Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Julho de 2020. 

O AIT – sigla usada entre os médicos para simplificar o termo ataque isquêmico transitório, ou mais simplesmente uma isquemia transitória, é um problema neurológico que, como o nome já explica, acontece transitoriamente, vem geralmente de repente, subitamente, provoca os sintomas no paciente, demorando alguns minutos ou horas, havendo sempre a recuperação total daqueles sintomas ocorridos.

Se houve recuperação mas ainda restaram sintomas, mesmo que leves, não foi AIT, mas sim um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Se houve recuperação e nada mais restou dos sintomas ocorridos, pode-se dizer que foi clinicamente um AIT.

Fatores de risco para AIT (os mesmos do AVC)

Os fatores de risco mais conhecidos para AVC ou AIT são:

— Idade (mais frequente quanto maior a idade);

— Genética (história familiar de muitos casos de Acidente Vascular Cerebral – AVC ou doença cardíaca);

— Tabagismo e sedentarismo;

— Doenças como o Diabetes, aumento de colesterol ou triglicérides (dislipidemia), ter doenças cardíacas, arritmia cardíaca ou história de um infarto prévio.

Entretanto, os jovens e adultos mais jovens que não tem nada disso também podem ter um AIT ou AVC. Nestes casos (dos jovens), a pesquisa do que causou o AIT ou AVC deve ser mais detalhada.

As causas mais frequentes de AIT ou AVC em jovens são as dissecções arteriais, o forame oval patente, uso de medicações tóxicas ou drogas ilícitas, e casos de AIT ou AVC relacionados a crises de enxaqueca.

Sintomas

No AIT, o que ocorre é uma obstrução ou entupimento momentâneo, transitório, de algum vaso que irriga o cérebro. O vaso (artéria) leva o sangue, oxigênio e glicose para sua correspondente região cerebral.

Como no AIT, naqueles minutos ou horas, o sangue não chega naquele local irrigado pelo vaso entupido, aquela região deixa de fazer a sua função, e o paciente sente os sintomas de acordo com a região e vaso (artéria) afetados.

O mais comum é ocorrerem sintomas simulando um derrame, ou AVC – acidente vascular cerebral. Portanto, o susto é grande! Principalmente se a pessoa já conhece quais sintomas podem ser um AVC…

O mais importante para saber reconhecer os sintomas do AVC ou AIT é que sempre, ou quase sempre, eles ocorrem subitamente, de um minuto para o outro, sem avisar.

Geralmente a pessoa ou familiar sabe exatamente em que horário começou, o que estava fazendo na hora do início (exceto nos casos em o paciente tem o AVC ou AIT estando sozinho, acorda com aquele sintoma, ou é encontrado desmaiado por testemunhas).

A seguir, enumero os principais sintomas de um AIT (e também do AVC):::

  • — Alteração súbita da fala, com dificuldade para completar as palavras ou frases, ou começar a ter a fala enrolada;
  • — Alteração súbita da força num membro (braço ou perna) ou em um lado do corpo (braço e perna do mesmo lado), ou nas pernas, com fraqueza e diferença de força em relação ao lado normal;
  • — Alteração súbita da sensibilidade em um lado do corpo;
  • — Desvio da boca para um dos lados (a boca começa a “entortar”), de início súbito;
  • — Alteração súbita e intensa do equilíbrio, com dificuldade de andar, náuseas e vômitos junto ao sintoma do andar;
  • — Alteração visual de início súbito – pode ser uma visão embaçada, tremida, visão dupla, visão ardendo de repente, perda ou embaçamento de um dos lados da visão;
  • — Alteração súbita da audição, junto com náuseas, perda do equilíbrio e dificuldade de andar;
  • — Sonolência de início súbito, com parada da fala;
  • — Convulsões e sonolência excessiva vindo juntas e de forma súbita;
  • — Dor de cabeça de início súbito e muito, muito forte.

 O que fazer na suspeita de um AVC ou AIT?

O mais importante: não ficar em casa esperando os sintomas passarem (pois você pode estar perdendo tempo no tratamento). O paciente com esta suspeita deve ser levado imediatamente para um hospital, de preferência que tenha um setor de emergência com médico e tomografia disponível 24 horas por dia. Isso faz toda a diferença, pois no caso de ser indicada a trombólise (tipo de tratamento para dissolver o coágulo em AVC isquêmico), é importante ter pelo menos a tomografia realizada até 3-4,5 horas do início dos sintomas.

Outro modo de ação que pode ser efetivo (dependendo da cidade e eficiência do SAMU…) é chamar o serviço de emergência do governo – SAMU, pelo fone 192. Mas tomem cuidado porque algumas cidades possuem este serviço muito eficiente, que chegam rapidamente no local do chamado, e outras não…

Portanto, caso você chame o SAMU e esteja demorando, não perca tempo: arrume um carro ou transporte e leve a pessoa ao hospital.

Exames necessários

Sempre na suspeita de um AIT ou AVC, na emergência, sempre devemos fazer uma tomografia de crânio, para excluir se houve ou não hemorragia. Depois, dependendo de caso a caso, o paciente pode ser internado para observação nos primeiros dias, e termina de fazer outros exames importantes no hospital e depois em laboratórios. Além da avaliação pelo médico neurologista, para analisar se há alguma alteração neurológica, os exames mais comumente pedidos para estes casos são:

  • — Tomografia do crânio
  • — Angiotomografia do crânio e vasos do pescoço
  • — Ultrassonografia das carótidas e vertebrais
  • — Ressonância magnética do crânio
  • — Angiorressonância do crânio e/ou artérias cervicais (vasos do pescoço)
  • — Ecocardiograma e eletrocardiograma
  • — Exames de sangue
  • — Holter de 24 horas
  • — Doppler transcraniano

Dependendo da idade, dos fatores de risco de cada paciente, de como foram os sintomas de cada caso, o neurologista pede uma bateria ou outra de exames para investigar.

Tratamento

Depende da fase em que a pessoa que teve o AIT está…

Tratamento do AVC nas primeiras horas e dias – Fase aguda

A primeira coisa: a família ou o paciente não ficar esperando os sintomas que parecem um AVC passar. Em casa. Marcando bobeira.

Logo que sentir algo parecido ou suspeito de um AVC, corra ao hospital!!!!! Quanto mais rápido for reconhecido, mais rápido poderá ser tratado.

Na emergência, ou seja, nos primeiros minutos e horas de um AVC, o certo é correr ao hospital, entrar pela emergência e logo, em pelo menos 20-30 minutos da entrada do hospital, já ter feito a tomografia de crânio e ter sido avaliado pelo médico. Isso é uma emergência médica, pois as terapias feitas nas primeiras 3-6 horas de um AVC podem minimizar, ou até mesmo reverter totalmente sequelas neurológicas.

A realização rápida da tomografia é primordial, pois este exame é o principal para separar, diferenciar se o AVC foi isquêmico ou hemorrágico. Isso muda frontalmente o tratamento.

Em sendo um AVC Isquêmico, a terapia correta se o paciente chegar até 4-4,5 horas do início dos sintomas é dar o medicamento alteplase, que é um tipo de trombolítico que dissolve o coágulo e restabelece o fluxo de sangue no cérebro. Se o paciente tiver uma obstrução de uma grande artéria anterior, como a cerebral média ou carótida interna, além do alteplase, o correto é levar este paciente para a hemodinâmica, para fazer um cateterismo e desobstruir localmente o vaso.

Quando já se investigou e descobriu a causa do AVC isquêmico, o medicamento a longo prazo dependerá principalmente da causa do AIT (ou AVC) ocorrido. Daí a importância de se ter ideia do que causou aquele evento e do paciente ser bem investigado.

O pilar principal de tratamento da maioria dos casos de AIT ou AVC isquêmico é controlar bem os fatores de risco que podem ser controlados (baixar colesterol, diabetes, retirar o cigarro, excesso de álcool, reduzir obesidade, etc…), controlar muito bem a pressão arterial nos pacientes que tem pressão alta, e usar medicações que afinam o sangue, com a intenção de fazer o sangue circular melhor nas artérias e veias, evitando a formação de trombos ou coágulos, e consequentemente, os sintomas de AIT ou AVC.

Os medicamentos mais usados na prevenção dos AITs e AVCs isquêmicos são a aspirina ou AAS (doses baixas, de 80 a 325mg ao dia), clopidogrel, warfarina, rivaroxaban, apixaban e dabigatran.

Usar um ou outro da lista acima irá depender da causa do problema, e da indicação de maior ou menor proteção em relação à formação de trombos e coágulos.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

Outros assuntos relacionados a este aqui…

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Dissecção da artéria vertebral

Forame Oval Patente e AVC Isquêmico

Aneurisma Cerebral

185 thoughts on “Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória”

  1. Bom dia.
    Tive covid 19 em Janeiro,foi leve ate os 14 dias,depois comecei a me sentir mal com dores de cabeça tonturas n conseguia fazer mais nada.
    Fui diaguinosticada com sinais de hipertensão Intracraniana benigna. Tomei diamox e corticoides por dez dias,depois disso n tive mais dores de cabeça. Fui recuperando aos poucos. Depois de 2 meses,ando me sentindo mal pressão do nada sobe coração vai a 120.De duas semanas pra ca,comecei a acordar com fraqueza nos braços cabeça confusa,e a pressão até 14/10.
    Fui na neurologista ela disse que posso estar tendo um ATI,mas n mi deu remédios,só olhou minha tomografia que está normal.
    Estou com muito medo,pois essas sensações vem derrepente!
    Sera que realmente estou tendo um ATI?

  2. Olá ,tenho 27 anos 68 kg nao bebo fumo ou uso drogas e fasso exercicios porem a 1 ano minha fala de uma hora pra outra começa a embolar e nao consigo entender oque estao falando ao meu redor ostaria de saber se isso pode ser AIT obrigado!

  3. Doutora ha quase três meses comecei com sintomas de formigamento do lado esquerdo, com pé gelado e fraqueza, dores de cabeça , no peito e me braço. em um dia que estava muito ruim fui ao pronto socorro e lá cheguei com pressão alta e batimentos acelerados. Fizeram exames, inclusive uma tomografia do coração e exame para detectar trombos e não deu nada de errado. Passei com cardiologista que fez ecocardiograma e holster 24 hora, detectando apensas arritmia. Estou tomando Propanolol 20mg e remédio pra ansiedade mas em alguns dias, especialmente à noite, os sintomas voltam e sinto além disso cabeça pesada, enjoo e vontade de ir ao banheiro. Será que estou sendo tratada para a causa errada?

  4. Thais, tmb tenho 18 anos, e gostaria de conversar sobre, se vc quiser meu numero é 31995816807

  5. Olá, minha tia teve um AIT, foi ao médico e fizeram o tratamento trombolíticos, ela teve alta e um do depois teve de novo, levamos ao PS e de novo ficou internada e tomando anticoagulantes, fazendo o tratamento trombolíticos, teve alta de novo e hoje de novo ela teve mais um episódio que durou minutos e depois ela voltou sem nenhuma sequela. Gostaria de saber se é normal, se durante um tempo ela vai continuar tendo esses episódios, pois agora ela toma remédio em comprimido, mas pode ser que demorem um pouco mais para fazer efeito. Quero saber se isso vai ser recorrente e se quando acontecer de novo devo levar ao hospital todas as vezes que acontecer.

  6. Bom dia Dr meu marido teve um avc isquemico, mais não percebemos .
    Pois era tratado com hérnia de disco e os médicos, diziam ser por isto o que estáva acontecendo com ele .
    Aí resolveram pedir uma ressonância do crânio.
    É deu duas veias entupidas do lado esquerdo .
    Mais a não esquerda perdeu a força
    Isto pode acontecer dar do lado esquerdo ,e a mão esquerda ficar com sequelas

  7. Boa noite
    Gostaria de tirar ia dúvida. Estou geralmente sentindo minha mão entrounchar. Qd percebo fico MT nervosa mas logo tento me acalmar. As vezes passa e outras vezes não . Tb é acompanhado por dormência q dura uns 5min. Já fui a médicos cardiologistas mas eles n dão muita atenção por ser fibromialgica. Enfim, como isso acontece muito, devo buscar ajuda médica? Q especialidade?

  8. Boa Tarde Dr° me chamo Celidalva tenho 65 anos tive no dia 18/12 AIT, já estou tomando anticoagulante e antidepressivo. Mas estou com um zumbido no ouvido e queimor e coceira na cabeça é normal?

  9. Boa tarde doutora, a 30 dias acordei sem enxergar direito o lado esquerdo, tipo perdi o reflexo, fiz ressonância e o neuro disse que foi uma pequena isquemia na área da visão. Fui ao cárdio me medicou p afinar o sangue e baixar. Gostaria de saber se com o tempo minha visão volta ao normal?

  10. Tenho umas crises que parecem ausência, são rápidas e quem já presenciou fala que parece que eu alucino.
    Tive uma consulta com o neuro e tomo medicação para epilepsia, mas não tem efeito e tomo pelas ocorrências, pois não apareceu nos exames.
    Estava almoçando inclusive hoje, e minha mãe até fotografou pois eu não me lembro, pois foi em segundos, eu cochilei do nada e acordei como se nada tivesse acontecido e fiquei com semblante estranho, em outras ocaasiões falo coisas sem nexo.
    Porem tenho vida normal, sou contadora, mas sou muito insegura, pois já bati o carro uma vez nessas crises e não sei como agir, e o que seria o gatilho para acontecer. Queria ajuda, tenho 40 ano, isso começo com aproximadamente 30 anos, em uma fase de muito estress.

  11. Eu tou tonta ainda vista turva dei 3 dias fui pro médico ontem me passou remédio pra tontura e uma remédio tipo vitamina só que ainda Tou tonta leva quantos dias?

  12. Meu marido está falando meio embaraçado e começou cair na rua, após episódio do filho te lo achado em casa evacuado e com xixi,levou upa a doutora pediu nenhum exame pq os clínico q ele já tinha feito deu nada ,acho q ela foi negligente poderia ter feito tomografia,enfim mandou pra casa com omeprazol,desde então anda caindo direto e com voz lenta,tem 59anos é fumando.marwuei neuro para dia 23/11particular mas gostaria do parecer da doutora, obrigada.

  13. Oi, tenho 18 anos acho que sofri um AIT, eu estava bem e do nada veio uma dor de cabeça insuportável, senti tonturas e não consegui ficar em pé, minhas vistas e minha audição embassaram, minha mão e minha língua ficaram dormentes. Hoje me sinto melhor mas sempre que estou tossindo e espirrando eu sinto uma forte dor de cabeça. Esses sintomas podem ser de um AIT?

  14. Bom dia meu nome e divina , minha mae com 77 anos deu um a.v.c transitorio fizemos a tulmografia o neuro passou os medicamentos , em seguida a levei no clínico fez todos exames e tds deram normal , porém o lado direito APós 3 meses de fisioterapia ainda está comprometida, ela não consegue voltar o equilíbrio oque eu faço doutora

  15. Olá,
    Minha filha, de repente teve uma dor na cabeça muito forte, com sensação de desmaio, vista turva,e pontada forte no coração depois desse dia ela vem sentindo dor de cabeça, vista turva como se fosse desmaia, mal estar, ja fez todos exames da ressonância magnética celebral e todos exames referente ao coração, tudo normal.. ainda nao foi medicada , porque ainda nao tem a causa comprovada pelos exames… fico preocupada ,lois ate agora nao teve melhoras….

  16. Boa tarde tive uma isquemia transitória, tontura visão dupla,,não conseguia falar , fiquei com o lado direito durmente, perdi um pouco de força no lago direito principalmente nas mão, depois disso sinto muitas dores nas mãos nas pernas nas costas ,na nuca.

  17. Boa tarde tive uma isquemia transitória, tontura visão dupla,,não conseguia falar , fiquei com o lado direito durmente, perdi um pouco de força no lago direito principalmente nas mão, depois disso sinto muitas dores nas mãos nas pernas nas costas ,na nuca.

  18. Boa tarde doutora a minha mulher tem 30 anos e teve um AVC esquemico mais os médicos aqui de Fortaleza hospital HGF não souberam descobrir a causa pois todos os sinais vitais dela estava normal eles desceram que foi provavelmente por conta do antecosepsionau passou medicamento para ela ela ficou com o lado direito do corpo dormente mais ela anda e pega as coisas só tá durmente . Queria saber se ela pode ficar boa

  19. Boa noite Dra. Neste último domingo derrepente perdi a força nas pernas e consegui sentar no chão e aí tudo começou a ficar muito estranho parecia um pesadelo as paredes e o teto começaram a se mover eu comecei a gritar sensação de que estava morrendo e uma mão não obedecia meus comandos, como se não fosse minha mão estava apavorado com minha própria mão pois não parecia ser minha . Tudo durou acredito que alguns minutos . Fui ao hospital não me mandaram fazer nenhum exame . Aí no dia seguinte não consegui nenhum especialista . Consegui fazer uma ressonância dois dias depois mas não apareceu nada .preciso saber o que aconteceu ?

  20. Boa noite tive um ati até então entao não tive acompanhamento médico devido a pandemia sinto uma tontura absurda que nem andar consigo não tenho coordenação motora tremor incrível não consigo escrever preciso de ajuda lado direito todo dormente m ajude. Por favor

  21. meu pai tem 67 anos e começou a apresentar um tic na face toda e nao fala direito e fica meio com a lingua pesada e nao consegue falar direito , o que pode ser .

  22. Bom dia Dra adois meses tive esquemia transitoria baixei hospital la dentro tive mais umas 10 vezes duravam cerca de 5 a 10 minutos paralização a perna e braço esquerdo entortava a boca falava mal tô bem a perigo novamente?

  23. Quando acusa obstrução em carotida contralateral ao insulto isquemico qual tratamento adequado

  24. Boa tarde doutora. Meu filho com 58 anos sente a perda da visão lateral do olho direito há uma semana e tambem. o reflexo de dirigir automóvel. Fez uma tomografia recente do cranio e apareceu uma pequena mancha. Será AVC?
    .

  25. Boa tarde doutora
    Eu tive no domingo dia 12 de janeiro desse ano alguns sintomas de AVC
    Sentir uma forte dor de cabeça logo veio outras reações sentir meu braço do lado esquerdo e a perna adormecer daí ficou paralisada sem força e minha fala não conseguia expressar nada e uma dor q não passava na cabeça .logo meu esposo viu e de imediato me levou para o hospital chegando lá fui atendida na emergência me levaram pra patos pra fazer uma tomografia mais antes de fazer comecei a voltar a ter minhas reações de volta .e não deu nada no exame assim diz o laldo ,mas até hoje sinto dor de cabeça e meu braço tbm dói muito .o médico disse q eu tive um AVC isquêmico transitório meus exames deu pré diabete e minha pressão estar ocilando no dia estava 15por8 e deu também uma alteração no coração .Quero saber se tive mesmo um AVC e se corro mesmo o risco de ter outro .o q devo fazer?

  26. Boa tarde doutora. A 90 dias atrás sofri um AVE . Hoje me recuperei de todos os movimentos que havia perdido perna,braço e mão do lado direito. Porem a mais de 30 dias passei a sentir dormecia na perna e braço esquerda, lado contrário. O que devo fazer? Meu médico disse q circulação está normal.

  27. Bom dia.
    Tive um quadro forte de uma dor na cabeça acima da orelha esquerda por um periodo de 1 semana, sentia mais ao colocar a cabeça no travesseiro. Nao dei muita bola apesar de nunca ter dor de cabeça. Apos isso percebi uma neblina no olho esquerdo, não liguei pois mexendo com cloro da piscina deramei no rosto, mesmo lavando colocando colírio nada adiantoru. Ai caiu a ficha corri ao cardiologista, já agendei exames, oftalmo já consultei, achou escavação no olho, vou fazer mais exames. Também percebi que as vezes quando caminho tenho a sensação
    que estou flutuando ou mais leve. Pergunta Caso tenha provocado lesões no olho pode ser reversivel e a situação dessa flutuação também é reversível? O que devo fazer para amenizar o quadro até sair o resultado dos exames.

  28. Já faz 2 semanas que estou sentindo um peso na língua, as vezes da a impressão que ela está repuxando pra dentro, e conversando percebi que algumas palavras ta embolada.

    Será que devo procurar um hospital?
    Nunca senti isso antes

  29. boa noite DOUTOR meu pai deu avc no sabado e ficou internado até segunda e voltou a paralizar hoje na terça feira a pressão dele estava a 24 por 12 não estava firmando as perna e nem a voz dele estava saindo sera que volta ao normal

  30. Olá dr.meu marido acordou com a língua embolada e com fala embolada e a boca durmente, o que pode ser isso? Obrigada!

  31. Olá Drª tudo bem? Me chamo Daniela e tenho 33 anos. Sou eplética desde os 12 anos de idade e sempre tive convulsões muitos fortes. De um ano pra cá, percebemos que as minha crises mudaram. Estou tendo crises de “ausência”; Eu simplesmente perco a visão, o meu braço esquerdo e mão ficam dormentes e quando eu volto não lembro do que eu estava falando e com muita falta de Ar. Meu neuro me indicou um Ecocardiograma Transesofágico e descobri que eu tenho Forame Oval P.
    O meu cansaço vem aumentando cada vez mais, e recentemente tive uma crise que adormeceu todo o meu lado esquerdo, porém depois voltou ao normal. Será que essas crises de ‘ausência, seriam AIT? Eu tomo Gardenal e Topiramato para epilespia e não tive mais convulsões, porém sempre tenho essas crises de perder a fala, visão e demais que eu já relatei! Ainda não levei os resultados para o meu neuro.. Gostaria de uma opinião! Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *