Convulsão febril: Entenda tudo!

tags: convulsão febril, causas, tratamento, como agir, o que fazer, crises convulsivas febris, criança, primeiros socorros, epilepsia.

Por Maramélia Miranda **

A convulsão febril é um tipo de convulsão generalizada (que acontece com sintomas de perda da consciência da criança, abalos generalizados nos braços e pernas, virada dos olhos para cima e dificuldade de respiração) que costuma durar poucos minutos, sempre em crianças pequenas (de meses a alguns anos de vida), associadas a elevação rápida da temperatura corpórea (febre) devido a alguma infecção, como resposta do cérebro desta criança à condição e à velocidade de elevação da febre.

Mesmo falando e orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise de convulsão febril, que dura pouco tempo, que não é algo muito grave… Mesmo assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem os presencia.

As crises convulsivas febris podem ser simples, quando duram de segundos até 10-15 minutos, e não voltam em um período de 24 horas ou menos. Neste tipo de crise, os abalos costumam ocorrer nos dois lados do corpo e de forma generalizada. As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em um lado do corpo da criança apenas ou recorrem (voltar a acontecer) em menos de 24 horas da primeira, chamamos de convulsão febril complexa, e podem indicar uma evolução mais séria. Entre os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril, o maior deles é, sem dúvida, a idade menor: estas convulsões ocorrem sobretudo em crianças de 6 meses até 3-4 anos. Raramente antes ou após esta faixa de idade. Se houver histórico de familiares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado.

O que fazer durante a convulsão?

A primeira coisa é manter a calma, deitar a criança e apoiar sua cabeça numa superfície macia, virando a cabeça para o lado, para que a saliva ou alguma secreção saia pela boca naturalmente durante o ataque, e não obstrua a sua respiração. Se puder, peça a alguém ou você mesmo conte o tempo que durará a crise. Este é uma importante informação para o médico. E você poderá ficar tão preocupado e desesperado, que nem terá muita noção disso após o acontecido! O tempo de duração da crise é um dos indicadores de maior ou menor gravidade de cada caso.

contar tempo de crise

A duração de uma convulsão febril típica é de alguns minutos. Depois disso, a criança costuma ficar sonolenta e acorda aos poucos. Não recomenda-se colocar os dedos dentro da boca da criança para puxar sua língua, pois esta ação pode levar a lesão dos dedos de quem tentou apenas ajudar.

medir temperatura

É muito importante a mãe, pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível (medir a temperatura com uso do termômetro, no momento do ocorrido), pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre. Esta dúvida não deve existir.

Muito importante: nada de tentar baixar a febre no momento da crise! Tentar dar remédio para febre pela boca da criança durante o ataque pode piorar a situação, causar engasgo ou aspiração, elvando até a pneumonias.

Depois do término da crise, orienta-se ligar para o pediatra, para avisar do ocorrido, em casos de primeira convulsão febril ou quando não se conhece a causa da febre, a ida até o hospital, para um exame médico-pediátrico detalhado, a fim de verificar o que causou a febre (local da infecção), e tratar este foco o quanto antes, se possível.

É preciso fazer uma tomografia ou ressonância magnética do crânio em caso de convulsão febril?

Esta pergunta é muito, muito importante. Sabe-se que, se for convulsão febril, muito, muito raramente haverá a necessidade de exame de tomografia ou ressonância. Inclusive, a prática de pedidos indiscriminados (excessivos) de tomografias do crânio para casos de convulsão febril já foi bastante estudada, e acreditem: crianças com convulsões febris ou traumas de crânio submetidas a tomografias de crânio sem esta necessidade apresentaram, na evolução e reavaliação destas pesquisas, maior incidência de tumores cerebrais e outros tipos de câncer, por causa da sua maior exposição aos raios-X presentes nestes exames.

Portanto, um recado aos pais e familiares da criança com convulsões febris: na grande maioria das vezes (exemplos raros de exceção: meningites com coleções ou abscessos cerebrais), NÃO HÁ A NECESSIDADE DE TOMOGRAFIA OU EXAME DE RESSONÂNCIA NA AVALIAÇÃO DE CONVULSÕES FEBRIS.

Então, quais exames serão os importantes?

O primeiro e mais importante é a documentação da febre com termômetro ainda em casa, seguida pelo bom exame clínico do pediatra, para ver o local do foco da febre (ouvido? garganta? abdominal? outro?), assim direcionando o seu tratamento. Outro exame importante, e que na maioria das vezes vem com resultados normais, é o eletroencefalograma (EEG), feito geralmente depois da fase aguda, em ambulatório. Além destes, exames de sangue, de urina (para detectar infecções urinárias) ou exame de liquor (para examinar se há meningites) podem ser necessários.

O que pode acontecer com uma criança com convulsões febris?

Na maioria das vezes, NADA!!!! Apesar do que se aparenta, este tipo de crise é muito benigno, e a maioria absoluta dos pacientes acometidos não terá nenhuma lesão cerebral, retardo de desenvolvimento, inteligência ou dificuldades de aprendizado. Também é importante dizer: não significa que a criança que tem crises convulsivas febris terá epilepsia. Esta chance é de cerca de 1% (muito pequena).

A maior preocupação dos pais e dos pediatras é se as crises convulsivas febris voltarem mais e mais vezes. Esta recorrência de crises pode acontecer, e é um dos focos do seu tratamento.

Se houver histórico de familiar próximo com convulsões febris, as convulsões vierem com níveis mais baixos de febre ou em idades menores (menores de 15 meses de vida), se a criança tem tendência a ter febre frequentemente ou com níveis mais altos, ou o período entre o começo da febre e a crise convulsiva for mais curto, a chance de novas crises são maiores.

Medicamentos

Os antiepilépticos convencionais, como ácido valpróico, carbamazepina, oxcarbazepina ou fenobarbital, são os mais usados como preventivos, em casos selecionados.

Na ocorrência do início da febre, em crianças que já tiveram convulsões febris, é importante tratar prontamente a elevação da temperatura com antitérmicos usuais (paracetamol, dipirona ou ibuprofeno).

O uso de diazepan via retal, clonazepan sublingual ou lorazepan oral, como medicamentos anti-convulsões, usados para abortar possíveis ataques, quando há febre documentada em crianças mais sensíveis à recorrência das convulsões febris, podem ser prescritos pelo pediatra e/ou neuropediatra.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, editora do blog iNeuro.com.br.

300 thoughts on “Convulsão febril: Entenda tudo!”

  1. Oi doutora
    minha filha teve três convulsões com febre aí procuramos o neuro ela passou de cara um ressonância e EEG… chegando no hospital desistimos de fazer a ressonância devidos os riscos aí fizemos só o EEG o rresultado deu normal aí ela aí ela passou o remédio SONEBOM para darmos quando ela começar apresentar febre ou sintomas de resfriado o outra coisa q eleve a temperatura dela … só q todas as convulsões dela deram nas primeiras febres q não dava nem pra médica pq a primeira febre dela sobe muito rápido … Esta correto essa medicação no seu ponto de vista ? Obrigado .

  2. Ola meu filho tem 11 anos, nunca teve convulsões quando pequeno, tinha bastante febre pq tinha problema na garganta com frequência, agora ja maior, em menos de dois anos ele teve 3 convulsões, com febres menos de 38º
    ja levei em dois neuros, fizemos tomografia, raio x, eletro, ate liquido da medula tiramos, forante exames de sangue e os mais comuns, ate o momento não descobrimos a causa e ele continua tomando remédio todas as noites DEPAKOTE ER 500mg. o que mais devo fazer,seria somente uma sensibilidade ou devo procurar uma terceira opinião?

  3. Boa tarde. Tenho 22 anos e desde pequena tenho convulsões, até hoje tenho sempre que tenho dor de garganta ou dor de ouvido, minha febre passa de 40° Graus, e minha mãe e irmã sempre me diz como fico nessas convulsões pelo fato de não me lembrar de nada. Elas dizem q eu fico andando na casa de um lado pró outro muito assustada como se eu tivesse tendo algum pesadelo e peço ajuda, fico chorando muito e fico chamando a minha mãe sendo q ela ta na minha frente e eu não reconheço, quando a febre vai abaixando eu só me recordo de estar sentada no sofá e minha mãe do meu lado perguntando se eu to lembrando dela…
    Eu vi os relatos das mães aqui no site e me preocupei, pois eu já tenho essa idade e tenho isso, e nos relatos só são crianças… Já fui na emergência hoje, estou tomando antibiótico e contínuo com a garganta doendo muito, e estou com febre (38,7) não sei mais o q fazer, principalmente que amanhã é ano novo e vou ter q ficar em casa… Infelizmente.
    (Obs: minha mãe disse que minha primeira convulsão foi quando eu era bebê, quando estava nascendo os dentes. Outra coisa tenho frequentemente dor na garganta, tanto que isso me incomoda que vou fazer cirurgia para retirar as amídalas.)
    Não sou epilética, até agora não foi descobertos problemas neurológicos. Eu só fico desse jeito quando tenho alguma dor na garganta ou ouvido.

  4. Boa tarde. Tenho 22 anos e desde pequena tenho convulsões, até hoje tenho sempre que tenho dor de garganta ou dor de ouvido, minha febre passa de 40° Graus, e minha mãe e irmã sempre me diz como fico nessas convulsões pelo fato de não me lembrar de nada. Elas dizem q eu fico andando na casa de um lado pró outro muito assustada como se eu tivesse tendo algum pesadelo e peço ajuda, fico chorando muito e fico chamando a minha mãe sendo q ela ta na minha frente e eu não reconheço, quando a febre vai abaixando eu só me recordo de estar sentada no sofá e minha mãe do meu lado perguntando se eu to lembrando dela…
    Eu vi os relatos das mães aqui no site e me preocupei, pois eu já tenho essa idade e tenho isso, e nos relatos só são crianças… Já fui na emergência hoje, estou tomando antibiótico e contínuo com a garganta doendo muito, e estou com febre (38,7) não sei mais o q fazer, principalmente que amanhã é ano novo e vou ter q ficar em casa… Infelizmente.
    (Obs: minha mãe disse que minha primeira convulsão foi quando eu era bebê, quando estava nascendo os dentes. Outra coisa tenho frequentemente dor na garganta, tanto que isso me incomoda que vou fazer cirurgia para retirar as amídalas.)

  5. Hoje meu filho de 10 meses teve convulsao no supermercado estava com 39.3 de febre foi um grande susto.Foi medicado e examinado era infeccao urinaria

  6. Olá .. dr. Maramelia Miranda
    Minha filha está com 2 anos e 10 meses… ela sempre tem infecção de garganta já chegou com febre de 39 ° e não aconteceu nada… ontem estávamos nois duas em casa a noite e com a garganta infeccionada teve uma febre de 38°.. mediquei ela com ibuprofeno.. Porém com o tratamento de amoxicilina já faz uns 3 dias… mediquei ela e depois de 15 minutos começou a ter a convulsao febril… entrei em pânico. . Nunca havia passado isso com ela. No meu desespero virei ela de lado e coloquei os dois dedos na boca dela por medo de asfixia .. levei mordidas muito forte obviamente .. mais mãe e mãe faz de tudo no momento de pânico. . Pois bem gritei meus sogros e fomos direto pro hospital mais até mesmo antes de sair de casa a convulsao já havia passado e então ela dormiu e fomos direto pro hospital.. chegando lá foi atendida .. coletou sangue e foi já pro soro com dipirona.. e logo após de uns 30 minutos ainda sendo medicada… teve outra crise ambas não fortes e duraram cerca de 5 minutos apenas.. aí deram diazepan no soro… e dormiu a madrugada todano hospital.. Será que toda vez que ela ficar com febre ela vai ter essas crises? sobre a língua enrolar.. Nesse caso de convulsao febril pode ocorrer ? Oque devo fazer ? Caso de vômitos durante a crise e mesmo estando de lado ela aspirar o vômito e se engasgar oque faco?

  7. Boa Noite! meu filho ta com 1 ano e 3 meses ontem levei ele a tarde para tomar 4 vacinas normalmente como venho dando todas as vacinas, ele tomou apenas 2 “DTP e Poliomielite” por que uma estava em falta então só poderia dar as 2 no mesmo dia, então ele apenas tomou “DTP e Poliomielite” umas 15:35h voltei para casa normalmente como todas as vezes que o vacino… quando deu umas 21h ele começou a ter reação das vacinas o medico falo que maior foi “DTP” começou a ter febre, minha esposa foi e deu paracetamol, quando ele tomou deu uns 5 minutos começou a tremer a boca, olho, se tremendo todinho, como nos somos pai de primeira viagem e nunca tinha visto uma convulsão nele, fiquei tranquilo mais minha esposa desesperada com ele nos braços, pegamos ele no carro e corremos para o Plano de Saúde dele, no caminho ele melhorou e ficou sonolento, no hospital não parou de chorar mais o medico falou que tinha sido uma Convulsão Febril e deve ter sido por causa da reação da vacina. isso foi ontem, hoje ele passo ou dia normal como sempre, mais fiquei com medo agora de ter novamente, será que qualquer Febre ele terá novamente Convulsões ou foi apenas pela reação da DTP? obrigado e boa noite! aguardando resposta.

  8. Também tenho um filho que sofreu de crises convulsivas aos 9 meses devido pneumonia. Hoje ele tem 2 anos e 1 mês e ainda toma Gardenal, mas graças a Deus está na regressão da dose para tirar do uso contínuo, pois nunca mais teve crise. Tenho um grupo no face chamado convulsão infantil(amiguinhos da convulsão), quem quiser participar é só mandar o pedido pra eu autorizar e tenho tbm um grupo de convulsão infantil no whats.

  9. Boa tarde!meu bb tem 11meses e de quarta pra quinta deste mes de novembro de 2015,meu filho teve febre de 38,dei remedio,ele melhorou um pouco,brincou,riu bastante comigo,e depois dormiu,na hora que iamos jantar,ele tava dormindo de bundinha p cima no colchao no chao,na hora da janta meu esposo olhou p ele,e meu bb comecou se bater ,abri a porta desesperada chorando gritando pedindo ajuda,ninguem com carro,meu esposo correndo atras de mim com ele no colo chamando ele ficando roxo,depois ficou branco e todo molinho,pensei q tinha morrido meu anjinho,td mundo da minha familia chorando minha irma consegui um carro do vizinho,ele foi voltando dentro do carro,chegou no hospital melhorzinho,depois ele deitado no oxigenio comecou se bater de novo,chorei muitoo.mais gracas a deus esta bem,nunca tinha visto isso.isso é perigoso?ninuem sabia agir na hora

  10. Oi doutora td bm meu caso e meio diferent pois assim minha filha tm 1. Ano e10 meses qndo ela tava cm 1 ano e 4 meses ela tve convulsao do nada mais sem febre e assim ela perd os movimentos da perninha e fica meio inconcient mais a convulsao da sempre minutos dpois e convulsao nao chega ir 15 minutos. Mas a prumeira ela nao chego a c tremer a segunda vz ela tremeu o corpinho e a terceira ela deu fraquinha mais tava meia concient mais assim o neuro dla passo gardenal fernobital pra ela d primeiro ele mando eu dar 25 gotas c ela fiksse sobolenta era pra mim diminuir ta dai estava dando 20 gotas a noit e a manha. E estava funcionando mais dai parei d dar na part d manha pr conta e deu convulçao nela. Dai voltei a dar certinho mais assim graças a deus nao deu mais ela esta cm 1e 10 e toma 15 gotas a manha e a noit prq o beu esta diminuindo ela fz um eletro cefalograma graças a deus nao deu nada,e assum toda vz q ela vai convulçionar primeiro ela vomita td oq comeu dpois e q ela prd a conciencia estou e ha falei pro neuro sobre isso mais ele nao me da uma respsta correta diz q pod ser da convulçao. Doutora isso pod ocorrer ants d uma crise?? E fik alguma sequela??tm esse risco?ate qnto tmpo ela procisa tomar esse medicamento pr favr preciso d uma respsta qlqr coisa me respnd no whatsp e q nao sei c esse e o meu email xxxxxxxx obrigaduuu

  11. A minha filha tem 2 anos e 11 meses, toda vez que ela tem febre alta aparece a convulsão, mas eu faço de tudo pra ela não ter, eu dor o medicamento para febre dipirona monoidratada, mas tem que ser de 4 em 4 horas, ai a febre volta antes do prazo novamente. Eu dor banho nela deixo ela só de calcinha, coloco a fralda molhada na testa dela, e banho, banho até chegar o horário da dipirona, eu dor tanto banho nela que ela fica arrepiada, rochinha, se tremendo, mas depois se eu não ficar próximo dela um descuido ela pode ter a convulsão febril. A neuro- pediatra não passa nada, ela fez um eletroencefalograma graças a deus deu normal eu até pedi uma tomografia do crânio mas pelos os raios ela não passou. A minha sogra dar para minha filha chá de mostarda, sera dra. que é bom??? ela já deu quatro vezes a convulsão febril, me ajude dra. se ha um medicamento que possa ser tratado sedo enquanto a minha filha é criança. Desde já agradeço dra. iris de fortaleza.

  12. Boa noite, queria deixar aqui um recado para essas mamaes que estao passando por esse momento com seus filhos, eu passei por isso 4 x com minha filha, realmente e muito dificil e assustador mas hj minha filha esta uma moça linda e graças a Deus passou eu tinha muito cuidado com ela para evitar que ela ficasse doente ela tomou depakene xarope por 4 anos e gloria a Deus passou.

  13. HAMILTON – fique tranquilo, convulsão febril em geral não dá sequelas. mas deve-se sempre tentar não tê-la. tudo o que vc fez, agua gelada, banho frio, ac ligado, faz parte, mas as vezes só isso nao resolve, crianças com esta idade tem muito infecções, as vezes virose do nada que não se acha causa, e a unica coisa a fazer é tratar a febre mesmo, mas sempre rastrear garganta ouvido – que sao os locais mais frequentes, e em meninas infecção urinaria as vezes acontece.

    tirando isso, ela 9sua filha deve ser medicada, e parece estar bem medicada, com carbamazepina, só tem que ver se a dose está adequada para o peso dela.

    alguns pediatras fazem assim: quando aparece febre, mandam dar antitermico de 6/6h.

    outra conduta bastante frequente é dar diazepan via retal. quando tem periodos de febre. mas lembre-se, isso estou comentando, vc não deve seguir, apenas comentar com a neurped dela se ela acha que tem indicação no caso da sua filha. OK? fique tranquilo. boa sorte.

  14. Doutora acabei de levar minha filha pro hospital com uma crise ela tem 2 anos e 7 meses e teve a primeira crise com 3 meses de idade. Ainda não conseguir me acostumar com a situação todas as vezes q acontece fico desesperado e só consigo colocar o dedo na boca dela e colocá-la com a cabeça para o lado. Ela tem acopanhamento de uma neuro só que até hoje não conseguimos achar o foco da febre ela toma 5mls de carbamazepina pela manhã e 5mls antes de dormir a noite. Hoje a febre vei do nada e ela deu convulsão pela parte da tarde levamos pra o hospital quando deu 18 horas ela foi liberada. Chegando em casa a febre aumentou demos remédio a ela a frente baixou um pouco mais logo em seguida aumentou novamente demos um banho frio e ligamos o ar condicionado no quarto a febre tornou a baixar quando deu meia noite fomos verificar a febre e ela estava com 38.3 graus logo em seguida ela convulsionou. Levamos de volta pro hospital ela continua enternada e vai passar pela neuro amanhã. Doutora me responda se pode ocorrer algo fatal ou a deixe sequelas durante a crise e oque eu devo fazer pra descobrir aonde é essa ifeccao. Espero resposta

  15. Boa tarde!
    Minha filha tem 2 anos. Teve sua primeira crise aos 10 meses, sempre febril, logo após isso com 1a8m teve três consecutivas e começamos tratar com fenobarbital 25 gotas 1x ao dia (19-05), 10 dias depois o inicio do tratamento ela apresentou nova crise (29-05), foi quando o neuro aumentou a dose para 20 gotas a cada 12h, no dia 29-06 ela apresentou nova crise febril e o medico pediu um exame de sangue pra saber se a dose do fenobarbital estava ok, mas no dia 17/08 minha filha teve três convulsões febris novamente num espaço curto de hora e as convulsões dela sempre com temperaturas mto baixas 37,6, 37,7 , 37,8 no máximo… Enfim o médico resolveu mudar o medicamento dela, agora está tomando 3ml de carbomazepina a cada 12h, eu espero que essas crises passem pq é muito assustador, gostaria de perguntar sobre a eficácia da carbomazepina e se ela é recomendada para uma criança de 2 anos, porque o fenobarbital é claro q não funcionou pra ela.

  16. regina — consulte uma outra opiniao. primeiro o gardenal nao é a melhor opção, segundo que ele nao está segurando – controlando as crises da sua filha. não pare o medicamento. va em outro profissional conte suas queixas e fale que o gardenal nao controla. e que vc estudou o assunto e que existem outras opções, se estas opções nao podem ser usadas no caso da sua filha.

  17. ana carolina, se as crises foram realmente convulsivas febris, mais de 3 crises pelo menos, tem que medicar para proteger sua filha.

    essa historia de energia acumulada realmente — é piada!!!! estou até agora sem acreditar que chegaram ao cumulo de te falar isso.

    quanto ao medicamento, gardenal nao seria minha primeira opção. consulte uma segunda opiniao com outro neuroped.

    e por favor – fuja do neuroped que te falou da tal “energia acumulada”…. socorro… nao volta mais nesse.

  18. Boa Tarde! Minha Filha Tem 3 Anos e 2 Mês, Já Teve 03 Convulsões Febris, a primeira foi 2 anos e 5 meses, nesse mesmo dia ela teve 2 crises,com intervalo de 4 horas. Passei como o pediatra dela ele pediu o exame electroencefalograma, levei para o neuropediatra, ele falou que o exame estava normal, disse que o problema dela era energia acumulada, E que ela precisava fazer exercício (EXP: natação,caminhada). Gostaria de saber se isso que o neuro disse tem possibilidade de ser verdade.
    A Terceira Crise Dela Foi 29/08/15, Com febre também, passei minha filha,com o pediatra dela novamente,ele receitou gardenal, estou com medo de dar, 3 médicos me falaram que não tem necessidade de fazer tratamento, Por que é uma convulsão febril, e outros dois médicos falaram que precisa tomar o gardenal. Mais uma Pergunta se eu der o remédio para ela, e ela vomitar o que eu faço ?posso dar novamente ou não.

  19. Olá Dra, tenho uma bebê de 9 meses e ela teve a primeira convulsão febril aos 4 meses,e agora foram 6 crises até hoje, todas por febre baixa. Desde a primeira a pediatra receitou o gardenal. Em seguida levei no neurologista, por aprensentar febre de 37,5° ele pediu os seguintes exames: eletroencefalograma, mapeamento cerebral e a tomografia ambos normais. Mesmo assim ele pediu pra continuar com o gardenal.Ele foi aumentando a dose que hoje são 30 gotas, 15 de manhã e 15 a noite. Fico um tanto chateada por que mesmo tomando a medicação, basta ela ter um quadro viral com um estado febril ela tem convulsão. Fico preocupada quanto ao medicamento, pois ela é uma bebê tão esperta, tenho medo de causar algum distúrbio. Me ajude, não sei o quê fazer. Continuo com essa medicação?

  20. TENHO UMA NETA DE 5 ANOS ELA TEVE MUITAS CONVULSÕES QUANDO BEBE E MUITAS VEZES POR INFECÇÃO NO RIM ,ISSO DEU A ELA UM ATRASO HOJE ELA FALA BASTANTE COISA,OS MÉDICOS DISSERAM QUE ELA TEVE UM ATRASO,NÃO ESCREVE ,MAS UMA GRANDE COISA PRA MIM FOI O DIA EM QUE ELA ME CHAMOU DE VOVÔ. ELA FREQUENTA A APAE DE BAURU,GRANDE INSTITUIÇÃO,FAZ ECO TERAPIA ,ISSO TA AJUDANDO BASTANTE .TOMA REMÉDIO CONTROLADO DUAS VEZES POR DIA.ELA MUITO ALEGRE ,SORRI MUITO ,BASTANTE INTELIGENTE , ENTENDE TUDO ,E PEDE AS COISA MOSTRANDO COM AS MÃOS . GRAÇAS A APAE E SEUS INSTRUTORES É CLARO… ELA ESTA SE DESENVOLVENDO BEM. A UNICA COISA E TER FÉ E ACREDITAR QUE EM BREVE ELA ESTARA BEM MELHOR COM CERTEZA…..

  21. Meu Filho Ja teve umas 18 convulsões não sei mas o que fazer ja levei em varias pediatra ja levei no neurologista mas todos eles dizem que é a coisa mas normal do mundo, não sei mas o que fazer me mudei de cidade para procurar a melhora dele … me dê alguma resposta… o que fazer …

  22. Minha deu a primeira convulsão febril aos 8 meses e agora aos 11 meses deu a segunda convulsão e ela estava provocando tambem. Sera muito serio?? Qual seria os procedimentos que tenho que tomar??

  23. Olá, meu filho tem 1ano e 4 meses, ontem deu a primeira convulsão febril nele, quase morri de ver ele todo roxo se babando todo, mas após uns 3 minutos ele foi voltando só que aí começou ranger os dentes os pezinhos dele continuavam roxos mas aí foi voltando aos pokinhos o normal, levei no HPP , e a neuro passou o gardenal , 13 GTS de 12 em 12 hrs
    Estou com muito medo q aconteca de novo essa crise convulsiva nele mas ao mesmo tempo eu tenho muito medo q o medicamento influencie o desenvolvimento dele?? E será q com esse medicamento é 100% que ele não terá mais crises como a de ontem??

  24. Minha filha tem 1ano e 2meses ela teve a primeira convulsao a 2meses e outras 3 entre o domingo e a segunda. Passei ela no pediatra fez todos os exames de sangue urina e tonigrafia e raio x do pulmao e nao deu nada mas ela continua tendo febre de 38graus o medico nao me deu nenhum diagnostico sobre oque ta causando a febre so falou pra passar no neuro e passou o gadernal nao sei se isso e certo pois sei que o gadernal causa maleficios dado a crianças com menos de 2anos sem um diagnostico de patologia neural acho que deverian fazer mais exames para indentificar a causa da febre e tratar esse foco antes de passar esse remedio forte ?

  25. talita, seu filho teve duas convulsões, vc passou com um neuro, que prescreveu trileptal 4ml.

    vc reduziu a dose do trileptal por orientação do farmaceutico –> primeiro erro. SIGA A RECOMENDAÇÃO MEDICA.

    depois vc seguiu a ordem do neuro, daodn 4ml, mas o seu filho nao tolerou a dose correta do trileptal, ficando sonolento. ISSO PODE ACONTECER. SE ACONTECER, FALAR COM O NEURO PARA AJUSTAR A DOSE.

    depois disso, vc foi ao pediatra “experiente”, este falou que – nao precisava do trileptal porque o exame não tinha dado alteração…–> aí segundo erro. NÃO É PORQUE O EX NAO TEM ALTERAÇÃO QUE SE DEVE DAR OU NÃO ANTICONVULSIVANTE. a indicação é do conjunto de informações. não só exames. no caso do seu filho, se ele teve duas, este é um criterio, mesmo tendo todos os exames normais. portanto, o neuro acertou.

    com a redução do trileptal. — seu filho deve ter tido a terceira convulsão porque o trileptal estava sendo reduzido (segundo entendi de seu texto, o pediatra experiente optou por reduzir para retirar o trileptal…).

    TERCEIRO — vendo que a criança voltou a ter convulsão, em vez de voltar com o trileptal na dose correta, o pediatra resolve dar rivotril… My God!!!!

    aí, talita, eu diria a vc::: volte no neuro… o trileptal é uma excelente medicação para crises em crianças, principalmente se forem convulsoes febris. pode dar sonolencia, e se a criança nao tolera, tem que mudar para outra, ou ajustar a dose. rivotril não é ruim, mas reservada para tipos especificos de crises.

  26. Meu fiho esta com 1 ano e 4 meses; com 1 ano ele teve a primeira convulsao; estava com febre; a segunda foi com 1 ano e 3 meses, tambem com febre, e ha uma semana ele teve novamente outra convulsao; estava com febre, e todas as vezes teve dormindo.

    Fui ao neuro que passou TRileptal 4 ml, so que o farmaceltico colocou 1ml. meu filho, depois da segunda convulsao, mudou o comportamento, muito agitado, nervoso. o medico passou uma ressonancia e EEG. o neurogista disse que o resultado do eletro deu um quadro epileptico, mas com tratamento medicacao (trileptal) correto, isso iria resolver; mas falou q deveria dar os 4 ml; eu passei a dar os 4 ml; no segundo dia, meu filho comecou a ficar sonolento demais, caindo a toa, e comecou a ter vomitos; eu dei agua pra ele, e comecou a vomitar uma gosma, como se fosse saliva, mas em forma de vomito. isso depois da segunda convulsao.

    na segunda convulsao eu levei me filho em um pediatra bem experiente que atende varias criancas com quadro epileptico, e ele comecou a tirar o trileptal, pois segundo ele, o exame que o neurologista pediu nao deu alteracao nenhuma, mesmo eu falando que o neuro tinha visto um quadro epileptico, e a cada semana, e diminuia 2ml e 1,5ml, 1ml e nisso deu a terceira convulsao; entao o pediatra mudou a medicacao trileptal pelo Rivotril; meu filho voltou a ficar nervoso e eu estou com medo se continuo. meu esposo tinha essas convusoes e tomou gardenal ate os 13 anos. ME ajude, esta certo este tratamento, ou devo procurar outro medico? o que estou me passa muita seguranca mas tenho medo de estar dando remedio controlado para meu filho de 1 ano e 4 meses, sem que ele realmente precise.

  27. Oi gente, o ideal é procurar o posto médico mais próximo e contactar sempre k possivel os neurologistas k estão mais abalizados n área. Bjx

  28. minha filha teve uma convusao febril a uns dois dias apos a convusao ela ta sonolenta e tristinha pelos cantos e normal ? o que devo fazer ? devo me preocupar?

  29. Meu filho teve uma convussão febril ha dois meses desde então não consigo dormir tranquila achando que ele vai ter outra, pos depois desse fato quando vai esta dormindo fica. TENDO COMo s estiverse se assutando ora braço ora perna dorme a noite toda mas tendo como se fosse descarga eletrica como susto ou soluco o que é esses espasmo o que significa

  30. GRACE, primeiro, parece convulsão febril. ficar tranquila. fizeram EEG e TC e veio tudo normal. ainda bem. é isso mesmo.

    segundo, não tem como saber quanto tempo ele vai ficar tomando o medicamento. nao existe esse numero magico.

    como ele teve algumas crises, para proteção, melhor tomar por um tempo, e sempre prevenir febre.

    terceiro, nao tem nada de exame para fazer. nem vc deve pedir nada. a neuro, se achar prudente, pedirá novamente o EEG, se ela achar que precisa. se ela nao confiar no local onde fez o primeiro… e só! tem neuropeds que pedem triagem de doenças de metabolismo, mas isso sao casos especificos, quando há crises sem febre…

    a unica coisa que eu faria, sendo vc, seria discutir com a neuroped se há medicação melhor (tipo – depakene, depakote, oxcarba ou carbamazepina), para seu filho tomar. pois gardenal pode, a longo prazo, dar efeitos colaterais que estas novas medicações não dão.

  31. Dr. Meu bebê tem 1 ano e 4 meses , e teve meningite viral em fevereiro desse ano. Durante esse período ele apresentou a convulsão 2 vezes sempre qdo estava com febre e o aumento da temperatura corpórea dele era muito rápido. E no dia 14/06 ele teve outra convulsão febril por sorte estava com ele no hospital Pequeno Principe qdo ocorreu. A pouco tinha sido atendida e o médico diagnósticou que ele estava com pneumonia. Por fim ele acabou ficando internado e fez o eletroencefalograma e tbm a tomografia ambos exames deram normais. Sendo que ele ja faz uso do fenobarbital desde março antes 12 gotas e agora desde 19 /06 usa 15 gotas. Não tenho relatos na nossa familia de caso como o dele de convulsão . Devo me preocupar com esse quadro ou isso vai passar qdo ele tiver 6 anos?
    obs: tenho uma consulta com a neurologista no dia 17/07 qual exame devo pedir pra ela ?

  32. A minha filha teve a primeira convulsão febril com um ano e nove meses a crise levou uns dois minutos ela mecheu os bracos pernas olhos virados e a cabecinha estava com febre de 38 graus. Levamos pro hospital e la teve outra crise . Fez o eletrocefalograma 15 dias depois deu tudo ok mais o médico pediu outro pq tinha q da um prazo de 30 dias e deu uma alteração. ai ele passou 30 gotas de gardenal eu entrei em desespero e nao quis dar e quis ir em outro médico so q nisso deu outra crise nela com febre baixa ai estou dando o gardenal mas lendo aqui fiquei preocupada. O tio dela é epleptico e o medico disse q ela tem um foco epilético. no hospital cada médico me disse para eu ministrar uma dose. Um disse 30 outro 48 e a outra 60. Estou sofrendo muito nao sei o que fazer e outra hoje mesmo dei o remedio passou dois minutos ela vomitou nao sei se posso dar o remedio denovo. O que eu faço?

  33. oi pessoal e Dr,minha filha teve a primeira convulsão com 9 meses depois disso fizemos os exames de sangue e o neuro pediu um eletro e disse que nao apresentou nada ele a medicou com gardenal.Passado 2 meses ele teve novamente e novamente e assim ele pediu uma ressonância que ele disse tambem nao ter nada significativo que apresentou um cisto muito pequeno do lado esquerdo e acrescentou Depakene.ela vem fazendo tratamento desde 9 meses ja esta com 3 anos e 4 meses ela teve outra crise dia 24 de abril e teve outa agora dia 2 de junho e desta vez foi pior nao estava com ela ela estava na escolinha a tia da creche esta com muito medo e eu tambem de ela frequentar a creche agora aki na minha cidade nao tem neuropediatra.Alguem por favor pode me ajudar! !???! Dr por favor me de uma opinião o neuro nao fala nada so almenta a dose dos remédio quando ela tem as crises se puder me dar alguma resposta por aqui mesmo nao estou conseguindo abrir meus emails

  34. Olá conheço uma criança que teve primeira crise com 5 meses. Estava tendo febre há 8 dias e a mãe medicava em casa. Teve várias crises generalizadas e após encaminhada para serviço especializado o exame mostrou um AVC isquemico. Estava com infecção gastrointestinal. Está tomando Fenobarbital Carbamazepina. A convulsão pode causar AVC?

  35. Minha filha teve a primeira crise com apenas 1 ano e 4meses ela tem crises de 5 em 5 meses ela toma 2 remédio carbamazepina e ácido valproato em 12 /12 hora tem cura ate que idade ela terá essas crises ela tem 3 aninhos e 7 meses, dissem que teria até completar de 4 à 5 aninhos

  36. Ola ,tenho um bebe de 3 aninhos ,ele deu a primeira convulsão febril com 1 e 2 meses ,e a convulsão dele sempre dar com 37 de febre.isso e normal ? Ja levei ele no neuropediatra ,ja fiz o eletrocefalogram e deu normal ,mas toda vez que ele tem febre ele dar a convulsão, ja nao sei o que fazer estou desesperada .Me ajudem por favor .

  37. edilea, neuleptil não é indicado para crises convulsivas febris!!!!!
    sugiro consultar uma segunda opinião.
    procure uma neuropediatra, por favor!!!!!

  38. Oi , tenho uma filha de 3 anos , ela tem convulsão sempre que tem febre , ja bati o Eletroencefalografia digital e não costatou nada , que está nomal .. fui na neuro e ela passou pra minha filha o remedio Neuleptil , e depois disso ela deu de novo mas foi bem rapida .. o que devo fazer ? Paro ou continuo com o remedio ? Obrigada !!!

  39. Eu perguntei larissa ela disse que é um inteiro diluido em 10ml de agua, pela idade e peso dele ela disse que é inteiro , o seu tem que idade?

  40. Eu tenho doze anos; tive convulsao COM febre muito alta; meu corpo tremia muito e eu nao conseguia parar de mexer; eu nao estava no estado onde moro, estava no estado onde nasci, e nao conseguia fazer nada, nem me mexer; demorou uns 15 minutos, e isto era de madrugada, e eu tinha dormido com muita febre, tremia a cama toda; fui ao medico quando estava passando, mas eles me deram uma injecao que doeu muito, e foi passando aos poucos; eu estava muito muito quente; eu tinha acabado de fazer doze anos.

  41. Olivia sobre o diazepan se vc tem duvidas fala com o médico novamente. O meu filho teve e o médico passou exatamente como o se, metade do comprimido diluído em aqua só quando ele tiver febre

  42. Boa noite Drª Maramélia
    O meu Gabriel teve convulsão febril com 1ano e 4meses (unica crise), hoje ele está com 2anos e 1 mes.
    Mas noto que depois dessa unica convulsão febril toda vez nos primeiros 5 a 10 minutos de sono ele dá umas tremidas, uma atrás da outra, contrai o braço e a perna e treme a cabeça. Depois dorme normal
    Tenho duvida se é o sono REM mesmo ou é indicio de epilepsia ?????

    *Por causa dessa unica convulsão febril a neuro pediu que eu refizesse o eletroencefalograma com 2 ano e meio pra ver se esta tudo certinho como o primeiro eletroencefalograma.
    Aguardo a sua resposta !

  43. Eu soube que eu tive quando era pequena , estou com medo de ter de novo , minha mae fez todos os exames , e eu não tinha nada ( mas ela fez quando eu era pequena ). eu posso ter isso de novo?

  44. oi tenho dois filhos um de 6anos e outro de 3anos todos dois tem crise convulsiva o de 6anos toma remédio fenobarbital e depakene o de 3anos teve uma crise a dois dias á atrás o pediatra passou fenobarbital até a consulta do neuro será que isso é certo ele é só pediatra de emergência.

  45. Meu filho senpre tem convulsão febriu é muinto dificil controlar a febre dele geralmente ele nem presisa tar com a febre alta ,ja fiz varios exames e o medicos nunca me deram um diagnostico serto ,senpre dizem que isso pode ser normal até os cinco anos ,sei que as crises ja causaram um prejuizo enorme a seu desenvolvilmento devido as convulsão desde bebezinho ,ele custou a andar e a agora faz terapia ocupacional para recuperar a fala ,ele fala muinto puco e tem muinta dificuldade de apredizado !!!

  46. Me ajude por favor ele foi atendido no hospital universitario hub, ai eles não passam i numero da neuro, a ele pesa 13 kilos e 800 gramas.

  47. Oi meu filho deu 3 convulçoes de febre ai levei na neuroligista, ela contatou ser convulçao febril, ai ela passou diazepan 5mg pra dar quando ele estiver com febre apenas, só que estou com uma dúvida, disse pra diluir um comprimido em 10 ml de água e dar de 12 em 12 horas, agora eu não sei se é um comprinido a cada 12 horas ou se é esse diluido em água, pra ser dividido, ou se é só a metade do cmprimido, ele tem 1 ano e 11 meses, o farmaceutlico disse que é forte esse remedio. Obrigada.

  48. Thiago. Sempre que ele tiver mais quentinho, gripado, início de febre, vc deve baixar logo a febre com anti térmicos. E convém passar com ele no neuropediatra para tomar orientações futuras.

  49. Ola!!! meu filho tem 2 anos e 8 meses. Hoje ele estava com febre alta, dei dipirona soluçao e 2 minutos depois ele deitou como se fosse dormir, nao ficou se batendo, virou o rosto e percebi o olho dele com aquele olhar parado e uma baba transparente saindo da boca. Percebi que nao estava correto e peguei ele nos braços. Ja senti ele molinho e com “os olhos virando e fixos”. Me aperriei e vi ele começando a ficar roxo. Tentei abrir a boca mas nao consegui, enfiei o dedo na garganta e pressionei a lingua para baixar tentando liberar a passagem do ar. Meu dedo ficou todo cortado. Bem, isso é o que menos importa. A cor dele voltou a normalizar. Foi tudo muito rapido, no maximo 1 minuto desde q ele deitou e eu puxei a lingua dele. Fui ao hospital com ele deitado de lado nos meus braços e nao tirei o dedo de cima da sua lingua. Ele ficou sonolento umas 3 horas depois mas tudo normalizou. Fiz uns testes com letras e cores em ingles e portugues que ele sempre falava e graças a Deus ele acertou tudo e ficou muito normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *