Convulsão febril: Entenda tudo!

tags: convulsão febril, causas, tratamento, como agir, o que fazer, crises convulsivas febris, criança, primeiros socorros, epilepsia.

Por Maramélia Miranda **

A convulsão febril é um tipo de convulsão generalizada (que acontece com sintomas de perda da consciência da criança, abalos generalizados nos braços e pernas, virada dos olhos para cima e dificuldade de respiração) que costuma durar poucos minutos, sempre em crianças pequenas (de meses a alguns anos de vida), associadas a elevação rápida da temperatura corpórea (febre) devido a alguma infecção, como resposta do cérebro desta criança à condição e à velocidade de elevação da febre.

Mesmo falando e orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise de convulsão febril, que dura pouco tempo, que não é algo muito grave… Mesmo assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem os presencia.

As crises convulsivas febris podem ser simples, quando duram de segundos até 10-15 minutos, e não voltam em um período de 24 horas ou menos. Neste tipo de crise, os abalos costumam ocorrer nos dois lados do corpo e de forma generalizada. As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em um lado do corpo da criança apenas ou recorrem (voltar a acontecer) em menos de 24 horas da primeira, chamamos de convulsão febril complexa, e podem indicar uma evolução mais séria. Entre os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril, o maior deles é, sem dúvida, a idade menor: estas convulsões ocorrem sobretudo em crianças de 6 meses até 3-4 anos. Raramente antes ou após esta faixa de idade. Se houver histórico de familiares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado.

O que fazer durante a convulsão?

A primeira coisa é manter a calma, deitar a criança e apoiar sua cabeça numa superfície macia, virando a cabeça para o lado, para que a saliva ou alguma secreção saia pela boca naturalmente durante o ataque, e não obstrua a sua respiração. Se puder, peça a alguém ou você mesmo conte o tempo que durará a crise. Este é uma importante informação para o médico. E você poderá ficar tão preocupado e desesperado, que nem terá muita noção disso após o acontecido! O tempo de duração da crise é um dos indicadores de maior ou menor gravidade de cada caso.

contar tempo de crise

A duração de uma convulsão febril típica é de alguns minutos. Depois disso, a criança costuma ficar sonolenta e acorda aos poucos. Não recomenda-se colocar os dedos dentro da boca da criança para puxar sua língua, pois esta ação pode levar a lesão dos dedos de quem tentou apenas ajudar.

medir temperatura

É muito importante a mãe, pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível (medir a temperatura com uso do termômetro, no momento do ocorrido), pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre. Esta dúvida não deve existir.

Muito importante: nada de tentar baixar a febre no momento da crise! Tentar dar remédio para febre pela boca da criança durante o ataque pode piorar a situação, causar engasgo ou aspiração, elvando até a pneumonias.

Depois do término da crise, orienta-se ligar para o pediatra, para avisar do ocorrido, em casos de primeira convulsão febril ou quando não se conhece a causa da febre, a ida até o hospital, para um exame médico-pediátrico detalhado, a fim de verificar o que causou a febre (local da infecção), e tratar este foco o quanto antes, se possível.

É preciso fazer uma tomografia ou ressonância magnética do crânio em caso de convulsão febril?

Esta pergunta é muito, muito importante. Sabe-se que, se for convulsão febril, muito, muito raramente haverá a necessidade de exame de tomografia ou ressonância. Inclusive, a prática de pedidos indiscriminados (excessivos) de tomografias do crânio para casos de convulsão febril já foi bastante estudada, e acreditem: crianças com convulsões febris ou traumas de crânio submetidas a tomografias de crânio sem esta necessidade apresentaram, na evolução e reavaliação destas pesquisas, maior incidência de tumores cerebrais e outros tipos de câncer, por causa da sua maior exposição aos raios-X presentes nestes exames.

Portanto, um recado aos pais e familiares da criança com convulsões febris: na grande maioria das vezes (exemplos raros de exceção: meningites com coleções ou abscessos cerebrais), NÃO HÁ A NECESSIDADE DE TOMOGRAFIA OU EXAME DE RESSONÂNCIA NA AVALIAÇÃO DE CONVULSÕES FEBRIS.

Então, quais exames serão os importantes?

O primeiro e mais importante é a documentação da febre com termômetro ainda em casa, seguida pelo bom exame clínico do pediatra, para ver o local do foco da febre (ouvido? garganta? abdominal? outro?), assim direcionando o seu tratamento. Outro exame importante, e que na maioria das vezes vem com resultados normais, é o eletroencefalograma (EEG), feito geralmente depois da fase aguda, em ambulatório. Além destes, exames de sangue, de urina (para detectar infecções urinárias) ou exame de liquor (para examinar se há meningites) podem ser necessários.

O que pode acontecer com uma criança com convulsões febris?

Na maioria das vezes, NADA!!!! Apesar do que se aparenta, este tipo de crise é muito benigno, e a maioria absoluta dos pacientes acometidos não terá nenhuma lesão cerebral, retardo de desenvolvimento, inteligência ou dificuldades de aprendizado. Também é importante dizer: não significa que a criança que tem crises convulsivas febris terá epilepsia. Esta chance é de cerca de 1% (muito pequena).

A maior preocupação dos pais e dos pediatras é se as crises convulsivas febris voltarem mais e mais vezes. Esta recorrência de crises pode acontecer, e é um dos focos do seu tratamento.

Se houver histórico de familiar próximo com convulsões febris, as convulsões vierem com níveis mais baixos de febre ou em idades menores (menores de 15 meses de vida), se a criança tem tendência a ter febre frequentemente ou com níveis mais altos, ou o período entre o começo da febre e a crise convulsiva for mais curto, a chance de novas crises são maiores.

Medicamentos

Os antiepilépticos convencionais, como ácido valpróico, carbamazepina, oxcarbazepina ou fenobarbital, são os mais usados como preventivos, em casos selecionados.

Na ocorrência do início da febre, em crianças que já tiveram convulsões febris, é importante tratar prontamente a elevação da temperatura com antitérmicos usuais (paracetamol, dipirona ou ibuprofeno).

O uso de diazepan via retal, clonazepan sublingual ou lorazepan oral, como medicamentos anti-convulsões, usados para abortar possíveis ataques, quando há febre documentada em crianças mais sensíveis à recorrência das convulsões febris, podem ser prescritos pelo pediatra e/ou neuropediatra.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, editora do blog iNeuro.com.br.

300 thoughts on “Convulsão febril: Entenda tudo!”

  1. ola, meu filho com 2 anos caiu feio, agora ele esta com 6 anos sempre qui tem febre ou dor di cabeça, ele fica sonolento e vendo coisas ou outras ocasioes vendo objetos diminuir tamanho; qui devo fazer?

  2. Olá..meu neném tem 1 ano e 3 meses …ele teve uma convulsão pós febre …gostaria muito de saber se isso realmente é normal…ele teve febre na madrugada ..acordou normal é brincando normal …lá por 10:40 da manhã ele teve a convulsão …fiquei sem chão..e gostaria muito de saber isso realmente é normal..pois na hora ele não estava com febre… obrigada

  3. Boa tarde Dra. Meu filho tem um ano e 10 meses á primeira vez que ele teve a convulsão febril ele tinha 12 meses e agora com um ano e 10 meses ele teve novamente devido a uma garganta inflamada teve duas crises no intervalo de no máximo 6 minutos, a pediatra receitou o Fenobarbital; vendo que as crises são beneficicas eu nao quero dar o remédio. O que devo fazer?

  4. Boa noite meu filho tem 2 anos e 10 meses , quando ele teve a primeira vez convulsões febril ele tinha menos de 1 ano , teve a segunda com com 1 anos e alguns meses e depois com 2 anos 10 meses devido uma infecção viral , agora a nero passou tomografia e não deu nada mais estou preocupada pois ela passou para ele tomar para evitá a crise o gardenal

  5. Doutora, minha filha teve convulsão febril pela primeira vez com 7 messes, qndo fez vacina…a outra convulsão febril foi com 9 messes, tbm qndo fez vacina, e essa outra convulsão febril foi com 1 ano e 19 dias,mas dessa vez n fez vacina, simplesmente febre alta….tds as vezes nos assustou….tenho medo dela ficar retardada ou com alguma seqüela. ela precisa fazer um eletro na cabeça ou ressonância????

  6. Olá, meu filho tem 1 ano e um mês ele teve a primeira crise convulsiva febril. Ele começou a esquentar ai mediquei com dipirona, mais a febre não baixou quando medir tava 38.1 e direpente ele começou a convulsionar isso foi a noite, no mesmo dia pela manhã ele tinha tomado a vacina da gripe tem alguma coisa a ver ou preciso procurar um Pediatra para fazer exames para ver se ele estar com uma possível infecção. Porque quando levei ele ao Hospital no momento da crise, eles apenas colocaram ele no oxigênio e aplicaram uma Dipirona na coxa.

  7. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho, 3 anos, quando tem febre, normalmente é muito alta. Passei a seguir uma linha (da homeopatia) de não medicar imediatamente na febre. Espero o corpo reagir, já que a febre eleva justamente para criar um meio impróprio do MO agir. Desde que comecei a seguir isso, ele não passa mais que um dia com febre. Ela vem, o corpo reage e ela vai embora. Ate 39 graus não medico, mas fico o tempo todo observando e fazendo compressa de alívio algumas vezes. Medico em caso de dor e se passar disso, pq ele fica muito prostadinho. Na família não tem nenhum caso de convulsão!
    Lendo esses relatos, fiquei com o coração apertado. Eu infartava.
    Mas procede a informação de que a convulsão está mais relacionada a velocidade que a temperatura varia (para cima ou para baixo) do que a febre alta em si?
    Porque vejo muitos médicos prescrevendo antitermico com 37,8 de febre. É a linha que ele segue é isso?
    Agradeço desde então!

  8. Olá dr , meu filho teve uma convulsão com 1 ano e 6 meses não sei qual a forma comum de dá as crises , mais o corpo dele irrigeceu e os olhos viraram … Eu não medi a temperatura dele mais ele estava pelando então mediquei ele e logo em seguida ele teve a crise , levei ele para o hospital pois não sabia o que fazer e estava desesperada porque nunca tinha visto . No hospital viram que ele estava com uma bactéria no sangue mesmo ele tendo a febre por conta de uma vacina de rotina . Queria saber se eu procuro um neurologista porque no hospital a médica me disse que não havia necessidade pois a convulsão foi febril ??
    Queria saber também se depois que passar pelo neurologista ele fazer o uso de remédio diariamente ele corre risco de ter crise outras vezes ??

  9. Bom dia,
    Minha filha tem 1ano e 10meses, desde novembro pra cá teve três crise, e neuropediatra disse que não​ tem necessidade de antinconvulsivo, as vezes pego ela virando os olhos, isso são consequências das crises.
    Lembrando que todas foram febris. Ficamos preocupados se haverá sequelas.

  10. Muito obg…. Gostei muito de Saber melhor sobre a convulsão. Sai recente do hospital com a minha filha de 1ano e 7 meses ele teve e durou 35 minutos fiquei desesperada mais a medica diagnóstico uma infecção no ouvido fiquei com medo de sequelas pelo o tempo de convulsão

  11. Meu filho tem 1 ano e 9m e estava dormindo quando teve um ataque de convulsão, foi realmente um momento muito desperador pois não sabíamos como lhe dar com essa situação

  12. Meu filho deu convulsão com 1 ano e meio e acabou ficando com espasmos na época repuxando o braço e perna durante o sono então levei ao neuro e ele foi medicado e passou mas sempre que ele tem febre a cabeça dele doi , e ele mudou muito o comportamento de la para ca e a febre dele foi emocional pq nos exames não acusou nada e eu tinha acabado de chegar da maternidade com meu filho caçula. Será que preciso leva-lo ao Neuro devido ao comportamento agressivo dele hoje ele tem 5 anos

  13. há mais ou menos uma semana meu filho de 1 e meio teve uma crise no meu colo,dentro do repouso do hospital,foi a pior cena que vi no mundo,mas tentei manter a calma o máximo possível e deixei os enfermeiras trabalharem,febre alta e rápida devido a uma pneumonia,visto depois pelo rx. sei que é difícil,mas caso aconteça,só manter a calma e muita compressa de água pelo corpo,e um supositório de novalgina se tiver,esperar que tudo vai passar.
    compartilhar 22-998083066

  14. Eu simplesmente amei post doutora, pois eu ja estava desesperada com a Minha filha, os médicos daqui já havia dito que minha filha poderia ter epilepsia. Já estava em desespero, .
    Me ajudou e informou bastante seu post . Obrigada!

  15. Minha filha tem 1ano e ta com febre a dois dias dou remedio mais depois valta de novo o que eu posso fazer levo pro hospital ou tento baixa em casa a febre dela e 38 c graus a 39

  16. meu irmão de 4 anos teve 5 no mesmo dia apos ter pingado colirio para dilatar o olho e passar no oculista .
    isso tem algo a ver ?

  17. Minha sobrinha teve duas convulsões e depois ela teve febre levei ao médico ele fez eu eletro nela mas deu alteração no cérebro o que fazer

  18. Minha filha teve a primeira convulsão com 1 ano e 1 mês… Foi horrível, antes ela estava ótima. ..do nada começou a virar os olhos, espumar a boca, os braços e pernas começaram a se debater…Não sabia o que fazer…liguei pro meu marido me ajudar…e em seguida falei com meu cunhado q me orientou a deitar a cabeça dela de lado. ..lavei o rosto dela pra limpar a espuma da boca e corremos para o hospital…no carro ela estava Branca, desmaiada…achei q estava morta…peguei termômetro e contou 38.5 de febre. ..no hospital não conseguiram achar a veia pra aplicar o remédio. ..deram injeções e banho nela…q dormiu na banheira e de lado na cama depois …pesquisei sobre o assunto durante a crise devemos deitar a cabeça de lado e das banho morno pra abaixar a temperatura ou correr pro hospital mesmo. Agora terei q observar sempre a febre e controlar com banho e dipirona a casa 4 horas…

  19. Não é nada fácil para uma mãe ver um filho nessa situação!Minha filha tem 1 aninho e já teve duas convulsões febris,é a pior coisa do mundo,o desespero toma conta da gente,ficamos sem saber o q fazer! a pediatra pediu um eletroencefalograma que graças a DEUS deu normal,ela toma fenobarbital desde a segunda crise,mas a pediatra começou a diminuir as doses para tirar de vez o medicamento,estou com medo, DEUS é mais vai dar tudo certo!

  20. Oi meu filho tem 1 ano e 8 meses teve convulsão febril duas vezes a primeira com 1 ano e 3 meses que durou cerca de 30 minutos a segunda coma 1 ano e 6 meses tem histórico familiar c que tem convulsão.Levei no neuro pediatra e ele receitou gardenal tomar 36gotas toda noite fiquei muito nervosa pelo amor de Deus me oriente doutora .Obrigada

  21. Oi meu filho teve a 1 convulsão com 6 meses hj ele tá com 6 anos e até hj ele tem convulsão a última foi a 2 dias as convulsão e pro resto da vida ou é só quando se é criança.

  22. Doutora! A minha filha teve sua primeira crise com 10 meses no meio da madrugada e por volta das 7da manhã teve outra seguida de um desmaio. Quase fiquei louca. Depois de um mês teve outra, e após 6 meses teve a quarta, todas seguidas de febre alta. finalmente uma pediatra receitou o FENOBARBITAL. Dia 12 deste mês ela teve consulta com a neuropediatra e ela disse que não me preocupasse pois não era grave. Pediu pra mudar o horário da medicação. Que era 20 gts de 12/12. Hrs, pra 40,a cada 24hrs. a noite após ela jantar. fiquei com medo. Isso tá correto? Por favor ajude-me

  23. Minha filha convulsionou a primeira vez com 1 ano e 3 meses, teve febre alta de 39,5 por conta de uma otite, foi assustador, levei ela ao pedi, e ela me tranqüilizou, explicou q n era grave e q n deixava seqüela nenhuma, desde então a cada febre é uma preocupação imensa. Agora ela está com 2 anos e 25 dias, e domingo passado ela teve uma febre baixa de 38 por causa de uma amigdalite e convulsionou novamente, outro susto enorme, levamos ela as pressas ao hospital onde ela internou por 3 dias, agora está super bem, mas a pedi solicitou q agente procurasse um neuro para uma avaliação. Tenho fé q n seja nada, e q vai passar!

  24. Boa noite… Doutora meu neto tem 3anos e teve uma convulsão sem febre do nada.. porem minha nora ganhou outro irmão.. sera pode ter tido algum coisa associada?

  25. oi minha filha teve convusao febril 9m e uma essa semana com 11 meses, nas duas estava com infecçao no ouvido e garganta, e agora o q devo fazer sobre isso? nunca tinha passado p isso, nem visto nada assim, ate acontecer com ela… o q devo fazer? as pessoas estao me falando q cada vez q acontece lesiona um pouco o cerebro. é verdade?

  26. Olá minha filha tem 3anos, teve sua primeira crise com 1 ano e 2meses, ela estava com febre, depois disso ela teve mais umas 6crises, todas com febre, alem dessa crise ela tinha outro tipo de crise por esforço físico ou nervoso, fiz vários exames e levei para Neuropediatra, ele diagnosticou epilepsia de lobo temporal, depois disso ela passou três meses sem crise, toma depakene, só que no dia 14de outubro de 2016, a febre dela subiu muito rápido por causa de uma gripe, não conseguimos abaixar, e ela acabou tendo outra crise.
    Gostaria de saber se mesmo ela tomando remédio para a epilepsia, ela pode ter crise?
    No total ela já teve 12 crises a maioria por estar com Febre.

  27. Ola boa noite . Meu filho depois que começou a tomar o fenobarbital não teve mais febre tem alguma coisa a ver?

  28. Meu filho teve a primeira crise com febre com 1 ano, depois de um tempo deu novamente 2, em menos de 10 horas; ele ficou internado, depois de um mês teve outra, agora teve faz uns 2 meses ele fez o eletro e gracas a Deus deu normal, ele esta com 2 anos e três meses; ha 20 Dias a neuro passou pra ele o fenobarbital, e ele não teve mais febre. antes do remédio ele tava tendo direto febre eu entrava em desespero só de ver o termômetro marcando 37,7…

  29. Ola,meu bebê teve convulsão por febre aos 11 meses,hj ele esta com 1 ano e 2 meses,foi diagnósticado c hidrocefalia supratentorial,sinopatia e perca de audição nos dois ouvidos,ele tem febre constante,estão investigando a causa dessas febres,mas tenho medo pq ao mesmo tempo que ele esta bem,sobe a febre de repente,tenho que fica monitorando com termômetro e intercalando com banhos.

  30. Minha filha acabou de ter uma convulsão foi muito desespero porque nunca tinha passado por isso ela tá em observação acho que é uma convulsão porque ela ficou se retorcendo e virando os olhos foi muito desesperador pra min.

  31. Minha filha teve com 1 ano e 2 meses, foi a pior cena da minha vida, foi de madrugada durei menos de 2 minutos,corremos para o hospital,chegando la estava com 39 de febre, mas antes de dormir estava com 37,7 , o dr falou que deu essa convulsão por a temperatura subiu rapido de mais,e o organismo não aguentou, mandou eu fazer um eletro nela depois de 15 dias do acontecido. Marquei para o dia 26/07/2016, depois veio contar o que deu, mas rezando para que não de nada com minha joia mais preciosa,

  32. Olá boa noite, tenho um filho de 2 anos e três meses, meu filho teve uma crise semana passada, ainda estou me recuperando do susto, não sei que fazer, ae devo fazer exames dizem que faz mal por ele ser novinho, meninas me ajudem estou tão nervosa.

  33. Boa tarde Dra., meu filho apresentou a 1 convulsão com 1 ano e um mês (Janeiro de 2015), devido a febre ocasionada por uma sinusite, após em Abril do mesmo ano teve outra convulsão por pneumonia e 20 dias depois outra por gastroenterite, após esse episódios procuramos um neuropediatra e começou a trileptal, ocorre que após seis meses de tratamento ele voltou a ter convulsão quando tem febre mesmo tomando 4ml, agora fizemos exame para ver a dosagem de oxacarbazepina e deu 10.1mg/L. Conversei com o médico e o mesmo quer dar outro remédio para complementar o trileptal.. Enfim, gostaria de saber se não seria melhor trocar a medicação, pois tenho medo de ministrar muitos remédios aos mesmo tempo, pois ele hoje tem 2 e 6 meses e pesa 16.420Kg.
    Muito obrigada!

  34. Olá meu filho teve convulsão com 6 meses de idade e foi orivel e agora com. 2 anos e 3 meses teve novamente. Por conta da febre alta muito orivel levei ele no médico tenho medo q tenha de novo e agora irei levar ele na consulta com o neuro para ver se ficou alguma sequela pessoal muito a Deus q ele esteja bem estou desesperada isso aconteceu na madrugada de domingo dia 15 do 05 de 2016 preciso te concelhos mim ajudem obg

  35. No dia 2 de maio minha filha tem 1 ano e 2 meses, estava na escolinha. Estava bem, ate que deu febre. Estava 37.4. Fui buscala. Quando cheguei la, mais ou menos 20min depois ja estavam com a ambulancia pois estava em crise convulsiva. O pico da febre foi 37.8. Levaram p o hospital. Esta internada ainda fazendo varios exames. Deve ter alta hj. Estou com muito medo de leva la para casa. Medo que ela tenha uma crise destas.

  36. Meu filho de 1a8m teve uma convulsão dia 27/04, foi desesperador, ele tinha passado o dia com febre muito alta, chegava a 40.4°c, dava banho, paracetamol mais não passava, aí a pediatra receitou Dipirona. Havia acabado de chegar da pediatra quando aconteceu a convulsão, ele estava no colo do meu esposo comendo um biscoito, de repente ele deixou o biscoito cair e baixou a cabeça, quando meu esposo ´percebeu ele estava tendo uma convulsão, jogou nos meus braços e correu para ligar para a pediatra, ela pediu que corrêssemos para o hospital, quando cheguei lá ela estava com a convulsão, como não tinha medico, depois que ele melhorou, levaram ele para a cidade vizinha para ser examinado. Graças a Deus não teve nenhum sequela, mais ainda fico me lembrando daquele dia e morrendo de medo de acontecer de novo. Hoje ele já está melhor, agora o irmão dele, que é gêmeo com ele, também está doente, só que o cuidado é redobrado para a febre não subir muito.

    Uma dica, sempre que seu filho estiver com febre, dê banho morno nele, nunca frio, pois o banho frio dar calafrios e isso faz com que o corpo aumente a temperatura para sair daquela situação de frio, e o banho levemente morno faz com que o corpo tente baixar a temperatura. Banhos demorados de uns 15min/ 20min. Fique jogando agua na cabeça até você sentir que a temperatura do corpo dele baixou mais.

  37. Minha dúvida é quanto ao medicamento como gardenal pode causar algum problema em minha filha ar retardamento ou outro problema?

  38. Morrendo De Medo Que O Meu Filho tenha Convulsão. Ele Tem 2 Anos, E Ele Estava Com 39.4 De Febre… Que Nada Disso Aconteça Com O Meu Filho!

  39. MEU FILHO TEM 1 E 6 MÊS E JÁ É A SEGUNDA CONVULSÃO QUE ELE TEM POR CONTA DE FEBRE, EU DOU DIPIRONA E BANHO COM AGUÁ FRIA MAIS A FEBRE NÃO PASSA ESTOU COM MUITO MEDO POIS NÃO SEI QUE MEDICO PROCURAR..

  40. Minha filha tem 1 ano e3 meses teve uma convulsão a 2 dias foi por causa da febre que chegou a 39,0 foi a primeira vez eu estou muito assustada ainda quando começa a aumentar a temperatura já começo a tremer de medo que tenha novamente.

  41. Minha filha tem 1ano ela teve a primeira convulsão o neuro não passou isame da cabeça dela e passou 3anos de gadernal isso e normal ela também quando ela
    Dormi ela fica mechendo o corpo isso é normal

  42. Minha filha tem 1ano ela teve éo neuro não passou isame da cabeça dela e passou 3anos tomando gadernal isso e normal i depois qui ela teve quado ela dormi ela fica mechendo o corpo isso e normal

  43. Quando minha filha tiver com febre debor cobrir ela com cobertor a noite e usar o ventilador

  44. tem uma netinho de 2 anos de idade, e teve o primeiro ataque de convulsão, através de uma febre de 39,5 graus, estou muito preocupada se tenho que levar a um neuro ou não pois segundo a pediatra que atendeu, me informou que ele não ficou com sequelas e fez exame de sangue, urina e raio x, mais os familiares ficam me falando que tenho que levar a um neuro com urgência pra saber se foi de comida ou da garganta que provocou essa convulsão, pois cedo ele estava com o corpo febril, medicamos com dipirona e eu não sabia que poderia dá outro antitérmico, antes das seis horas de reação, pois ele dormiu e acordou, mais a mãe me avisou que só poderia dá outro medicamento após o peíodo extipulado sobre orientação.

  45. Olá meu filho tem 1ano e 2 meses; ele teve uma convulsão febril há oito dias, fiquei desesperada, mas no histórico da minha família e do pai dele não tem ninguém que teve isso .Eu queria saber se isso é mesmo genético? e pq ele ficou, apos a convulsão, cansando, ele nunca cansou? com o rosto inchado?

  46. Minha filha tem 8 anos e no dia 21/03/2016
    Teve convulsão febril 38.8 o neuro passou um eletro para ver se é febril ou epiléptico , ela teve convulsão com 1 ano 3meses fez eletro não deu nada . Agora com 8 anos foi horrível .

  47. A minha pequena ta com 1 não é 4 meses.Há dois meses fez convulsao febril e agora fez de novo.A negro passou Dia em retal para quando estiver febre dar para evitar possível convulsão. Ela fez EEG e deu normal

  48. olá meu filho de 01 ano teve duas convulsões febris a medica passa ou pra ele tomar um remédio controlado por dois anos isso é certo?Esses remédios vão atrasar o desenvolvimento dele?

  49. Olá minha filha tinha 8 meses quando ela teve a primeira convulsão toda vêz que ela tinha febre ela tinha convulsão aí o médico pediu pra mim fazer uma tomografia e passa ela no neuro, eu fiz a tomografia levei pro médico ele disse que ela não tinha nada e que ela não era epilética e disse que o cérebro dela é verde e que ele vai amadurecer aí para as convulsões e passo FENOBARBITAL pra ela tomar todas as noites ele disse que ela vai toma esse remédio até 5 ou 6 anos isso tá certo? Só em pensar em febre eu já fico com medo nem durmo direito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *