Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia. Muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos a fio, não é normal! Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos todo dia, de forma indiscriminada e sem uma orientação médica, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa e da continuidade da sua dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com um exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários – na maioria dos pacientes.

Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: Se o paciente usa muitos analgésicos, ou remédios para dor de cabeça, a primeira e urgente medida: Parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da dor diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luvas do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Em casos mais sérios, quando os preventivos diários não conseguem controlar as dores de cabeça diárias, podem estar indicados tratamentos com injeção de toxina botulínica na região da face e da cabeça, ou uso de novos medicamentos, como anticorpos monoclonais que atuam nos receptores CGRP, já disponíveis no Brasil.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

345 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. Eu tenho cefaléia intensa,desde meus 18 anos só fiz o exame mais não fui ao médico qual tipo de tratamento eu sei que o certo é ao médico,mais minha vida é muito corrida pra aliviar a dor eu tomo paracetamol,pois sou alérgica a dipirona as vezes tenho que tomar quatro paracetamol de uma vez para poder aliviar a dor.

  2. Oi doutora
    Hoje venho relata dores de cabeça muito fortes que sinto todos os dias, desde de criança sinto dores de cabeça mas de um ano pra ca veio sendo frequente todos os dias e não sei o que fazer . Estou com medo que eu morra e possa esta com alguma doença na cabeça, vou no medico e sempre me passam a mesma coisa neosaldina , e só alivia . Eu dependo da rede pública de saúde , então as coisas e muito demorada. Não sei o que fazer .desde de ja agradeço se me responder e Parabéns pelo blog tira dúvidas de muita gente.

  3. Olá, eu nunca tive dor de cabeça ou enxaqueca, nem mesmo quando fico doente. Extraí dois dentes do siso, e fiz uso do Ibuprofeno 600mg de 6h em 6h por 5 dias, no 6° dia senti uma pontada na cabeça ao me levantar e ao abaixar, essa pontada sinto em toda a cabeça, é uma única pontada q com o passar dos milésimos de segundo ela diminui, é como quando levamos uma topada no dedo no pé e fica meio q “oscilando” (foi a única coisa q consegui comparar). Acho q o problema foi q tive reação a medicação, pois passei bem mal, fiquei com dor no estômago, olhos, corpo, fadiga,diarréia e essas pontadas na cabeça, quase todos os sintomas já passarão, mas essa pontada na cabeça continua e já fazem 3 dias! Eu devo me preocupar? Tenho q ir ao médico?

  4. Bom Dia.Seria muito grata,acaso possa dispor do seu tempo para orientar-me. Pois bem, tenho um irmão (60 a), que até 5 meses atrás era fumante e etílico. Bom desde 21/02, iniciou uma severa dor de cabeça(originando na nuca) com vômito e estado febril que não se prolongou. Desde então sente fortes dores de cabeça, por vezes tonteira súbita( e por 2 vezes teve convulsão e vertigens de memória temporária, o que o levou a uma internação em (09/03) onde foi feito uma tomografia, e no laudo não constou anormalidade alguma, o que motivou em alta hospitalar, hoje (11/03). O clínico plantonista prescreveu Ibuprofeno 400mg, dizendo se tratar de enxaqueca, o que profundamente, não fosse os sintomas, ansearia que fosse o exato diagnóstico. Durante esses dias também tem sentido dormência no lado direito(mais exatamente na perna) causando por vezes tonteira súbita. Enfim, moramos no interior do Espírito Santo, onde a temperatura tem estado acima dos 35° diariamente, o que me motiva diante de tais fatos, pedir sua opinião clínica e quais caminhos buscar. Possui pressão diária em torno de 13/9 , não usa medicação( não faz controle). Espero sinceramente merecer sua atenção, face ao exposto.
    Desde já, grata.

  5. Eu tenho fortes dores de cabeça rotinaria já vai pra 1 ano e 6 meses , eu não tenho paz não só feliz sofro muito impede eu fazer tudo q tenho vontade, não estudo não tenho ,fico muito nervosa ,e todos movimentos q eu faço se aumenta dor.já tomei todos medicamentos pra dor de cabeça passado pelo neuro,otoperdista ,otorinio todos passa remédio pra mim mas nelhum encontra o problemas fafiz várias tomografia e ressonância nn consta nada. Meu estômago incha muito e doe porque dos remédios . já não aguenta mas correr por hospital eles mim remédio muito forte e eu acabo desmaiando dando quenda de pressão minha cabeça doe muito na nunca parece q o neurônios estão apertando meu celebro …por favor mim ajudem minda uma sugestão
    Obg!

  6. Olá faço tratamento com topiramato a 4 meses 50mg de manha e 100mg a noite, para tratamento da enxaqueca, mesmo assim ainda acordo todos os dias com dores de cabeça e ainda tenho pelo menos 2 vezes por semana crises fortes de enxaqueca, Muitas vezes recorro para o naramig, é normal eu acordar todos os dias com dor de cabeça mesmo eu estar em tratamento com topiramato? Obrigada

  7. Tenho dor de cabeça todos os dias.Já acordo com dores horríveis.Tomo alprazolam e também depakote.Ja tive crises confulsivas.Hoje não tenho mais pois tomo os medicamentos todos os dias.Faço tratamento com o neurologista há anos.Nada melhora.Tomo analgésicos todos os dias pra conseguir levantar pra trabalhar.Sou também renal crônico.Sei que meus rins podem piorar por causa da quantidade de analgésicos que tomo.Estou já desesperada.Preciso de uma orientação.Obrigada.

  8. Estou a 40 dias com dor de cabeca ja passei por tres neuros todos me falam q meu problema é enxaqueca tensional ou enxaqueca por excesso de analgésicos ja tomei Amitryl e agora estou tomando amato td para tratamento em caso de dor naproxeno e naramig mas confesso q tomo todo dia pois a dor nao passa ja fiz tomografia e nao deu nada gracas a Deus mais mesmo assim tem hora q penso q vou entrar em depressão pois nao sei onq tenho qdo leio os comentários à cima fico mais aliviada um pouco , mais sem saber se vai passar essa dor q queima a testa a nuca doi a cabeça tbm td doi infelizmente , ja fiz exame de vista esta td ok tbm mas os fundos dos olhos tbm doi sera q isso é enxaqueca ?

  9. Oi está sim dores a noite quando acordo dói no lado direito do já faz um tempo o que pode estar acontecendo?

  10. Faz uns 5 dias que sinto a veia do lado esquerdo da cabeça encima da fonte pular. Sou muito anciosa e sempre sinto dor no peito. Sinto dor de cabeça praticamente todos os dias. Mais oque me assusta mesmo é que consigo ver a veia pulando e parece que vai explodir. Estou muito assustada. Preciso de alguma informação. Muito Obrigado!!

  11. Oiii estou sentindo a veia do lado esquerdo exatamente encima da fonte pular da ate pra ver ela pulando nitidamente sinto dor no peito e na fonte. Sinto dor de cabeça praticamente todos os dias. Oque me deixa mais assustada é ver a veia pulando parece que vai arrebentar ela pula com muita frequencia isso faz uns 5 dias. Por favor me ajuda preciso de uma resposta.

  12. Neste ano também comecei a ter várias crises de enxaqueca, trazendo ansiedade e nervosismo junto. Fui a vários médicos que não resolveram nada. Então, há cerca de 01 mês, comecei a fazer um tratamento homeopático que tem trazido um maior alívio e mais dias alegres. Estou tomando o número 1 da Almeida Prado.

  13. Ola tenho muita dor de cabeça todos dias tomo remedio naum passa…doi atraz da cabeça pressao no ouvido parece ter tijolo na cabeça q pode ser? Obrigada

  14. Afff..Não sei porque esse campo..As pessoas perguntam mas ninguém responde

  15. bom dia..estou com trombose de seio sigmóide e isto gerou papiledema…o médico ofereceu tratamento com clexane..mas eu não sei o q fazer…não enxergo, perdi a visão periféricas.. estou sem trabalhar…

  16. Olá doutora! Estou tratando depressão e transtorno de ansiedade a um ano com psiquiatra e psicólogo. Também tenho enxaqueca desde os 16 anos.tenho 44. Estou a 15 dias com dor. Tomo topit, depakot 250 , reco ter líquido, almemprazol. Em momentos de ansiedade rivotril sos. Insônia hemitartarato de zolpiden. A enxaqueca veio forte depois do dia em que socorri uma senhora que trabalha comigo e dois dias depois ela morreu no hospital. AVC. Fiquei transtornada.e desde então estou com dores fortíssimas. Vou ao medico pra ver se não é sinusite visto que estou resfriada.

  17. Olá bom dia a todos ? Quando vamos ao médico com algumas doenças exemplo dor de cabeça forte que não para nunca e eles não achao nada ? Vcs fazem todos exames e nada essa dor é espiritual ? Ou seja fizeram macumba.feitiçaria. Essa dor so vai sair quando vc for liberto ? Ou seja tenha uma vida nos caminhos de deus.que toda dor sumira

  18. – Olá.
    Estou aqui, no hospital.
    Minha namorada sofre com essa tal de Enxaqueca; passa até uma semana aqui, acamada… Até a Morfina, não dá mais jeito.
    Falaram que além da genética, ela é nervosa e tal.
    Mas está se tratando, tomando os remédios passamos… E a dor parece estar cada dia pior.
    Diz ela, que quando não estar assim, a cabeça nunca para de doer.
    Dói todos os dias, mas com menor intensidade.
    Têm algum tratamento natural que possamos recorrer?
    Alguma massagem, algo para pelo menos amenizar?
    Agradeço, desde então.

  19. oi, me chamo lucia, tenho 35 anos, estou sofrendo com uma dor de cabeça ha mais de 5 meses e no lado esquerdo, todos os dias; ja fiz tomografia, nao acusou nada, graças a deus, mas a neuro que esta me acompanhando falou que eu estou com cefaleia cervicogenica, por abuso de analgesicos; dra, eu vou ficar boa?

  20. Sinto fortes dores de cabeça desde os 19 anos, tenho 42 e ainda sofro todos os anos, minha dor foi diagnosticada como cefaleia em salvas. São 30 dias sempre no mesmo período. Só que dessa vez a dor forte melhorou… e continua uma dor fraca a mais de um mês. Gostaria de saber se a dor ficou crônica?

  21. Dra boa tarde, tenho 26 anos e tenho dores de cabeça do lado esquerdo, sinto que é uma dor lateral da cabeça,
    fico durante o dia todo com essa dor , tem dias que durmo e acordo com essa dor. algumas vezes doí tbm perto do olho esquerdo.
    Fico preocupada.

  22. Dra. boa tarde tenho 26 anos, e tenho dores de cabeça do lado esquerdo, uma dor que parece que uma linha da minha cabeça que ta doendo, de vez enquanto doí tbm perto do meu olho esquerdo, se eu nao tomar remédio, ela passa durante o dia depois volta, e ate durmo e acordo com essa dor.
    Fico preocupada.

  23. Não posso me abaixar e nem fazer muito
    Movimento com a cabeça q me da uma dor de cabeça terrível somente do lado esquerdo.O q pode ser?

  24. Dr sinto dor de cabeça quase todo dia meu nariz entope fico esperando sou uma mulher muito nervosa e ansiosa o que devo fazer??

  25. Tenho 18 anos e desde os 16 sinto uma forte dor de cabeça e tontura ao me levantar do sofá ou da cama. A dor que sinto é bem passageira, desaparece em segundos e não é toda vez que isso acontece quando me levanto mas não é tão raro tê-la. Estou preocupado porque ultimamente ela tem aparecido com muito mais frequência e agora vem acompanhada com febre, não muito alta. Tenho problemas com a visão do olho esquerdo desde os 10 anos e nunca usei óculos; esse pode ser o motivo das dores de cabeça quando me levando de algum lugar?

  26. Dr. Passei o dia inteiro com muita dor, a noite não aguentei ficar em casa, fui ao hospital e nem o primeiro remedio aplicado no soro consegui segurar piis ja estava vomitando pela quarta vez e agora a cabeça está dolorida. O que faço? Só estou tomando água mas tenho sumax em casa, é recomendável?

  27. Boa tarde Dra. Tenho 22 anos
    Eu acordo com dor do lado direito da cabeça muito forte ,com tempo passar mais volto volta as dores são intensas
    Fico com medo de acontecer algo .

    Vou ao hospital e não adianta nada hoje em dia da difícil

    Pode me ajudar

  28. samara, pode usar pamelor e bupropriona. sem problemas. a dose que te passaram – 10mg, é dose baixa, para tratar a cefaleia, não sendo dose antidepressiva. converse com sua neuro.

  29. Olá doutora, tenho 19 anos e na maior parte da minha vida sofri com dores de cabeca constantes, minha ultima ida a minha medica neuro que me passou uma tomografia computadorizada, e depois de entregar o resultado do exame me passou um remedio de uso diario fitoterápico só que parei de tomar por conta própria pois parecia que aumentava ainda mais as minha dores de cabeça. E agora recentemente tenho tido dores insuportáveis muito fortes meus músculos doem a nuca todo a região óssea do meu rosto doe e essa sor tem se prolongado por dias, passo dia após dia tomando analgésico e nada de passa. O que devo fazer?

  30. Boa noite! Fui diagnosticada essa semana pelo neurologista com cefaleia crônica diária, ele me receitou Pamelor de 10mg. O que ocorre é que não lembrei de falar que estava tomando Bupropiona e agora lendo a Bula vi que Pamelor também é um antidepressivo! Agora fiquei com medo de tomar os dois! Será que tem algum problema?

  31. Sinto uma leve dor de cabeça do lado esquerdo todos os dias o que pode ser ?

  32. Olá, sinto dor de cabeça todos os dias quando eu acordo, a dor é só do lado direito depois de 15 minutos de acordada fico bem isso vem acontecendo todos os dias.

  33. Ola a dezoito anos sinto dor de cabeca todos os dias e sempre e na frente ,sinto como se estivesse tudo solto la dentro fiquei assim depois do parto do meu filho que. Foi forcps e tomei a raque oque devo fazer e isso e grave

  34. eu sofro com enxaquecas por mtos anos, tds meus exames estao ok. os medicos me receitaram depakote, amytril, rivotril entre outros..mas os unicos que estao surtindo efeito sao: topiramato 50 mg e velija. quando tenho crises mto forte, uso triptanos(maxalt) ou naramig ou sumax..mas nao pod usar frequente. mas ja percebi q beber pelo menos 1,5 l de agua por dia melhoram as crises. evitar álcool, frituras, se alimentar bem, evitar estress..td isso a gente sabe o dificil eh conseguir neh.. mas p nao ter dor a gente faz tudooo.

  35. Sinto muita dor de cabeca,a luz me incomoda , meus olhos ficam tipo ardendo, fico com uma coisa estranha nos meus pés e nas minhas maos, sinto muito sono

  36. Faz uns 6 anos que tenho crises de tontura com dor de cabeça. Elas geralmente aparecem quando estou muito cansada e estressada. De uns dias para cá apareceu uma dor de cabeça muito forte. Ela já dura uns 8 dias ou mais. Fiz uma tomografia e não deu nada, mas a dor não passa. O médico passou Pamelor, 1 comprimido ao dia. Alguém aqui usa esse medicamento? Quem usa está gostando do resultado? Estou sofrendo muito com as dores. Não sei mais o que fazer. Vou ao médico bastante preocupada, pois não sei o que causa tanta dor e fico pensando no pior.

  37. Mario, convem passar com neuroclinico. ver quais remedios sua filha já usou como prevenção de cor de cabeça. Procure um neuroclinico.

  38. Vi os comentário a respeito dar dores de cabeça(enxaqueca) e me identifiquei com a situação. Em fevereiro deste ano a minha filha de 19 anos esteve internada por 7 dias, em maio passou por uma cirugia de sinusite e pra nossa surpresa as dores voltaram, está internada ha 9 dias já tomou até morfina, diagnosticaram enxaqueca, já realizaram diversos exames, ressonância, tomo… O médico solicitou a presença de um especialista em dor. É um misto de sentimentos, aliviados por não encontraram nada nos exames mas ao mesmo tempo aflitos por não acharem a causa de tanta dor.

  39. Olá Doutora.
    Vi alguns comentárioso e me identifiquei com a situação. Em fevereiro deste ano a minha filha de 19 anos também esteve internada por 7 dias, em maio passou por uma cirugia de sinusite e pra nossa surpresa as dores voltaram, está internada ha 9 dias. O diagnóstico é de enxaqueca ja fizeram vários exames entre tomo, ressonância com contraste, o médico solicitou a presença de um especialista em dor.

  40. Bom dia Doutora.

    Me chamo Josiane e fui diagnosticada com enxaqueca oftálmica ,passei a tomar pamelor 25 mg ,1 capsula a noite e até agora não manifestei mais os sintomas de visão de luzes em zig-zag ,gostaria de saber se existe algum medicamento mais atual e moderno para este problema pois pamelor me deixa super ressecada .

  41. Bom dia doutora eu sou mãe de uma adolescente de 16anos e no momento estou com minha filha entenada a oito dia com muita dor de cabeça .Ja foram feito dois exames com resultado normais só que o medico fez uma medicação com a plicação de enjeção na cabeça dela não deu eresultado me ajude por favor.

  42. Minha filha já esta com oito dia enterrada em um hospital para se yrada de uma dor de cabeça já fez uma rs onacia mais não deu nada fez uma tomografia no qual resultado normal o neurologia deu uma enjeção no cabeça dela mais as dores voltaram o que fazer estou desesperada me ajude por favor.

  43. Bom dia, sempre tive dores de cabeça, desde que me conheço por gente vejo minha mãe sofrer com enxaqueca. Sempre tomei neosaldina e dorflex, porem ha uns anos desenvolvi alergia a dipirona. Tenho nefrite e por isso nao ´posso tomar qualquer remédio. Ha uns dias estou com dores de cabeça todos os dias e o naramig nao esta resolvendo e agora uso o sumax, porem não tomo todos os dias pois nao gosto de tomar remédio, alis tenho “medo” de tomar remédios. Já faço meus tratamentos que sou obrigada, como Levoid (pois tive câncer da tireoide), atenolol (arritmia extra sistole), Razilez para nefrite, enfim fui ao neuro e o mesmo disse que estou com enxaqueca cronica diária e me receitou o Vertix uma comp a noite antes de dormir. Ainda não comecei pois preciso da liberação de minha nefro mas meu medo maior é de tomar o remédio, dos efeitos, ja li que ele pode causar o mal de parkinson e ja entro em panico só de pensar. Você acha que esse remédio vai me ajudar? Parabéns pelo site, me emocionei lendo sua matéria pois tudo o que falou serviu pra mim… Abraço.

  44. Sinto um aperto na cabeça todos os dias e as vezes é muito forte.
    O que fazer?

  45. Sinto uma dor de cabeça lado esquerdo não muito forte, começou com latejamento e agora arde do lado esquerdo perto da orelha ate a testa, ja fui em um Neurologista me passou medicamento “Franax” tomar por sete dias, ja tomei e a dor continua.

  46. Boa tarde à todos!!
    Sofro de enxaqueca há mais de 10 anos. Geralmente acontece uma vez por ano. A última crise que, ainda estou enfrentando dura aproximadamente três horas e meia, uma vez por dia, já estou no décimo primeiro dia, sendo que no ano passado a crise durou 21 dias e foi no início do ano. Então, pra mim a crise se instala ou após o início do verão, ou após o início do inverno, mas somente uma vez por ano ‘Graças a Deus’! Porque não é fácil enfrentar isso. A dor é muito forte, abrange metade da cabeça, lado direito atingindo frontal, meio e nuca, olho direito, mandíbula, dentes, pescoço e em algumas crises atinge até o ouvido. Já consultei vários neurologistas, todos disseram para eu continuar o tratamento que faço neste longo período que é: Remédio controlado por receita especial, 1 comprimido por dia de Amytril 25mg e 1 comprimido por dia de DEPAKOTE ER 500mg, geralmente tomo eles quase juntos (+ou- espaço de 30 minutos) à noite às 21:00, que é para eu poder trabalhar noutro dia. Isso quando as crises são à noite ou madrugada, senão fico em casa quando as crises são à tarde ou de manhã. Tranco-me num quarto escuro, pois a claridade é inimiga nº 1 dos olhos, peço silêncio, pois qualquer barulho atrapalha, e lá fico orando e chorando, lamentando a dor que surge quando quer e vai embora quando bem entender… sem sentido, sem resolução, sem cura!!! A penas a fé me mantém vivo pois tenho duas filhas para criar ainda uma de 11 anos outra de 1 aninho e pouco. Digo para minha esposa que não deixe elas verem o pai sofrendo e peço que apenas cuide delas enquanto estou com crise. Nesta semana que se passou 15/07/2015, tive dentre as dez crises quatro crises com duração de sete horas cada. Dra. Maramélia Miranda, obrigado por deixar este espaço para comentários. Acredito que o compartilhamento das pessoas ajudam no tratamento, até mesmo para amenizar e porque não ajudar essas pessoas que sofrem tanto , à entender que isso não acontece somente para elas porque é um castigo. Eu tenho fé em Deus, inclusive rezo e muito durante os períodos de crise… Agradecendo a todo o momento até a dor ir embora… Gente além disso, nada pode ser feito, pois não tem cura mesmo… Ficar em desespero, irritado ou culpando isso ou aquilo só vai piorar a dor… então rezem muito, conversem com Deus, e principalmente agradeçam a cada alívio no final das crises. Pena que os governantes não enxergam essas crises como doença, então o que nos resta é quem está com carteira assinada, pegar um atestado e quem está desempregado só lamento, não vai ser lembrado nem pela família!!!
    Desculpem os erros, mas estou à disposição para trocar ideias e compartilhar sobre crises de enxaqueca com quem se interessar. Sempre à disposição, quem quiser é só me contatar. Obrigado pela oportunidade de escrever estas linhas, fiquem com Deus e até.

  47. Ano passado apareceu tonturas em mim por um periodo e passou, usei vertix, depois de um tempo fiz exame de labirintite e deu que eu tinha , entre essas coisas tive 2 ou 3 episódios da seguinte forma: achei algo estranho na visão mas não consegui identificar o que era como se diminuisse a visao periferica, depois me deu dormencia em um braço e quando a dormencia foi embora veio dor de cabeça que durou um dia, passou ao dormir foram episodios espaçados, mais ou menos, com dois meses. Este ano venho sentido novamente as tonturas mas como deu labirintite n me importei com elas, tive mais uns três episodios desses da dormencia e dor bem espaçados tbm, exceto um que conhecidentemente foi antes e depois de uma prova importante, apenas desta vez não passou ao dormir a noite, no ultimo apareceu a dormencia mas n veio a dor, outro coisa que sinto é como se estivesse meio aerea ou em outro plano n sei explicar mt bem mas isso já havia sentido a anos e ando sentido. Não sei se devo fazer tomografia do cranio, pois receio os riscos da radiação. Mas vi no texto que Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão são indicações pra exame de imagem, as vezes tenho a impressão de a visão estar embaçada n consigo determinar se realmente fica embaçada.

  48. pamela, tem que ver qual a frequencia disso. se forem crises frequentes (mais de 1-2 vezes por semana), tem que tratar. se for episodico (uma vez e depois passando muito tempo sem ter)… tem que usar analgesico apenas na crise. procure um neuroclinico bom…

    em relacao à preocupacao sobre ser algo grave, se o sintoma já tem muito tempo, nao deve ser nada grave. sobre relacao com pancada que levou na infancia, isso é um mito em muitos casos, na maioria dos pacientes, nao tem nada haver com sintoma de cefaleia.

  49. Dra. meu namorado sofre de forte dores em toda cabeça, ate chora de dor e dura bastante tempo; tenho medo que seja algo grave, pois quando pequeno caiu e machucou a cabeça; ate levou ponto. ele vai no médico mas dizem que não é nada; pode me ajudar??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *