Doppler Transcraniano

Por Maramelia Miranda (Atualizado em Fev 2018)

tags::: DTC, Doppler transcraniano, anemia falciforme, US transcraniano, US Doppler transcraniano, onde fazer Doppler transcraniano, indicações médicas

Onde fazer o exame US transcraniano da substância negra (ou mesencéfalo) – Clique AQUI

 

O Doppler transcraniano (DTC) é um exame de ultrassonografia que faz a avaliação da circulação intracraniana. Do mesmo modo que temos o US Doppler das carótidas e vertebrais, que avalia por ultrassom estes vasos no pescoço, temos o DTC para avaliar as grandes artérias no cérebro.

Ele ajuda, ou seja, está indicado principalmente na investigação e conduta dos pacientes suspeita ou já com algum diagnóstico de doença vascular cerebral.

O exame permite uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva do fluxo sanguíneo nas principais artérias cerebrais.

O DTC é um exame indolor, que pode ser repetido, sem qualquer risco para o paciente, e permite a avaliação durante maiores períodos, como, por exemplo, na pesquisa de microembolia para o cérebro, de fontes ou coágulos cardíacos ou de placas nas carótidas.

As doenças principais, para as quais o exame de Doppler transcraniano é solicitado pelos médicos, são as seguintes:

— AVC isquêmico

— Pesquisa de repercussão circulatória em pacientes com estenose de carótida

— Pesquisa de microembolia em estenoses de carótida

— Pesquisa de vasorreatividade cerebral, em estenoses de carótida

— Pesquisa de Shunt direita-esquerda — na suspeita de Forame Oval Patente

— Anemia Falciforme, para avaliar o fluxo sanguíneo das crianças e indicação de transfusão

— Investigação de vertigens, ou labirintopatias – para avaliar circulação vertebrobasilar

— Pesquisa e acompanhamento de estenoses arteriais intracranianas (artéria cerebral média, sifão carotídeo, da artéria vertebral ou artéria basilar)

— Síncopes, ou desmaios

— No ambiente hospitalar, em casos de suspeita de Morte Cerebral, e Hemorragia Subaracnoidea (HSA) por aneurisma cerebral

 

2 thoughts on “Doppler Transcraniano”

  1. Tive inchaço no lábio direito E dormência no braço direito.fiz um dopller transcraniano.o resultado foi circulação rápida para o cérebro. O neuro receitou Frontal de 1ml.2x por dia. Tomei dormi 15 horas. E dor de cabeça constante. E perigoso essa circulação rápida?

  2. Tive um inchaço no lábio esquerdo, e dormência no braço direito. Fui no neurologista. Fiz um DOPPLER transcraniano. O resultado e que tenho uma circulação rápida para o cérebro. E perigoso? E para tomar FRONTAL 1 Mg 2 x ao dia. Tomei um dormi 12 horas ou mais. Sinto dores de cabeça com o remédio. Torneiras. O que fazer???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *