Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia. Muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos a fio, não é normal! Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos todo dia, de forma indiscriminada e sem uma orientação médica, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa e da continuidade da sua dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com um exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários – na maioria dos pacientes.

Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: Se o paciente usa muitos analgésicos, ou remédios para dor de cabeça, a primeira e urgente medida: Parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da dor diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luvas do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Em casos mais sérios, quando os preventivos diários não conseguem controlar as dores de cabeça diárias, podem estar indicados tratamentos com injeção de toxina botulínica na região da face e da cabeça, ou uso de novos medicamentos, como anticorpos monoclonais que atuam nos receptores CGRP, já disponíveis no Brasil.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

345 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. Ola, tenho uma dor localizada no lado esquerdo com mto peso no centro da cabeça, o que pode ser?desde de já agradeço!!!

  2. Ola doutora, minha mae sofre de enxaqueca, ta todo dia no hospital, toma na veia tramal e decadron, mas nao melhora; em ksa ela toma pamelor de 75mg e Amato de 100mg, mas continuam as dores, não param; será que pode ser outra coisa?

  3. adriana, apenas maxalt, se sua dor é frequente, não adianta. se tiver dor frequente tem que tomar medicamentos preventivos. converse com seu medico.

  4. Eu tenho muita dar de cabeça tonturas enjoa e mao consigo min concentra o medico passou maxalt10 tomei to bem melhor gracas a deus

  5. Olá Dra. Tenho 20 anos tenho cefaleia crônica diária, fiz tratamento com olcadil de 1mg depois alprazolan entre outros medicamentos complementares, por quase 2 anos.
    As dores e crises tinham diminuído, Mas desde o dia 12 começou a crise. sinto uma dor muito forte como uma pressão na arteria temporal do lado direito.
    E os medicamentos não dão resultados. Tomei mas n tira a dor ela é continua e piora com alguns movimentos da cabeça, sinto q essa pressão afeta o olho do mesmo lado.
    Oque pode ser? Uma complicação da cefaleia ou outra coisa?

  6. Eu sinto dor de cabeça quando pulo normal?? Eu só tenho isso depois que alguém jogou algum objeto duro em mim na escola que estudo depois disso que eu estou tendo dor de cabeça quando pulo o que é ??

  7. Olá, artigo bem esclarecedor! Sofro de cefaléia desde adolescente e sempre me automediquei. Já na fase adulta, fiz inúmeros exames e todos eram normais e tomava antidepressivos receitados pelos neuros, odiava tomá-los e não conseguia dar continuidade no tratamento. Aí pensei, se não tenho nada, pra quê continuar? De vez em quando tenho altas crises de dor, tomo um analgésico porque piora muito. Estou com 34 anos e estou há dois meses com sinusite, por conta disso, a minha dor de cabeça é diária. Já fiz de tudo para tratar a sinusite e nada. Tomo dipirona 1g e ajuda muito a estabilizar a dor, mas não gosto de tomar todos os dias. Única forma de eu me exercitar é a minha caminhada de 6km diários, entre ladeira e outra. Sei que preciso procurar um profissional da área, mas a minha experiência anterior (3 neuros) não foi muito boa e não indicava qualquer patologia, muito menos um tratamento efetivo.

  8. cristiane, essa dose é considerada baixa, e costuma ser usada para prevenção de enxaqueca e cefaleia diaria / frequente. nao há problema em usar com anticoncepcional. apenas a recomendacao é usar diariamente, nao apenas quando tem dor, e usar pelo menos por 2 meses seguidos, e depois, retornando ao neuro, desmamar lentamente o medicamento.

  9. Olá Dra Maramelia, descobri que sofro de enxaqueca e cefaléia tensional.
    Procurei um neurologista que me receitou Pamelor 25mg 1 x ao dia, pela noite.
    Gostaria de saber se essa quantidade é perigosa já que na bula ele me pareceu um medicamento perigoso e se quem toma anticoncepcional ( microvilar) pode ter algum problema.
    Tenho 21 anos.
    Obrigada pela atenção.

  10. Tenho dores de cabeça no período de pausa da pílula anticoncepcional há anos, a ginecologista já trocou a pílula algumas vezes mas não adianta, mesmo a Mercylon Conti que é específica para este tipo de problema não resolveu. Só que tenho notado que além da dor de cabeça, tenho também crises de sinusite neste período (dor ao redor dos olhos, na arcada dentária). Há alguma correlação ou é apenas uma coincidência que já dura aproximadamente 2 anos?

  11. Boa noite, doutora.
    Eu tenho essa cefaléia crônica, será que é por causa do estresse?
    Minha médica, recomendo eu tomar o terbinafina, para fungos no pé,será que é por causa do remédio?
    Tem cura?
    Tem tratamento?
    Obrigada pela atenção.

  12. Estou com dor de cabeça desde ontem
    e não sei o que vou fazer
    Dr

  13. Faço tratamento para transtorno bipolar, tenho cefaléia frequente, melhorei um pouco quando mudei meu esquema terapêutico e reduzi os analgésicos, mas nos últimos 2 meses as crises pioraram, tenho vômitos em jato, fico com a pressão elevada e taquicardia, intolerância a luz, odores e sons. Já usei Topiramato, Quetiapina , Depakote e Amitriptilina, atualmente estou com Lítio 900mg, Fluoxetina e melatonina pra dormir. O único analgésico q funciona eh o Tramal ou Ultracet. Já fiz tomografia e ressonância, que deu apenas persistência do cavum do septo pelucido e vergae, calcificação da foice cerebelar e tb abaulamento discal c5/c6 que não justificam a intensidade da dor. Ja fiz dieta, cortei cafeina, lactose e açucar, perdi 17kg e pratico atividade fisica. Gostaria de saber se é possível curar essas dores ou terei q conviver com elas? Tenho 35 anos e as dores causam prejuízo muito grande na minha vida, no trabalho e estudo.

  14. Tenho 16 anos e nao sei o que tenho direito, porque o meu proprio nascimento,foi um milagre… Mas fui no medico uma vez, pois nao sou de sair, e a medica falou que eu tenho enxaqueca cronica, pois disse que sempre tive dores de cabeca muito fortes, nao tenho uma vida saudavel, nao saio muito pois a claridade irrita meus olhos, e quando me concentro em algo (pois sou muito detalhista), as dores comecao a ficar mais fortes; da para medir por umas veias ou nervos que ficam palpitando de devagar a acelerado e pulsante, como um coracao em si… Eu durmo muito pois e oq me ajuda a suportar… ate hoje Deus fala comigo, mas essas sao umas longas historias que contarei quando conseguir escrever um livro… As vezes acho q por ter sido nascida por parto com forceps, isso prejudicou algo em mim, pois alem das dores de cabeca, eu sinto dores por td o corpo e estralando quase todos os ossos da coluna; eu sinto um certo alivio; nao sei se isso e por causa das complicaçoes antes e durante meu nascimento, talvez seja… Ou talvez minha vida nao muito saudavel, deve ser por isso que sou nanica e magra, mesmo comendo muito.

  15. Olá, boa noite eu tenho dor de cabeça todos os dias chega a dar pontadas na cabeça e mta dor no olho esquerdo e a dor e tao forte que parece que vai explodir minha cabeça nao posso nem pisar no chão o que faço. Obrigado

  16. Dr…sou Angolana, vivo com crises de dores de cabeça desde os meus 17 anos, estou cansada em busca de ajuda, infelizmente penso em tomar um monte de medicamentos e sumir do mapa, não está fácil para mim… Estou cansada de fazer consultas e os médicos acharem que sou louca porque os exames são sempre normais. Estou com 26 anos, mas quando estas crises surgirem só Jesus… Estou tão triste que prefiro desistir de mim. Só queria ter saúde normal… Só isso

  17. Bom dia dr,eu tenho 44 anos pratico jiujitsu e malhação,tenho 100kg. As veses eu sinto tonteira ,Fica tudo rodando em volta ,Da nauseas no estomago,Começo a suar frio da um mal estar,Parece que vou morrer.Ja fiz diverso esames de labirinto ,Cardiaco e de Vista,Por favor me de uma solução , Isso esta me deixando doido , Eu trabalho em altura e estou preoculpado , estou no aguardo da sua resposta ,Desde ja lhe agradeço.

  18. Ola meu nome e eny .
    Bom eu numca fui de adoecer mas no comeco de dezembro de 2014 comecei a sentir muita dor de cabeca bem eu achava qe era normal e qe depois de um tempo ia passar mas nao passo as dores na minga cabeca ficaram mais fortes e intensas ao ponto de eu gritar de tamta dor passei noites em claro so chorando de dor.. passou um tempo e fuui no hospital o medico me receito um remedio pra tomar durante cinco dias eu tomei e passou por um tempo masdepois volto mais forte o lado que doi da minha cabeca e o esqerdo na maioria das vezes nao consigo nem deitar no travesseiro parece q minha cabeca fica senssivel e doi muito e meu ouvido coneco a doer tanbm voltei ao medico e ele passo medicacao e alivio um pouco mas agora todas essas dores voltaram nao sei oq fazer doe muito mesmo essas dores ja duram a 3meses. .

  19. olha a cerca de um ano eu como e logo após me da uma agonia com vontade de vomitar e agora já faz duas semana que além desses sintomas eu tenho dores de cabeça todos os dias e ânsia de vômito todos os dias o dia inteiro o que pode ser

  20. Posso tomar flanax550mg+pamelor25mg+dipirona 500mg em comprimidos para tratar a crises de dores de cabeça?obs todos os dias sinto fortes dores acompanhadas de vomitos…

  21. Estou fazem 7 dias com uma crise de enxaqueca muito forte, causando falta de apetite, ânsia de vômito, muitas dores no corpo, nos olhos, não consigo assitir tv nem mexer em celular, para trabalhar esta complicado. Sinto dores de cabeça todos os dias fazem mais de um ano. é possível que eu esteja com cefaléia crônica diária? Me intupo de remédios analgésicos o dia todo, tomo 2 3 paracetamols por sia, nimisulida, cefaliv, neosaldina e nada mais resolve o caso.

  22. isabel, excelentes opções da neuro.
    o flanax — para a dor. usar em caso de dor apenas e evitar uso diario.
    o pamelor — como preventivo. este tem que usar por semanas, até mesmo alguns meses, todos os dias, até voltar com a neuro.

    só recomendo a ti usar o flanax apenas em caso de dor.
    e se em uma semana sua dor não começar a amenizar, e vc precisar de flanax todos os dias, convem voltar na neuro mais cedo, para ela rever a dose do pamelor, aumentando ou trocando o preventivo.

  23. beatriz, o problema principal provavelmente está no uso indiscriminado e DIÁRIO dos analgésicos que vc citou. tem que procurar um neuro e parar de usar estes remédios de dor urgentemente, junto com isso começar a tomar algum remédio preventivo.

  24. Estou com 44 anos e tenho enxaqueca desde uns 15 anos de idade. Mas agora faz um mês que a dor tem me acordado no meio da madrugada. Durmo boa e acordo 1 hora da madrugada ou as 3, outras as 5 com a cabeça latejando. Hoje fui a neuro, pois estou no 3○ dia consecutivo de dor. Ela me receitou flamax para aliviar já de cara e pamelor para prevenção. Deus tenha misericórdia de mim, pois não aguento mais tanta dor.

  25. há 8 meses sinto muitas dores de cabeça, acompanhadas de queimação, formigamento, vômit; fiz exames, mapeamento cerebral e tomografia, os dois exames vieram normais, todos os dias sinto fortes dores, tomo vários analgésicos, entre eles dipirona+cafeina, cefaliv, naramig etc, o que esta acontecendo comigo? estou muito preocupada.

  26. alessandra, impossivel saber o que é apenas com isso. sugiro procurar um neuro. e contar detalhadamente tudo o que sente…

  27. ola meu nome é Alessandra tenho 21 anos,e tenho dores de cabeça muitooo forte à anos acompanhadas de pontadas, dores na nuca e nos olhos.o que pode ser??

  28. oi sou ana. Tbem sofro de enxaqueca. Nao sei mais o que fazer. Espero encontrar um bom remedio preventivo pw topiramato me deu depressao profunda.me ajudem

  29. tenho 23 anos ja vai fazer tres anos que cinto dores muito forte na cabeca , fiz um exame e nao deu nda a neurologista passo pra mim tomar uma vez ao dia o Pamelor mesmo assim essas dores orivel nao passar ..

  30. Gente de verdade procurem um neurologista e sigam essas dicas. Sou enfermeira trabalho 84 hrs por semana…sou coordenadora de cti neonatal e de uma unidade de pronto atendimento. Sempre tive enxaqueca mas eram crises esporádicas. Há 1 ano iniciei com dores de cabeça diárias, irritada, sensível a luz, cheiro e até minha própria voz me incomodava. Vomitava mto, enjoada dmais, não conseguia comer… as vzs parecia que um coração batia dentro da minha cabeça, outras vzs parecia que tinha algo solto na minha cabeça. Eu tinha fácil acesso a medicamentos então me intupia deles..chegava a quebrar ampola de dipirona venosa e tomar no início com glicose dpois pura msm. Fui a uma consulta de rotina com endocrinologista e por acaso comentei pq eu cheguei morrendo no consultório. Resultado sai de lá com receita de topiramato, uma licença de 7 dias e encaminhamento para o neurologista. Tentei mudar alimentação e iniciei o tratamento, ajudou dmais. infelizmente minha rotina é pesada, durmo pouco e mal tenho tempo pra comer quem dirá fazer exercícios. Estou fazendo tratamento de depressão e ansiedade, não consegui continuar com o topiramato, me dxava lenta o que menos posso ser. Por isso as dores voltaram. Fui em outro neurologista que me dxou mais segura e iniciei tratamento com prednisona por 6 dias e atenolol. Estou tentando evitar comer td que pode desencadear crises, defini que vou dormir pelo menos 8 hrs por dia e comprei uma bicicleta para pedalar pelo menos 15 min por dia. É dificil mudar hábitos? Sim clar, mas é minha vida minha saúde…como posso cuidar de pessoas sense não consigo cuidar de mim? Tenho 26 anos apenas e tenho um posto na minha profissão que geralmente demora pra se conseguir. Isso está me custando caro. Vão ao médico e se ajudem. Só o remédio não resolve…eexperiência própria…espero conseguir controlar com mudança de hábitos e tomar menos remédios possíveis. 26 anos e tomo mais remédio do que minha avó se estivesse viva.

  31. milena, vc tem que procurar um profissional, médico em pronto socorro ou neurologista em ambulatorio ou consultorio. não podemos aqui te orientar sobre remedios sem saber o que vc tem. boa sorte.

  32. Oi estou com dor de cabeça faz 6 dias, tomo remedio passa mas volta o que eu devo fazer?

  33. Olá ! Estou sentindo uma dor de cabeça que nunca mais passa!
    É insuportável e sinto a meses , senti pela primeira vez em Outubro do ano passado e fiquei cm ela até o Começo de Dezembro, fui em um Neuro e ele nada me disse sobre o que era exatamente ,Fiz uma tomografia que nada mostrou.
    Na verdade eu fiz vários exames que pelos maus hábitos de dormi pouco e ficar muito em pé e não se alimentar bem pois trabalho em um shopping de domingo a domingo , isso me trouxe alguns problemas de saúde . Tais como : Gastrite nervosa, varizes , perca de peso, e essa dor de cabeça e isso porque tenho apenas 23 anos com todas essas doenças kk.
    Mas essa dor de cabeça me preocupa e muito , doí todos os dias não passa eu durmo e acordo com ela , e ela fica meses . Fica pulsando minha cabeça dói quando abaixo a cabeça dói a de um lado só agora tá passando para a cabeça toda , e parece que quando abaixo ou deito no travesseiro parece que tem algo rolando solto dentro da minha cabeça e isso dói muito , certa vez minha cabeça até ficou inchada do lado esquerdo onde mais dói e fiquei calva , e ainda sou meio calva desse lado da cabeça , tomei um remédio que o neuro me passou que n fez nada para amenizar a dor de cabeça, n me lembro o nome agora , mas de dava nausearas e me fazia ficar confusa , eu n podia tomar antes de vir trabalhar pq passava mau . Eu n sei mais o que fazer pra para essa dor o medico disse que ele achava que era cefaleia mesmo , mas fui no medico outras vezes mas como o sistema de saúde é uma maravilha cada vez era um médico e cada vez me davam um diagnostico e estou assim até hoje .
    Estou nesse momento sentindo a dor de cabeça e esta muito forte , me ajude o que devo fazer?
    Desde já obg

  34. tenho dor de cabeça todos os dias, mas não é dor comum; tudo começou com uma dor no pescoço, já faz um tempo e não mais passa; fico com medo de morrer, pois as vezes ela pulsa como um coração batendo, dói muito mesmo, sofro de mais com essa doença, peço socorro por favor; salve minha vida! ficarei muito grato com quem for capaz de tirar essa dor da minha cabeça. nada mais deste amigo que vos fala; eu amo vcs, beijo .

  35. OI MEU NOME E SUELEN TENHO 12 ANOS EU QUASE MORRO DE TANTA DOR DE CABEÇA NAO FUI AINDA NO MEDICO FAS MAIS DE UMA SEMANA QUE TOMO UMA CARTELA DE REMEDIO POR DIA A MOÇA DA FARMACIA FALO QUE E NORMAL MAS MESMO ASSIM VOU PREUCURA UM MEDICO E DEPOIS EU POSTO AKI FALANDO OQ E GENTE UM BEIJO AMO VCS

  36. Olá, sinto dores de cabeça TODOS OS DIAS.
    É uma dor leve, que encomoda e raramente tem um intervalo para descansar dessa dor chata, ha dias que desde cedo ate a hora de ir dormir à sinto, ja nem tomo remedio para passar pois é em vão, as vezes tomo dipirona ou algum para dor de cabeça e me deito, acordo com a mesma dor e as vezes um pouco mais forte que antes de me deitar, ja fui no oftomologista para saber se tinha algo associado com a visão mas não…

  37. Oi. Tenho 27 anos, a minha vida toda tive episódios de dor de cabeça, ou enxaqueca com enjoou e.vômito que sempre piorava no período pré menstrual. Sempre rumava cefaliv quando percebia que ía ter dor de cabeça, chegando a tomar numa frequência de 2 ou 3x por semana. Fiz uma cirurgia ha 18 dias e tomei dolamin no pós operatório, há 10 dias tive uma enxaqueca com vômito que não passou com o cefaliv a partir daí tive dor de cabeça todos os dias, chegando a acordar com dor (o que nunca aconteceu), tentei o cefaliv por 3 dias, quando vi que não tava fazendo efeito parei… Tenho a impressão que não tô fazendo bem a digestão, tenho arrotado muito e estou com mal estar gástrico…a dor não fica o tempo todo e é relativamente leve, como se sentisse minha cabeça pesada em alguns momentos, parecendo com o início de uma cruise mas a enxaqueca de verdade não vem. Porém me incomodado muito pq nunca fiquei mais de um dia com dor e agora já são 10 dias mesmo que leve e intermitente é diária. Você acha que pode ser algo grave? Estou evoluindo para dor crônica? procuro um neuro? Um gastro? Desde já obrigada. As informações são ótimas #

  38. Muito grato pela dica. minhas dores de cabeça realmente são diárias : tenho 67 anos sofro de enxaquecas com áureas a muito tempo ,adormecia o braço esquerdo e metade dos lábios aturava uns 30 minutos depois passava e, vinha a dor de cabeça muito forte e naúseas . fis muitos exames mas não deu nada ultimamente fui a uma neurologista a mesma me receitou topiramato o que de mais moderno tem nesta área .pois queria efeito imediato mas lendo suas orientação vou prosseguir o tratamento a risca em busca da minha melhora. muito grato pela dica Dra. Maramelia Miranda

  39. Olá doutora! Uma dúvida me trouxe de novo aqui!
    Tomo pamelor de 75mg à noite para tratar enxaqueca.
    Meu psiquiatra passou fluoxetina de 20 mg para depressão. Ele me disse que a fluoxetina poderia até ajudar com as crises de enxaqueca, mas estou com medo da interação entre os dois, pois mistura de medicamentos já me levou para o pronto socorro.
    É mesmo seguro tomar os dois?
    Desde já agradeço!

  40. tenho dores de cabeça diariamente, fiz tumografia e o resultado foi sinusopatia fui ao otorrino e ele disse que eu estava com rinite, tomei varios remedios a rinite melhorou masa dor de cabeça ficou e insuportavel.

  41. Olá boa noite , m chamo Iasmin tenho 21 anos e tenho muitos problemas com doresde cabeça , desde pequena sofro com isso , mais depos que tive minha primeira mestruaçao elas pioraram suma semana antes deu mestruar começo a sentir muita dor de cabeça com enjoo ate vumito as vezes e essa dor de cabeça so vai embora quando a mestruaçao vai embora , porem ela continua mais vem fraca que da pra suportar , nao vou dizer q e aquela dor insuportavel pq nao é , mas quando minha mestruaçao vem a dor nao passa com nada e sinto enjoo , diarimente sinto dor , mas nada insuportavel , as vezes e de um lado so da cabeça , as vezes a cabeça fika pesada e pareceq tem um corçao batendo q chega duer meus olhoos e nao consigo ficar olhando para luz , isso quando ela vem forte meus olhos ardem , sofro com isso a anoos , oque a senhora acha ??

  42. Tenho dor de cabeça tds os dias desde 5 meses pra cá srm parar, não sei mais o que fazer e nem o que tomar pois a dor é muito forte que fico até com tontura , a dor é entre a fronte e o alto da cabeça, já passei na neuro, fiz até tomografia mais não deu nada , ela me passou um remédio chamdo amato, fiquei 2 dias sem a dor mais no 3° dia voltou daquele jeito, fora os efeitos colaterais que o remédio dá. …. Não sei mais o que fazer, tem hrs que acho que vou enlouquecer com essa dor.

  43. Dra. Tenho enxaqueca diária mente já tomei de tudo tenho 55 anos e desde pequena sofro com isso moro em Floripa já fiz tratamento de tudo qto e tipo agora eles acham q a minha e emocional. Já passei por todos os neuro agora me consulto com psiquiatra . Tomo todo remédio w me indicam por conta própria pois nada passa. Minha dor diária e na nuca e têmporas chegando final de dia atingir a vista. Geralmente vou para hospital 1 X semana . Todos dizem w tenho w saber conviver com isso. Mais e dificil.

  44. Dra, venho sofrendo com dores da cabe a ha cerca de um mês e 5 dias… estou sendo acompanhado por consultas semanais na neuro. Fiquei 2 semanas sem tomar remédio algum e agora estou em tratamento com o “decadron”. Nao estou otismista quando ao medicamento recente. Minha dores se concentram nas têmporas, mas sinto em outros lugares da parte frontal do crânio. Em qual tipo de cafaleia a doutora acha que me enquadro? Já estou “desesperada”, nunca havia tido dores de cabeça.

    Obrigada!!!

  45. wellington, não se pode dizer nada sem saber todas as características da dor, fatores possíveis precipitantes e seu histórico medico. procure um neuro para conversar sobre tudo isso.

  46. Bom dia,
    Minhas dores de cabeca ocorrem geralmente aos fim de semana,é incrível, sabado e domingo e sagrado haver.Começa fraca e vai aumentando lentamente ate chegar ao ponto de ficar insuportável.
    Qual seria o tratamento adequado?
    Em qual tipo de cefaléia eu me enquadro?
    De ja ogrigado.

  47. gilberto, mais provável que tenha haver com ansiedade ou outro problema. cefaleia cronica diaria não costuma dar estes sintomas…

  48. Obrigado pela atenção Doutora. Vou seguir o seu conselho. Mas gostaria de saber se a tontura e a falta de sensibilidade do lado esquerdo que citei, pode ter relação com a dor de cabeça crônica diária ou com a ansiedade e nervosismo.
    Muito Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *