Gliose: O que é isso?

Por Maramélia Miranda ** (Atualização em Julho de 2020).

Você recebe o resultado de ressonância magnética do crânio ou tomografia, e lê no laudo ou na conclusão do exame:

“Focos de alteração de sinal inespecíficos na substância branca cerebral, que pode corresponder a gliose e/ou desmielinização.” ou;

“Focos de alteração de sinal na substância branca cerebral de aspecto inespecíficos, comumente relacionados à gliose e/ou microangiopatia e/ou doença isquêmica de pequenas artérias cerebrais.”

Calma. Muita calma! Isso pode ser algo relativamente tranquilo… Ou pode ser um sinal de algum pequeno AVC isquêmico que aconteceu silenciosamente no passado, sem se perceber… Não adianta agora querer entrar na Internet e achar a explicação, e entrar na adivinhação. 

O correto é levar o exame e contar a sua história, o porquê você foi a um médico, e porque este médico pediu este seu exame, para corretamente avaliar se as alterações encontradas são alterações do envelhecimento ou algum tipo de AVC

O que é Gliose? 

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido submetidos a cirurgias cardíacas, etc. Podem também ser encontradas no processo natural do envelhecimento. 

+++ Veja também: Microangiopatia cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

Na grande maioria dos casos, se forem pequenas e poucas as manchas encontradas, tratam-se de alterações absolutamente benignas, que aparecem porque nestas pequenas áreas há uma parada de chegada de sangue, consequente morte das células no local, com o surgimento das alterações, que aparecem como focos mais pretos na tomografia, e mais brancos do que o cérebro normal nas sequências T2 da ressonância (veja figura – CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR).

fasekas

Quais são as possíveis causas da gliose ou microangiopatia? 

Podem ocorrer por vários fatores, como o avançar da idade (envelhecimento normal), e/ou associação com as doenças crônicas relatadas acima. Outras vezes, pode ter sido um pequeno AVC (Acidente Vascular Cerebral), devido a pequenas isquemias prévias (como se fossem pequenos focos do cérebro onde faltou oxigenação, e aquela área “morre”), e o que se vê no exame de ressonância magnética ou tomo é uma alteração do sinal ou densidade do tecido do cérebro semelhante à gliose.

Muitos pacientes com demência por Doença de Alzheimer podem apresentar imagens na tomografia ou ressonância, de gliose ou microangiopatia mais espalhados no cérebro. Mas atenção! Apenas o achado destas alterações, sem haver os sintomas específicos da doença, não indica que a pessoa tem Alzheimer, ou vai ter esta doença degenerativa. É sempre necessária a avaliação do médico, de preferência especialista (neurologista clínico), para correlacionar o que foi encontrado na imagem, com o que o indivíduo está tendo de sintomas. 

+++ Doença de Alzheimer – Reconhecendo seus sintomas

Em raros casos, os ditos focos de gliose podem ser, na verdade, focos de desmielinização, semelhantes a Esclerose Múltipla, que é um tipo de doenças auto-imune.

Ou seja, não é fácil saber o que realmente significa o achado de focos de gliose numa ressonância do crânio apenas com o laudo do exame na mão. O melhor a fazer é manter a tranquilidade e SEMPRE conversar com o médico que pediu o exame de imagem do cérebro, ou buscar uma avaliação neurológica, que você receberá todas as explicações.

Na dúvida sobre o que pode ser, ou se você quer se precaver para evitar a evolução disso –>>>> Um bom conselho é procurar um neurologista para avaliar se houve ou não alguma isquemia (um AVCi), sem ter-se percebido disso.

Caso este seja o diagnóstico, a importância é achar a causa da isquemia (ou isquemias), e fazer o correto tratamento para esta condição.

 

TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM…

+++ Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

+++ Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

+++ Acidente Vascular Cerebral

+++ Microangiopatia cerebral

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

200 thoughts on “Gliose: O que é isso?”

  1. Pequenos focos de hipersinal em T2/FLAIR na substância branca de ambos os hemisférios cerebrais,que não exercem efeito expansivo ou apresentam realce pelo meio de contraste paramagnetico intravenoso,específicos sob o ponto de vista de imagem,mais provavelmente relacionados a glicose decorrente de microangiopatia degenerativa.
    Obs:formação nodular determinando remodelamento da díploe na região pariental esquerda na alta convexidade,com realce periférico pelo meio de contraste paramagnetico intravenoso medindo cerca de 9 mm,compatível com lesão de baixa agressividade.
    O que quer dizer este resultado?

  2. Meu exame de Tc deu microgiopatia degenerativa, e uma ressonância deu o mesmo do que descreveu também hipercusia. A neura disse que eu estou com isquemia.Isdo prescisa de tratamento,pf me esclareça pois ela não esclareceu.

  3. Fiz uma ressonância magnética do crânio e o resultado deu: Raros focos de hipersinal esparsos na substância branca encefálica supratentorial, de aspecto pouco específico, entretanto podendo representar glicose. O que pode ser isto ?

  4. Meu filho de 2 Anos fez a ressonancia e o resultado foi assim alteracao da intensidadede sinal da substancia branca peritrigona bilateral caracterizado por hipersinal em flair sem restricao a difucaodas moleculas de agua inespecifico provalvelmente relacionadoa areas de mielizacao terminal diminuto cisto pericaloso a esquerda inespecifico hipersinal em flair dos sulcos occipitoparietais que pode esta relacionado ao uso de oxigenio durante a sedaçao

  5. Olá, boa noite.
    Me chamo Rodrigo, tenho 38 anos recém completados, tive um possível AVCi em Setembro de 2020, mas como dependo de SUS e com a Pandemia, não tive acompanhamento posterior. Passei com um Neurologista particularpois andava tendo alguns sintomas estranhos, como problemas ao me alimentar, fraqueza do lado esquerdo do corpo, leve surdez, entre outros. fiz uma Ressonância a pedido do médico, e gostaria de compartilhar aqui o resultado, daqui alguns dias retorno ao Neurolologista, mas de qualquer forma, gostaria de uma segunda opinião.

    Resultados da Ressonância.

    Técnica:
    Exame realizado com cortes multiplanares ponderadas em T1 e T2, sem a injeção endovenosa de contraste
    paramagnético.
    Análise:
    – Sequela de processo isquêmico vascular no território irrigado pela artéria cerebral média a direita.
    – Discreto foco de gliose na substância branca encefálica bilateralmente.
    – Transição crânio vertebral sem anormalidades.
    – Não há evidência de processo expansivo intracraniano nem de coleção intra ou extra-axial acima ou abaixo
    do tentório.
    – O sistema ventricular de topografia, morfologia e dimensões normais.
    – Presença do cavu vergae e cavum do septo pelúcido (variação anatômica).
    – As cisternas da base e a convexidade dos hemisférios cerebrais são de aspecto anatômico.
    Conclusão:
    Sequela de processo isquêmico vascular no território irrigado pela artéria cerebral média a direita.
    Obs: Sinusopatia.

  6. Fiz uma RM, com conclusão de gliose/ desmielização profunda. Tenho 55 anos. Tenho, pressão alta. Já chegou a 20/10, 17/12. Já senti, como formigas, andassem em meu rosto, braços e mãos, foi terrível. Tenho dores de cabeça, esquecimento e minha vontade de ler, principalmente livros, que adoro, acabou. Lia, até 3 por dia. Vejo, a vida, passando e não tenho ânimo de fazer nada. Gostava muito de rir, agora, estou me sentindo triste e desanimada.

  7. Boa Noite. Estou preocupada tenho 48 anos, apresentei minha primeira convulsâo que foi presenciadapor uma amiga há um ano. Realizei tomografia e eletroencefalo com resultados normais. Em Fevereiro deste ano apresentei outra convulsaõ que não foi presenciada mas percebi minha lingua toda mordida. Agora em março apresentei duas convulsoes fortes e percebi que ela vinha e pedi socorro. Fuievada em uma emergência fiz tomografia novamente com resultado normal, fui hidantalizada e desde entao tomo carbamazepina 2 vezes ao dia com medo deter isso novamente Realizei uma ressonancia com resultado de: mínimo número de gliose subcortical fronto-parietais, Fazekas grau I, possivelmente sem relevância clinica. Fiquei preocupada com o achado. Pode me ajudar pois agora tá difícil de agendar um Neuro com esse isolamento social devido ao COVID 19.Obrigada

  8. Boa noite!
    Meu nome Ana Paula, DN: 1971 – 48 anos
    Tive 3 AVCs isquemico , o primeiro em 2007, um pouco antes da minha valvuloplastia mitral e os dois últimos em junho e julho de 2016.

    Faço acompanhamento Cardiológico (anticoagulada desde 2016) e Neurológico(após 2016) e minha ultima TC deu seguinte resultado: Acentuação global dos sulcos corticais e fissuras cerebrais, não habitual para a faixa etária. Lacuna isquêmica pregressa na região núcleo capsular esquerda. Sinais de gliose/microangiopatia.
    Neurologista pediu agora exame ressonância magnetítica .
    Gostaria uma segunda opinião a respeito.
    Por favor me ajude.

  9. Rogério Perillo, caso a Dra sentisse incômodo com as questões não estaria a disposição nesse espaço pra quem quisesse tirar suas dúvidas, seu comentário desnecessário e desrespeitoso é que está foras de foco e não cabe nesse espaço.

  10. Por que nao marcam uma consulta com a doutora e parem de ficar tentando obter uma consulta gratuita na internet. Vamos ter bom senso…a doutora é ótima, mas também precisa ter sossego e além de tudo existe um codigo de etica a ser respeitado onde ela nao pode dar diagnósticos sem consultar o paciente.

  11. Gliose, leucomalacea periventricular.
    É grave ? Meu bebe fez uma ressonância magnética, e esse foi o resultado.

  12. Rosenildo, não é possível emitir qualquer opinião lendo um laudo. Procure o neuro ou médico que pediu o exame em questão.

  13. Ana Cristina, com descrição pura do laudo é impossível falar qualquer coisa. Sugiro que procure o médico ou neuro que pediu o exame, que irá juntar todos os pontos, seus sintomas, seu histórico médico, sem exame clínico e os achados das imagens.

  14. Simone, não sei o porquê seu filho fez a tomografia. Fique tranquila, se for necessário passe no neuropediatra e converse a respeito.

  15. boa noite ressente fiz uma tomografia do meu bb e deu encefamalancia gliose e está pedindo uma correção de uma ressonância o que quer dizer nisso pois não sei o que e isso não

  16. *Meu laudo deu foco ovalado no lobo parietal direito de aspecto inespecifico( granuloma residual?), medindo 0,5 ×0,5cm.
    *Foco ovalado na profundidade da substância branca do centro semioval à direita, podendo corresponder à espaço perivascular alargado
    *Mínima invaginacao basilar, com retroflexo do processo odontoide, porém notando-se preservação dos espaços liquoricos.
    O que significa cada um dos três pontos do laudo?

  17. Dra. No exame de minha esposa na impressão diz Raros focos de alteração de sinal na substância branca profunda do lado parietal esquerdo, indeterminados mas que podem corresponder a pequenos focos de glicose. Por favor me responda estou preocupado. Grato.

  18. aros focos hiperintensos na substância branca periventricular e subcortical dos hemisférios cerebrais, de
    aspecto inespecífico, mais comumente relacionados à microangiopatia.
    – Efusão no interior das células das mastoides. Dra, tenho 51 anos a 6 meses com muitas dores no pescoço e amortecimento nós ombros e quadril já fiz exames da coluna e deu normal, esse foi a conclusão do laudo da ressonância, pode me ajudar? Estou muito nervosa, meu médico e só no final do mês , pode me ajudar? Obrigada

  19. Boa noite! No resultado de minha mãe numa ressonância magnética deu moderada microangiopatia/gliose na substância branca cerebral e na regiao central da ponte

  20. Na minha ressonância veio escrito.assim
    Exibindo operacional na sequencia flair
    Localizadas de forma esparsas na substância branca da regiões fronto-parietais
    De ambos hemisférios cerebrais inespecíficas a Rm provavelmente relacionadas a gliose ou pequenos focos de desmielinização
    Queria saber o que significa

  21. Tenho 22 anos o resultado da minha ressonância foi pequenos e raros focos de glicose de provável origem microangiopatica na substância branca periventricular e subcortial do cérebro.sinto várias dor de cabeça

  22. Fiz eletro,tomografia e na ressonância constou múltiplos diminutivos focos de hipersinal mas sequências ponderadas em t2 e t2 falir comprometendo a substância Branca supratentorial bilateralmente de caráter não expansivo,podendo corresponder a gliose/rarefacção mielinica.restante do exame sem alteração. Por favor gostaria muito de uma orientação, uso 2 depakene de 500 ,2 lamotrigina de 100 e 1 fenobarbital,mesmo assim ainda tenho convulsões e sintomas de djavu algumas vezes antes das crises,.

  23. Boa noite gostaria de saber o que pode acontecer comigo
    meu exame deu : Conclusão pequenos focos de gliose/ alterações por microangiopatia, em substancia branca
    aguardo resposta

  24. Olá tenho 33 anos fiz recionancia e queria saber o que significa focos de hipercinal em T2/flair na substância branca dos lobos frontais , inespecíficos , provavelmente relacionados a glicose ao redor de espaço s perivasculates ou alteração comumente em pacientes com história de migrânea ?

  25. bom dia!
    Tenho filho de 11 anos; ele não consegue absover as coisas, principalmente na escola; esta no 4 °ano, mas porq foi empurrado… ensina hj, amanha ñ lembra; na resonancia dele deu gliose. Isso pelo resto da vida dele? teria algum remedio que poderia ajuda-lo?

  26. Bom dia. Dra. Estou com uma irmã que tem esses pontinhos branco no cérebro e ela reclama muito de neuropatia. Só que entrou em um quadro de silêncio. E se falar com ela fica muito nervosa. Onde vc atende? O que fazer?

  27. Em 2018 tirei a minha tomografia. O exame veio escrito. Sugestivo de áreas de gliose cequelar no parênquimica bilateral. Não há desvio das estruturas da linha mediana. Cisternas de amplitude dentro dos limites normais. Estruturas ósseas sem anormalidades detectáveis aos cortes axiais. Temporais unilateralmente.

  28. Tenho 50 anos e a 3 anos sinto muitas dores no pescoço, cabeça, lombar e cervical, os dois braços e as pernas , fui diagnosticado com fibromialgia e a primeira ressonância deu desmelienizaçao agora a segunda deu raros focos de sinal e projeção da substância branca de caráter inespecífico, já estou a 1 ano e 7 meses com dores intensas, tonturas, choques horriveis no pescoço e cabeça , fraqueza nos braços e nas pernas, e muitas aminesia! O que siguinifica?

  29. Meu filho sofreu um acidente com corro faz 25 anos onde teve traumatismo cerebral e coagulo ficou bom mas não trabalha por que esta sempre fora de orbita agora esta muito esquecido, foi feito ressonância constou gliose sera que isto vai piorar?

  30. meu filho tem 8 anos anos fez uma ressonância e o resultado foi espaços perivasculares amplos na substância branca supratentorial, notando-se alguns focos de hipersinal em FLAIR parietal bilateral, inespecíficos, podendo representar focos de gliose. Tem consulta marcada com a neuropediatra mas estou preocupada. Faz terapia, uso de 0,5 de rispiridona e ritalina LA para tratamento de tdah e impulsividade.

  31. dra. Maramélia,

    tenho paciente com anemia falciforme com raros focos de possível gliose em região frontal. Devo considerar possibilidade de infarto silencioso?? A angiorressonância ajuda a esclarecer? Obrigada

  32. Rosângela Veríssimo, minha prima apresentou catarata e glaucoma de uma hora para outra. Ficamos desesperadas. Encontramos dois médicos muito bons no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro : Dr Edválcio Nunes e Dra Júlia Navarro. Se não puderem resolver seu caso , tenho certeza de que vão lhe indicar um caminho. Boa sorte!

  33. Bom dia!!! Tenho 39 anos e sou hipertensa, fibromálgica , há 3 anos. E nesse período estou perdendo a visão também, o foco central… Visão borrada e muito brilho. Fiz vários exames e agora, que constatou que os meus nervos ópticos estão atrofiando !!!Fiz ressonância do crânio e deu gliose por migranea ou microangiopatia. Isso pode ser sério e estar afetando minha visão. .?? Meu neuro disse ser coisa normal de quem tem enxaqueca..!!! Estou preocupada porque minhas pernas endurecem pra andar às vezes, sinto tremor nelas e estou começando a perder a sensibilidade em cima dos pés. ..!!! Me sinto triste e cansada, porque minha visão só piora, não resolve com óculos, e meus exames não constam nada. ..!!! Somente nervo atrofiando….!!! Por favor, me ajude!!! Obrigada!!

  34. Fiz uma tomografia e o resultado deu hipotenuacao dá substância branca dos hemisférios cerebrais podendo ser de corrente de gliose microangiopatia.
    Ateromatose das artérias carótidas internas intracranianas,. Sinto muita tontura e desequilibrio com dor no pescoço sobe para nuca gostaria de saber se tem tratamento.

  35. Tenho 60anos.
    Fiz uma ressonância . O resultado foi sugestivo de gliose decorrente de microangiopatia .Estou preocupada ,porque sinto muita tontura e tremedeira

  36. Fiz uma tomografia dia 05/01/2018 após ter levado um escorregão onde na queda bati com a cabeça no chão.
    A conclusão do médico radiologista foi que : prováveis focos de gliose por micros violaria na substância branca supratentorial. Alteração ivolumétrica do parênquima encefálico. Alternativas carotídea. Acúmulo de secreção nos seios etmoidais.
    O que significa tudo isso?

  37. Fiz uma tomografia do cranio em 26.10.2017. Só peguei o resultado hoje.
    Pequeno foco hipodensa na substância branca profunda frontal direta podendo representar lacunas ou espaço perivascular alargado. É preocupante?

  38. Fiz uma tomografia do crânio o resultado deu pequeno foco hipodensa na substância branca profunda frontral direita, podendo representar lacuna ou espaço perivascular alargado.
    Estava com dores na cabeça, na testa e na nuca. E essa semana tive tontura.

  39. Há 2 meses zumbido contínuo, ( mais acentuada ouvido D), RM estruturas vasculares apresentando íntima relação com trajeto cisternal do sétimo e oitavo pares cranianos, com projeção para o interior do conduto auditivo interno D.
    Pequenas áreas de alteração de sinal na substância branca, de aspecto inespecífico , sugerindo desmielinização / gliose ( secundário a arteriolopatia incipiente ?).
    Ao pegar no sono durmo tranquilo, Durmo e acordo com o zumbido, PA 120×77 – Masc. 53 anos há 30 em atividade insalubre.
    Qual maneira de melhor acabar ou diminuir o tal zumbido ?

  40. Tive tonturas, náuseas, o lado direiro do rosto ficou dormente, juntamente com a língua. Desequilíbrio e sempre recaía para o lado direito. Fiz uma ressonância receitada por um neuro e a impressão diagnostica foi:
    Áreas de alteração de sinal de substancia branca cerebral bilateralmente e no pendúculo cerebelar médio à direita, devendo-se considerar a possibilidade de áreas de desmielinização.
    O Dr me receitou o uso continuo de clopidogrel.
    Gostaria de saber um diagnóstico, não sito mais os sintomas citados acima, porem fiz duas ressonâncias e deram o mesmo resultados.

  41. Tenho 47 anos , tenho fortes dores de cabeça. Fiz uma ressonância Magnética, e o resultado foi: Focos esparsos de hipersinal nas sequências ponderas em T2 e FLAIR localizadas na substâncias brancas subcortical dos hemisférios cerebrais e perivetricular de aspecto inespecifico.

  42. Tenho 47 anos, sou mulher, meu resultado de Ressonância Magnética sem Contraste: Dois diminutos focos de Hipersinal no FLAIR/ T2 na substancia branca profunda dos lobos frontais, inespecíficos. A partir de fortes dores de cabeça bem sobre a cabeça .

    Por favor, me fale desse diagnostico.

  43. No exame de ressonancia magnetica do cranio da minha filha de 2 anos deu:

    Obtendo-se cortes multiplanares em varios ponderações sem a adm do meio de constraste, bem como axiais pela tec difusão.

    Opinião.: Múltiplas áreas de gliose/rarefação mielinica na substancia branca supratentorial, sobretudo adjacentes aos prolongamentos posteriores dos ventriculos laterais, inespecificas. Ela ainda não fala, só balbucia, demorou para andar e ainda tem problema na marcha.

  44. Na Rm deu focos de gliose da substância branca junto ao corno anterior do ventrículo lateral direito

  45. Tenho 61 anos e ultimamente estou sentido muita dor no pescoço entendendo para a cabeca.
    A dor é insuportável. Não consigo nem pensar direito quando ela surge.
    Tenho que me deitar após tomar medicamentos fortes prá essa dor passar.
    Meu resultado da Ressonância Magnética deu: focos esparsos de hipersinal na substância branca supratentorial, inespecificos, podendo corresponder a área de glicose e/ou microleucoangiopatia.
    Gostaria de saber o que isto pode significar.

  46. Boa Tarde
    Sofro com dores de cabeça terríveis que duram até 5 dias normalmente ceca com sente um olho vermelho e muita dor que vai da nuca te a região do olho alternando de lado da cabeça para o outro
    nunca foi os dois lados
    e nesse período tem um intervalo de 1 dia.
    Ou seja durante um dia a dor para e no dia seguinte começa doer o outro lado
    e terrível não consigo comer falar levantar da cama fico em estado vegetativo na cama no escuro dores realmente intensidade indescritível.
    Já perdi prego por causa disso.
    E quem não sofre com a dor não entendi.
    Fiz uma tomografia e no resultado saiu
    “Imagem sugestiva de pequena área com gliose parental”
    Não sei ao certo se devo me preocupar.

  47. Tenho 23 anos fiz o exame por conta de Enxaqueca o resultado da RM De cranio foi esse :

    Focos puntiformes esparsos de hipersinal em T2/FLAIR na substância branca dos hemisférios cerebrais,
    sem efeito expansivo, inespecíficos.

    o que seria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *