal na grande maioria dos casos de dissecção carotídea. Durante a tomografia pode ser acrescentado o exame de angiotomografia, que consegue identificar com precisão se há dissecção.

Arteriografia cerebral – Quando não se dispõe da angiorressonância magnética das artérias, outra opção é realizar uma arteriografia, para detectar o local da dissecção pela angiografia digital. A desvantagem é ser este exame mais invasivo, feito com introdução de cateteres na artéria da perna.

– Exames de sangue diversos, que são realizados dependendo do exame clínico do paciente, para descobrir alguma outra possível causa de AVC em jovem, como ecocardiograma, exames de sangue, pesquisa de doenças reumatológicas, etc.

Qual o tratamento da dissecção da artéria carótida?

Pra começar, todo caso suspeito deve, em tese, ser internado no hospital para observação, investigação detalhada e vigilância neurológica.

Além dos exames acima descritos, o tratamento mais utilizado na fase aguda, dos primeiros dias da dissecção, é a anticoagulação, com heparina ou enoxaparina, e posteriormente a anticoagulação oral  (usualmente varfarina) por cerca de três a seis meses. Casos mais leves podem ser tratados com aspirina e/ou clopidogrel apenas.

Em 2015, um estudo chamado CADDISS mostrou eficácia semelhante entre usar anticoagulantes e antiagregantes no tratamento de dissecções cervicais (de carótidas ou vertebrais). Assim, a escolha entre um ou outro agente deve ser individualizada.

Alguns casos mais raros necessitam de algum tipo de intervenção do tipo endovascular (por cateterismo), sobretudo quando há obstruções graves da circulação e formação dos pseudoaneurismas. A depender da localização e possíveis complicações das dissecções, estes casos particularmente devem ser manejados por neurologistas com expertise / experiência em Neurologia Vascular, em conjunto com uma equipe de neurorradiologistas intervencionistas familiarizados com esta doença.

O prognóstico dos pacientes com dissecção da artéria carotídea depende do tipo de dissecção, local da alteração vascular, e se houve ou não AVC.

 

Você vai querer ler também…

Dissecção da artéria vertebral

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Ataque isquêmico transitório ou Isquemia transitória

Forame Oval Patente e AVC Isquêmico

Aneurisma Cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica. Fez residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, e é especializada em AVC, neurointensivismo e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

153 thoughts on “Dissecção da artéria carótida”

  1. tenho as 2 carotidas entupidas, cinquenta por cento as duas; fiz o cateterismo cerebral em s.paulo; tomo cloropidogrel e aspirina; eu tenho no lado direito como se fosse um sapo roncando; isso me abala muito, que me aconselha fazer a direita, ja esta cm sopro; tenho 2 estents; um coloquei dia 4 do mes nove; espero a resposta; por favor me ajude, desde ja agradeco

  2. Oi, tem dois dias que estou sentindo uma dor do lado direito do pescoco, uma queimacao que passa pra nuca, as veses dor no ouvido e na boca, e na cabeca do lado direito da cabeca, me ajude, tenho 25anos..

  3. boa tarde
    desde meus 10 anos hoje estou com 23 ao virar o pescoco pro lado direito sinto como se uma agua muito quente correce dentro da minha cabeça dando a impressao que desce no pescoco ao mesmo tempo quer sair no ouvido algo muito estranho e queima demais porem nao e sempre que dá oque seria isso? toda vez que acontece parece que aumenta tamanha dor só que e questao de segundos some parece q nada aconteceu.

  4. Olá boa tarde!!! A uns 3 dias, comecei ter alteração de pressão, sempre foi baixa, mas agora 13/9 14/8, e tbem começou uma dor na lateral do pescoço, que sobe até o meu ouvido esquerdo, estou preocupada o que pode ser? Quando durmo melhora, depois volta, parece uma pressão no ouvido, o que pode ser?

  5. Oi boa noite estou como se fosse uma dorduzra arendondada na região do pescoço do lado direito não sinto dor mas é algo como tivesse rígido e comida noto que tem uma elevação diferente do lado esquerdo e comida pra dormir

  6. VOCÊS FICAM QUERENDO SUGAR O DOUTOR. ESTÃO COM DÚVIDAS PROCUREM UM MÉDICO, TIREM O ESCORPIÃO DO BOLSO E PAGUEM UMA CONSULTA. MÉDICOS NÃO PODEM DAR DIAGNÓSTICOS PELA INTERNET, É UMA REGRA QUE ELES DEVEM SEGUIR.

  7. Oi Meu nome é Paulo, tenho 36 anos e já algumas semanas que sinto meu olho esquerdo tremer,meu ouvido esquerdo doer e hoje pela manhã comecei a sentir dores em uma das veias no pescoço do lado esquerdo. Oque podê ser ? PS:Não sou muito de ir em hospital.

  8. Maramelia, tenho 22 anos
    Tive dissecção da carótida há 3anos. Sempre fiz musculação e gostaria de voltar a treinar. Tem alguma recomendação que devo seguir?

  9. Boa tarde me chamo Sandra e tenho 37 anos eu venho sentindo está dor já vai para 4 dias e parece ser em alguma veia do meu pescoço do meu lado direito o que pode ser

  10. Olá, me chamo Thalita e tenho 17 anos.
    Estou sentindo uma dor no pescoço do lado direito. Quando abro a boca, e viro a cabeça de lado, ela dói. Estou no segundo dia. Ontem de noite tomei cataflan e a dor sumiu, só que ao passar o efeito do remédio voltei a sentir dor. A minha pergunta é: a dor dessa dissecçao ameniza com algum tipo de medicamento? Estou com bastante receio quanto a isso.

  11. Boa tarde,

    Certo tempo atrás fiz uns exames na região do braço esquerdo e foi diagnosticado bucite, tendinite e inflamação na região do ombro esquerdo, queimava a região do pescoço,ombro,costa, fiz uma aplicação de umas injeções que o ortopedista passou de 15 em 15 dias tomei três injeções, melhorou, semana passada na sexta voltou a queimar a região do pescoço lado esquerdo doe, arde, tem hora que parece que vai estourar de arder a região do pescoço, sábado trabalhei apulso dia 05/11/16, com dor na região do ombro,puxando para o braço e perna esquerda, quando cheguei em casa tomei um dantrilax e deitei não consigo deitar desse lado esquerdo, a dor agora fica incomodando no pescoço,cabeça parece angiofragia sei lá como falam, sei que é uma dor que fica incomodando, a dor uma hora vem no pescoço e outra hora some, a coluna doe, tem hora que tudo queima, percebi o lado do rosto como se estivesse inchado, as vezes sinto como se estivesse grosso, uma sensação estranha,sábado me senti mal

  12. Dia 13/08/16, tive exatamente o descrito, após pegar no sono assistido te no sofá da sala, acordei com uma grande dor de cabeça na região da nuca a qual persistiu por vários dias (sentia o lado direito da cabeça quente)Tomando um dorflex a dor passava, até que acordei pra trabalhar e senti algo estranho , corpo suando frio e não conseguia engolir a saliva. Tentei beber água e quase me afoguei. Caminhava meio zonzo e não falava direito. No hospital São Luiz, após a ressonância magnética verificou-se que a carótida esquerda é muito estreita. E os médicos se apegaram nisso mas fiz uma transferência para o oswaldo Cruz e detectaram que na verdade a direita estava rompida, formou-se um coágulo que subiu. Agora estou tomando anticoagulante e com pescoço de cristal por 3
    Meses. Graças Deus sem sequela.

  13. Dia 13/08/16, tive exatamente o descrito, após pegar no sono assistido te no sofá da sala, acordei com uma grande dor de cabeça na região da nuca a qual persistiu por vários dias (sentia o lado direito da cabeça quente)Tomando um dorflex a dor passava, até que acordei pra trabalhar e senti algo estranho , corpo suando frio e não conseguia engolir a saliva. Tentei beber água e quase me afoguei. Caminhava meio zonzo e não falava direito. No hospital São Luiz, após a ressonância magnética verificou-se que a carótida esquerda é muito estreita. E os médicos se apegaram nisso mas fiz uma transferência para o oswaldo Cruz e detectaram que na verdade a direita estava rompida, formou-se um coágulo que subiu. Agora estou tomando anticoagulante e com pescoço de cristal por 3
    Meses. Graças andeis sem sequela.

  14. Cai de bike a 2 dias e estou sentindo dor no pescoço dói bastante! O que devo fazer !

  15. Olá, sinto uma dor lado direito do pescoço, dói no apertar e tbm no ouvido; isso é a segunda vez q aconteceu, poderia ser uma dissecção? Ou pode acontecer por outra razão? At. Nardo

  16. vanilsa — impossivel falar qualquer coisa assim, numa perguntada na internet. para responde-la, é preciso ter acesso a todo seu historico e detalhes da dor. e exame clinico seu. procure um neuro.

  17. Estou a dois dias sentindo dor do lado esquerdo do pescoço próximo a orelha. O que pode ser? Me ajude.

  18. oi sou samuel , estou com muitas dores do lado esquerdo da cabeça , e com a veia grosa, e meio inchado, pode ser um sintoma de AVC.

  19. luana, tudo depende do aspecto da dissecção, de como irá cicatrizar, como ficará a carótida após o período, entre outros detalhes.

    na grande maioria dos casos o anticoagulante nao fica o resto da vida, apenas por um periodo.

    quanto à musculação, só quem pode responder isso é quem te atendeu. verificar historia de instalação, se teve relação com trauma ou ginastica etc.

  20. Bom Dia
    Sofri um acidente em outubro de 2015 e tive dissecção das duas carótidas, e graças a Deus não tive nenhuma sequela, e estou tomando marevam como anticoagulante e em um ano farei novamente uma Arteriografia cerebral para ver como estão as carótidas, mas gostaria de saber se terei que tomar o marevam minha vida inteira e se posso fazer musculação? claro com cuidados.

  21. risomar – dificil dizer que só isso é dissecção. idealmente vc devia fazer uma TC ou RM pescoço (coluna e vasos do pescoço), para descartar alguma alteração no local.
    passe com neuroclinico. explique isso.

  22. gentil – procure neurologista. conte sua historia. o melhor a fazer.

  23. Doutora, em 5 dias fui a emergência com pressão alta sem controle, até mesmo depois de tomar o medicamento. Com sintomas nervosos, dores absurdas na parte superior da cabeça, que acorda comigo, e dor no lado esquerdo do pescoço. Eu até evito vestir blusas que pegam no pescoço pq me sufoca, me deixa nervoso, agoniado. Posso estar com a carotida entupida? Qual médico procuro? Qual exame eu faço? Tenho 28 anos, já faz pouco mais de dez dias que me incomodo com essa situação, sem sinal algum de melhora.

  24. Boa noite Dra. semana passada caiu um pneu na minha cabeca, com peso de 80 kg, na hora do impacto, meu pescoço ficou formigando, recebi atendimento medico.
    mas ainda hoje sinto dores na nuca, e na fronte. pode ser essa doença – Dissecção da artéria carótida?
    quais exames tenho que fazer para saber se tenho algum problema? obrigado Doutora pela atencao.

  25. boa noite eu acordei com uma dor do lado direito do pescoço q uma veia ficou grossa .
    oque deve ser?

  26. Boa tarde, Dra Maramelia; faz um mês que sinto uma dor no lado esquerdo do pescoço, já me consultei com tres médicos, e eles disseram que não é nada, é apenas mal posicionamento, o ultimo passou anti inflamatório para tomar durante 6 dias, mas nada resolveu; as vezes a dor fica forte e vai subindo para a cabeça, por traz da orelha, e sinto um incomodo como se o pescoço estivesse inchado, e tambem doi o ombro. preciso de ajuda!

  27. clariza, pode haver relação da posição do ciclista com dissecção de carotidas ou vertebrais. não há resposta certa, mas dependendo do grau de dissecção e tipo de sintoma que teve, costumo pessoalmente recomendar a parada do esporte, até cicatrização da artéria, e depois revemos com o paciente se voltará ou não… é uma decisão bem pessoal. não há consenso na literatura, nem trabalhos ou diretrizes sobre isso.

  28. minha mae esta sentido ultimamente uma dor intensa, que começa no ombro direito vai pra rosto e cabeça, reflete tambem no braço, essa dor dura alguns segundos, no maximo 1 minuto, ela diz que no momento da dor sente fraqueza e tontura, e a mão e pontas dos dedos ficam gelados, essa dor aparece sem um motivo aparente, ela pode estar sentada ou em movimento, ela relata que se trata de uma dor muito forte,ela tem medo quando essa dor começa e as vezes esse mesmos sintomas acontecem do lado esquerdo. estou preocupada. peço uma orientação, por favor
    muito obrigada
    Rose Shiro

  29. Acabamos de saber que meu marido foi diagnosticado com disseccao da artetia carotida interna… ele é ciclista e treina pesado o moutain bike. Gostaria de saber se vai poder continuar os treinos?!! ainda nao foi medicado.

  30. Estou sentindo uma dor, tipo fisgada,no lado direito do pescoço. O que pode ser?

  31. A alguns dias venho sentindo uma dorzinha no.lado esquerdo do perscoço,ela veio tem uns meses atraz parou e algora votou,nao chega a ser dor mas uma ardencia. paresse ser na.veia mesmo do pescoço, estou fazendo ym checp mas fico preocupada com essa dorzinha.Tomo remedio para pressao.

  32. Boa noite!Sexta feira vai fazer uma semana que sinto um incomodo na lateral direita do pescoço uma dor moderada mas insistente.As vezes passa tem dia que não sinto nada,mas tem horas que volta nesse momento estou sentindo, ja tomei relaxante mascular e não passa oque poderia ser?? Me ajude por favor estou com medo.

  33. Olá tenho 33 anos, estou a três dias sentindo pressão na lateral do pescoço mais forte do lado direito e sobe para a cabeça. Não é dor e sim pressão. O que poderia ser?

  34. olá Dra. preciso de ajuda para diagnóstico de meu filho adolescente, tem 16 anos e foi fazer exames de sangue de rotina pois teve pedra nos rins e agora sempre acompanha, só que no último exame de sangue, logo após a coleta ele teve uma convulsão, agora sente dor na fonte do lado direito da cabeça e na veia do pescoço, e apresenta umas estrias grandes nas costas, acontece que já faz 3 meses que ocorreu a convulsão e que aguardo uma consulta com neuro e não tem vaga no sus, pode me dizer se ele corre sérios riscos? porque agora estamos com medo a toda hora, não tenho mais paz! vivo assustada sem saber o que há com ele. agradeço se puder responder, porque a médica clinica geral não me diz nada sobre um diagnóstico e a vaga no neuro está demorando. me ajude por favor…

  35. Minha mãe dormiu bem e acordou a noite com uma forte dor no pescoço leve dor de cabeça notamos tbm q do lado q dois o pescoço houve uma alteração na veia q ficou inchada e grossa… com o passar do dia tbm passou a sentir uma leve dor no peito.. o q pode ser

  36. Minha mãe dormiu bem e acordou a noite com uma forte dor no pescoço leve dor de cabeça notamos tbm q do lado q dois o pescoço houve uma alteração na veia q ficou inchada e grossa… com o passar do dia tbm passou a sentir uma leve dor no peito.. o q pode ser

  37. auxiliadora — ter tido sintoma usando aspirina é um sinal que deve ser levado ao médico neuro da sua filha, certamente. sugiro que volte ao neuro. pois ele avaliará com detalhes o caso, e poderá ou aumentar dose, ou trocar medicamento, ou associar outro medicamento preventivo de AVC.

  38. Dra. Minha filha de 22 anos acordou uma certa noite com com dormência nas mãos, braços, pescoço, rosto e até língua e dentes formigavam. Isso foi de madrugada e apos akguns minutos foi voltando ao normal. Ela disse que sentia como se tivesse arrastando as pernas, porem ninguem visualizava isso. Quando amanheceu o dia veio uma forte dor de cabeca chegando a ir pra urgencia, e fiagnostivaram ansiedade, deram a injecao de fernegam e a libetaram. Como Ela faz faculdade em uma cidade pequenas sem condições de diagnósticos, pedi ao primo que a trouxesse. Ela dormia muito com o efeito da fernegam.

    Levei na urgência da minha cidade, e mais uma vez pelos relatos das preocupação que ela contava que teve, tbm acharam que era ansiedade. Isso foi em um final de semana. Na segunda levamos a um neurocirurgião, e ele achou a mesma coisa, porém passou uma requisição de angioressonancia, sem pressa, que ela voltasse concluísse o semestre e a monografia. Isso aconteceu. Agora em janeiro ele fez o exame, o resultado saiu com significativo afilamento na carotica. Então estudando as imagens o medico acha que ela teve uma dissecção na carotica direita. E os sintomas foram e essa semana repetiu (mais leve) mas repetiu sempre do lado esquerdo. Ele receitou aspirina 100g(infantil) e falou pra repetir o exame com 3 meses. Minha duvida é, diante dessa recorrencia do sintoma, com quase 3 meses, não existe algo mais preciso e preventivo a se fazer? Existe risco de voltar a acontecer mesmo tomando aspirina? Agradeço sua orientação.

  39. Tenho dores que em comodam como se fosse um nervo machucado acompanhada de dor e desconforto no braço direito, também to lado direito da cabeça e pescoço.

    Ja fiz raio x e ultra sonografia e não apareceu nenhuma lesão.

    Poderia me ajudar?

  40. Dra Maramelia, meu filho de 15 anos, aproximadamente em outubro /15, teve dores de cabeça, seguida de visão tubular e perca de forças nas pernas e braço. Com histórico em 2012 de convulsões (tratado em 6 meses), o Neurologista receitou Divalproato de Sódio, para suprir possível cefaleia ou convulsão e indicou exames. Realizado a angiorressonância arterial de encéfalo (não havia realizado esse exame em 2012), foi encontrado uma vasculite na carótida esquerda, podendo ser disseção na carótida. O Neuro observou na analise do exame que o fluxo sanguíneo continua o mesmo após essa parte, esclareceu sobre possível AVC. Estamos acompanhando através de novo exame a ser realizado em janeiro. Sua matéria me interessou porque meu filho também apresentou nas costas, estrias, possivelmente aos estirões de crescimento, o que logo relacionei ao colágeno. Somente como curiosidade/hipótese:
    1. Poderia estar relacionada a vasculite/disseção da carótida, com esse quadro de estrias (falta de colágeno) ?
    2. Se diagnosticado a disseção, utilizando-se o coagulante no tratamento, em próximo exame não se notaria essa situação na carótida?
    3. O colágeno auxiliaria na recuperação dessa parte da artéria?
    4. Poderia o quadro de convulsão em 2012, onde não perdia a consciência, mas os o braço esquerdo se retorcia para o lado direito, perdia a fala e o equilíbrio, estar relacionado a investigação atual de vasculite?
    5. Na bula da medicação consumida, Divalproato de Sódio, entendi que afina o sangue, isso já auxiliaria?
    6. Em pesquisas, encontrei que vasculite poderia estar relacionada com a Tireoide. No caso meu filho é magro (1,79 60 kilos).
    Desde já agradeço por sua atenção. Atenciosamente Marilene

  41. Dra Maramelia, meu filho de 15 anos, aproximadamente em outubro /15, teve dores de cabeça, seguida de visão tubular e perca de forças nas pernas e braço. Com histórico em 2012 de convulsões (tratado em 6 meses), o Neurologista receitou Divalproato de Sódio, para suprir possível cefaleia ou convulsão e indicou exames. Realizado a angiorressonância arterial de encéfalo (não havia realizado esse exame em 2012), foi encontrado uma vasculite na carótida esquerda, podendo ser disseção na carótida. O Neuro observou na analise do exame que o fluxo sanguíneo continua o mesmo após essa parte, esclareceu sobre possível AVC. Estamos acompanhando através de novo exame a ser realizado em janeiro. Sua matéria me interessou porque meu filho também apresentou nas costas, estrias, possivelmente aos estirões de crescimento, o que logo relacionei ao colágeno. Somente como curiosidade/hipótese:
    1. Poderia estar relacionada a vasculite/disseção da carótida, com esse quadro de estrias (falta de colágeno) ?
    2. Se diagnosticado a disseção, utilizando-se o coagulante no tratamento, em próximo exame não se notaria essa situação na carótida?
    3. O colágeno auxiliaria na recuperação dessa parte da artéria?
    4. Poderia o quadro de convulsão em 2012, onde não perdia a consciência, mas os o braço esquerdo se retorcia para o lado direito, perdia a fala e o equilíbrio, estar relacionado a investigação atual de vasculite?
    5. Na bula da medicação consumida, Divalproato de Sódio, entendi que afina o sangue, isso já auxiliaria?
    6. Em pesquisas, encontrei que vasculite poderia estar relacionada com a Tireoide. No caso meu filho é magro (1,79 60 kilos).
    Desde já agradeço por sua atenção. Atenciosamente Marilene.

  42. Outro dia senti uma dor muito forte de cabeça que estendeu pró pescoço e bebi remédio e a dor no pescoço ainda contínua queria saber se é grave.

  43. Fabricio Monteiro

    Por favor, se você ver esse meu comentário poderia me responder se seus sintomas melhoraram, pq me identifiquei com eles.
    Também estou sentindo uma dor na lateral do pescoço so que é do lado direito já faz 3 dias, quando eu aperto a ateria tbm dói. Queria saber se o seu melhorou. E se descobriu o que era. Me responda por e-mail se quiser: wendersonwagnerpessoa@outlook.com

  44. eu tenho dores no pescoço do lado esquerdo a mais de um mês que será?

  45. josineide:::

    vamos lá suas duvidas, muito boas:::

    1 – será que meu problema tem haver com doença de colágeno? impossivel saber, teria que ver vc, saber seus antecedentes, etc… nem toda dissecção tem haver com isso, na verdade a maioria vem do nada.

    2 – E posso realmente ter uma vida normal? claro que sim, inclusive nao precisa ficar tomando marevam, anticoagulante, para o resto da vida. se sua dissecção ocorreu há mais de um ano, por exemplo, já deveria sido suspenso este medicamento.

    3 – posso fazer atividade física como “cross fit”? aí depende… quem teve algum dia dissecção, sabemos que tem uma “tendencia” diferente de outras pessoas a ter outra dissecção. portanto, sugerimos evitar atividades fisicas de impacto, esportes de impacto, fatores de risco para dissecção, como massoterapias, massagems shiatsu, do-in, e estecross fit envolve movimentos de impacto, até onde eu sei. por exemplo, levantar barra, um tipo de exercicio de corss fit, eu nao recomendaria para paciente meu com antecedente de dissecção.

    4 – Posso viajar sem medo por conta da altitude e do tempo parada na mesma posição, em viagens? sem problema nenhum.

    5 – E o uso de anticoagulantes me assegura para que eu não tenha mais essa dissecção? assegura evitar AVCs nos primeiros meses. depois nao precisa ficar tomando. o que assegura que vc nao tera mais dissecção é evitar fatores de risco, traumatismos no pescoço, movimentos bruscos do pescoço.

  46. Bom Dia! Tive uma dissecçao de carótida há 3 meses; não me lembro de ter sofrido algum trauma, meus sintomas foram de um ave isquêmico; perdi força nas pernas e lado esquerdo do corpo, tava em uma viagem fora do Brasil; foi horrível, sempre fiz atividade física e comia praticamente saudável, fui tratada com anticoagulantes e faço uso até hoje, voltei para o Brasil sem que os médicos soubessem o que provocou essa dissecção; lá eles disseram que eu tinha um problema no sangue; onde eu tinha facilidade de produzir coágulos, mas não foram específicos; não sei o que é, e vim sem essa resposta, minha hematologista está investigando qual seria esse possível problema, tenho tido uma vida normal só regrando a alimentação por conta do remédio, mas continuo com medo que ocorra novamente, de morrer ou ficar com sequelas.

    será que meu problema tem haver com doença de colágeno? E posso realmente ter uma vida normal? com atividade física como “cross fit”?

    Posso viajar sem medo por conta da altitude e do tempo parada na mesma posição, em viagens?

    E o uso de anticoagulantes me assegura para que eu não tenha mais essa dissecção? Morro de medo, tenho uma filha pequena e quero muito criá-la, ver netos etc..

    por favor me ajude com essas dúvidas!!

  47. Oi,
    Sinto uma dor na lateral esquerda do meu pescoço, bem em cima da artéria. Quando aperto dói e já faz uns 3 dias, não tive nenhum trauma forte, talvez tenha dado um mau jeito no pescoço. Mas o que é isso? Pode ser dissecção da carótida? O que eu faço?

  48. gildete, não sei o que vc tem apenas com estes dados, não tive acesso aos seus exames, quais fez. é certo que algum trauma ou esforço, se tiver feito com a cabeça ou pescoço, e o trauma que descreveu foi bastante, pois um guarda-roupa praticamente caiu na região do seu ombro e pescoço (? foi isso?). se vc já era hipertensa, e agora esta pressão alta “surgiu” do nada, realmente é estranho.
    lembro apenas que ultrassonografia com doppler das carotidas e vertebrais não consegue ver se há ou não dissecção carotidea. os melhores exames para isso seriam angiotomo ou angioRM.
    sugiro que procure o neuro e conte seu caso detalhadamente, levando todos os seus exames.

  49. Boa tarde!
    Tudo começou quando eu estava ajudando a mudar um guarda -roupa de lugar e o mesmo veio todo pro meu lado, o qual sustentei no meu ombro esquerdo por alguns instantes. depois senti dores na cervical pescoço como se fosse dor de coluna, 3 dias depois senti uma dor muito forte lado direito abaixo do peito regiao abdome indo pras costas.. senti tonturas e a pressão subiu muito 19×12 em casa e fui levada a emergencia e medicada.. isso foi em dezembro de 2014.. fui a ortopedista fiz rxs deu artrose cervical e dorsal.. ..tomei musculare e outros pra dores.. a pressão baixava e subia direto.. depois de muitos dias as dores sumiram.. mas a pressão até o dia de hoje só sobe direto..fui a cardio ,neuro, vários exames cardiologicos, cintilografia ecocardiograma, eletrocardio, holter, mapa, laboratorios vários..todos normais..!! mas a pressão nunca fica controlada..as vezes fica 2 dias normal depois sobe ..tomo aradois 50g, atenolol 50 sinvastatina.. será que tenho dissecção da artéria ? agora o médico me pediu dopller das carotídas e vertebrais, pois me queixei que de uns dias pra cá começou um incomodo no pescoço como se fosse dentro das veias esquerda..e quando sinto esse incomodo minha pressao ta bem alta.. por favor me responda algo. já não aguento mais essa situação..obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *