Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Junho de 2018.

 

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentemente referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia Geral. É uma condição muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos, não. Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos, todo dia, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa de dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários na maioria dos pacientes atendidos. Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da cefaleia crônica diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luva do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

317 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. Bom, eu já passei pelo médico neuro, ele me deu alguns remedios, mais com o tempo eles não adiantava mais, pelos meus sintomas será que a enxaqueca evoluio para secundária ? me ensinaram monte de chá comida, me falaram do tratamento de agulhas, mais onde moro não tem ! e tenho medo de fica tomando remedio casero e pode me causar alguma alergia !

  2. bruna, procure um neurologista. vc tem que ter ajuda profissional.

  3. Gente, cefaléia cronica diária, desistam de alopatia e procurem medicinas alternativas. Um bom acupunturista pode te trazer a vida de volta!!

  4. Bom dia, eu tenho 19 anos, a primeira crise minha foi aos 15; a dor foi tão grande que cai no chão e gritava de dor, fui encaminhada logo para fora; o medico falou que eu tenho Enxaqueca cronica aguda primaria, o tempo foi passando e as crises eram mensais, os medicamentos não faziam mais efeito; fiquei uma semana internada com crise, tomando os remedios mais fortes para para dor ! Obs: Sou alérgica a Dipirona !
    Sempre me atacava 1 vez a noite só, mes passado me atacou 3 vezes na mesma noite; achei que ia morrer :\ a dor é tão forte que chegava gritava de dor, já mal consigo dormir com medo dela atacar, e agora ela ataca todo dia; hoje foi uns dos piores dias ! Os medicamentos não me fazem mais efeitos. o que eu posso fazer? sera que é alimentação ? eu to inchando, qualquer coisa eu choro, fico estressada demais, ME AJUDA POR FAVOR !

  5. alexandre, não é possível dizer nada assim, sem a avaliação completa do paciente, histórico e exame clínico. sugiro vc passar com algum neurologista e ser atendido como normalmente deve ser feito. caso não tenha neuro na sua cidade, passe com um clinico ou num pronto-socorro. boa sorte

  6. Olá .Estou com dores de cabeça há uns 20 dias .São dores fracas à moderadas, sem o acompanhamento de outros sintomas, mas incomoda.Notei que ao deitar alguns minutos, a dor passa. Durante o dia vem e vai mesmo sem tomar analgésicos. Dói principalmente nas têmporas e às vezes na parte posterior da cabeça, como tivesse levado um puxão de cabelo. O que pode ser?

  7. Olá! Sou enxaquecosa. Tive uma crise no final do ano passado, mas que logo passou com uso do Depakote e Tylenol.
    Larguei o Depakote após terminar a primeira caixa e sei que isso foi errado.
    Há 4 semanas as crises voltaram e bem mais fortes com Aura. Estou esperando o Depakote + Tylenol fazerem efeito, conforme meu neurologista disse. É uma provação!
    Também estou tomando chá de gengibre.

  8. gislaine, impossivel responder sua pergunta apenas com estes dados. o melhor a fazer é procurar algum medico clinico ou neuro e contar detalhadamente sua historia e sintomas, e depois vc deve ser examinada.

  9. wesley, vc tem que sair de casa e procurar um neurologista clinico para te tratar. isso tem cura sim… mas é preciso proatividade para procurar a ajuda. convese com seus familiares e vá atrás de um neurologista! se não tiver um em sua cidade, procure na cidade maior mais próxima.

  10. Há 7anos sofro de dor de cabeca muito forte… me ajuda, nao aguento mais. nem saio mais de casa. so fico deitado…

  11. ola! tive há mais de 5 anos dores fortes de cabeça, atras do olho direito; agora voltou a doer minha cabeça outra vez; sou motorista e nao aguento mais essa dor insuportavel. por favor me ajudem… o que devo fazer ??

  12. Ola doutora…estou com uma pressao na cabeca mais especificamente acima da nuca…em peso e com nauseas, fraqueza nos braços e dormencia; as vezes o nariz começa a trancar….sinto como se tivesse me apertado, me sufocando….começou dia 20/04…o que pode ser doutora????

  13. Olá, preciso de ajuda. fazem 6 meses que sinto fortes dores atrás dos olhos todos os dias… fiz tratamento com o depakote 500 mg mas não fez efeito nenhum. Recentemente descobri que estou gravida e com isso tive q suspender o tratamento, não fez diferença nenhuma já que o medicamento não fazia efeito. Minha pergunta é, se é normal sentir dor todos os dias ? a primeira vez que tive uma crise durou 7 dias… Mas dessa vez a dor não passa. É de deixar qualquer um louco. fiz um eeg e deu raras ondas epileticas temporal esquerda, ai o medico disse q era epilepsia , só que troquei de neuro e o meu atual disse q não podemos confiar no eeg, que não tenho epilepsia e que epilepsia não da enxaqueca crônica diária. Ele me disse que é o mecanismo da cabeça que faz dar alterações no eletro. Queria saber se realmente pode acontecer do exame dar errado ? tenho uma amiga que tem crises epileticas mas nunca no eletro deu que ela tenha epilepsia, mas ela não pode ficar um dia sem tomar remédio se não a crise vem !!! Obrigado .

  14. ola meu caso e parecido com o da deisse silva,sinto dor de cabeça todos os dias sao muito forte sempre em cima da cabeça, ja faz 3 meses direto to começando a ter perda de memoria ja tomei varios remedios para enxaqueca mais nao funciona oque fasso por favor o neuro me passou nimesulida para15 dias mais nao adiantou me ajuda

  15. siderlandia, o pamelor é um bom remedio para prevenção de cefaleia cronica, que parece ser seu problema (exs normais, dor todos os dias, sintomas semelhante a enxaqueca…). se vc estava usando remedios de dor todos os dias, recomenda-se parar com eles, enquanto pelo menos começa o tratamento preventivo (pamelor|). e deve estar tomando o pamelor diariamente. não é só para tomar com dor.
    se o remedio não faz efeito na primeira, segunda semana, vc deve voltar a conversar com o neuro, para ajustar a dose ou trocar a medicação. em tese, se vc responder, deverá começar a aliviar as dores e estas ficarem mais espaçadas. converse com o seu neuro.

  16. OLÁ. TENHO 33 ANOS. SOFRO COM DORES DE CABEÇA DESDE CRIANÇA. COMO SOU MIOLPE, ACHAVA QUE ERA SEMPRE DA VISTA? Há 6 MESES ATRAs DESCOBRI QUE MEU OLHO ESTA CRESCENDO, ENTÃO COMECEI A INVESTIGAR A DOR , FIZ UMA RESSONACIA E TEU TUDO NORMAL , SO QUE CADA DIA QUE PASSA TENHO DORES HORRÍVEIS, FICO COM O NARIZ CONGESTIONADO, MEU PESCOSO FICA RIGIDO, FICO MUITO TENSA, MINHA VONTADE E DE FICAR COM OS OLHOS FECHADOS O TEMPO TODO. NÃO CONSIGO ME ALIMENTAR DIREITO , SO TENHO VONTADE DE VOMITAR O TEMPO TODO, EU NÃO TENHO O COSTUME DE TOMAR ANALGESICO, POIS NÃO FAZ EFEITO. EM CRISE, VOU DIRETO PARA O PRONTO SOCORRO TOMAR MEDICAÇÃO NA VEIA, SO ASSIM ALIVIA. AGORA COMECEI UM TRATAMENTO COM UM NEURO , ESTOU TOMANDO PAMELOR DE 25MG, E EM CASO DE CRISE DE DOR TOMO NARAMIG. PARECE QUE DEPOIS QUE COMECEI O TRATAMENTO ESTOU EM CRISE DIRETO. ISSO E NORMAL ?

  17. Olá, sou gestante de 18 semanas, e a um mês sinto uma dor forte na cabeça, dos lados e na testa, é uma dor forte, e me ataca quando estou no trabalho, fora do serviço a dor aparece só algumas vezes. Eu preciso saber o que pode ser feito, ja marquei consulta no neuro pois minha GO me encaminhou e tb para uma psicologa, e eu tenho medo de ficar me medicando todos os dias por conta do bebê. A dor ataca e depois me dá náuseas, e eu não aguento vou me deitar 20:30 se não eu não aguento ficar acordada, tudo incomoda, a luz, o apetite não ajuda, então eu durmo, mais no outro dia amanheço com uma pontada na cabeça, então eu tomo o remédio, e quando vou para o trabalho, volto tudo de novo, essa é minha rotina, nao aguento mais.

  18. tenho muita dor na cabeça começa pela nuca já fiz todos exames e nunca acusa nada sempre vou ao médico mas uma vez fiz rx da cervical e acusou escoliose múltipla e o médico simplesmente não passou nada prá mim, me ajudem por favor, eu tbm tenho enxaqueca, todos os dias eu sinto a dor incômoda começa no pescoço e não tem remédio q combata é terrível viver assim

  19. deyssi, vc tem que procurar outro neuro, já que o primeiro não medicou vc, ou deu algum medicamento e não houve melhora dos sintomas.

  20. Boa noite Dra. estou muito preocupada, já faz mais ou menos uns 8 meses que eu sinto umas dores muito estranhas na cabeça.
    Começa do lado esquerdo, daí passa para a nuca, e vai se espalhando para o centro do cranio e principalmente para o lado esquerdo.
    Tomo analgésicos e remédios para dores todos os dias, mais não resolve. junto com a dor de cabeça sempre vem as dormencias
    que são sempre do lado esquerdo também, me preocupo muito pois até confusão mental eu estou tendo, e as dores não passam com remédio
    nenhum.Já fui em um neuro mais não resolveu nada… o que faço? Voçê poderia me ajudar? pode me responder em meu Email por favor. Grata.

  21. thayane, vc tem cefaleia cronica diária, aparentemente, e nenhum analgesico irá melhorar sua dor, mas pelo contrário, poderá ser inclusive a piora e progressão da sua dor. sugiro que procure uma opinião de outro profissional neuro, pois há indicação, no seu caso, de algum medicamento preventivo, que só um neuro pode prescrever.

  22. Olá, boa noite. Estou sentindo dor de cabeça forte todos os dias, já há quase 15 dias. Fora a dor em sí, tem uma “pontadas” vez ou outra. Estou tomando o Stilnox pra dormir fazem 2 meses. Seria possível que ele esteja causando essa dor? Obrigada. Abraço

  23. Dra, boa tarde!
    Estou com enxaqueca há 5 meses, e de fevereiro pra cá, ela tem sido diaria e constante.
    Passei no neurologista e ele me passou a dieta, e limbitrol para iniciar o tratamento, porém eu tive muitos efeitos colaterais (pois já fiz tratamento psiquiátrico para alguns transtornos), então ele suspendeu, e me encaminhou novamente pro psiquiatra. Como as dores são constantes ele passou Naratriptana para as crises, só que não funciona, nenhum remédio que eu tome passa a dor, e isso está me prejudicando na vida profissional e acadêmica.
    O que sugere que eu faça?

  24. MAYARA, PRECISA PROCURAR UM NEURO para falar sobre estes sintomas. parece ser cefaleia cronica, ou enxaqueca transformada. tem que ver com o medico para começar o tratamento preventivo.

  25. Bom dia DR,
    ah pelo menos uns 15 anos tenho dores de cabeças fortíssimas que não passam com uso de nenhum analgésico.
    quando era pequena fui diagnostica com sinusite tratada e tudo mais, não resolveu meu problema fui encaminhada a um oftalmologista usei óculos para descanso
    por uns anos, mais ainda assim sofria com as dores.
    antes quando tomava analgésicos e dormia acordava sem dor e assim ficava por uns 2 dias, mais hoje ja não resolve mais o problema.
    não é todos os dias que tenho dores mais pelo menos umas 2x por semana, minha dor é nas laterais da testa e vezes no topo da cabeça também.
    gostaria de saber como posso me livrar dessa dor que chega a incomodar muito e me causa mudanças de humor.
    Obrigada!

  26. eu sofro de enxaqueca muito forte q nem remédio da conta; tem dia q eu vomito muito, q meu estomago doi, eu bebo muito café. disse q café da do de cabeça; tem dia q eu nem levando da cama de tanta dor e nem vou trabalhar; e disse q a enxaqueca n tem cura so remédio q cura. de vez em quando eu passo mal, vomito na sala do médico. so por deus viver assim. eu q fazer um exame na cabeça pra ver se te alguma coisa me atacando.

  27. débora, realmente não é doença que precisa se afastar do trabalho, mas as dores diárias são algumas vezes difíceis de aguentar. sugiro a vc que pegue uma segunda opinião com outro neuro, se possível que tenha expertise em cefaleia, pois o seu caso é cheio de diferentes tipos de dor. a neuralgia trigeminal pode melhorar com cirurgias em casos resistentes. a cefaleia cronica diária, adicionalmente, também pode responder com uso de botox em casos hiper-mega-refratarios. não sei que outras drogas já tomou. o melhor é pegar outra opiniao.

  28. Boa noite,
    Tenho enxaqueca desde os 5 anos de idade, estou com 39 anos, desde 2002 tenho fibromialgia, o que fez com que as crises de enxaqueca piorassem. Há 3 anos comecei a ter dores fortíssimas, meu olho esquerdo lacrimejava muito, depois de vários exames fui diagnosticada com Cefaleia em Salvas, fiz o tratamento e melhorei, mas desde o início do ano passado as dores pioraram muito, os médicos disseram que tenho Cefaléia Crônica Diária que piora devido a Fibromialgia. Estou numa situação critica, pois atualmente uso para prevenção Topiramato, Cymbalta e Tegretol – também tenho neuralgia do trigémeo, tenho crises diárias, que só melhoram com uso de morfina, metadona ou dolantina. Não aguento mais as dores, meu neurologista simplesmente me disse na semana passada que a medicina não tem mais nada a fazer por mim, peço um conselho, uma ajuda, pois nao tenho qualidade de vida, mal consigo trabalhar, porque nem afastamento pelo INSS eu consigo, vocês podem me ajudar, indicar algo que eu possa fazer? Obrigada

  29. renata, certamente os medicos dos pronto-atendimentos que vcfoi devem ter orientado vc a procurar um neuro para avaliação especializada. sugiro marcar consulta com neuro. este profissional deverá ouvir sua historia e passar o remedio correto (provavelmente preventivo) para vc não ter dores diarias.

  30. A mais de 15 dias tenho dores de cabeça frequente….ja fui ao medico tres vezes, me passam medicamentos na veia mais em nada adianta. O ultimo me disse que eu estava com sinusite, mas, os medicamentos apenas amenizaram as dores….sinto muita dor do lado esquerdo da cabeça, no couro cabeludo, na nuca e ombros….e por tdo que li aqui e em outros sites….tenho tdos os sintomas de uma cefaleia cronica ???

  31. Ola to muitooooo preocupada fazem 2 demanas me desencadeou uma dor de cabeça do lado esquerdo… dói o pescoço… a nuca e iradia pela cabeça dói até a arcada dentária! !! Nao passa fico mexendo o pescoço para ver se passa pq dói… nao eh insuportável. … incomodaaaaa…. parei c os analgésicos pq nem funciona…. oq será? ?? Me falaram q eh dor de cabeça tensional. … será???

  32. Boa tarde !!!!

    Estou com uma dor de cabeça desde o dia 10 03 2014; foi ao hospital e o médico me disse me estou com crise de enxaqueca forte, aquelas te se tem enjoo tonturas, irritações, a luz incomoda tudo me irrita. estou tomando cefaliv mais nada melhorou com essa medicação. tomo remédios todos os dias para ver ser melhora as dores que são frequentes; tenho muito medo pois nunca tive essas dores; o medico falou que depois que ela desecandeia é igual um bicho preso; depois que ele é solto para prende-lo de novo pode demorar muito ou até mesmo não conseguir… que essa dor de cabeça passe nunca mais.

  33. aline, depende do remedio que está tomando. quando vc fala:::”os remédios que eu tomo já não fazem mais efeito…”, está falando especificamente de quais? remedios de dor. se forem eles, amiga, realmente não farão efeito mesmo… pelo contrario, podem piorar as dores de cefaleias cronicas. passe com um neuro. certamente precisa rever os medicamentos preventivos de dor.

  34. priscila, vc tem que procurar um neuro urgente, e começar a tomar alguma medicação para prevenir as dores. NÃO ADIANTA TOMAR REMEDIOS PARA DOR. Isso irá piorar o seu quadro. boa sorte.

  35. Olá! há mais ou menos uns 3 anos pra cá eu venho sentindo muitas dores fortes de cabeça seguidas de vomito e não posso ficar muito tempo com a luz ligada… Quero saber se eu começar a dormir mais cedo e acordar mais cedo também pode ajudar e mudar a minha alimentação… porque os remédio que eu tomo já não fazem mais efeito…
    obrigada

  36. BOM DIA .
    TENHO ENXAQUECA ANTES EU SENTIA BEM MENOS UM, DUAS VEZES POR ANO, MAS AGORA ESTOU SENTINDO COM MAS FREQUÊNCIA SÓ DA SEMANA PASSADA PRA HOJE SEGUNDA – FEIRA JÁ É A TERCEIRA VEZ , ANTES EU TOMAVA ALGUM TIPO DE REMÉDIO PARA PASSAR A DOR DE CABEÇA MAS AGORA NÃO TOMO DE JEITO NENHUM SIMPLESMENTE VOMITO E ESPERO A DOR PASSAR E OS SINTOMAS SÃO ESSES : ( EMBAÇAMENTO DA VISTA , SEGUIDO DE VOMITO, DOR DE CABEÇA, FALTA DE APETITE ) O QUE EU TENHO QUE FAZER ? OBRIGADO …..

  37. Olá meu nome e Elizabeth estou gravida de 16 semanas e tenho dores de cabeça fortes todos os dias já pelo menos a 9 dias são dores intensas alguns dia seguidos de vômitos e quando vou ao hospital tomo muito soro e remédio na veia mais os remédios receitados não estão fazendo mais efeito apenas quando tomo na veia como saber se não estou com algo sério sei lá

  38. cara beatriz, se vc tem dor de cabeça todo dia, e ainda por cima usa analgesicos todos os dias, vários tipos e diferentes marcas, certamente vc se encaixa no que chamamos de cefaleia por abuso de medicamentos.
    assim nunca irá melhorar, e pelo contrário, só irá piorar pela total desregulação da química cerebral relacionada ao controle interno da dor e do ciclo de dor. vc é o típico caso que precisa PARAR DE SE AUTO MEDICAR, E PROCURAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL UM NEUROCLINICO.

  39. Oi, tenho dores de cabeça todo dia e forte, estou tomando analgésicos, mas nenhum esta fazendo mais efeito como antes ?
    O que pode ser ?

  40. Oi Dr. Maramélia, tive algumas auras visuais e em uma delas durante a crise eu abaixei a cabeça até a altura do joelho ( sentada) para ver se passava. Fiquei assim o tempo todo. Ao levantar notei que aquele “raio´´ havia desaparecido porém a cegueira temporária continuava. Ao término disso notei falhas em meu campo de visão, nos dois olhos, lateralmente ( permanentes) . Fiz varios exames e deram normais porem continuo com essas falhas..estou muito aflita com isso..estou assim desde novembro e n sei o que fazer. Obrigada pela atenção.

  41. Ola tive uma enxaqueca 2 vezes seguidas por estresse e ansiedade, tomei varios analgesicos para dor e depois que as crises passaram veio uma dor quase todos os dias na cabeca ,mas sem os sintomas de enquequeca so a dor na cabeca mesmo e no couro cabeludo ,na tomografia nao deu nada, o neuro receitou apenas antidepressivo para dormir mas nao queria acostumar com esses remedios,acho que minha dor foi a enxaqueca transformada ou cronica ,qual a diferenca entre a enxaqueca transformada e a enxaqueca cronica ?,obrigada

  42. Vá na página para os pacientes e procure na lista de doenças — pseudtumor cerebral.

  43. OBRIGADA POR RESPONDER …NO MOMENTO TOMO DIAMOX ,TORAGESIC PRA DOR E STILNOX PRA DORMIR ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM UM OTIMO NEUROCIRURGIAO … MAS TENHO MUITO MEDO DA CIRURGIA DA ANESTESIA … 🙁

  44. adriana, sua questão é interessante. o pseuditu cerebrii, ou hipertensão intracraniana idiopática (sigla – HII), pode se resolver com remedios em alguns casos, sim… vou escrever uma pagina sobre este tema, tentarei ainda hoje. e te falo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *