Dissecção da artéria carótida

Por Maramelia Miranda ** . Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: Dissecção de carótida; dissecção carotídea; dissecção arterial cervical; dissecções das artérias carótidas; pseudoaneurisma carotídeo

O que é?

A dissecção da artéria carótida é uma das causas comuns de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) em pacientes mais jovens.

Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso. É um pouco complexo explicar textualmente, mas o fato é que o acúmulo do sangue na luz “falsa” da artéria pode fechar este vaso, ou provocar a formação de coágulos neste local, ocasionando os sintomas característicos da dissecção da carótida – o AVC – Acidente Vascular Cerebral.

ncpneuro0683-f1

+++ Veja mais: AVC Isquêmico

Quais as causas da dissecção da artéria carótida?

A dissecção da artéria carótida pode ocorrer de forma espontânea, ou seja, sem nenhuma causa aparente. Entretanto, a causa mais comum de dissecção, seja da artéria carótida quanto da vertebral, é algum traumatismo local do pescoço, desde traumas mais sérios como acidentes automobilísticos, traumas diretos na região do pescoço, até pequenas pancadas, como pode ocorrer durante uma atividade física ou esportiva qualquer – traumas na região da cabeça ou pescoço, acidentes domésticos. Existem várias descrições de casos de dissecção da carótida em atidades como massagens do pescoço, shiatsu ou similares, fisioterapias intensas no pescoço, e até mesmo em yoga ou, por exemplo, apenas da pessoa fazer aquele típico balançar da cabeça em shows de rock!!!

Causas menos comuns de dissecção são relacionadas a alguma doença do colágeno previamente conhecida pelo paciente, como doenças reumatológicas diversas – lupus, fibrodisplasia, Síndrome de Marfan ou alguma vasculite.

Quais os sintomas da dissecção da carótida???

Um dos principais sintomas e primeiros sintomas: dor.

Quase sempre a dissecção da artéria cervical, seja ela carótida ou vertebral, provoca dor, no local e próximo ao ponto da artéria onde dissecou. Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

F6.large

Porém, infelizmente o principal sintoma da dissecção carotídea é o paciente ter um AVC repentinamente: ter sintomas de AVC decorrente do acometimento da carótida, como uma fraqueza súbita no braço, na perna, uma alteração ou dificuldade da fala repentina, ou uma paralisia do lado inteiro do corpo, ou até mesmo ficar paralisado e entrar em coma.

Pode acontecer de tudo. Lembrando que sempre o AVC ocorre subitamente, de um minuto para o outro. Nunca lentamente, ou insidiosamente, progressivamente. Depois do AVC ocorrer, na investigação, se descobre que foi por causa da dissecção.

É importante lembrar que alguns pacientes podem apresentar a dissecção da artéria carótida apenas com o sintoma de dor na lateral do pescoço e da cabeça, dor no ouvido, geralmente dor do tipo inédita, diferente, estranha do habitual que o indivíduo tem, sem haver nenhuma isquemia.

Casos mais raros podem ter sintomas mais estranhos, como dor no olho do lado dissecado, mudança do tamanho da íris ipsilateral e queda da pálpebra do lado afetado (o que chamamos de Síndrome de Horner), além de paralisias de outros nervos cranianos, como o nervo facial, hipoglosso, ou nervo vago e acessório. Estes casos são mais difíceis de serem reconhecidos, pela sua raridade.

Como fazer o diagnóstico de dissecção carotídea?

Sempre em casos de suspeita clínica dos sintomas característicos, e em casos de AVC em jovens, ou na ocorrência de sintomas de dor diferente, inédita, estranha, simulando dissecção carotídea, é imperativo fazer alguns exames, a saber:

Ressonância magnética da cabeça com avaliação por angioressonância magnética das artérias cervicais e da cabeça – Para detectar rapidamente o local da dissecção, visualizar o trombo / coágulo dentro da artéria acometida, e detectar se houve ou não a evolução para um AVC isquêmico.

Tomografia da cabeça, exame que costuma ser feito no pronto-socorro, é um exame que se apresenta normal na grande maioria dos casos de dissecção carotídea. Durante a tomografia pode ser acrescentado o exame de angiotomografia, que consegue identificar com precisão se há dissecção.

Arteriografia cerebral – Quando não se dispõe da angiorressonância magnética das artérias, outra opção é realizar uma arteriografia, para detectar o local da dissecção pela angiografia digital. A desvantagem é ser este exame mais invasivo, feito com introdução de cateteres na artéria da perna.

– Exames de sangue diversos, que são realizados dependendo do exame clínico do paciente, para descobrir alguma outra possível causa de AVC em jovem, como ecocardiograma, exames de sangue, pesquisa de doenças reumatológicas, etc.

Qual o tratamento da dissecção da artéria carótida?

Pra começar, todo caso suspeito deve, em tese, ser internado no hospital para observação, investigação detalhada e vigilância neurológica.

Além dos exames acima descritos, o tratamento mais utilizado na fase aguda, dos primeiros dias da dissecção, é a anticoagulação, com heparina ou enoxaparina, e posteriormente a anticoagulação oral  (usualmente varfarina) por cerca de três a seis meses. Casos mais leves podem ser tratados com aspirina e/ou clopidogrel apenas.

Em 2015, um estudo chamado CADDISS mostrou eficácia semelhante entre usar anticoagulantes e antiagregantes no tratamento de dissecções cervicais (de carótidas ou vertebrais). Assim, a escolha entre um ou outro agente deve ser individualizada.

Alguns casos mais raros necessitam de algum tipo de intervenção do tipo endovascular (por cateterismo), sobretudo quando há obstruções graves da circulação e formação dos pseudoaneurismas. A depender da localização e possíveis complicações das dissecções, estes casos particularmente devem ser manejados por neurologistas com expertise / experiência em Neurologia Vascular, em conjunto com uma equipe de neurorradiologistas intervencionistas familiarizados com esta doença.

O prognóstico dos pacientes com dissecção da artéria carotídea depende do tipo de dissecção, local da alteração vascular, e se houve ou não AVC.

 

Você vai querer ler também…

Dissecção da artéria vertebral

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Ataque isquêmico transitório ou Isquemia transitória

Forame Oval Patente e AVC Isquêmico

Aneurisma Cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica. Fez residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, e é especializada em AVC, neurointensivismo e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

153 thoughts on “Dissecção da artéria carótida”

  1. Sofro com estrias e celulite e tenho muita vergonha do meu corpo principalmente na praia…É muito constrangedor ver as pessoas olhando. Sempre estou em buscas de soluções e esse artigo me ajudou muito com as dicas. Obrigada!

  2. Bom dia algum tempo tenho sentido muita dor do pescoço do lado direito tomando braço e cabeça e as vezes uma dor no olho tem dia que não consigo fazer nada e nenhum médico descobre o que eu tenho preciso de ajuda pois não estou aguentando mais

  3. Olá Dr. A alguns dias venho sentindo uma dor no lado esquerdo do pescoço, um formigamento na mão esquerda. Ao deitar procuro ficar o máximo possível sem mudar de posição para evitar a dor no pescoço. Em alguns momentos sinto umas fisgadas no ouvido seguido de uma dor de cabeça q mau posso ficar de olhos abertos. A um ano fui diagnosticada com duas alterações no coração em um exames de eletrocardiograma, por favor Dr me ajude, o que devo fazer. Será grave meu problema. O médico me receitou um AAS todos os dias, por motivos de esquecimento fiquei um bom tem sem tomar. E exatamente nesse período de esquecimento que comecei a sentir essas dores no pescoço. O que devo fazer…? Por favor me ajude…

  4. Eu tive um AVC Isquêmico em março/19 por uma disecção de carótida D. Os primeiros sintomas foram formigamento do braço E e quando fui falar minha fala não saia, isso no dia 17/03. Fiz uma tomografia e nada foi constatado, fui liberada do hospital e no dia 19/03 a fala enrolou e na sequência tive perda de força do lado E. Fui internada e ao fazer a angioressonância foi possível ver a dissecção da carótida a D. Graças a Deus meus movimentos voltaram, equilíbrio e força normalizaram, porém estou deprimida, vontade de chorar o tempo todo, tristeza e falta de disposição para meus afazeres. Estou tratando a depressão.

  5. Bom dia
    Faz 3 dias que sinto uma dor do lado esquerdo do pescoço, no dia 24/04/2018 entrarei em Mendonça na argentina e no dia do ocorrido, senti parece que 3 facadas no pescoço do lado esquerdo e desceu pro peito. Me levaram direto pro Hospital Central de Mendonça e tive Dissecação de Aorta, isso foi as 17hs e as 22hs me abriram e substituíram a aorta de dentro do coração até na saída, tenho 11cm de válvula.
    Essa dor que estou sentindo, pode ser muscular ou pode ser do problema que já tive. Começou há noite após eu estar deitado com 2 travesseiros e me apoiando com o braço direito e assistindo, deitado de lado. E uma dor que ataca mais, quando eu abaixo a cabeça.

  6. Tenho espondilite anquilisante e artrose bem avançada no quadril, sinto meu pescoço ardendo do lado direito e parece q tá pesado, sensação de ouvido tampado e cabeça ruim, o que pode ser? Será da artrite?

  7. Estou sentindo uma dor do lado esquerdo do pescoço parece ser na veia a dor é forte ñ consigo levantar o braço q doi muitô N consigo deitar q a dor fica forte ñ consigo me virar na cama é uma grande dificuldade por conta da dor e parece q repuxa a veia o q pode ser?

  8. Ola sinto dores do lado direiro do pescoço perto da orelha acho que é na veia, quando baixo a cabeça pra ler sinto uma dorzinha de leve queimando ..oque será isto?…

  9. Boa noite Dra eu estou sentindo dor no pescoço e na lateral do pescoço atrais da orelha descendo paresse que é na veia as vezes.se algum estranho na lingua e tambem um cesasão estranha na cabeça que não sei explicar tipo uma frieza na cabeça e questão de segundos tomo remédio de pressão mais não tá passando a dor o que será que eu tenho doutora

  10. Bom dia Dra.
    Estou ha mais de um mes, sentindo um incomodo no pescoço, do lado esquerdo.A principio julgando ser apenas um torcicolo, não me preocupei.Apenas tomei uns comprimidos de Torsilax(cafeina, carisoprodol,diclofenaco sódico, paracetamol) mas o alivio é pequeno e apenas no momento.como nenhum habito meu foi mudado, estou preocupada.Poderia me dizer algo a respeito?informo que não sinto dor de cabeça ou outro sintoma.

  11. Boa tarde já alguns dias tem sentido umas dores do lado esquerdo do pescoço e vai subindo pra cabeça tudo do lado esquerdo tenho ficado preocupado pq tem horas que passar e penso que não irá mais volta mais sempre dá essas ocilacapões e acabar voltando tenho ficado muito preocupado

  12. Bom dia!
    Esta noite comecei a sentir uma dor no lado esquerdo do pescoço como se fosse dentro da veia, não sei se uma coisa tem haver com a outra mais ao mesmo tempo senti um desconforto na verilha.
    Também senti uma dor estranha no ouvido que nunca tinha sentido antes parecia não ser somente no ouvido a dor, é a dor no pescoço continua aqui é as vezes da uma pressão na tempora esquerda.
    Estou preocupada pois na família de minha mãe tem muitos casos de AVC.

  13. Comecei a mais de um mês com uma dorzinha leve do lado esquerdo da cabeça, a dois dias paralisou com uma dor insuportável e latejante do lado esquerdo do pescoço, fui na emergência e eles me passaram ibuprofeno, mais não passa a dor mal consigo respirar. O que faço? Lendo isso fiquei assustada

  14. bom dia estou com dor na veia do pescoço .uma leve dor de cabeça uma sensação de desconforto. eu tenho uma dissecção na horta

  15. Dr sinto frequentemente uma dor no lado direito do pescoço mas essa dor não é sempre mas guando aparece sinto um choque rápido na região se ficasse mais tempo não aguentaria sençassao muito ruim o que pode ser???

  16. Tenho uma placa de carótida de 40% a médica disse que tá tudo bem tomo remédio para pressão arterial e sinvastatina de uns dias pra cá me dá uma dor leve no pescoço dos dois lados a placa e na carótida interna esquerda fumo pedi tratamento ela só mandou eu diminuir o cigarro o que pode ser o colesterol tá tudo normal devo me preocupar eu gostaria vde fazer novos exames será que devo

  17. Tenho uma placa de carótida de 40%; a médica disse que tá tudo bem; tomo remédio para pressão arterial e sinvastatina; de uns dias pra cá me dá uma dor leve no pescoço dos dois lados; a placa e na carótida interna esquerda; fumo; pedi tratamento, ela só mandou eu diminuir o cigarro; o que pode ser? o colesterol tá tudo normal; devo me preocupar? eu gostaria vde fazer novos exames; será que devo?

  18. Estou com umas pontadas no lado esquerdo do pescoço doi o ouvido a cabeça

  19. Bom dia Dra.
    A uns três dias venho sentindo dor no meu pescoço,que me impede as vezes de fazer movimentos com a cabeça.Isso começou depois que dormir no sofá e hj no quarto dia ainda dói muito.

  20. Ha 5 días estou com dor no pescoço do lado esquerdo, começou na nuca e depois so esquerdo, nao consigo dormir, Mt dor, qd deito é q doi mais, o q faço, tenho dislipidemia. Ten algo a ver

  21. Olá tenho 39 anos, desde os 12 tenho pressão alta, tomo losartana 50mg por dia, estou sentido dor no lado esquerdo da barriga constante, dor nas costas e agora começou a dor a aveia do lado do direito do pescoço. Que sintomas pode ser. Podem me orientar.

  22. Tenho 75anos sempre sofri de dores de cabeça e zumbidos devido a um acidente de viação na tropa em África. Não mais fui o mesmo desde aí as dores me acompanham sempre. Há vários anos que sofro também de dores nas costas e pescoço mais no lado direito dores nas costas devido à Coluna NÃO tenho um nível de vida saudável. Tomo muitos medicamentos para as dores e elas voltam sempre .preciso de ajuda.

  23. Dra. Boa tarde eu tenho 58 anos de idade fui diagnosticado como hipertensão há uns 20 anos mais ou menos é há dois anos e meio eu sofri um i farto que teve a sua origem no abdômen faço uso de Aradois de 50 MG um comprimido pela manhã e outro a noite também faço uso de Aspirina de 100 um vez ao dia depois do almoço. Estou com o meu peso totalmente acima do normal hoje eu estou com 92 quilos luto contra ansiedade e síndrome do pânico e por esses dias eu passei a sentir uma dor no pescoço do lado esquerdo e quando eu inclino a cabeça para a frente eu sinto o pescoço doer será que pode ser um desses casos que li anteriormente? Minha vai marcar consulta para eu passar por uma avaliação clínica mais diante mão eu quero uma opinião da senhora.

  24. Comecei a sentir uma dor no nervo do pescoso do lado direito eu tomo Ass infantil tem algum problema

  25. Dra. Maramélia Miranda

    Ha três dias sinto uma dor no pescoço, as vezes sinto que vem das costas, dor que não dá para deitar de lado nem virar o pescoço. Tenho artrose na coluna, L4 e L5. Mas de vez enquando sinto formigamento nos braços.
    Poderia ser dissecção da carótida?

  26. eu tive um parto complicado comecei a ter eclampsia e fora outros sintomas que se identificam com os que eu li aqui exclusive eu sinto ainda é sofro muito todos estes sintomas eu sinto minha bb tem 4 meses e sofro sinto dores na lateral Basf veias é elas ficam muito altas sempre mas a noite piora não consigo deitar pressão no ouvido era só em um agora piorou sinto nos dois é as veias dos dois lados está altas agora da grossura de um dedo do início do pescoço até atrás das orelhas preciso de ajuda mas não sei como ator preciso de ajuda.

  27. Boa noite, faz quase 3 anos que sinto uma veia latejar e ouço um som pulsátil muito alto no ouvido. O barulho me atormenta de dia o tempo todo e principalmente anoite. Não sei mais oque é uma noite de sono tranquila. Fui em vários médicos, vários exames tudo normal. Por ultimo um médico pediu angio porque eu pedi. Mas todos me olham como se eu fosse louca! E tenho certeza que não. Por favor me ajuda em um diagnóstico. Grata

  28. Eu sou portadora deu um tumor de nervo vago e carotida ultimamente estou sentindo dor no pescoço que irradia pro peito.

  29. Há uma semana que eu estava sentindo muita dor no nervo do pescoço do lado esquero… Mas antes estava sentindo faz mais de meses que sinto uma formigação nas mãos quando vou dormi e acordo de madrugada com as duas mãos formigando. E agora estou com o lado direito está doendo muito … E me dá um estress uma dor de cabeça horrível… Já passei remédios para dor e já tomei remédio para dor e tensão muscular mas não adianta … Gostaria de uma respota sobre o que estou sentido eo que devo fazer. Aguardo a resposta obrigado!

  30. Olá tenho ums 6 dias sentindo dor de cabeça do lado direito mas a dor e estranha e pontadas tipo chok e vai e vem e comesei a sentir uma dor no ouvido tipo queimado do ouvido descendo pra garganta e ontem comecei a sentir umas pontadas no lado esquerdo do pescoço o que deve ser tou comedo de ser alguma coisa grave tenho 19 anos e estou comedo de ser AVC jovens.

  31. Olá tenho ums 6 dias sentindo dor de cabeça do lado direito mas a dor e estranha e pontadas tipo chok e vai e vem e comesei a sentir uma dor no ouvido tipo queimado do ouvido descendo pra garganta e ontem comecei a sentir umas pontadas no lado esquerdo do pescoço o que deve ser tou comedo de ser alguma coisa grave tenho 19 anos e estou comedo de ser AVC jovens.

  32. Doutora boa noite, tenho sintomas muito parecidos com os descritos, artéria esquerda inchada bem em cima da orelha, e fisgadas no pescoço, fiz ressonância magnética e angioressonancia sem contraste e não deu nada nos exames, precisa de contraste para diagnosticar ? Pois nada que fiz resolveu, tomei varios remédios e a sensação continua, tentei ate bloqueio de nervo e não passou a sensação, será q realizo os exames denovo com contraste ? Estou com muito medo

  33. Há 15 dias fui diagnosticada com dissecção da carótida esquerda. Estou em tratamento. Por ser raro, e pouco mencionado, não procuramos ajuda nos indícios dos sintomas. Não faço ideia de como aconteceu. Meus sintomas foram diversos, como cefaléia que se espalha por td a cabeça dando agulhadas, minha face esquerda dói muito e se espalhou para a mandíbula com dor intensa nos dentes do lado esquerdo, um amargo na boca horrível, que perdura até agora. Porém o que me fez procurar a emergência, após 3 dias com dores, foi meu olho esquerdo que diminuiu de tamanho. Achei ser uma irritação ocular. Fiquei internada durante 9 dias para anticoagular o sangue. O AVC que possivelmente teria, reverteu sozinho. Há coisas que explicamos através da fé. Portanto, seja o que vc esteja sentindo, seu corpo o alerta para algo diferente, procure ajuda, em tempo, para que o pior não aconteça como no meu caso. O tratamento é com anticoagulantes.

  34. Olá meum nome é jaine tenho 19 anos tudo começou a 1 ano atras quando minha garganta ficou meio inflamada parecia uma amgdalite porém fui em vários médicos e nada só me receitaram antibióticos que não resolveu mais em fim depois de um tempo assim a dor começou a radiação para meu ouvido os dois mais o esquerdo as vezes tenho menas audição e atrás da orelha tem como se fosse uma veia saltada bem saliente ela lateja as vezes é estrela dentro do meu ouvido e a dor radia para lateral esquerda da face bem encima dessa veia saltada está assim a um bom tempo porém estava maior com antibióticos diminuiu mais continua aqui o que poderia ser? Vou ao pronto socorro e falam que é sinusite inflamada mais nada resolve com remédio!
    Obrigado

  35. Tenho 17 anos e passei mal comecei sentindo dor na veia braço direito, e depois meu lado direito ficou dormente e quase que eu não conseguia falar. Um dia depois meu olho direito o começo da pálpebra estava doendo e depois meu olho inchou, pode ser dissecção da artéria carótida ?

  36. Excelente testemunho, Fabiana. Internet é para informação, não para diagnosticar e tomar decisão.

  37. Bom dia! Tive dissecção de arterias carótida interna e vertebral esquerdas com síndrome de Horner e demorei pra procurar ajuda (mais de duas semanas de dor na região occipital esquerda e em órbita esquerda, parte esquerda da testa e couro cabeludo, além de mais de uma semana de prose palpebral esquerda) porque não queria parar de trabalhar e tentava me diagnosticar (sou médica hematologista). Fiquei em risco de ter um AVC, não tive nada grave antes de descobrir realmente o que tinha (fiz ressonância de crânio e angio ressonância). Meu conselho aos leigos: procurem um médico capacitado! A medicina é muito complexa, o corpo humano é muito complexo!!! A experiência e o estudo do médico é o que leva aos diagnósticos precisos!!! Eu acho a minha área bastante difícil, não poderia me aventurar nas outras especialidades para diagnosticar o meu problema. Neurologia é muito difícil também. Os médicos estudam, se qualificam para isso!! Diagnóstico em internet não funciona, pode não ajudar

  38. Olá boa noite eu tenho uma dor constante atrás da orelha bem ali atrás temos um caroço e tenho muitas dores parece que tem inflamação eu devo me preocupar com isso ?

  39. Boa tarde eu queria saber o que tenho, a mais de anos atrás sentia uma dor de ouvido estranha que nehum remédio passava esta dor, e hoje eu sinto mais que esta dor, sinto dores de ouvido, quando o ouvido passa sinto dores no pescoço do lado esquerdo quando respiro forte como uma agulha enfiando bem no fundo ai ela se irradia para a cabeça um pouco acima do ouvido e para a parte inferior do pescoço. quando eu prendo a respiração sinto como se meu coração estivesse dentro do meu pescoço sinto a veia lateral esquerda pulsando no ritmo das batidas, não consigo sorrir forte quando faço isto me sufoco e fico sem ar e sinto como se estivesse me sufocando debaixo d’água o interessante é que mês essas dores veem e mês se vai e não sei oque fazer preciso de ajuda onde procurar como procurar e quem procurar. Não sei como tratar isto.

  40. Estou com uma veia um pouco inchada do lado esquerdo do pescoço. Quando faço algum esforço percebo que incha mais. Fica entre o ombro e o pescoço. Devo me preocupar? Obs. Nao sinto dor, agora sinto muita dor de cabeça.

  41. Eu, já há alguns dias, sinto uma dor leve porém persistente na lateral direita do pescoço, próximo à região da clavícula. Não parece ser uma dor muscular. Estou preocupado.

  42. Tenho 15 anos e desde ontem a noite sinto uma dor no lado esquerdo do pescoço. Será que devo me preocupar??
    Sempre a noite…

  43. Bom dia, na madrugada de hoje estava dormindo e acordei para mudar de posição mais do nada eu acho que senti alguma coisa no meu lado esquerdo estalar na hora achei normal e voltei a dormir, acordei às 6:00 com dor no meu pescoço esquerdo mas não parece ser muscular e sim algo no nervo…. Estou colocando gelo mas nada adianta, estou ficando preocupada com as pesquisas que estou fazendo sobre a dor…

  44. Meu marido está com um caroço no lado esquerdo e ok médico pediu ultrasson e deu dilatação da carotida. Qual o procedimento?

  45. Sinto uma dor não muito forte mas persistente,já ocorreu meses atrás,agora retornou,do lado direito do pescoço,pode estar relacionado com AVC?

  46. Boa tarde. Meu caso é igual ao do Sidney. Acordo com a dor, sinto fisgadas e passo o tempo tentando alongar. Já fiz de tudo, Quiropraxia, massagens, fui em médicos que me pediram ressonância. Porém, nada de anormal. (O que eles me dizem: esta normal). Não aguento mais esta dor, passo o dia inteiro com ela, de manhã ao me levantar, ela esta forte. Tomo relaxante muscular. É de um tempo o resultado, depois volta a doer de novo. Quando fačo esforço físico, fica pior a dor.
    Me ajude, por favor.

  47. Estou com sintomas de ardência interna do lado esquerdo do pescoço e o mesmo lado sinto um formigamento, já passei em vários médico, e eles passam só calmante, estou preocupada.

  48. -Dra. já passei por vários médicos, ortopedista, otorrino, neuro – mas nenhum me diagnosticou como este “diagnóstico virtual” me enquadro nos comentários dos demais pacientes, dor abaixo da orelha, no lado esquerdo do pescoço, esta dor vai tbm. para a cabeça em ambos os lados, a Dor no pescoço é como uma martelada em uma bigorna, dói profundamente, é uma dor que vem e vai, latente, fico tbm. sem posição para dormir, pois acordo com o pescoço doendo muito passo o dia lembrando do pescoço e tentando fazer alongamentos para amenizar a dor. Moro no norte do Brasil e não está fácil encontrar alguém para me ajudar. A maior ajuda que tive foi com a Dra. pois neste site descobri o clopidogrel e tenho feito uso dele com aspirina o que me fez esquecer um pouco do pescoço, fazia tempo que não dormia tão bem. Dra. por favor o que devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *