Doenças Desmielinizantes

Por Maramélia Miranda **

Tags: desmielinização, caracter desmielinizante, doenças desmielinizantes

Uma doença desmielinizante é qualquer doença no cérebro ou na medula na qual ocorra uma alteração do tipo inflamação na bainha de mielina dos nervos – daí o termo desmielinização. Esta inflamação da mielina pode ser secundária a outra causa (por exemplo, uma vacina ou uma infecção), ou primariamente auto-imune, e prejudica a condução de sinais nos nervos afetados, causando sintomas na sensação, nos movimentos, cognição e outras funções, dependendo dos nervos ou áreas envolvidas.

O termo descreve o substrato anatômico, ou seja, onde está ocorrendo a doença. Em relação às possíveis causas, as doenças desmielinizantes podem ocorer em doenças genéticas, por reações após uso de vacinas, por agentes infecciosos, por reações autoimunes próprias do indivíduo, e outras por fatores desconhecidos.

Dentre as doenças desmielinizantes, a principal e mais conhecida é a esclerose múltipla, que acomete frequentemente adultos  jovens, e atualmente tem o seu diagnóstico e tratamento bastante efetivos.

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, editora do blog iNeuro.com.br.

67 thoughts on “Doenças Desmielinizantes”

  1. Meu marido tem mielite transversa há 5 anos
    Sentiu uma forte dor no servico e caiu sentado sentiu as pernas enfraquecer.
    E faz fisioterapia e a única coisa que voltou foi que ele consegue mexer os dedos dos pés e mexer a perna esquerda
    Ele está numa cadeira de rodas não tem força pra nada.
    É normal quando acontece isso
    Me ajudem

  2. Olá, tenho 18 anos e ha 7 anos tive perda de sensibilidade nos membros inferiores e superiores, perda de controle da bexiga, intestino, na respiração e entre outros. Foi constatado pela RM que eu possuia uma lesão da T11 a C3, foram anos descartando todas as doenças a partir de exames, onde as principais foram esclerose múltipla, depois mielite transversa e então fiz o exame da presença do anticorpo aquaporina 4 no laboratório do Brasil, e deu negativo, mas refiz e o meu médico mandou para o Japão, onde constou um falso negativo, concluindo que portadora de Neuromielite opitica ha 18 meses. Ja tinha conseguido a voltar a ter uma vida “normal”, ser independente, mas o diagnóstico me ajudou ainda mais a ficar atenta a si mesma, mesmo que seja preocupante e assustador, para algumas pessoas é importante a aceitação.

  3. Doutora, um ano atrás tive alterações de sensibilidade nos membros inferiores, sem perda de força, fiz RM e minha medula estava inflamada. Tomei remédio e logo tudo ficou normal.

    Recentemente fiz RM crânio e apareceu umas manchinhas brancas de cicatrizes.

    Isso pode ser uma doença Desmielinizante?

  4. Bom dia! Tenho 51 anos de idade venho fazendo tratamento neurologia desde de 2005 e todas RM que o Neuro me solicitou foi contatado Isquemia no Tálamo cronico, foi feito uma recente que Constatou ( Focos tênues de intensidade de sinal aumentada em T2 e Flair abrangendo substância branca profunda periventricular, notadamente junto aos cornos anteriores e posteriores dos ventriculos laterais isolados abrangendo centros semi-ovais com discreta restrição de sinais ao mapeamento e difusão e sem realce pelo produto de contraste endovenoso sugestivo de focos demielinizantes secundaria). Gostaria que alguém me sobre os significado desse resultado. Fico no aguardo

  5. Dra, doenças desmielinizantes, de abordar com os médicos, não causam dor, mas as dores na cervical e torácica persistem se paro a pregabalina e/ou azatioprina, bem como a dor nos olhos. Pelo que o médico me disse, muitos pacientes reclamam dor, mas certamente não é por conta da doença e me pediu p procurar o Ipq, mas me deram alta de lá alegando que não era elegível a tratar lá… Há outros pacientes da Sra que tbm sentem dor?

  6. Dra. Faço todos os anos ressonância e foi constatado focos de desmielinizaçao/gliose. Não tomei nada, além de remédio para ansiedade. Ultimamente estou sentindo um aperto/pressão na cabeça e está incomodando muito. Há tratamento específico para isso?

  7. Boa noite gostaria de saber o que constou no meu exame de eletroneuromiografia que deu a seguinte conclusão:
    Membros inferiores revela neuropatia desmielinizante motora em ambos n peroneos e n tibial a direita. Neoropatioa axonal motora em n peroneo a esquerda .
    Agradeço Agradeço se alguém puder me responder

  8. Boa tarde doutora. a pouco mais de 2 anos adquiri uma polirradiculoneuropatia aguda. O diagnotisto se deu devido a um cancer (linfoma de Hodgkin). Estou a dois anos numa cadeira de rodas, não tenho força pra andar,mais não perdi a sensibilidade. Faço hidroginástica, hidroterapia e fisioterapia. Gostaria de saber se existe um tipo de medicação injetavel que acelera esse processo de recuperação da bainha?. Desde já agradeço!

  9. carla giovana — procure comparecer no setor de Neuromuscular da UNIFESP com algum encaminhamento do médico que pediu que procurasse este setor, para tentar marcar uma consulta.

  10. Dra Maria Amélia, me chamo Carla, tenho um filho de 11 anos que fez RM, cujo resultado foi regiões cerebrais e em cervical C2, sugestivas de lesões desmielinizante. A neuro do convênio disse que eu deveria procurar o departamento de doenças desmielinizantes da Unifesp, como faço para chegar até lá e ser atendida?
    Obrigada

  11. Boa tarde Dra… Gostaria de saber se existe a possibilidade de uma pancada na cabeça por uma bola de futebol pode causar desmielinização. Meu primo teve desmaio após essa bolada e convulsão e hoje tem crise como se fosse ausência. Porém na ressonância deu desmielinização. Obrigada.

  12. oi dra… ha mais ou menos 1 mes , o meu lado esquerdo trava braços e pernas, dura aproximadamente uns 2 minutos no maximo e passa, fiz uma ressonancia e apareceu lesões do lado direito do cérebro, e isso se repete algumas vezes por dia , a neurologista disse q é uma doença chamada desmilienizante… ela me passou para fazer um tratamento na UNESP BOTUCATU queria saber se tem cura? o tratamento é longo? obrigada sem mais

  13. To com visão dupla há 11meses e sensibilidade a luz fiz ressonância resultado deu focos de gliose e desmielinização

  14. Uma cunhada de 56 anos ,que teve poliomielite aos 8 meses, com boa saúde, começou a perder a visão do olho esquerdo há quase um mês. Ela sente dor ao movimentar o olho e sua visão está a cada dia mais escura. Fez tomografia e constatou-se que ela está com neurite óptica. Já passou em alguns médicos, oftalmologista, neurologista e o último oftalmo, achou melhor ela procurar um neuro-cirurgião. Ela não tem condições financeiras para o tratamento. O que ela deve fazer? Onde procurar tratamento? Obrigada!

  15. A minha Ressonância Magnética o Laudo consta o seguinte:(( Os focos de alteração de sinal descritos acima na substancia branca dos hemisférios cerebrais são inespecíficos,porém compatíveis cm doença de Substrato Desmielinizante. Necessário realização de exames de controle… ))Obs: Há exatamente 1 anos atras vinha sentindo fortes dores de cabeça no lado temporal,forte mesmo… ai não tomava remédio.. só deitava ,lavava cabeça na água fria e passava… Até que um belo dia apos eu almoçar,sou prof de Ed Física,ja tinha feito musculação… minha amiga chamou para fazer ergometria (Esteira),QUANDO DEU MAIS OU menos 5 minutos,isso minha cabeça já tava latejando… comecei a perceber que só enxergava a metade das pessoas,das coisas,da esteira…desesperei… fui travando todo lado direito,adormeceu e formigava… muita fraqueza… há meses atras senti uma tontura muito forte,vontade de vomitar e muito enjoo !! Tenho 28 anos cor branca,Sou professora de Educação Física ,tenho uma vida ativa e Saudável desde de Criança,sempre fui muito ansiosa e nervosa,Tenho Hipotiroidismo tomo Puran de 88mg e Fluoxetina + Dantron para controle da Ansiedade e depressão. Ai por repeti a Ressonância e deu esse Diagnóstico,porém estou aguardando a opinião de vários Neurologistas quanto ao meu caso, O mais estranho que hoje não sinto os sintomas específicos,mas tenho muito medo de vir outra crise e dar piorar,pelo que fiquei sabendo!!!

  16. Olá doutora.
    Ano passado tive um quadro de muita dor de cabeça, fraqueza, vômito, amortecimento dos membros inferiores e até face, algumas vezes desmaios. Fui ao neurologista que pediu RM do crânio e coluna cervical e licor cefalorraquidiano. Única alteração foi doença desmielizante de caráter inespecífico. O médico suspeitou de EM mas não diagnosticou nada. Esse ano o primeiro sintoma foi urgência urinária +poliúria. Fiz exames que detectaram rins policísticos. Porém fui orientada a procurar um neurologista novamente. Assim eu fiz, foram refeitos exames de RM do crânio e Coluna lombar. Do crânio o resultado foi o mesmo anterior e da coluna lombar hérnias de disco. Me foi solicitado eletroneuromiografia e prescrito fisioterapia pois estou com muita fraqueza nos 4 membros. Além disso me sinto extremamente cansada e com dor no polegar direito que me impede de realizar certos movimentos com a mão direita. O médico não me diagnosticou nada ainda. Qual sua opinião? Devo procurar outro médico ?

  17. Tenho polimiosite e ha meses tenho alguns sintomas que não são da polimiosite minha reumato me encaminhou pro neuro que pediu ressonancias lombar, cervical e crânio. A lombar e a cervical vieram espondilose e a do crânio veio área de alteração na intensidade de sinal da substância branca periventricular bilateralmente mais notadamente a esquerda, coroa radiata e centro branco semi oval, bilateralmente devendo corresponder a áreas de desmielinizaçao ou gliose. Meu neuro só volta de viagem daqui uma semana ele fez o exame porque tenho casos de esclerose múltipla na família, esse laudo seria um padrão de esclerose múltipla?

  18. Cintia – se vc teve disseminação no tempo e espaço – lesões compatíveis e clínica de surto ou surtos… estes são critérios. Tem UE fazer o LCR e laboratório para descartar mimics de Em. Tem dúvida? Veja opinião segunda opinião!!!! Me escreva email maramelia@ineuro.com.br

  19. boa tarde dra.
    Sou médica, e tenho todos os sintomas de EM. Fiz uma RM há 2 dias, e o resultado mostrou várias áreas de desmielinizaçoes, entretanto o médico que fez o exame de imagem disse que as imagens não preenchiam os caracteres de McDonald. Isso afasta a hipótese de EM, mesmo com toda clínica positiva? Obrigada.

  20. Doutora , sou psicóloga e uma paciente me procurou com a seguinte queixa: uma severa irritação genital que piora após relação sexual. Diagnosticada como possível portadora de esclerose múltipla , gostaria de saber se a queixa pode ter relação com a doença dismielinizante. Como o diagnóstico ainda não está comprovado , não começou tratamento. Os vários tratamentos ginecológicos não resolveram seu problema . A busca por terapia foi para orientação vocacional e apoio psicológico . Obrigada pelo esclarecimento.

  21. Boa Noite Dra., sou fisioterapeuta e estou com uma duvida há alguns dias que muitos colegas médicos também não conseguem me esclarecer. Estou em atendimento a uma paciente de 77 anos, com história de AVCi ha mais de 4 anos, ja recuperado totalmente as funções motoras, e que agora a poucos dias iniciou com quadro de paresia bilateral de MMII e perda total sensitiva abaixo do ramo de T4. A ressonância mostra pontos de Possivel Isquemia ou infecção medular nesse nivel. O médico da paciente entrou com corticóide e deixou diagnóstico em aberto de Mielite Trasverssa. Fato que a paciente teve uma bola evolução com o tratamento dentro de 20 dias, retornando as sensibilidades abaixo do nivel da lesão e iniciando com movimentos ativos grau 2 de tornozelo e joelho. Espasticidade leve grau 1 bilateral. Há aproximandamente ela iniciou com quadro de contrações musculares involuntárias simétricas que se iniciam em nivel medular lesado e se dissipam rapidamente por todo o MMII, vindo a se encerrar em alguns segundos. Mas que gera grande desconforto e dor a paciente, sendo que ela relata com ”câimbras que correm a perna toda”. Seria algo comun da Mielite ou sintoma de uma piora na isquemia medular? Outra ressonância seria indicada para esse caso? Aguardo, Desde já muito obrigado.

  22. carina, não é possível saber prognóstico de pacientes com EM sem ter acesso aos detalhes do caso (imagens, forma de inicio, etc).

    se quiser mandar detalhes por email, fique a vontade (maramelia@ineuro.com.br). em geral, os pacientes ficam bem, as reações podem acontecer, e são muito variáveis, tem gente que fica muito bem, tem gente que não tolera. e depende tb do tipo de doença, doença mais light (leve) vai melhor. doença mais agressiva vai pior.

  23. Boa noite Dra!
    Estou aqui, de uma forma preocupante. Minha irmã foi disgnosticada há 6 meses co esclerose múltipla e tem 37 anos.Agora vai começar a tomar a medicação e estou extremamente preocupada quanto as reações da medicação. quero saber se diante do seu conhecimento, seria necessario fazer um pré testamento( em caso d edebilitação) por caua das minhas duas sobrinhas menores em guarda da minha irmã…. estou perdida, preocupada, sem entender ainda…Por favor, me ajude!

  24. o abuso de drogas e alcool em excesso pode lesar o cerebro, na forma de lesões da substancia branca, mas o substrato anatomico nao é desmielinização, e sim morte das celulas – neuronios.

    sobre sequelas ou sintomas, tudo depende da avaliação detalhada do caso, historia e imagens, o que não é possivel fazer sem ter acesso a isso tudo.

  25. Olá.. gostaria de saber se o abuso de bebidas alcoólicas e drogas pode causar lesões de desmielinização.. e com isso dificuldade de movimentos…

  26. há 4 anos atras tive uma torsao no joelho e ele ficou doendo por muito tempo, so q hoje sinto choque nele principalmente ao deitar em certas posiçoes e acordo com a regiao acima da coxa queimando e sensacao de dormençia; fiz eletromiografia e deu doença desmielinizante sem etiologia e o angiologista me orientou a procurar um neuro; o que pode ser. Aguardo resposta. Obrigado.

  27. meu filho pratica dholl rio com bicicleta e cai sempre,dez dias depois da ultima queda ele teve uma forte dor que comecou no braco esquerdo e no pescoco erradiando para o peito,ele foi levado para hospital e perdeu todos os movimentos do ombro para baixo inclusive do pulmao,ficou no CTI por 30 dias,esta recuperando bem gracas a DEUS porque os medicos disseram que ele iria ficar tetraplegico,mais a pesquisa feita para doencas desmineralizantes deu negativo,deram alta pra ele dizendo que achavam que era da queda de bicicleta,mas nao deram certeza.Na ressonancia viram uma infeccao na cervical e um edema mais a baixo que cobria quase todas as vertebras.Mais agora fica essa duvida do que realmente causou tudo isso?Oque vcs acham?

  28. BOA TARDE, FIZ A UM EXAME DE TOMOGRAFIA, E FOI CONSTATADO QUE EU TENHO UM; “PEQUENO FOCO OVÓIDE DE HIPERSINAL ACOMETENDO A TRANSCRIÇÃO BRANCO-CINZENTA DO LOBO PARIENTAL ESQUERDO, SEM REALCE PELO MEIO DE CONTRASTE OU SINAL DE DIFUSÃO, DE NATUREZA INESPECIFICA”, QUAL E A CONCLUSÃO QUE DEVO TIRAR? TEM TRATAMENTO? CURA?

  29. Dra. Maramélia,

    Inicialmente, parabéns pelo site.

    Se possível, gostaria de uma orientação.

    Que caminho seguir para investigar, para confirmar, ou descartar, eventual (poli)neuropatia, com resultado de eletroneuromiografia sem alteração?

    Att e grato pela atenção,

    Luis Andrade

  30. bruna, não tem como responder sua pergunta assim, sem ver as imagens… vc tem que perguntar ao neuro que pediu seus exames, o porque pediu seus exs, é preciso saber da historia clinica, tudo em detalhes.

  31. Boa tarde , gostaria de saber pois estou confusa fiz uma tomografia de cranio com contraste com o resultado de múltiplas lesões da substancia branca e fiz também o exame potencial evocado visual e não deu nada queria saber o que pode ser essas lesões da substancia branca ?

  32. priscila, tem que passar com neurologista primeiro para ver se é realmente EM (esclerose multipla). peça a ela para marcar comigo no consultorio, telefone no link de contatos do site.

  33. Bom dia!
    Tenho uma amiga que tem suspeita de esclerose múltipla e pediram pra ela passar com um especialista em doenças desmielinizantes. Está difícil encontrar.
    Ela não tem convênio, acho que vai ter que tratar no particular.
    Ela está esperando a agenda do Hospital São Paulo, mas só abre inscrição agora em novembro para passar em consulta em janeiro. Visto que ela está piorando rápido, gostaríamos de antecipar o diagnóstico ao máximo.
    Pode por favor indicar algum médico especialista na cidade de São Paulo?
    Muito obrigada!
    Priscila

  34. Minha filha tem 19 anos e foi diagnosticaada com neurite optica em espectro de devic.fez pulsoterapia e ta tomando predinisona.sente muitos desconfortos,caimbras,calor,sera reacao da medicacao ou piora do caso?fez todos os exames inclusive do liquor da coluna,nao deu lesoes so neuriite o q fazer ?

  35. Fiz uma RM, e o resultado foi lesão ovalada hiperintensa em t2/flair na substancia branca periventricular do lobo frontal direito e outro pequeno foco na transição entre joelho e tronco do corpo caloso a esquerda, considerando a possibilidade de lesões com substrato desmielinizante, tendo como diferenciais lesões vasculares e inflamatórias. Isso pode ser grave?

  36. Ha algum tempo venho sentindo umas dores no braço esquerdo. Fiquei uns doze dias sem mexer a mão e os dedos e inchou tudo. Sinto muita dor,venho sentindo muito cansaço. Isso ja vem de bastante tempo… Fiz uma elettomiografia do braco esquerdo e uma RM da coluna cervical e deu tudo normal (ela achava que devia ser sindrome do tunel do carpo). Mais agora ela mandou que eu tomasse ETNA durante 30dias se nao melhorar vai mandar eu fazer outros exames mais específicos. Estou preocupada pois ela falou em doenca desmielizante e na minha familia tem casos de esclerose multipla. Se puder me ajudar agradeço pois estou muitp preocupada sem saber o q fazer e a que tipo de especialidade medica recorrer.

  37. Boa noite, fiz uma RN e o resultado foi, focos de hipersinal em flair em T2 na substância branca dos hemisfèricos cerebrais de caràter inespecífico com gliose e/ou desmielinização. Tenho 52a e sinto bastante tontura,tenho sentido dificuldade em expor oq quero ou melhor tenho dificuldade em meu vocabulario sinto que fica mais pobre cada dia,sinto que tem tipo uma nervoa na minha visão,mais não e sempre,sinto muitas dores nos braços,joelhos audiçaõ ruim. Gostaria de saber se esta desmielinização pode ser a causa e se tem um outro exame para confirmar e se existe tratamento para retarda as deficiencias? desde ja agradeço.

  38. Olá na minha ressonacia deu hiperssinal em t2 e flair substancia branca a esquerda, considerar desmielinização no diagnostico diferencial, e grave?

  39. Prezados,
    Tenho 20 anos e após vários episódios de confusão mental, perda de memória, não reconhecimento de lugares e/ou pessoas, fui ao neuro que me solicitou um RM e um laudo neuropsicológico. O laudo ainda não esta pronto, mas o RM concluiu: alteração na profundidade da camada branca do lobo frontal esquerdo, provavelmente devido a gliose/desmilienização.
    Estou com receio de doenças neurodegenerativas.
    Aguardo retorno!
    Grata

  40. joice, procure retornar com seu neuro, ou o medico que solicitou o exame para vc. não é grave, mas precisa haver a avaliação médica da imagem, o laudo é um relatório que o radiologista escreve sem saber nada sobre o paciente. a avaliação que importa é a do médico que irá analisar o contexto todo (sua alteração visual, tonturas e os achados vistos na RM). fique tranquila, e resolva logo isso. boa sorte.

  41. ola gostaria de saber sobre essa doença Desmielinizante. estou preocupada pois deu na minha RM e eu tenho muita tontura e estou com diminuição na visão é grave? tem risco de morte?

  42. angelica, não é possível falar nada sem escutar a história detalhada, saber do exame do paciente e ver as imagens. certamente vc deve conversar com o neuro que está cuidando do seu filho. e rever com ele (ou ela) os próximos passos para esclarecer o problema.

  43. Meu filho de 18 anos amanheceu se queixando de cisco no olho direito, no segundo dia disse q ainda estava c/ a sensação de cisco e tbm q a vista estava embaçada, no terceiro dia amanheceu c/ a pupila desse olho muito alterada de tamanho e q a visão já ñ estava mais funcionando. O levamos p/ Hospital e já o internaram a TC ñ acusou nada, mas a RM acusou manchas no lado E é o laudo da RM diz o seguinte: IMPRESSÃO: LESÕES FOCAIS DE ANOMALIA DE SINAL E INFRA E SUPRATENTORIAIS, DEVENDO-SE CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE PLACAS DESMIELINIZANTES. Enfim, diagnóstico ñ conclusivo. Estou procurando um “norte” se puderem me ajudar, seremos mt gratos.
    No aguardo,
    Angélica

  44. cris, sem ver as imagens é muito muito difícil falar algo. estas alterações de substância branca nos centros semi-ovais são achados frequentes, mesmo em pessoas normais… dependendo da quantidade e da localização – distribuição, podem lembrar AVC, desmielinização, gliose, microangiopatia, etc. sugiro que você fique tranquila, marque o retorno com seu neuro e tome seus remédios, sem pensar no pior. lembre-se::: pensamento positivo leva a bem estar e coisas positivas.
    boa sorte.

  45. Boa tarde.
    Estou há um mês e meio sem trabalhar, de licença médica, desde que me ocorreram alguns sintomas estranhos. Comecei a sentir umas tonturas, acompanhadas com uma sensação de choque pelo corpo.
    Faço tratamento de ansiedade com bromazepan, e fui ao meu médico psiquiatra porque achei que pudesse ser estresse, mas ele logo me disse que não, e me encaminhou à um neurologista. O neuro me examinou no consultório e disse que estava tudo normal, mas fez um último teste, onde ele chegou à conclusão de que eu poderia estar com alguma alteração no labirinto, portanto me receitou Labirin, enquanto eu fazia os exames de sangue e Ressonância da coluna cervical. Na RM da cervical, deu uma alteração, que segundo o médico, não explica os meus sintomas. Nesse tempo também sentia uma certa confusão, como para andar na rua, escrever, raciocinar e até para escrever. Ele me passou uma nova ressonância, agora da cabeça. Estou com o resultado, mais ainda não fui ao médico. Uma parte do resultado me chamou a atenção:

    – Focos de sinal elevado em T2 e Flair na substância branca localizadas nos centros semi-ovais, podendo estar relacionada a alterações desmielinizantes, entre outras etiologias.
    – Ventrículos laterais assimétricos, maior à direita (variante).

    Preciso me preocupar?

  46. Vanessa, estranho a pessoa ir deitar e de repente ter uma dor e ficar sem movimentos. Se isso ocorreu de um momento para o outro, e não lentamente piorando ao longo dos dias, clinicamente não parece desmielinizacao. Doenças dessa linha não costumam dar dor… O mais frequente e comum em sintomas de dor súbita (na coluna, abdominal) seguida de um
    Quadro medular (como parece ser o que vc descreve) seria suspeitar de infarto medular (como de fosse um AVC mas ocorrendo na medula… Se for isso o prognóstico é ruim (pouca chance de voltarem os movimentos). Se for uma inflamação / desmielinizacao na medula a melhora é mais esperada pois tentam se medicamentos inflamatorios. Não sei onde mora, mas poderia tentar transferir ele para alguma unidade da Rede Sarah de hospitais de reabilitação. Abs e boa sorte…

  47. Boa tarde senhores, bom meu caso é inusitado e ao mesmo tempo assustador. Conheci uma pessoa pela internet, e ficamos nos falando durante 2 meses antes de nos vermos, no primeiro encontro um bom jantar, no segundo uma pizza, no terceiro um filme e um pedido formal de namoro, no quarto um jantar e no quinto quando íamos viajar para praia, após o jantar, deitamos e meu namorado sentiu fortes dores abdominais e perdeu a sensibilidade e as forças nas pernas e encontra-se tetraplégico. O mesmo encontra-se internado há 2 meses, sem movimento algum. Meu namorado tem 38 anos anos natural de São Paulo e eu Carioca.
    Os médicos dizem que ele tem uma doença desmielinizante,mas não sabem qual é, estou desesperada, ajudem-me.

  48. ana paula, doença desmielinizante é um diagnostico generico. o ideal é saber que tipo tem o seu pai. se for mais idoso (> 50 anos), o negocio fica complicado, porque doenças desmielinizantes são mais raras nesta idade. se quiser contar mais detalhes (idade, como começou, exames etc), fique a vontade. pode me escrever (maramelia.miranda@unifesp.br). abs

  49. Boa Noite, Senhores em 20 dias meu pai perdeu a visão dele não 100% mais uma grande porcentagem procuramos oftalmos e nada seria em seus olhos então fomos ao neurologista onde pela ressonância foi visto uma Doenças Desmielinizantes medico receitou um tratamento de 30 dias com Etna e Predsona então busco a cada dia poder entender mais esta doença como são os resultados de cura… Estou muita aflita pois busco saber tudo sobre esta doença por gentileza respondem e tirem minha duvida.
    Desde já grata!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *