Cisto de aracnóide

** Por Maramelia Miranda (Atualização em Junho de 2018).

Calma. Muita calma.

Você pegou seu exame de tomografia ou ressonância magnética, abriu e leu o laudo, assustando-se com a presença de um cisto de aracnóide. E sem perguntar ao médico que o solicitou, já veio procurar na Internet o que é isso?! Se conseguiu cair aqui na nossa página durante sua busca, parabéns! Informação confiável em Neurologia, de forma prática e inteligente.

Muito bem. Para começar, vou te falar como costumo dizer aos meus pacientes: Muitíssimo provavelmente você (ou seu familiar portador do tal cisto) irá morrer de outra coisa, e morrerá com este cisto de aracnóide, mas definitivamente, do cisto, querido (a), não vai morrer!!!!! 🙂

O cisto de aracnóide, ou cisto aracnóide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação, ainda na fase fetal, ficou loculado, represado entre as membranas que revestem o cérebro. Seria o mesmo que, por exemplo, a pessoa nascer com um sinal de pele. Só que neste caso ela nasceu com um cisto no cérebro. Os locais mais frequentes de cistos aracnóides são nas regiões temporais e occipital, próximos ao cerebelo. Veja na figura abaixo um exemplo de cisto de aracnoide típico, próximo à seta branca.

arachoid cyst

Normalmente, os cistos aracnóides não dão nenhum sintoma, a não ser que sejam muito grandes e comprimam estruturas nobres do cérebro ( o que é mais raro de acontecer), ou se rompam por causa de algum traumatismo craniano no local (situação beeemmmmmm  mais rara). Ou seja, o cisto aracnóide é, na grande maioria dos casos, uma coisa muito tranquila e benigna.

Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnóide são apenas achados simples de exames de imagem do cérebro. Não deve ser feito nenhum tratamento com neurocirurgia, salvo em casos de absoluta exceção.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista clínica, com com residência e pós-graduação pela UNIFESP-EPM, e especializada em AVC, Neurorradiologia e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

247 thoughts on “Cisto de aracnóide”

  1. Fui diagnosticado no laudo com os seguintes problemas:
    – Cisto da glândula Pieneal medindo cerca de 1,1×0,8 cm nos seus maiores eixos.
    – Cisto de aracnóide retro-vermiano e retro-cerebelar à esquerda medindo aproximadamente cerca de 4,2×2,1 cm nos seus maiores eixos.
    – Proeminencia das folias cerebelares.

    Poderia explicar o que é cada um desses diagnósticos e se isso é grave ou um tumor cerebral. Estou preocupado com esse exame.

  2. Tenho 26 anos e a 4 meses foi diagnóstica com cisto aracnoide, mais sinto dores forte de cabeça desde do meu 6 anos de cidade.
    Fiz uma ressonância magnética; Laudo do exame: Proeminencia lobulada do espaço liquorico frontal a esquerda, associado a discreto afilamento da tábua óssea, admitindo o diagnóstico de cisto aracnoide q mede cerca de 2,2×2×1,5 cm.
    O médico fala q e normal…Mais sinto mto dor de cabeça tontura e confusão.

  3. Olha meu filho , tem dois anos . Como 6 meses ele ainda não fazia nada que uma criança normal de 06 meses faz , ele começou a sertar ele tinha mais de um ano .. Ele não fala não anda . Só ficar em pé só com a ajuda do lado direito do corpo dlee . E ele não tem tato na mãe esqueda dele.. Tem muita dificuldade de dormi a noite , se estressa muito facil. . E muita das vezes ele senti dores de cabeça , que sua cabecinha para que vai explodir. . De tão quente. . Ele fez uma ressonância que mostrou que ele tinha uma cisto no lado esquerdo do cérebro dele por isso que ele tinha dificuldades de fala e anda. Alguem pode me falar se isso vai prejudicar ele no futuro. Tenho medo de perder ele ..

  4. Boa tarde! Dr.fiz uma ressonância e tenho um cisto aracnóide de 3.5 por 1.0 sinto muita dor de cabeça e formiga menos é necessário uma cirurgia tenho 41 anos.
    Att. Edna

  5. Bom dia,

    Descobri por acaso numa tomografia um cisto de 6.5 cm na cabeça, houve perda gradativa da audição durante esses 15 anos, foi tratado como um problema na audicao.
    Deve ser fazer a cirurgia neste caso?, estão nos dois lados próximo audição. Terá melhoras voltará a audicao? O que tem que ser feito? De se preocupar?

  6. Boa noite. Fiz ressonância a dez anos atrás é foi diagnosticado visto aracnóide d tamanho de uma azeitona. Após dez anos refiz o exame e ele está medindo 5,2×1,5×1,1cm lado esquerdo. Cisto aracnóide alongado em situação retrocerebelar parafalcina a esquerda. No exame não deu nada alterado mas eu tenho sintomas a anos é só fui ler agora. Fiquei apavorada pois em seis meses vem piorando. Hoje sinto fraqueza, muito esquecimento, enjoos, as coisas caem facilmente das mãos,, tropeço bastante, zumbidos, troquei de óculos em seis meses o grau aumentou bem…tenho 41 anos. é sério isso? Ainda não voltei no neuro.

  7. Oi, meu marido fez uma tomografia e apareceu um cisto aracnídeos de 2,90cm que está comprimindo o cérebro. e ele tem varios sintomas dor de cabeça, os olhos embaçados, dormência do lado esquerdo. será que ele vai ter que fazer cirurgia? o que devo fazer?

  8. Minha esposa fez uma ressonância do crânio/ encéfalo com contraste
    > OBS : Ela está fazendo tratamento para lúpus
    > Ficamos preocupados e gostaria de saber melhor sobre a descrição abaixo, o que exatamente siginifica, quais os riscos, o que quer dizer :
    > Pequena imagem cística homogênea bem definida na região da fissura coroídea direita, adjacente e em contiguidade com o corno temporal do ventrículo lateral, de aspecto benigno, sem efeito de massa expressivo, medindo pelo menos 1,45 cm no seu eixo anteroposterior do plano de reconstrução sagital T1 e com maiores eixos ortogonais de 1,01 x 0,64 cm no plano coronal T1 pós -contraste.
    > Sumário/impressão diagnósticada
    > Discreto cisto de aspecto benigno na região temporal mesial à direita possivelmente relacionado à fissura coroídea (Achado casual)
    > Se for possível me enviar a mensagem no meu e-mail. fica melhor para mim.Desde agradeço a atenção

  9. ola. nunca tive nenhum problema, ai de uma hora pra outra, já com 34 anos, tive algumas convulsões,
    fiz o teste tomografia, e apareceu esse cisto; ai fiquei me perguntando se ele causou essas crises; desde então tenho
    tomado remédios; esse cisto pode crescer? obrigado.

  10. olá meu filho teve sua 1 convulsão aos 4mses a primeira nao sabemos o que era ao certo ja no dia seguinte demos a vacina DTP
    Durante o tempo que ficou internado foi feito um exame e deu este cisto aracnoide como me disseram foi um achado médico e as convulsões eram da vacina mas ele continua convulsionando pode ser do cisto?
    Esta atualmente tomando fenobarbital e valproico de sodio. estão controladas mas ultimamente tem tido com mais frequencia.
    Me ajude….

  11. Olá doutor gostaria de saber quantas horas leva uma cirurgia pra retirar o cisto aracnóide?

  12. À 23 anos meu filho tem condições, pois têm cisto aracnóide. Toma medicamentos muito forte dês de então. Não consegue trabalhar e é demitido quando manifestam as convulsões. É técnico em enfermagem, enfermagem do trabalho, é músico e está na faculdade de música. Tem algum auxílio do governo quê pode trazer benefícios nesse caso?

  13. Minha filha ten cisto aracnóide e epilepsia ela tem direito a beneficio

  14. não. pois este cisto não causa problemas nas crianças e adultos que os tem. tem direito a aposentadoria apenas as crianças com doenças neurológicas graves. espero que não seja o caso da sua criança.

  15. A criança que tem esse cisto tem direito a algum alcilio doença ou a se aposentar

  16. Oi doutor, bom dia; tenho um filho de dezesseis anos que sentiu fortes dores de cabeça, levei-o ao medico e foi constatado um cisto de aracnoide medindo 2,9×2,6×43; esta causando efeito compressivo sobre o parênquima temporal adjacente, com alargamento focal do espaço liquórico no polo anterior da fossa media esquerda.
    Gostaria de saber se o caso dele é cirúrgico, pois me encontro um pouco aflita. e foram encontrado pequenos cistos nos seios da face…
    Me ajude por favor.

  17. Boa noite ,
    Tenho um cisto aracnóide na cisterna cerebelar superior .3,4x2x4cm
    A referida imagem realiza efeito compressivo sobre o parênquima cerebelar.perenquima cerebral com morfologia e intensidade de sinal normal.
    Porém meu Neuro disse q meus sintomas q são , dores de cabeça ,zumbido no ouvido e visão turva são enxaqueca severa.por favor Dr me responda , pois quero saber o que pode ser esse efeito compressivo.

  18. Tenho uma irmã que tem 53 anos, fez cirurgia de custo aracnóide, fazem dois meses, ela já está dirigindo e ela consome bebida alcoolica, disse que o cirurgião autorizou depois de um mês, mas ela já bateu o carro, vive com muitas dores na cabeça e infecções urinárias constantes…que podemos fazer a respeito??
    Agradeço desde já..obrigada!

  19. Oi meu nome é Giovanna fiz a 20 dias uma cirurgia de cisto aracnóide , era de 5cm,por 6cm e o líquido de 5
    Agora ando bem , falo normalmente mais sinto umas pontadas na cabeça leve e o couro cabeludo ficou sensível é normal ,já retirei os pontos e meu médico disse que é assim mesmo pois não tem nem 1 ‘mês de cirurgia, pode me esclarecer se é normal sentir essas coisa?

  20. Boa tarde minha filha tem 3 anos e 10 meses. Ela fez cirurgia da adenóide carne espanjosa e amidulas depois da cirurgia ela teve infecção muito forte. Depois de 3 meses q ela fez a cirurgia ela começou a se queixar de muitas dor de cabeça levei no Neurologista ele pediu uma tomografia daí constou Cisto aracnóide com 0,67 cm. Voltei no Neurologista ele passou o Trileptal para ela tomar mas mesmo assim ela se queixa de muitas dores na cabeç. O q eu devo fazer Doutora. Ela pprecisa fazer a cirurgia ou não?

  21. Boa tarde eu me chamo luzianne fiz a tomografia e peguei o laudo hj,e me deparei com o cisto aracnóide temporal medindo 3,5×1,7 dr sera que é preciso fazer cirurgia? Me responda por favor

  22. MINHA FILHA TEM 4 ANOS EM MAIO FEZ UMA CIRURGIA PARA COLOCAÇÃO DE DVP DEVIDO AO CISTO ARACNÓIDE, EM SETEMBRO TEVE QUE FAZER A TROCA POR ESTAVA COM HIPOTENSÃOLIQUÓRICA, E A DOIS DIA COMEÇOU RECLAMAR DE DOR DE CABEÇA NOVAMENTE DE VEZ EM QUANDO. QUAL OUTRO PROCEDIMENTO A SER FEITO PORQUE ESTOU SEM CHÃO….

  23. Bom dia Dra!
    Que site maravilhoso!
    Descobrimos um cisto na Ressonância da minha filha quando ela tinha 9 anos. Hj com 12 fazemos acompanhamento, porem ontem peguei um resultado de exame e acusou outro problea: Foco isolado inespecifico de hirpesinal na substância branca. Gostaria de saber o que venha a ser isso e se pode ter relação com cisto. Estou angustiada, pois só consegui outra consulta para dia 18/10/16.
    Desde já agradeço por seu tempo dedicado a nós.

  24. Oi, Tenho muita dificuldade de concentração e memorizar as coisas , tem haver com cisto de 3,0×1,7×1,3cm desde já obg. ,!

  25. jonatas — nao é possivel responder ser ter acesso ao seu caso em detalhes. nao é possivel no momento, sem regulações necessarias, dar recomendações medicas por este canal.

  26. Por favor, por favor e por favor! Me responda, tenho cisto aracnóide de 41×15 mm temporal anterior esquerdo. Já faz tempo que sinto dores de cabeça, porem umas 2 x por mês sempre quando durmo demais. Ultimamente, sinto leve pressão olhos e laterais cabeça. Sera preciso fazer cirurgia?

  27. Maria – vc deve conversar com seu neuro, do seu filho, e expor todos estes problemas.

  28. Ola, tenho um filho de 6 anos. meu filho se queixava muiito de dores de cabeça, um certo ele começou a convunsionar, e ficouu desacordado, em seguida levei ao medico. logo foi descoberto que ele tinha um cisto na tempora esquerda. A medica começou o tratamento, mas apos 5 meses ele convunsionou de novo, so que toda vez que ele convusioona aparecem outro sintomas (dor de cabeça,vomiito,sonolenciia,babando e a boca entortando). A mão dura como se tivesse tendo uma avc. O que devo fazer? estou muito preocupada.

  29. Olá Dr. Por gentileza eu estou com cisto aracnoide da região frontal direita de 1,6 X 1,0 cm. Sinto fortes dores de cabeça. Gostaria de saber se pode ser devido a este cisto e quais são os riscos deste cisto?? Por favor responda. Obrigado

  30. Ola sou ana maria bom eu tratava com depressao memnte confusa tremula visao opaca enjoou esquecimento fzendo coisa cm coisa e muitaaaa dor de cabeça principalmente meu olhos pareciam pular pra fora fui 1 vz no neuro q solicitou uma tomo da encaminhou para neuro cirugia q pediu a ressonância deu Hidrocefalia. E um cisto aracnoide quero mais informação complementares sobre isso

  31. Dr. fiz ressonância Magnética do encéfalo

    Acusou lesão cistica com sinal semelhante ao liquour, medindo aproximadamente 5,5 x 6,4 x 4,4 cm, determinando alargamento do espaço liquôrico retro e para cerebelar à esquerda, determinando desvio contralateral das estruturas da fossa posterior e remodelamento da calota craniana.
    Tenho 60 anoa de idade – será que é preciso fazer algum tratamento ou cirurgia?

  32. Olá,há um ano meio descobri esse custo por causa da dor de cabeça através de uma tomo o médico me disse que não tem.nada demais.as dores aumentaram tem 3 meses que minha audição vem falhando e algumas semanas minha visão ficando fraca devo procurar o neuro novamente ou não tem nada em.comum? Agradeço a atenção.

  33. Olá doutor meu nome é Rosana fiz uma tomografia foi descoberto um cisto aracnóide na fossa temporal esquerda medindo 1,7 x1,0 estou sentindo dores de cabeça tonturas será que vai ser preciso operar

  34. Oi dr. Minha filha tem um cisto na região retrocerebelar de 20 mm teve convulsões e perdeu funções já não anda mais não grita balbucia nada.

  35. Boa noite! Gostaria de saber se uma formação cística temporal bilateralmente com invaginação para o interior das fissuras Sylvianas, medindo 3,7×3,6×2,6 no lado direito e 1,6×1,5×1,3 lado esquerdo são grandes ou pequenos?

  36. Oi Márcia! Tenho um cisto aracnóide na fossa média esquerda. Como eu tinha alguns sintomas como desmaio e forte dores de cabeça. Fiz uma cirurgia, não para retirar o cisto, q é mais complexa, foi feito válvulas p o líquido circular. Cinco meses após a cirurgia o cisto já diminuiu uns 60%. Não tive mais desmaios, apesar de ainda ter dores de cabeça. Mas seu filho já fez cirurgia?

  37. Boa tarde, meu namorado tem 43 anos e tem esse cisto aracnóide e anda sentindo dores horríveis de cabeça e é constante dia e noite sente muitas tonteiras e sem contar tem depressão e é meio bipolar não sabemos mais o que fazer a respeito dessas dores de cabeça nada passa .

  38. Oi meu filho tem 16 anos , há um ano foi descoberto um cisto arcanóide no verniz cerebelar ele apresenta 32mm X 17mm, ele sente muita dor de cabeça e perde os movimentos da parte direita inferior.Foi descoberto através de uma ultrassonografia ele cai na escola foi encaminhado para o hospital, entretanto desde pequeno sentia dores fortes de cabeça, várias consultas ao oftalmologista e clinico geral um dizia que ele tinha enxaqueca e ofotlamologista dizia que não era nada.
    Agora tem perca constante de equilíbrio e após esta queda entra em estado de convulsão ele dorme e não responde nenhum estímulo, e apresenta escotoma no olho esquerdo.

  39. Ola minha esposa esta gestante de 30 semanas e na ultima segunda em um exame de rotina (ultrason) descobrimos q meu filho tem um cisto de aracnoide na parte occipital,estamos em panico nao sabemos oq fazer,gostaria muito da ajuda de vcs para saber qual q melhor coisa a ser feita nesse momento,muito obrogado.

  40. Olá Doutora, minha mãe fez uma ressonância e no exame mostrou que esta com cisto aracnoide 5,2 x 2,5, minha mãe tem 65 anos. gostaria de saber se é grave?

  41. JAQUELINE — não há nada de relação entre cisto aracnoide e Zika…

  42. Esse Cisto tem alguma coisa haver com a virus da Zika ?
    Ja que descobriram agora varias doenças ligadas a Zika?

  43. Minha filha tem um cisto aracnóide, começou com dores fortes de cabeça, a apenas dois meses,fez os exames e constatou esse cisto, o médico disse que tem que colocar um dreno e um cano até a barriga, pois o cisto esta comprimindo, por isso essa dor de cabeça forte.Como será essa operação pois minha filha fez 20 anos.

  44. Foi um achado, lado fronto parieto temporal esquerdo. Detalhe: essas medidas são após a cirurgia, é um cisto assintomático mas estava comprimindo o sistema ventricular supratentorial esquerdo. Antes da cirurgia media 13 x 11 x 8,5 cm, o cisto estava hipertenso e o desvio da linha média era de 2,5 cm. Meu filho não tem nenhum sintoma, nunca teve dores de cabeça, nem tonturas, tem ótimas notas na escola, começou a andar aos 10 meses e logo em seguida já desenvolveu a fala. É uma criança que aprende tudo sem dificuldade alguma. O que me preocupa é que o cisto não diminuiu muito. Nos exames ainda diz que existe compressão, que ainda esta deslocando a linha média e contribuindo para o apagamento de sulcos e cisternas, mas que está estável

  45. Olá drª tenho uma amiga que sente dores fortíssimas como se tivesse comprimindo a cabeça…
    Nos exames nao constatou nenhuma anormalidade…
    Nunca para, é 24hs…
    As x sente náuseas e enjôo…
    No meu email passa o endereço do seu consultório…
    Creio que a srª possa fazer algo

  46. Meu filho tem o cisto aracnóide fez a cirurgia e colocou um dreno e estava trabalhando o INSS não quer aposentar e devolveu pra empresa e depoisvdev2 meses a empresa demitiu o que faco

  47. fernanda – tudo depende do local. impossivel responder. tem sintoma? ou foi achado coincidental?

  48. um cisto aracnóide de medidas 12,2 x 11,1 x 4,9 cm em uma criança de 7 anos é considerado grande?

  49. tenho cisto aracnoide na coluna vertebral, sendo que tbm tenho sindrome de Von Recklinghausen, sinto dores muito mas muito forte na coluna fraqueza nas pernas, dores de cabeça, enxaquecas,tonturas entre outras coisas, fiz 3 ressonâncias, ate meu medico ficar apar de td e me encaminhar pra aposentadoria, quais as chances de eu me aposentar, jah estou afastado da empresa a quase um ano e os sintomas continuam

  50. Olá, tenho um filho que vai completar dez anos agora em março, ele tem um cisto aracnóide temporal esquerdo,descobrimos quando ia completar um ano,ele não ficava de pé e também não andava,tinha crises de ausência, começou a andar com dois anos ,fez uma cirurgia endoscópica com três anos aí começou a falar,o cisto tinha 3cm quando foi descoberto, e quando operou já estava com 5cm,ele é muito nervoso, tem dificuldades de aprendizagem e compreensão, o cisto está de volta, tem sido uma luta constante desde seu nascimento, gostaria de saber se existe algum tratamento e medicamentos para melhorar sua qualidade de vida,também usa óculos com grau 2.50 olho esquerdo onde está o cisto, quero muito dar uma qualidade de vida ao meu filho, estamos cansados de dar um passo para frente e dois para traz, me ajude por favor, Marcia. Miquelin@outlook, aguardo resposta, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *