Forame Oval Patente e AVC isquêmico

Por Maramelia Miranda ** (Atualização Março de 2018)

O que é Forame Oval? O forame oval é um pequeno orifício localizado no meio da parede de músculo que divide os dois átrios (cavidades presentes normalmente no coração) no nosso coração – Veja figura. Em condições normais, este orifício costuma se fechar ao nascimento ou nos primeiros meses / anos de vida. Em cerca de 25% das pessoas normais, entretanto, pode acontecer deste forame oval não fechar, deixando uma pequena comunicação entre os átrios cardíacos, e esta situação é o que se chama de Forame Oval Patente (FOP – sigla em português).

Figura mostrando o Forame Oval Patente (patent foramen ovale - em inglês).

Forame Oval Patente e AVC. Diversos estudos com pessoas jovens (< 55 anos) que tiveram um AVC isquêmico (AVCi) sem causa determinada mostraram que nesta situação, a incidência de FOP sobe dos 25% encontrados em pessoas normais, para 40%. Algumas características do FOP, como o tamanho da comunicação, a quantidade de shunt (desvio de sangue existente no ciclo cardíaco) entre os átrios e a presença ou não de um aneurisma ou membrana redundante no septo interatrial, são os principais fatores levados em consideração para estimar o risco maior ou menor de recorrência, associada aos casos de AVCi indeterminado, quando o FOP está presente.

Tratamento. Existem três possibilidades para o tratamento de pacientes com AVCi sem causa determinada que possuem o Forame Oval Patente:

1 – Tratamento clínico, com medicamentos orais antiagregantes ou anticoagulantes, que afinam o sangue e evitam a formação de trombos, responsáveis pela ocorrência do AVCi.

2 – Tratamento cirúrgico, realizado por cirurgiões cardíacos, onde há a abertura do esterno (osso do tórax), abertura do coração e correção cirúrgica do defeito da parede / do septo interatrial.

3 – Tratamento endovascular, realizado por cardiologistas especializados em Hemodinâmica, onde o FOP é corrigido por cateterismo, com a colocação de uma prótese endovascular que fecha o forame sem a necessidade de cirurgia aberta do coração.

Atualmente (Março de 2018), as evidências apontam que o tratamento clínico (uso de medicamentos orais) e o endovascular / cirúrgico são similares na maioria dos casos, ou seja, apresentam resultados de recorrência de eventos – ocorrência de novo AVCi – semelhantes. E que em casos selecionados (pessoas mais jovens, com shunts maiores e o FOP maior com a presença do aneurisma de septo interatrial) é melhor indicar o fechamento do FOP.

As primeiras evidências vieram com a publicação de dois estudos clínicos importantes, os estudos PCI e o RESPECT, ambos publicados na revista médica New England Journal of Medicine.

No estudo RESPECT, entretanto, além da tendência de melhor evolução dos doentes com AVC indeterminado quando tinham o seu FOP fechado por via endovascular com a prótese denominada AMPLATZER, os resultados de seguimento dos pacientes a longo prazo mostraram que em casos de pessoas mais jovens, FOPs maiores com anatomia mais complexa, o fechamento do FOP com a prótese (tratamento endovascular) foi melhor. Estes novos dados foram apresentados em Outubro de 2015 – VEJA AQUI. 

Por este motivo, a maioria dos pacientes que tiverem um AVCi de causa indeterminada com o diagnóstico de FOP devem ter uma investigação extensa para procurar outras causas de AVC.

Uma vez que seja identificado apenas o FOP, é importante determinar o risco deste, seu tamanho, anatomia, quantidade de shunt (comunicação arterio-venosa) presente, para avaliar se estamos diante de um caso com indicação de fechamento, ou apenas acompanhar e tratar com remédios orais.

Via de regra, todos os casos de FOP devem ser tratados com remédios, devem ser investigados com todo cuidado e detalhe, para descartar outras causas de AVCi em jovens, e no final, alguns pacientes podem ter indicação de fechamento com AMPLATZER (figura abaixo).

Indica-se o fechamento de FOP, portanto, quando:::

— Há FOPs grandes, anatomia mais complexa;

— Quando há shunt grande (grau 4 ou 5 pelo exame de Doppler Transcraniano com teste de microbolhas); quando há shunt grande e aneurisma de septo;

— Trata-se de caso de recorrência do evento (2 ou mais eventos de AVCi ou embolia);

— O tratamento clínico com medicamentos falhou em prevenir tais eventos.

Na mais recente diretriz da Associação Americana do Coração e Associação Americana de AVC, não há a recomendação do fechamento de FOP rotineiro em pacientes com apenas este fator de risco encontrada na investigação. 

Assim, a decisão final deve ser tomada analisando cada caso.

Se tiver dúvida, não custa ver uma segunda opinião, de preferência com o profissional neurologista vascular.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

Você vai querer ler também!!!! …

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Dissecção da artéria vertebral

Ataque Isquêmico transitório ou Isquemia transitória

Aneurisma Cerebral

127 thoughts on “Forame Oval Patente e AVC isquêmico”

  1. ola meu filho tem uma CIA , pois esta com dimensoes acima do q é considerado FOP , ele tem dois meses de vida , existe a probabilidade dessa CIA fechar espontaneamente ou sera necessario medicação ou ate mesmo cirurgia (ps. tem CIV tb , pois é down ,porem são comunicações pequenas para a condição dele , segundo o cardio – CIA 3,8 mm e CIV 4,0 mm)

  2. Matheus, se você tem uma ressonancia do cranio normal, e continua a ter isso, isso não é de embolos passando, porque se fosse, teria de haver lesoes no cerebro. Não é possivel te responder assim, na lata, sem ter acesso a seus exames.

    Uma coisa que pode ser feita como teste de tratamento é dar ao paciente antiagregante (aspirina ou clopidogrel) e ver se o sintoma, se a queixa melhora ou some. Converse com seu neuro e veja isso.

  3. Olá, Doutura.
    Tenho 25 anos, praticava musculação e corrida.
    Contudo, certo dia após a pratica de exercícios comecei a sentir formigamentos no rosto, no braço e na perna, todos do lado esquerdo. Não sofri dor de cabeça, desmaios e nem tonturas. Fiz uma tomografia praticamente na mesma hora e não apresentou nenhuma alteração. Procurei um médico e fiz uma bateria de exames. Os formigamentos continuaram (ainda continuam todo o dia). Nesses exames realizados foi constatado um FOP e somente isso.
    Meus músculos, principalmente da coxa, no lado esquerdo, sofrem espasmos que chegam a durar 20 minutos seguidos.
    Meu neurologista insiste em dizer que é um AIT e esses formigamentos ocorrem por que estão passando diversos êmbolos pelo forame. (Mas como assim, todos os dias???)
    Em alguma pesquisas cheguei perto de doenças, como hérnia de disco, nervo ciático ou outros problemas envolvendo a coluna.
    Minha pergunta para a senhora é se é possível que estejam passando êmbolos pelo forame durante todo esse tempo e todos os dias, que possam causar esses formigamentos ou dormências.
    Muito obrigado!

  4. marjorie. via de regra, se vc tem trombofilia, nao adianta fechar o fop, o que adianta mais é usar o anticoagulante.

  5. Eu tenho fop e trombofilia, preciso fechar ? Não sei o tamanho do forame !!como faço para saber ?

  6. Boa tarde.
    Sou cardiologista e ecocardiografista e, volta e meia, tenho pacientes com FOP.
    O tema parece um pouco controverso e gostaria de uma orientação em relação a paciente com FOP e que realiza mergulho. Se for recreativo deixo apenas AAS e oriento profundidade, mistura gasosa, tempo, etc? Há casos em que devo fechar (megulho profissional apenas?)?
    O “acompanhamento” fica sendo feito pelo cardio ou neuro?
    Se puder me indicar algum artigo mais aprofundado.
    Grata.
    Ana Paula (tentei peguntar no artigo que li mas parece que não deu certo).

  7. Boa tarde. Sou cardiologista e ecocardiografista e vejo alguns pacientes com FOP.
    Minha dúvida é em relação aos pacientes sem evento embólico prévio (deixo todos com AAS?) e os que praticam mergulho recreativo apenas(fechamento é mandatório?).

  8. Regina — Não tenho como sanar sua duvida, para avaliar casos assim tem que ver o historico, detalhes das doenças previas, ver o doente, os exames que fez (ECO, holter, TC, ressonancia, estudo de vasos, saber a idade e comorbidades, etc)>>>> tudo isso apenas avaliando o caso todo todo… se tens duvida do que aconteceu, precisaria consultar-se levando todos os exames com um neuroclinico.

  9. por favor! Me ajude a entender algo que ocorreu com a minha mãe! por favor! a minha mãe foi submetida a uma cirurgia cardiada para corrigir problemas na veia mamária, a cirurgia foi tranquila, mas apos 3 dias ela teve 2 avc, e ficou com graves sequelas, apos isso fizeram um exame e verificou que ela tem FORAME OVAL PATENTE, perguntei ao medico como podem operar alguem, sem perceber quais os problemas que colocam a sua vida em risco, pois bem, fiquei sem respostas…a minha mãe precisou fazer uma outra cirurgia para retirar parte do cranio e não ter morte encefalica…hoje éla esta vegetando, e eu não tenho nenhuma resposta para o que ocorreu com ela…por favor se puder me ajudar a entender isso….eu agradeço de coraçao !!!

  10. ** ps.: Alem do que mencionei sobre fadiga, as vezes tenho subita falta de ar apos algum esforço (por exemplo, estar parado e subir uma escada), e exercicios intensos (de força na academia… ou jogar futebol que era uma coisa que eu fazia muito), praticamente não consigo mais. Apenas corridinha leve. Mas eu sei que não necessariamente isso está relacionado a Cia, apesar de ela ser comprovada, inclusive com shunt D-E (que explicaria todos esses sintomas).

  11. Ola, doutora, muito obrigado pela resposta e pelo esclarecimento. No meu caso, eu não sei se é simplesmente um FOP assintomatico, eu tenho cansaço, fadiga, progressiva conforme a idade (o que está relacionado com os sintomas de CIA – assintomatica na infancia e adolescencia e começa a dar sintomas na 3 / 4 decada , o que é o meu caso. Tenho tambem bloqueio de ramo direito (medico associou a CIA), e MUITA palpitação, não necessariamente ligada a “arritmia”, mas o coração as vezes parece que está um tiroteio.

    Me assusta tambem o presença do ASA (aneurisma), que por si só já é um fator incerto, mas com suspeita de suscetibilizar eventos trombo-embolicos cerebrais…… (ainda mais com diversos familiares tendo tido AVC e AIT sem ter descoberto a causa).

    eu vou retornar ao medico e ver o que fazer.

    Obrigado!!

  12. Minha irmã sofreu 6 AVCs isquêmicos.Nas tomografias realizadas não teve nenhum motivo detectado. Está aguardando um exame ecodopleresofagico. Esse exame pode detectar forame?

  13. Anderson. Se vc está bem, sem novos AVCs, e o FOP é pequeno, um tratamento razoável é não fechá-lo. Mas ficar sem aspirina… Eu não deixaria sem nada de jeito nenhum. Tem que usar pelo menos aspirina. Converse com seu neuro sobre isso.

  14. Excelente e explicativa a matéria! Parabéns Dra pela didática e compartilhar gratuitamente seus conhecimentos. Isso é muito bom e elevadíssimo. Se puder me dá uma segunda opinião ou um “norte” eu agradeço desde já. Há 6 anos tive uma Isquemia, mas ninguém conseguiu descobrir às causas…continuei minha vida, e hoje, descubro em exames de rotina com um médico novo, num exame esofágico, que tenho a dita cuja FOP. Recebi já duas opiniões que pelo tamanho do meu FOP, pela não incidência nos últimos 06 anos, e anatomia e conjunto cardiovascular, eu não devo fazer nada de medicamentos, nem mesmo tomar tardiamente a Aspirina. Estou parecendo um cachorro que caiu da mudança…perdidinho da Silva. Abraços

  15. Julio, esta sua pergunta é dificil de ser respondida. Se levarmos em consideração os estudos clínicos e evidências da literatura, não há nenhuma indicação de fechar, principalmente em alguem que NUNCA TEVE NENHUM EVENTO VASCULAR CEREBRAL.
    Se o FOP é pequeno, outro dado para favorecer a terapia clínica, medicamentosa, sem procedimentos. Se fosse comigo, eu faria um bom ECO 3D, transesofagico, para analisar detalhadamente o FOP. e tomaria a partir de agora a velha e boa aspirina, que funciona muitissimo bem na maioria maioria dos pacientes com FOP.

  16. Ola

    anteriormente, foi respondido para um colega: “Victor, todos os pacientes com forame oval podem fazer qualquer coisa. Há milhares e milhares de pacientes com FOP por aí fazendo tudo, e nada acontece. 25% da população tem FOP.”

    Porém, delimitando mais, por exemplo, alguem que tenha FOP, com shunt E-D minimo, MAS TBM com shunt D-E, historico de AVCi na familia, se indica fechar, ou não?

    não acho que temos que esperar a ocorrencia de um evento que pode levar a morte para, dai então, decidir fechar…….

    Obrigado!

  17. Boa noite dr!meu marido teve um AVC isquêmico tem 47 anos tinha colesterol triglicérios alto e foi diagnosticado com forame oval patente. Tá tomando rosucor 20 mg xarelto 20mg e remédio pressão tenho muito medo dele ter outro,cardiologista falou para fechar.o que senhora me fala??

  18. ola,tenho 57 anos em julhodo nopassado tive uma AVC isquemico,fiz todos os exames e constou FOP.Gostaria de saber e é necessári o o fechamento, do FOP.pois minha Neurologista disse que com ouso do ASS estu potegida.Jà meu CARDiologista acha melhor fechar,o que seria mais certo.obrigada aguardo resposta.se tiver que fechar esse procedimento, eu corro risco de ivida nesseeprocedimento?como é a Anestesia?

  19. jeanina, se foi evento unico com forame pequeno geralmente só o antiagregante ou anticoagulante resolve. tudo depende do tipo tamanho e grau do shunt que voce tem. não é possivel responder pela internet. o ideal é passar com neuro, se possivel especializado em AVC, para ouvir uma opiniao mais balizada.

  20. francelir, isso é comum na infância, fecha-se com o tempo. Não fique preocupada com isso!!!!!

  21. Minhas filhas nasceram prematuras, e fiz exame de rotina; ela está com 3 meses de vida, e no exame deu essa membrana aberta com a passagem de fluxo de sangue. isso pode se fechar???

  22. Olá, Bom dia, tenho 34 anos e descobri agora que tenho um forame oval pervio e foi isso que me causou o AVCi há 6 meses. Não encontraram uma outra causa a não ser esse forame. Ja fiz todos os exames de sangue possíveis ex: todos os fatores de coagulação fator de Leiden, antitrombina, anti cardiolipina, etc. E deu tudo negativo. A princípio os médicos acharam que era o anticoncepcional, e eu fui cuidar de procurar um fonoaudiólogo, fisio para me recuperar. Mas quando voltei no neuro ele, também auscultou um sopro, e pediu pra buscar o hematologista e cardiologista. E até sair da carência do plano e autorizarem o exame, todo exame que eu fazia dava normal até o ecocardiograma. Mas quando eu fiz o eco transesofagico acusou o forame. Atualmente há quase um mês estou tomando marevan, e gostaria de saber se há indicação de fechar o forame? E qual é o melhor método?

  23. Olá, Bom dia, tenho 34 anos e descobri agora que tenho um forame oval pervio e foi isso que me causou o AVCi há 6 meses. Não encontraram uma outra causa a não ser esse forame. Ja fiz todos os exames de sangue possíveis ex: todos os fatores de coagulação fator de Leiden, antitrombina, anti cardiolipina, etc. E deu tudo negativo. A princípio os médicos acharam que era o anticoncepcional, e eu fui cuidar de procurar um fonoaudiólogo, fisio para me recuperar. Mas quando voltei no neuro ele, também auscultou um sopro, e pediu pra buscar o hematologista e cardiolgista. E até sair da carência do plano e autorizarem o exame, todos os exames que eu fazia dava normal até o ecocardiograma. Mas quando eu fiz o eco transesofagico acusou o forame. Atualmente há quase um mês estou tomando marevan, e gostaria de saber se há indicação de fechar o forame? E qual é o melhor método?

  24. Tenho 30 anos e a algum tempo venho sentindo palpitação, cianose em extremidades,sensação de desmaio aos pequenos esforços(até para tomar banho)edema em tornozelos que ja tenho a muito tempo..extra sístoles …Se estou sentada e levanto a frequência cardiaca sobe imediatamente…As vezes só de arrumar a casa meus labios adormeciam,sudorese extrema..pele gelada..dai fiz ECG, que acusou onde T invertida.Repeti o ECG que deu outras pequenas alterações.Fiz então o ECO, que deu discreta hipertrofia do ventrículo, insuficiência da tricúspide.e hipertensão pulmonar discreta.Fiquei internada 1 semana investigando TEP. Um mês e meio depois repeti o ECO ..minha HAP subiu 5 pontos,e o medico achou uma CIA tipo FOP de 6mm.Após isso retornei com o cardio q recomendou a cirurgia..o proprio neuro tbem recomendou..mas eu na minha ignorancia me questiono a necessidade de fato…o que me orientaria?

  25. Dra! Tenho 37 anos e há um ano descobri q tenho forame oval..! Gostaria de saber se posso fazer academia???? Tenho essa dúvida! desde já agradeço.

  26. Adineia, não se preocupe, se foi seu primeiro evento e agora está usando AAS ou clopidogrel, vc está protegida. geralmente não se costuma fechar o FOP. e vc pode continuar sua vida normalmente incluindo natação.

    converse com seu medico.

  27. Excelente matéria!
    Preciso que me oriente, por favor… tive embolia em 2013 após quimio para tratamento de linfoma e AIT agora em julho de 2016. Constou FOP no eco que fiz. Será que precisarei fazer o fechamento dele?
    Tenho 41 anos, não sou hipertensa e nem tenho colesterol alto. Amo natação! Ouvi uns comentários que não poderei mais nadar se fazer o fechamento. Será verdade? Só terei consulta daqui a um mês… parece uma eternidade. Pode me ajudar, por gentileza?

  28. elisete — nao é para preocupar-se, este exame pode ser feito para graduar se houver um forame oval patente, mas não há indicação de cirurgia ou qualquer procedimento mais invasivo nestes casos, provavelmente seu médico quer entender melhor os seus sintomas.

  29. Boa tarde Dra Maramelia Miranda, ja fui a varios neurologistas, faço exames periodicos, como tomografia, ressonância, eletro, enfim todos.
    tenho aura, não tenho dor de cabeça, ou melhor, so depois que tenho a crise da aura, o meu medico pediu um exame de doppler transcraniano com teste de microbolhas. HD forame oval patente, ja fiz varios exames cardiologicos mas sempre saio feliz, pois dizem que esta tudo bem , agora estou preocupada com meu estado.

  30. Olá, Dra.
    Tenho 29 anos e fiz o fechamento de CIA dia 4/07/16 via cirurgia, pois o amplatzer não deu certo (eu tinha uma drenagem anomala).
    Esta semana tive 4 casos de exaqueca com aura em dias seguidos. Sempre na parte das 11-12:00 hrs.
    Não me recordo de ter enxaquecas antes.
    E pelo que li, se eu as tivesse antes, agora que poderia melhorar e não de não ter e agora ter rs.
    Corro risco maior de um AVC?

  31. zilma — a unica indicação de fechamento de FOP é quando a pessoa teve vários AVCs, derrames, fez toda a investigação e a causa do derrame foi o FOP. esta é a única indicação de fechar.

  32. É indicado o fechamento sim Dra ,mas realmente o SUS não cobre a prótese gostaria de saber se em algum lugar faz pelo SUS.. outra coisa meus filhos podem ter também o FOP?

  33. zilma — a primeira coisa é saber se seu marido tem indicação de fechar o FOP. não é todo mundo que precisa fechá-lo.

    a segunda coisa. SUS raramente faz este tipo de cirurgia. poucos são os locais onde é possivel fazer, e mesmo assim a outra dificuldade eh conseguir no hospital publico a protese.

    mas o recado que quero dar é::: não é porque a pessoa tem FOP que precisa fechar este FOP…

    discuta e veja bem as propostas de tratamento que são indicadas para seu caso.

  34. Adma tudo bem? Estou com meu marido com FOP o procedimento é tranquilo?? O sus cobre esse procedimento?

  35. Bom dia.
    Meu caso é idêntico ao do Hilton Santos:

    Hilton Santos disse:
    22/02/2016 às 12:19
    Bom dia Dr. Maramelia Miranda, meu filho tem 10 anos de idade e no resultado do exame de hoje, ficou constatado que ele tem Forame Oval Patente, nesse caso ele pode realizar exercício físico regulares? ex: Futebol.
    E na idade dele ainda a chance do Forame ser fechado naturalmente?
    E qual exame especifico a Dr. indica para uma melhor avaliação do cardiologista?

    Pode me orientar? Grato.

  36. Sofri um AVC isquêmico em outubro de 2015. Sou super saudavel e praticava exercicios com frequencia, não sou hipertenso e enao tenho colesterol alto. Fiz investigação com hematologista e descobri uma pré disposição genética (homozigoto mutante). Mas só isso não seria a causa do Avc. Agora comprovaram que tenho FOP. Eu também estava fazenfo o uso de DHEA. Esse conjuto de fatores podem ter sodo a causa fo Avc. Corre o risco de o Avc se repetir?

  37. Tenho 37 anos e aos 16 tive um AVC hemorrágico. Sofro de enxaquecas e desmaios, mesmo após tratamento com a neurologista. Só agora descobri o FOP, mas é difícil uma consulta com um especialista pelo plano de saúde e os cardiologistas que fui discordam sobre o fechamento.

  38. sandra — primeiro, estranho seu pai com 68 anos ter apenas o FOP como risco para o AVC. nestes casos deve-se excluir outras causas mais frequentes nesta idade. ver se seu pai fez o exame dos vasos (angiotomo ou angioressonancia)… ver se tem arritmia cardiaca – fibrilação atrial… ou estenose em alguma artéria, ou doença de pequenas artérias, causas mais frequentes de AVC nesta idade.

  39. hilton, primeira pergunta é porque seu filho de 10 anos fez exame de coração? impossível responder suas questões sem ter acesso aos dados e detalhes todos do caso. só há indicação de se fechar FOP se tiver havido AVC, em determinados casos… Fora este evento. Não se fecha.

  40. borcato – não é possível responder apenas com estes dados. cada caso é um caso diferente. se tens duvida veja uma segunda opinião.

  41. Luiz, não há nenhuma indicação de se fechar FOP apenas e somente por uma pessoa apresentar enxaquecas. Se isso foi feito com seu caso, foi uma conduta extrema, que chamamos off-label, totalmente fora e alheia às diretrizes médicas atuais.

  42. Tive dois AVC pequenos que graças a Deus não me deixou sequelas, procurei médicos e fiz vários exames e a única causa encontrada foi o FOP de 3mm de abertura e os médicos me garantiram que se fechar com um cateter não terei mais o AVC será que posso confiar ou devo fazer novos exames ou só tomo remédios anti coagulantes?

  43. Tinha enxaquecas diárias. Foi fechado o FOP e fiquei bom como um milagre! Consulte seu médico.

  44. Bom dia Dr. Maramelia Miranda, meu filho tem 10 anos de idade e no resultado do exame de hoje, ficou constatado que ele tem Forame Oval Patente, nesse caso ele pode realizar exercício físico regulares ex: Futebol.
    E na idade dele ainda a chance do Forame ser fechado naturalmente.
    E qual exame especifico a Dr. indica para uma melhor avaliação do cardiologista.

  45. Meu filho de 18 anos teve em setembro/2015 um AIT, não foi encontrada nenhuma causa para o episodio.
    Nas investigações foi diagnosticado a presença de FOP. Um cardiologista/cirurgião indicou o fechamento através da cirurgia., Quase fizemos essa loucura. Mas um outro cardiologista/homodinâmico indicou o fechamento através de prótese. Foi um procedimento bem menos agressivo, com uma recuperação super rápida. e nenhum efeito negativo. a única dúvida que ainda tenho é saber de ele ainda corre risco de outro AIT.

  46. Boa noite! Meu pai tem 68 anos e teve o 4° AVCi em dezembro de 2015, teve alta hospitalar ha poucos dias. Nos 3 primeiros AVCi os médicos não fecharam nenhum diagnóstico. Todas as vezes que ele tem AVCi começa com febre; por algum motivo, dengue, gripe, crise de sinusite, logo em seguida ele perde os sentindos, não consegue deambular normalmente, tem uma convulsão e apaga. Todas as vezes ele sai sem sequelas motoras e neurológicas.
    Neste 4° AVCi aconteceu da mesma forma, mas foram realizados mais exames, em um Ecotransesofágico foi diagnosticado o FOP, e um pequeno aneurisma. De acordo com a neuro responsável pelo caso, a causa dos AVCi do meu pai é o FOP. Ela também explicou que, quando temos febre nosso organismo fica acelerado, fazendo com que o sangue sejá bombeado mais rápido, podendo assim soltar algum trombo causando assim o AVC.
    Gostaria muito de saber sua opinião.
    Desde já agradeço!

  47. JÁ FUI VÍTIMA POR TRÊS VEZES DE AVC ISQUÊMICO, DUAS EM 2006 E A ÚLTMA VEZ FOI EM 04 DE JANEIRO DE 2016, TENDO A ALTA HOSPITALAR CONCEDIDA EM 18/01. TENHO DIAGNÓSTICO DE FORAME OVAL PATENTE, COM TRATAMENTO REALIZADO COM ANTI HIPERTENSIVOS E ANTI COAGULANTES. FUI INDICADO PARA A CIRURGIA. ESTE PROBLEMA NO CORAÇÃO PODE ATRAPALHAR A MINHA VIDA NORMAL? POSSO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS NORMALMENTE? É PRECISO REALIZAR UMA DIETA RÍGIDA? OBRIGADO.

  48. nisley — não existe nenhuma indicação de fechar FOP em quem tem apenas enxaqueca. há discussão sobre fechamento com Amplatzer apenas quando a pessoa teve algum AVC isquemico. não parece ter sido o seu caso…

  49. Tenho enxaqueca fortíssima com aura quase todos os dias seguido de tontura e conforme a intensidade sinto dormência na face mãos e pernas. Fiz tomografia e não apresentou nada. Já o ecocardiograma transesofagico apresentou um Fop. Cada médico diz uma coisa. Um acha que é conveniente fechar com prótese de Amplatzer, outro acha que não ajuda em nada. Já fiz uso de medicação receitada pelo neuro sem sussesso. Preciso decidir fechar ou não mas tenho dúvidas sobre os efeitos após a colocação da prótese. Alguém tem alguma colaboração? Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *