Microangiopatia cerebral

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Agosto de 2020.

tags: rarefação mielínica, gliose cerebral, angiopatia cerebral, microangiopatia cerebral.

O que é microangiopatia?

Pode ser uma alteração benigna, do envelhecimento, por alguma doença oculta… Ou pode ser um AVC isquêmico… Depende.

Este termo pode aparecer em algum resultado de exame de imagem neurológico, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio. Muitas vezes descrito nos laudos de exames como gliose, rarefação mielínica ou angiopatia, trata-se de um termo médico usado para descrever quando alguns pontos pequenos do cérebro, geralmente em áreas mais profundas, recebem pouco oxigênio, glicose e irrigação sanguínea, levando à morte dos neurônios nestes pontos – veja mais sobre Gliose – AQUI.

+++ Veja também: Gliose cerebral

+++ Veja também: AVC Isquêmico

+++ Veja também: Alzheimer: Reconhecendo os seus sintomas

A aparência da microangiopatia no exame de tomografia é de uma área (ou áreas) mais escuras.

Na ressonância magnética, nas sequências T2, a microangiopatia ou focos de gliose aparecem como pontos ou áreas brancas, contrastando com o cérebro normal (de cor cinza) – figura AQUI.

fasekas

Imagens de ressonância magnética do crânio, de 3 diferentes pacientes: as manchas brancas, no meio do tecido cerebral mais acinzentado, são o que chamamos de gliose. Na figura, vemos graus de gliose leve (poucos focos), moderada (figura do meio) e mais grave, com focos de gliose confluentes.

Algumas doenças crônicas frequentes na população predispõem os indivíduos a ter maior ou menor número destes pontinhos brancos no cérebro, como:

  • hipertensão arterial (pressão alta) crônica, principalmente quando não bem controlada
  • diabetes
  • aumento de colesterol ou triglicérides
  • síndrome da apneia do sono
  • doenças cardíacas, coração dilatado
  • infarto do miocárdio prévio
  • arritmias cardíacas, como fibrilação atrial
  • doença renal crônica
  • hábitos de vida ruins, como fumar, etilismo diário e sedentarismo
  • envelhecimento, idade mais avançada

O envelhecimento normal também pode evoluir com áreas de microangiopatia no cérebro. Não tem jeito. Faz parte.

As lesões de microangiopatia cerebral, em geral, se tênues, pequenas, iniciais, esparsas, não dão nenhum sintoma.

Entretanto, se houver progressão ou aumento destas lesões, ou sua confluência – ou seja, ao longo de anos as lesões começando a “se juntar” no cérebro – como por exemplo, em micro-isquemias cerebrais silenciosas, o indivíduo afetado pode ter problemas progressivos de memória, linguagem e cognição, até casos extremos que podem desenvolver demência. Nestes casos, as manchinhas podem ter sido AVCs isquêmicos antigos, que foram se juntando e formando as áreas brancas…

Geralmente estes casos mais sérios, com maiores manchinhas, são as pessoas que não se cuidam, não vão ou não tem acesso a médicos, medicamentos, não controlam seus problemas de saúde crônicos, ou continuam a ter hábitos de vida ruins, como o sedentarismo, fumar e excesso de ingestão de álcool.

O que fazer com a microangiopatia?

Simples assim: Cuide-se. Procure um médico, clínico, ou cardio, ou um neurologista.

Tome seus remédios de pressão alta, mantenha sua pressão arterial em no máximo 120 ou 130×80 (12 por 8), cuide do seu diabetes, se tiver. Controle seu peso. Faça atividade física. Faça exames de check-up regulares. Tenha hábitos e alimentação mais saudáveis.

Identifique se você tem algum fator de risco para desenvolver a microangiopatia. Na dúvida, procure um neurologista e converse sobre o problema, o grau do que foi encontrado, e as medidas para evitar a progressão.

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

Leia mais…

+++ AVC Isquêmico

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com residência e pós-graduação em Neurologia pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

TEM MAIS DÚVIDAS??? LEIAM AS VÁRIAS PERGUNTAS DOS LEITORES ABAIXO… E AS RESPOSTAS…

276 thoughts on “Microangiopatia cerebral”

  1. Tive acidente com cardiversor sou enfermeira depois do acidente tenho dor no braço direito não tenho semcibilidade mão direita.qiando tenho muita dor .aí minha cabeça vai deitando lado direito fiz ressonância laudo focos de alteração de sinal substância branca dos hemisférios cerebrais nas regiões frontais podendo representar focos gliose habitualmente vistos em paciente com quadro migrânea

  2. Fiz uma Tomografia e o resultado foi minima hipodensidafe na substancia branca preventricular, centros semiovais e coroa radicada que nesta faixa deve está relacionado à doença microangiopatica. Leve acentuação dos sulcos cissuras corticais associado a dilatação compensatório e proporcional do sistema ventricular supratentorial. IV ventrículo Anatomico

  3. Olá doutor fiz uma ressonância é Deus manchas brancas não inespesificas o neurologista né passou 2 cardamazepina2 floxetina é um remédio de nervo Torga preta pela manhã a tarde tomo2 cardamazepina,é,1,floxetina a noite 2 cardamazepina é Rivotril eu mesma cortei o lozartana 2vezses au dia por que so ficava caindo é todo dia ela tá normal estava dando eplepsiia parou mais tem também uma falsa eplepsiia que as vezes se torna real ou por nervo ou emoções o médico tive que não tenho cura quando criança já tomava idantal é gadernal e assim eu vivo minha vida

  4. Ola´, tenho 65 anos e fiz uma tomografia o diagnóstico é microangiopatia subcortical periventicula fronatl e pariental Fazekas III, eu cuspo bastante não consigo engoliar a saliva e emagraci uns 30 Kg.

  5. Meu filho tem 1 ano e 1 mês e 25 dias. o laudo dele de Tomografia deu assim ” leve acentuação dos sulcos e fissuras encefálicas corticais associado a alargamento do espaço liquórico periencefálico bifrontal , mais proeminente que o habitual para faixa etária, podendo representar algum grau de redução volumétrica encefálica. Sugere estreita correlação com dados clínicos pregressos.

  6. Boa noite Dra meu pai fez uma tomografia computadorizada e deu impressão diagnóstica microanngiopatica na substância branca telencefalica e múltiplas lacunas isquemicas supra correspondem a doença cerebovascular e grave

  7. Exame solicitado em caráter de urgencia

    Interpretação:

    Placas ateromatosas parcialmente calcificadas nas carótidas internas e no sistema vertebro-basilar

    Hipodensidades focais na subståncia branca periventricular e no centro semioval cerebral. possivelmente relacionadas a manifestações de microangiopatia aterosclerótica. Demais segmentos do parênquima cerebral com coeficientes de atenuação preservados. Alterações involutivas encefálicas próprias do periodo etário, traduzidas por ampliação dos sulcos entre os giros corticais e fissuras Sylvianas, bem como leve dilatação compensatória das cavidades

    ventriculares Linha média centrada.

    Parenquima cerebelar e tronco cerebral com morfologia e densidade preservadas O IV ventriculo é mediano e de calibre normal. Seios paranasais, ouvidos e mastoides sem anormalidades nas porções demonstradas.

    Obs.: Na dependência dos sintomas, sugere-se controle evolutivo em 24/48 horas

    Dy Gustavo G Traebert CREMERS 44824

  8. Ola doutora tudo bem?
    Meu pai tem uma microangiopatia, ateromatose das artérias carótidas internas. Isso pode ocorrer perda da visão momentânea, pois ele vira e mexe tem isso, está traumatizado, não quer ficar mais sozinho em casa, diz que não dorme direito de noite, sabe me dizer algo?

  9. Bom dia Dra. Eu sou Auci tenho 57 anos. Eu fiz uma ressonância magnética do crânio o laudo deu:
    Sinais de discreta microangiopatia/gliose o que isto quer dizer?
    Fatores que fiz este exame?
    Tenho pressão alta
    Eu tendo muito esquecimento
    E engordei 13kg depois desta fazer de menopausa será que tem haver isto. Desde já agradeço pela sua atenção obrigada.

  10. Olá! Minha mãe fez uma tomografia mais ainda não mostrou para o médio porém deu um resultado “sinusopatia esfenoidal esquerda queria saber o significado de e grave estou com o coração a mil 😭😭😭😭

  11. Como falei no texto, andreia, podem ser várias coisas, a depender do aspecto das imagens, e da história clínica do doente. Sugiro que vc veja com o neuro ou médico que pediu o exame dele. Marque a consulta para tirar suas dúvidas, se não foram esclarecidas no texto que escrevi…

  12. Ola meu pai tem 65 anos; ele fez uma tomografia o diagnóstico deu leve redução volumetrica das regiões peri sylvianas frontotemporais, mais evidente a esquerda, sinais de doença microangiopatica da substância branca supratentorial. Gostaria de saber o que isso quer dizer.

  13. Olá Doutora,meu pai tem 70 anos,e tinha uma (memória muito boa),mas ele caiu da própria altura e bateu a cabeça ,na hora sangrou um pouco e ele ficou zonso,achei q não tinha sido grave porque ele não apresentou alterações depois do ocorrido,e não fui ao médico porque fiquei com muito medo de sair com ele por conta da pandemia, então fiz o curativo em casa e cicatrizou, porém com 20 dias depois da queda ele está aerio, não reconhece a casa,e nem as pessoas ,fala conversas aleatórias e não consegui controlar a urina,fica o tempo todo urinando,então levei ele pra fazer tomografia e o resultado foi esse:
    _lacunas crônicas núcleo -capsulares bilaterais
    _hipotenuaçao difusa de substância branca(microangiopatia?)
    _restante parênquima encefalico com valores de atenuaçao normais.
    _proeminência difusa e simétrica de sulcos ,cissuras e cisternas
    _ampliação nao-hipertensiva do sistema ventricular
    _linha média centrada
    _estruturas passa a fiscalizadas de aspetos preservado

    Por favor me ajude ,NÃO consigo dormir ,estou muito preocupada, porque ele da noite pro dia ele ficou assim,tendo em vista que ele tinha uma memória excelente, não sei se vai responder meu comentário mas oro pra que você me responda,se puder é claro,Deste já agradeço.

  14. Boa tarde.
    O que seria o diagnóstico de uma ressonância que diz :Hipotrofia dos lobos temporais e dos Hipocampos,principalmente à esquerda .Sinais de leve microangiopatia. Gratidão

  15. caso de microangiopatia cerebral identificado na RNM, tem indicação de estatina e aas? paciente com antecedente pessoal de HAS, dislipidemia (colesterol total= 220, HDL 71; Triglicerides 159
    grato

  16. E chamo vilma fis uma ressonancia do cerebro e deu demencia cognitiva e microangiopatia o meu medico fisse que alem do Alzame tenho micros AvC isto e verdade tenho 52 anos por favor me responda e muito obrigado deus abencoe

  17. Na Ressonância da minha sogra esta como focos inespecificos de alteração de sinal na substância branca dos hemisférios cerebrais, provavelmente focos de glicose relacionados a microangiopatia moderada

  18. dotora-a meu nome é Maria AP costa meu diagnóstico e de uma ressonância lesão expansiva ovalada extra -axial no aspecto posterior esquerda compatível come meningioma te terminado mínimo defeito leve redução volumética.anomalias focais do sinal em substâncias brancas supra -tenteroria compatireis com isequmeia /glicose /desmielinizacao relacionadas a leucomicroanagioptia. me ajude pelo amor de DEUS

  19. Na verdade é uma pergunta. Minha tomografia computadorizada do crânio encefálica, na conclusão está escrito: REDUÇÃO VOLUMÉTRICA ENCEFÁLICA DIFUSA E SIMÉTRICA, ACENTUADA PARA A FAIXA ETÁRIA. Tenho 43 anos. Gostaria de saber o que isto significa.

  20. sou medico fiz ressonância magnética deu microangiopatia , as vezes sinto vertigem, tontura, mas o que mas me incomoda e uma leve dor de cabeça,e a cabeça pesada como estivesse cheia de pedras, insonia e muito estreses muita ansiedade… peço ajuda meu colegas… estou com 85 anos mais me sinto forte faço academia. agora esse desconforto está me afastando dos exercícios.

  21. Cheguei neste site pesquisando sobre resultados de exame de TC de um tio, 74 anos, obeso (125kg atual, já foi mais de 140) deficiente mental, a TC foi feita pois ele já tem de muito tempo um tipo de fraqueza do lado direito do corpo, o que o impede de se locomover (andar) sem ajuda.
    Minha missão é poder devolver a este homem a liberdade de ser uma pessoa normal, ou o mais próximo disso possível, dentro de suas limitações.
    Ja tive muito sucesso nessa minha caminhada e até agora o que fez a maior diferença na vida dele foi fazer uma dieta de baixo carboidratos e açúcar, essas duas juntas são substancias muito danosas ao nosso corpo e mente quando consumidas em excesso e por longos períodos, são DROGAS muito piores que tabaco e álcool JUNTAS, Se vocês querem devolver uma vida normal a seus entes queridos procurem se informar sobre dietas low carb / cetogênicas, resultados aparecem já em 10 a 15 dias.

  22. tc-crânio sem contraste …resultado:
    Discreta redução volumétrica encefálica difusa com dilatação do espaço subaracnóideo. Tenue ipodensidade mal definida na substancia branca supratentorial periventricular. Provável microangiopatia

    DISCRETA MICROANGIOPATIA DEGENERATIVA DA SUBSTANCIA BRANCA SUPRATENTORIAL alteração volumétrica do parênquima encefálico.

    Ateromatose carotídea e vertebrobasilar

  23. sinto um peso muito grande na minha cabeça é como se tivesse carregando dentro da minha cabeça o tempo todo durmo e acordo sentindo o mesmo cansaço e um peso que começa do pescoço para cima eu durmo e acordo cansada é como se tivesse carregando pedra na cabeça o tempo todo eu não estou mais aguentando este peso que esta me matando pouco a pouco ja fazem 20 anos se tivesse começado agora eu diria que era alguma coisa relacionado a idade, eu estou envelhecendo mais estou vivendo esta tortura há muitos anos acho que não morri ainda porque sou muito forte mais não queria morrer assim porque tenho que morrer assim,sem nem uma qualidade de vida será sera que ainda resta uma esperança para mim estou sofrendo tanto que as vezes tenho vontade de por um fim na minha vide um fim no meu sofrimento,eu ja procurei ajuda de tantos medicos mas nenhum que se interece em saber o que fazer pra me ajudar será que para pessoas assim como eu sem posses não existe um medico no mundo?tem que morrer sem socorro por ser pobre as veses penso que pobre não deveria ficar doente,mai fica…eu sei que não vai adiantar nada,sei que falar não vai resolver sei que vou levar a minha vida até aonde der,

  24. Porque as pessoas descrevem resultados de imagens de TC com interpretação , sintomatologias etc… se não há retorno?
    Está claro que não obterão respostas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *