Hidrocefalia de Pressão Normal ou Hidrocefalia crônica do adulto

tags: hidrocefalia de pressão normal, tratamento, cura, tomografia, HPN, causas de demência, demência, marcha, líquor, cirurgia

Por Maramélia Miranda ** Atualizado em Outubro 2015

Também conhecida como HPN, sigla do termo “hidrocefalia de pressão normal”, a HPN é uma doença que ocorre em pessoas idosas, por causa de uma desregulação do sistema de produção do líquor cefalorraquiano (LCR) e da capacidade de reabsorção deste líquido no cérebro, levando ao acúmulo do LCR dentro das cavidades cerebrais, chamadas ventrículos.

Sinais e Sintomas da HPN

Os sintomas mais comuns de alteração da marcha, dificuldade de memória e incontinência urinária e/ou fecal é a tríade mais conhecida da doença, mas que está presente por completo apenas em casos mais avançados. É importante suspeitar da HPN quando o indivíduo tem pelo menos dois destes sintomas, junto com os achados característicos da tomografia ou ressonância magnetica (RM) do cérebro.

O paciente pode se queixar de alteração do equilíbrio, ou simplesmente começar a ter quedas repetidas, sem causa aparente, ou lentificação do andar. Muitas vezes o paciente descreve o sintoma da marcha como labirintite ou tonturas. As alterações de memória podem simular quadros de demências, como a Doença de Alzheimer, com confusão mental, desorientação e lentificação do pensamento, esquecimento frequente de fatos recentes, ou quadros depressivos, com sintomas puros de memória e apatia.

Exames Complementares que o neurologista deve solicitar

O diagnóstico da HPN é feito com base na associação destes sintomas de marcha (quedas e alteração para andar), memória (sintomas de demência) e urinários / fecais (perda de urina ou fezes em paciente que não tinha estes eventos). Outros exames são importantes:

— Tomografia do crânio – Já pode mostrar a presença de dilatação dos ventrículos.

— Ressonância magnética do crânio – Detecta com bastante sensibilidade o extravasamento do LCR no cérebro próximo aos ventrículos, bem como a dilatação / hidrocefalia.

— Ressonância magnética do crânio com estudo de fluxo liquórico – É um tipo específico de ressonância pode ajudar na confirmação do diagnóstico da HPN, quando demonstra o fluxo lento do LCR dentro dos ventrículos. Entretanto, este tipo de RM não é muito disponível.

— Exame de LCR com Tap-Test – Consiste na retirada de grandes volumes de LCR (entre 30-40ml) numa mesma punção liquórica. Este exame pode ajudar na investigação da HPN, quando, após a retirada deste LCR, ocorre uma melhora dos sintomas apresentados pelo paciente. Nestes casos, o diagnóstico fica mais provável, e pode ser um indicativo de que este paciente melhorará com a derivação (colocação de válvula).

— Exame de LCR com testes de biomarcadores para demências (Alzheimer) – Na mesma coleta de LCR para retirada (drenagem), podem ser feitas dosagens de alguns biomarcadores para demências, recentemente adicionados à propedêutica destas doenças, como proteína beta-amilóide, proteína Tau total e Tau-fosforilada. Quando se suspeita que o paciente tenha um tipo de demência degenerativa (Alzheimer, Pick, Levy, fronto-temporal) ou a mistura de alguma destas demências com HPN, estes exames podem ajudar no raciocínio do diagnóstico. A desvantagem deles é o seu alto custo (cerca de R$ 2000-3000,00) e pouca disponibilidade dos laboratórios para realizá-los.

Tratamento

A suspeita de HPN deve ser exaustivamente pesquisada justamente porque, dentre as demências, é um tipo com potencial tratamento e melhora.

Uma vez feito este diagnóstico, seu tratamento definitivo é a cirurgia, que consiste na colocação de uma válvula que comunica o ventrículo cerebral com a cavidade abdominal, para drenar o líquor que está sendo produzido em excesso (ou menos absorvido). Esta cirurgia é chamada de colocação de derivação ventrículo-peritoneal, realizada por neurocirurgiões. Tecnicamente, é uma cirurgia bem simples, com baixos índices de complicações e relativamente segura.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

176 thoughts on “Hidrocefalia de Pressão Normal ou Hidrocefalia crônica do adulto”

  1. andrea, o médico provavelmente vai coletar o LCR e uma quantidade maior de liquor para ver se sua vó melhora de algum sintoma retirando-se o liquor. depois disso, creio eu (supondo o plano dele), se der certo, ou seja, se ela melhorar, é um indício de que ela deve ter HPN e poderá se beneficiar de uma válvula… tudo isso falo supondo pelo seu relato.

    te afirmo que não há risco da retirada de LCR, com a idade, o que existe é que com 93 anos, as vezes é mais dificil tirar. mas o risco é muito muito baixo, igual a todos.

    quanto à pergunta se o hosp servidor publico cobre, penso eu que, sendo hospital publico, o certo é vcs terem toda a cobertura da coleta de LCR, internação e cirurgia, se houver.

  2. Minha avó foi diagnosticada com hidrocefaleia através de uma tomografia. Ela fará 93 anos e o medico marcou internação de 03 dias na próxima semana para retirar a água através da espinha da coluna. Por favor, poderia me dar maiores informações sobre este procedimento? Se tem algum risco devido a idade avançada? O tratamento será realizado no servidor público. Será que cobre todo tratamento médico necessário para este problema? 0brigada.

  3. Meu marido tem 57 anos e colocou a válvula dia 27/01/14 sentia fortes dores de cabeça e a marcha estava lenta, foi detectado hidrocefalia. Só que até agora, a um mês após a cirurgia sente dor de cabeça, dor no corte, no ouvido e ânsia de vómito não conseguindo se alimentar e sarar. Voltou a andar imediatamente. O que devo fazer, só é passado dipirona para ele e nada mais. Estou muito abatida, e não sei o que fazer ao ver o seu sofrimento. Por favor me ajudem, o meu e-mail está acima.Abraço. Miriam

  4. Ola dra minha mae tem 63 anos e ha 5 dias colocou a valvula. ha dois anis havia sido diagn c demencia e parkinson apresentando dificuldade na marcha e o neuro so aumentando o.Prolopa ate q em julho de 2014 deu um apagao e convulsoes.
    No hospital foi diagnosticada c intoxicacao medicamentosa e refez varios exames nos quais novos medicos constataram nao ter demencia ou parkinson. Em julho 2014 fez uma RM e deu normal. Voltou pra casa e estava bem, a marcha melhorou, se alimentava e tomava banho srm ajuda ate que ha 20 dias comecou a apresentar um quadro de letargia apatia nao conseguir andar e falar e falta de controle do esfincter. como ela tem uma disfuncao da producso de prolactina, pedi um exame de sangue e RM de encefalo e hipofise nos quais constatou_se uma lesao q estava obstruindo a distribuicao do liquor. Internamos as pressas e esperamos 6 dias para a derivacao pois ela toma anticoagulante. Hoje dia 17 de fev faz 5vdias do procedimento. Nos dois dias apos ela estava falando bem porem comecou o tratamento c a cabergolina tomando 1 mg de 48/48 horas para baixar o nivel da prolactina q estava em 2026. Desde entaum tenho notado q akela animacao , a fala continua e a concentracao pioraram, vive dormindo e fala o.minimo.
    A minha duvida eh qusnto tempo pode se perceber uma melhora apos a derivacao? ah ela tem tomado hidantal 2x por dia tbm.
    Estou muito preocupada q ela nao melhore.
    o neuro diz q eh normal e a melhora eh gradual.
    aguardo sua opiniao e agradeco

  5. Dr. Meu pai está com hidrocefalia mas foi descoberto a pouco tempo atrás, devido que estava sendo confundindo com a Doença de Alzheimer , foi realizado consulta particular e o médico fez a ressonância magnética, logo o mesmo aconselhou e se responsabilizou fazer a cirurgia já que vinha acompanhando o caso, o qual será realizado pelo SUS, porém já se faz 3 meses de espera e nada, gostaria de saber o valor da cirurgia e sua eficacia.

    Grata.

  6. Bom dia, minha mae tem 72anos foi diagnosticada com Hidrocefalia ha 2anos, como ela tem pressao alta, diabates, ja teve 3 AVC o medico optou por nao colocar valvula, pois ela ja nao anda ele achou arriscado e informou q nao melhoraria o quadro dela, mas fico com o coraçao partido de ver ela a cada dia mais quieta nao fala, nao mexe os membros e engasga muito.. Come pouco.. Ja usou sonda, tirou, vivemos nessa luta, qual conselho me daria Dra??

  7. Meu pai tem 56 anos foi diagnosticado com HPN tem um ano e meio já fez tres cirurgias,colocou duas válvulas e está indo para a terceira,pergunto porque com a colocação de tanta válvula não se consegue drenar o líquido? Ela já não anda mais.

  8. Dra.Maramelia Miranda minha pergunta é porque depois de tanta cirurgia não se consegue drenar o líquido?deu para entender diante daquilo que já passei para a senhora no site. Fico no aguardo, obrigado.

  9. Dra.Maramelia Miranda minha pergunta é porque depois de tanta cirurgia não se consegue drenar o líquido?deu para entender diante daquilo que já passei para a senhora no site.

  10. A minha pergunta é porque com duas válvulas e será feita outra agora a água do cérebro dele não consegue ser drenada?

  11. Meu marido tem 56 diagnosticado com HPN já realizou tres cirurgias,sendo uma derivação,e colocaçãode duas válvulas com regulagem externa.Perdeu o convênio pois aposentou por invalidez.Será operado pela quarta vez pelo SUS e colocada outra válvula.Pergunto porque com tantas cirurgias a água não consegue ser drenada? Ele já não anda,está acamado há um ano e meio.Fico no aguardo de sua avaliação obrigado.

  12. Angela, seu post foi:
    “Meu marido tem 56 anos e diagnosticado com HPN já fez tres cirurgias, uma derivação,e duas válvulas sem sucesso, há um ano e meio, não anda mais sua perna já atrofiou, sua memória está comprometida,gostaria de um retorno de vocês. Ele aguarda do SUS a quarta cirurgia outra troca de válvula.Obrigado.Fico no aguardo.”
    Não compreendi sua pergunta. Qual retorno vc pergunta? Retorno sobre o que? Qual a pergunta?

  13. Dra.Maramelia vejo no site que a senhora responde a todas as perguntas feitas de HPN; até hoje não obtive nenhum comentario sobre o caso do meu marido. Posso saber porque? gostaria tanto de ter alguma informação sobre o caso continuo esperando.

  14. Ana Paula, se o diagnóstico eh HPN, com alteração de marcha, dificuldade de segurar urina ou fezes, perda de memória… Tem que fazer a cirurgia, porque senão piora. Não eh possível dizer quais as chances de melhorar, tem casos que melhoram, tem casos de estabilizam , ou seja, não pioram… Os casos que pioram mesmo com cirurgia são sempre a HPN com outro tipo de demência.

  15. Meu pai tem 82 anos e recebemos o diagnóstico de HPN em dezembro de 2014. Meu pai acha que não deve se submeter a cirurgia por causa da idade. O que pode vir a acontecer se ele não fizer a cirurgia? E quais são as chances dele melhorar se a fizer?
    Obrigada

  16. Meu esposo fez uma cirurgia de uma válvula programada e correu tudo bem, mas ficou com sensibilidade à luz e vultos como fosse duas coisas. Gostaria de saber ´se vai permanece ou ele tem que procura a mesma cirurgiã que fez a cirurgia para correção?

  17. Feliz ano novo de 2015 . Minha mãe esta com hidroencefalia , ela teve (h)anelrisma e fez a cirurgia a 27 anos e a 5 anos fez cirurgia de cataratas , e esta com uma hemorragia em um olho , ficou com problema de retina , Pode então o hidroencefalia vir do problema ocular. Desde já, muito obrigado.

  18. Gostaria de saber se terei uma resposta sobre o que perguntei sobre a hidrocefalia de pressão normal postado dia 08.12.14.Fico no aguardo.Obrigado

  19. Meu marido tem 56 anos e diagnosticado com HPN já fez tres cirurgias, uma derivação,e duas válvulas sem sucesso, há um ano e meio, não anda mais sua perna já atrofiou, sua memória está comprometida,gostaria de um retorno de vocês. Ele aguarda do SUS a quarta cirurgia outra troca de válvula.Obrigado.Fico no aguardo.

  20. Meu marido tem 56 anos portador de hidrocefalia de pressão normal já fez três cirurgias na cabeça, e a colocação de duas válvulas, sendo que nenhuma delas conseguiu drenar o líquido.Tem Um ano e meio que ele está de cama, não anda,sua mente já não está bem,fala coisas sem nexo coisas que ele acha, mas não são reais.Está aguardando pelo SUS a quarta cirurgia.Ele tem uma má formação no cérebro diz o neurologista,podendo ser o fator desde sua gestação.Gostaria de uma opinião de vocês.Fico no aguardo.Um e-mail de resposta.Obrigado.Angela.

  21. leticia, tem que procurar serviços publicos na sua cidade, local onde neurocirurgia atenda. leve seu tio, seus exames todos, a algum local de referencia do seu bairro, que tenha neurocirurgia.

  22. Olá, vocês poderiam indicar hospitais no estado de são paulo que operam pacientes com hidrocefalia pelo SUS? Meu tio está em situação de emergência e não podemos pagar a cirurgia.
    Muito obrigada!

  23. Olá, meu nome é Rafael, e neste mês de novembro minha mãe fez a ressonância indicando este problema, no entanto ela fez o mesmo exame no mês de julho onde não indicou nada, ela apresenta confusão, uma pequena demência, perdeu muito peso, agora ela fez a coleta de líquor com encaminhamento de exame, mas o médico disse que muito provável que ela terá que passar pela cirurgia, triste por ter demorado a identificar, uma outra médica chegou a aplicar botox na cabeça dela, 🙁 . Mas enfim, minha dúvida é, minha mãe ficará curada? Ela terá vida normal, e a confusão e a demência vão embora?? Qual o tempo após a cirurgia podemos ver um progresso Doutora? Obrigado.

  24. Obrigada doutora, vamos continuar investigando pra saber bem certinho o diagnóstico. Depois repasso a informação.
    Um grande abraço a todos.
    Sandra

  25. sandra, primeiro deve-se saber exatamente o que ele tem. o doagnóstico deve ser mais preciso. depois vem a questão do tratamento. para HPN, a unica forma atual conhecida de tratamento é a derivação. alguns grupos de pesquisadores tem estudado mais recentemente uso de medicações, como acetazolamida, mas ainda não há evidencia robusta se isso funciona.

  26. Dr.ª e se o resultado do tap test não for positivo? Meu esposo teve o diagnóstico de hidrocefalia mas não sente dores de cabeça o único sintoma é a dificuldade da marcha. Após o tap test passou a ter náusea, surdez e dores de cabeça não concegue ficar em pé por muito tempo ou sentado.
    O Dr disse que isso indica que não vai ser possível fazer a cirurgia pra colocar a válvula. Não existe uma outra forma pra tratar?
    Sandra

  27. Boa tarde,
    A HPN poderia ter como sintomas associados dores de cabeça muito fortes e perda da sensibilidade dos MI?

  28. karina, geralmente a valvula nestes idosos não dão problema, dependendo do tipo de valvula que foi colocada. vc deve saber exatamente o tipo da valvula colocada, até mesmo porque se outro profissional vir seu pai, perguntará isso. infelizmente, tratando-se de AVCh que evolui com hidrocefalia necessitando de valvula, o prognostico não é muito bom (possivelmente ele deve ter sequelas), e é dificil dizer se irá melhorar como era antes… a familia tem que ter ciência disso.

  29. Meu pai teve um AVC hemorrágico há 2 meses e ficou com Hidrocefalia. Hoje está colocando uma válvula no cérebro para drenar, e ver se melhora do coma leve que se encontra.Observei que pode existir algumas complicações com a valvula e por ele ter 70 anos. Nesse caso, pode ser trocada a valvula?

  30. Roseli, esta pergunta não tem resposta, infelizmente.
    O procedimento de derivação (colocar a válvula) não é garantia de que se resolva a questão. Nem mesmo se for feita no minuto zero da suspeita do problema.
    Tem casos que fazem logo, rápido, e não melhoram.
    Tem casos que demoram a fazer, 2-3-6 meses, e melhoram.
    Tem casos que são derivados logo e melhoram mais.
    Tem casos que demoram a fazer e estacionam.
    Tem de tudo.
    Não há como saber se a “não melhora” foi da demora em colocar a válcula, ou se foi, POR EXEMPLO, porque o paciente tem outra coisa além da HPN… Como por exemplo, Alzheimer, o que não é infrequente. Temos alguns pacientes que possuem o quadro clinico de HPN, fazemos a derivação, e depois continuam a piorar –> significando que havia além da HPN outro tipo de demência degenerativa (aquelas demências que progridem com o tempo). Não sei se fui clara. Fui?

  31. Bom dia,
    Meu pai há 3 anos atrás foi diagnosticado com demência; fez o tap teste e voltou a conhecer e falar, reconhecendo as pessoas, mas não fizeram a derivação (colocação da válvula), hoje ele tem 83 anos, foi feita a derivação por minha insistência, porque insisti em que fizessem uma ressonância e foi diagnosticado com hidrocefalia de pressão normal, minha dúvida é: após esses 3 anos será que ele recuperará as funcões normais ou já está prejudicado pela demora no procedimento?

  32. Eu sou do RJ fui diagnosticada com hidrocefalia através de uma Ressonância magnética. O meu neurologista percebeu que eu estava com alteração na marcha e problemas na memória e dores de cabeça muito forte, logo me encaminhou para o neurocirurgião Dr. Gustavo Adolpho, foi colocada a válvula no dia 13/10/2014, até agora estou bem.

  33. Olá Ana Maria.
    Infelizmente uma cirurgia como esta, se for particular fica em torno de R$ 50.000,00. Tenho um amigo que não tem condições financeiras para pagar este valor de cirurgia, e precisa faze-la urgentemente… Vou aconselhá-lo a procurar o SUS, espero que o atendimento seja ágil o bastante para que ele se salve. 🙁

  34. BOA TARDE, MEU MARIDO TEM 50 ANOS E ESTÁ COM HIDROCEFALIA PRECISO QUE ALGUÉM ME INFORME QUANTO MAIS OU MENOS FICA ESTA CIRURGIA , EU NÃO SEI NADA SOBRE A DOENÇA ELE ESTE INTERNADO 9 DIAS E O MÉDICO MANDO PARA O NEUROCIRURGIÃO PARA REALIZAR A CIRURGIA E QUAL A CIDADE TEM BONS MÉDICOS NESTA ÁREA. OBRIGA . ANA MARIA

  35. Boa tarde Dra.

    Minha mãe teve AVC há 6 anos. O neuro colocou uma válvula, e de repente ela acordou do coma. Mais ou menos um mês por ai, está apresentando uma piora mto grande nos movimentos e incontinência urinaria e fecal. Mtas vezes alucinações. Procuramos o medico e ele disse que tem q trocar a válvula.

    Entramos em desespero, mas após uma breve pesquisa e lendo sua matéria, pude crer que o mais correto seria a troca da válvula mesmo. Estamos mais tranquilos.

    obrigado pela matéria.

  36. gostaria de saber indicação a respeito de médico neuro no RS que trate hidrocefalia em paciente adulto.
    agradeço desde já.

  37. felipe. tem que ter calma. se for uma disfunção ou mal funcionamento da válvula tem que trocar esta válvula mesmo… estranho.

  38. Ola boa noite. minha mae ja fez essa operaçao ha + ou- 15 anos; ela reagiu bem, e só ficou um pouco estressada, mas agora ha 3 dias, ela começou a passar mal, vomitando e sem apetite, esta muito esta muito mal; o medico fez os exames e tem quase certeza que é hidrocefalia. Dra, me ajude. ela esta muito mal, ela suportaria outra cirurgia dessa? e se estiver inchada a cabeça dela, ela pode operar? vou visitar ela no sabado, pois moro longe, nao cheguei a ver pessoalmente ainda.

  39. Ola,tenho 41 anos, tive hidrocefalia; ha dois anos fui diagnosticada por tomografia e ressonacia ,tinha tontura e enjoos,e depois dificuldade de andar,a minha medica colocou a válvula e fiquei ótima; levo uma vida normal mas ate hoje não descobri a causa. boa sorte para todos que precisam da cirurgia.

  40. Olá Dra. Minha mãe operou ano passado, ficou boa, porém, neste ano tomou um tombo na rua o que acarretou uma nova cirurgia para troca de válvula. A cirurgia foi no dia 29 de Julho. Tenho observado que ela tem apresentado uma piora na sua cognição, ficando muito confusa e lenta, além de ter voltado a incontinência urinária. Isso é normal? O médico que fez a cirurgia está de licença médica e só retornará em Setembro. Aguardo sua resposta. Obrigado

  41. Olá Dra. minha mãe teve AVC hemorrágico a 3 anos e meio e foi submetida na época a uma Embolização, depois do procedimento ela sofreu um AVC isquêmico ficando na UTI 60 dias. Consegui trazê-la de volta pra casa, mas ela nunca mais voltou a ser o que era antes, aos poucos foi lembrando das pessoas, mas nunca recuperou a identidade e o movimento dos membros superiores e inferiores, apenas tem o movimento do braço esquerdo. Hoje ela está com distúrbio comportamental, grita muito, fala palavrões e o médico passou uma ressonância e depois um medicamento que é usado na esquizofrenia. No dia do exame falou-se em hidrocefalia, mas o médico que solicitou o exame não foi da mesma opinião. O que a Dra. acha que está causando esse distúrbio comportamental na minha mãe e o que devo fazer?

  42. Descobri a mais ou menos 2 meses a hidrocefalia e meu médico informou que não seria necessário colocar a válvula no momento e que aguardará quando caso eu venha perder o controle da urina.
    Mas tenho ficado muito irritada pois tenho desmaios e tonturas constantes. Tenho 33 anos ele pediu que eu não volte mais a trabalhar. Peço por favor uma orientação. Grata!!!

  43. Daniela, o sus faz sim, este tipo de tratamento. Apenas vc tem que procurar um serviço. Sugiro passar primeiro em algum PS que tenha médicos em Neurocirurgia, e dai eles encaminharão para os neurocirurgioes. Realmente, se for fazer a cirurgia particular, sem ter convênios ou planos de saúde, sai muito caro… Tanto pela parte dos honorários quanto pelo material (válvula que é colocada na pessoa doente) quanto pelos gastos da internação no hospital… Sai média de 40-50 mil reais assim… Em 3-4 dias… Não eh todo mundo que tem isso fácil…. Escreva me via email informando onde moram, posso indicar algum lugar…

  44. Bom dia,

    Minha sogra foi diagnosticada com hidrocefalia .
    O médico disse que seria necessário a cirurgia. Porém o custo é muito alto,
    gostaria de saber se o SUS tem essa cobertura.

    Obrigada,

  45. luana, desculpe-me a demora em respondê-la. estava de férias… sobre swua msg, sugiro ver com o neuro sobre as opções de tratamento. em sendo HPN (a hidrocefalia sendo causa da demencia), pode ser que haja estabilização dos sintomas, ou até mesmo melhora de alguns deles, com a derivação (colocação de uma válvula na cabeça). quanto a “ser gravíssimo”, eu não considero desta forma, mas pelo contrário, sendo esta a causa da demência do seu parente, pode ser que tenha tratamento, ao contrário de uma demência degenerativa, que é uma doença progressiva sem tratamento, apenas com controle para tentar evitar a piora muito rápida… portanto, sempre penso no lado positivo das coisas, e acho que deve pensar assim também… abs e boa sorte.

  46. Olá , estou um pouco desesperada, pois meu pai trata de demencia a 2 anos, e levei ele a outro medico esta semana e o Dr. disse que ele não tem demencia mais sim hidrocefalia, estou desesperada. o Dr. disse que se ele estiver com esta doença a dois anos pode ser gravissimo, esta doença piora com o tempo; meu pai tem dificuldade para andar e incontinência urinária …. socorrrrrrooooo

  47. lia mara, o tap test é um exame caro e nenhum convenio cobre. dificil te falar porque, é exame mais detalhado. não há muita unanimidade na literatura sobre sua eficacia e beneficio, se responde as pergutnas todas… sugiro falar com seu medico, com quem pediu o exame e rever se há outro modo de esclarecer a duvida que existe se é ou não HPN…

  48. Gostaria de saber pq esse exame nao esta nos exames cobertos por convenios…tap teste.. pq a ANS…nao o coloca entre exames importantes e que devem ser cobertos?..obrigado…lia

  49. Boa tarde. Sou personal trainer e estou fazendo um trabalho de reabilitação de um aluno da minha academia, ele tem 76 anos. Estou vendo alguns progressos. Notei também que pela manhã meu aluno parece estar mais lúcido e disposto e a tarde menos disposto e com dificuldades na memória. isto tem a ver com a quantidade de liquor, ele vai diminuindo com o passar das horas e depois no outro dia ele é novamente reabastecido?

  50. Nos mantenha o informado sobre os a avanços. Site ótimo. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *