Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça

Por Maramélia Miranda **. Atualizado em Abril de 2023. 

Tags: cefaleia, dor de cabeça, dores de cabeça, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia em salvas.

O problema

A queixa de dor de cabeça é um dos sintomas mais frequentes referidos nos atendimentos em um consultório ou ambulatório de Neurologia. Muito frequente na população geral. E ter dor de cabeça em algum momento, vamos combinar, faz parte da vida.

Agora… Ter dor de cabeça todo dia, ou quase isso, por meses ou até mesmo por anos a fio, não é normal! Isso é errado. Isso não é vida. Pelo menos, uma vida normal…

E ficar tomando analgésicos todo dia, de forma indiscriminada e sem uma orientação médica, é mais errado ainda, e pode, acredite, ser a principal causa e da continuidade da sua dor de cabeça crônica!!!

Tipos principais de cefaleia

Tecnicamente denominada de cefaleia pelos neurologistas, estas dores classificam-se em diferentes subtipos:

Cefaleia Primária – quando não há nenhum problema estrutural ou anatômico, como tumores, aneurismas, anomalias ósseas ou anatômicas, provocando a dor de cabeça, e várias pesquisas demonstram que nestes casos, temos apenas as alterações químicas nas pessoas com este tipo de cefaleia. Exemplos clássicos das cefaleias primárias são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

Cefaleia Secundária – são as dores relacionadas a outras causas, como sinusites, distúrbios de articulação temporo-mandibular (ATM), tumores no cérebro, aneurismas cerebrais, meningites, hidrocefalias, sinusites, miopia, AVCs, etc.

Existem outros tipos menos frequentes de dores de cabeça, como neuralgia do trigêmio, cefaleia em salvas, cefaleia pós-orgásmica, que são dores mais raras e diferentes, bem diferentes das dores que costumamos chamar de “normais”. Aqui, falaremos das cefaleias ditas primárias, que são:

  • a enxaqueca
  • cefaleia tensional
  • cefaleia crônica diária

Cefaleia Crônica Diária

As cefaleias primárias (o tipo mais comum de cefaleia) podem evoluir com piora da frequência e intensidade das crises, chegando a se transformar em cefaleia crônica diária. Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

A cefaleia crônica diária está comumente relacionada também ao uso excessivo de analgésicos orais, em virtude da desinformação dos pacientes, da facilidade com que se tem acesso aos analgésicos em farmácias, e devido à frequente auto-medicação das pessoas que sofrem desse mal.

Abaixo, alguns pontos importantes sobre a cefaleia crônica diária e como lidar com esta condição tão incapacitante.

Frequência da cefaleia crônica diária na população

Cerca de 3 a 5% da população adulta mundial sofre de cefaleia crônica diária importante o suficiente para causar algum tipo de incapacidade. A cefaleia crônica é a segunda causa mais comum de consulta neurológica ambulatorial, perdendo apenas para os transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Os subtipos mais comuns de cefaleia crônica diária são: a enxaqueca transformada, a cefaleia tensional crônica e a hemicrânia contínua. Destes tipos todos, a enxaqueca transformada e cefaleia tensional crônica são as mais prevalentes na população.

Fatores que predispõem os indivíduos a ter cefaleia crônica diária

A concomitância de outros problemas de saúde, como distúrbios reumatológicos ou ortopédicos associados, fibromialgia, síndrome miofascial, artrose ou hérnias de disco, além de fatores como o gênero (sexo feminino), uso excessivo e indiscriminado de analgésicos, sintomas psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade, presença de obesidade ou consumo exagerado de cafeína e derivados, estão entre os fatores predisponentes para o desenvolvimento de cefaleia crônica.

Enxaqueca transformada

É a ocorrência de dores de cabeça em caráter diário ou quase diário (mais de 5 vezes por semana), quando estas começaram de um quadro típico de enxaqueca esporádica. A enxaqueca que se apresentava em crises intensas, mas com intervalos longos sem dor, pode, ao longo do tempo, evoluir com crises mais frequentes, e chegar ao ponto de crises de dor todos os dias.

Muitos pacientes apresentam a dor diária, sem as características típicas associadas ao quadro de enxaqueca (enjôos, vômitos, intolerância à claridade, ruídos e odores). A enxaqueca comum é frequentemente esporádica, ocorre apenas algumas vezes por mês ou algumas vezes por ano, com crises intensas acompanhadas de náuseas ou vômitos, fotofobia e intolerância ao barulho. A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

Sintomas relacionados à cefaleia crônica

É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.

Exames Complementares para investigar as cefaleias crônicas

Somente 1% dos pacientes que tem cefaleia crônica com um exame neurológico normal vão apresentar algum problema importante na cabeça, e somente 1 em cada 1000 pacientes terá alguma doença tratável cirurgicamente. Portanto, exames de imagem não são necessários – na maioria dos pacientes.

Em algumas situações, estes exames podem ser necessários, como, por exemplo:
• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, arterite temporal).
• Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóide, encefalopatia hipertensiva).
• Evolução rápida, ou mudança do padrão, da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, trombose venosa, outras lesões intracranianas).
• Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e outras doenças oportunistas).
• Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
• Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos).
• Presença de secreção nasal purulenta ou sinais de gripe (sinusite)
• Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico, feocromocitoma).
• Cefaleia com alterações visuais – embaçamento ou turvação da visão – papiledema no fundo de olho (tumores, trombose venosa, neurite óptica, hipertensão intracraniana benigna).
• Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
• Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Tratamento da cefaleia crônica diária

A medida mais importante: Se o paciente usa muitos analgésicos, ou remédios para dor de cabeça, a primeira e urgente medida: Parar de tomar todos os analgésicos.

Quando o indivíduo chega ao ponto da dor diária, uma boa parte deles geralmente já andam o tempo todo – no bolso, na sua bolsa, na gaveta do trabalho, no porta-luvas do carro – com vários tipos de remédios para a dor, o que é mais um indicativo do uso abusivo destes medicamentos. Este uso indevido e indiscriminado é um grande vilão da história, e leva à perpetuação do ciclo da dor, ou seja, o próprio analgésivo gera cada vez mais e mais dor! É muito louco isso, mas é VERDADE!

Nesta fase, o doente/paciente deverá procurar o auxílio de um neurologista clínico, iniciar o uso da medicação preventiva – diária prescrita, e neste início do tratamento as dores PODEM ATÉ piorar, e o paciente terá que aguentar alguns dias, até o medicamento preventivo fazer algum efeito. Detalhe: deverá aguentar a dor SEM TOMAR NENHUM ANALGÉSICO. Concomitantemente, os pacientes devem usar a medicação preventiva de dor, além de procurar fazer atividades físicas, que melhoram os sintomas de dor crônica na maioria dos casos.

Em casos mais sérios, quando os preventivos diários não conseguem controlar as dores de cabeça diárias, podem estar indicados tratamentos com injeção de toxina botulínica na região da face e da cabeça, ou uso de novos medicamentos, como anticorpos monoclonais que atuam nos receptores CGRP, já disponíveis no Brasil.

Importante: saber que o tratamento desta condição é a médio e longo prazo, no mínimo por 3 a 4 meses, podendo se extender até 12-24 meses, dependendo da gravidade e do tempo de sintomas referidos.

Complicações dos pacientes não tratados ou diagnosticados tardiamente

Piora da qualidade de vida, depressão, ansiedade… Por achar que tem uma doença grave na cabeça; e perda de produtividade no trabalho ou escola/faculdade. Ou, simplesmente, passar anos e anos tendo dores de cabeça todos os dias, e se acostumar com isso!? Viver continuamente com dores de cabeça? Isso não é certo!

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária:

Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor.
Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.
Mudar o estilo de vida – prática regular de atividade física, dieta saudável, perda de peso, sono adequado, etc.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

VOCÊ VAI QUERER VER TAMBÉM…

+++ Cefaleia em Salvas

+++ Cisto de Aracnoide

 

345 thoughts on “Cefaleia crônica – Enxaqueca – Dor de Cabeça”

  1. BOA TARDE SINTO MUITA DOR DE CABEÇA HÁ MAIS DE UM ANO FIZ ELETROENCEFALOGRAMA,FIZ TOMOGRAFIA,RESSONANCIA MAGNÉTICA E NADA SÓ DPOIS DE FAZER O EXAME DO LIQUOR DESCOBRI O Q TENHO (PSEUDO TUMOR CEREBRAL)…AGORA AGUARDO TRATAMENTO CIRÚRGICO !!!EXISTE TRATAMENTO SEM CIRURGIA PARA ESSE CASO … Deis de já obrigada

  2. Olá bom dia , tenho dor de cabeça já faz mais de 7 anos estou tratando com uma neurologista mais não estou vendo nenhum
    resultado eficaz tomo remédio para prevenção , como Amato , tomo bromazepam para dormir pois tenho insônia mais ultimamente sinto dor toda semana
    isso sempre tem acontecido sinto uma dor na nuca terrível, náusea já não sei o que fazer .
    fiz esses dias uma ressonância e ainda não mostrei para a médica tudo indica que é mesmo enxaqueca crônica .
    me ajudem já não consigo ter uma vida normal.

  3. luana, se vc tem dor de cabeça todo dia, vc tem cefaleia cronica diaria.
    neste ponto em que vc está (dor diaria), nao adianta tomar analgesico. eles pioram a dor. vc DEVE tomar um medicsmento preventivo. o neuro deverá prescrever isso para vc. certamente. se ele ou ela prescrever remedios para dor, e nao o preventivo, troque de medico, vá em outro!

  4. Ola ja faz quase um ano que venho sofrendo de dor de cabeça, todos os dias sinto dores ja passei pela neura fiz exames entre eles ressonansia mais nao deu nada.tomo analgesico mais ja nao faz mais efeito eu nao aguento mais viver assim tenho medo pois essas dores estar me deixando muito debilitada, n tenho vontade para mais nada estou sem esperança sera q estou com cefaleia? Desde ja obrigada…

  5. cinto uma dor muito forte de cabeça que meus pés, minhas mãos ,as vezes ate meu pescoço atrofiam….–> (paraliza) ja fiz tomografia nao deu nada….
    cinto enjoo ,vomito tmb sera que pode ser enxaqueca msm ?

  6. simone, tens que procurar um neurologista, sua dor cronificou, e não adianta mais tomar analgesicos, isso só irá piorar sua situação!!!

  7. olá..vendo estes comentários percebi que não estou só..apesar de todo mundo achar muito estranho..tenho tido uma piora muito grande dentre os últimos meses..bom tem uns 6 anos que tenho a enxaqueca crônica, antes era uma “maravilha”, tomava o remédio passava. hoje estou tendo que ir no hospital tomar remédios mais fortes, o que me acomete com a dor de cabeça se assemelha a uma anemia, não consigo nem levantar da cama direito, tanta fraqueza, tontura, nause e dor nas pernas..isso sem falar dor na nunca que nunca melhora, dor nos ombros..me sinto desesperada achando que estou perto da morte. só tenho 25 anos, não consigo fazer mais nd em minha vida! esta sendo muito difícil!!

  8. Ola,fumei maconha durante muitos anos todos os dias,muitas vezes ao dia hoje tenho 37 anos nao quero isso na minha vida,desde entao tenho dores de cabeca muito fortes e notei que ela aparece todos os dias ao dormir, e quando acordo ela me acompanha, durante alqumas horas depois vai parando aos poucos; isso ta realmente atrapalhando minha vida. o que posso fazer pra remediar esses sintomas?

  9. Muito obrigado pela resposta, infelizmente minhas dores continuam Aqui, será que é enxaqueca ? Estou muito pra baixo, não consigo fazer mais nada… Meu neuro aumentou a dosagem do depakote, vamos ver se consigo me livrar dessa dor horrivel.

  10. natalia, primeiro, quem falou sobre disritmia? este termo não existe. antigamente se falava de “disrritmia” para falar que a pessoa tinha epilepsia, pois o termo epilepsia soa pejorativo para alguns. este termo é errado. ou a pessoa tem epilepsia, ou não tem. segundo, epilepsia não costuma dar cefaleia diariamente. o que pode acontecer é a pessoa ter crises frequentes, e destas crises, depois que acabam, ficar um residuo de cefaleia e isso se tornar frequente.

  11. Estou confusa, tem neurologista que diz que disritmia cerebral não causa dor de cabeça, tem outros que dizem que causa.
    Afinal, disritmia causa dor de cabeça e dor atrás dos olhos ? Obrigado desde já !!!

  12. Recentemente descobri que sofro de disritmia cerebral, fazem 40 dias que estou com dor de cabeça, o pior são as dores atrás dos olhos que não passam.
    Já estou perdendo as esperanças, será que algum dia vou poder voltar a viver sem dor ? estou tomando depakote, mas as dores estão iguais. Desde já agradeço

  13. Olá. Tenho dores de cabeça praticamente todos os dias desde os 12 ou 13 anos. Atualmente tenho quase vinte e as dores nunca pararam. Também comecei a notar um zunido no ouvido esquerdo, que só costuma se fazer notar quando eu vou dormir, ou seja, quando está silencioso. A não ser quando a dor de cabeça está intensa, nesse caso o zunido também aumenta. Sou muito magro, bem abaixo do meu peso ideal. Já tentei ir a médicos, fiz diversos exames e nenhum apontou a causa ou a solução para essas dores. Tentei me automedicar quando vi que os médicos não podiam me ajudar. Pensei em labirintite, problemas hepáticos, enxaqueca e nada, nenhuma melhora. Os analgésicos só trazem um alivio temporário, coisa de uma ou duas horas, mesmo os mais fortes. Eu não sei mais a quem recorrer ou o que fazer. Os remédios e os médicos se mostram perda de tempo e dinheiro. Preciso descobrir a causa, alguém tem alguma ideia?

  14. Ola boa noite!!minha dor cabeça é tao grande que dar vontade de sair gritando ja faz 3 anos antes era bem em cima da cabeça agora é na testa e vai ate a ponta do nariz aqui nao tem neuro e dificil medico interior precario!!obrigada se alguém me responder!!

  15. sempre tive dores de cabeça. Mas deste o dia 6/ 11 /2013. Que estou com muitas dores. Dia e noite tomo todo tipo de analgesico e ja nao tem mais efeito. E as dores sao muito forte. Meu pescoço tem caibras e meu braço doi e minhas costas tb. Ja nao aquento mais

  16. cristina, é simples assim: se começou a tomar um remédio e passou a ter um sintoma ruim logo após, deve ter sido dele. já parou de tomar. primeira coisa feita. as vezes, os efeitos continuam… o remedio que vc usou era hormonio. o melhor é passar com um neuro, para ser examinada, ver se está tudo bem, o medico fazer um fundo de olho, talvez até mesmo uma tomografia, e logo a seguir já te prescrever um preventivo de cefaleia. com as dores que vc fala, nao adianta TOMAR ANALGESICO, PORQUE VC ESTÁ TENDO DOR DIARIAMENTE… E ANALGESICO DIARIAMENTE FAZ MAL. faz mais mal do que qualquer outra coisa. ok? converse com um neuro. abs e boa sorte.

  17. gilmara, procure um neurologista, se não tiver na sua cidade, vá para outra cidade, ou veja um bom clínico aí mesmo. não adianta ficar tomando remédios de dor apenas. se tem dores diarias, tem que tomar um remedio preventivo. pare de tomar o cefaliv ou qualquer outro analgesico que vc já deve ter constantemente na sua bolsa.

    se a dor é a mesma há meses, anos a fio, sempre semelhante e quase diária, fique tranquila, pois os exames não irão mostrar nada, e vc deve ter mesmo cefaleia cronica diaria.

    se, ao contrário, a dor mudou, piorou muito rapidamente e vem com outros sintomas alarmantes, o médico saberá te orientar. geralmente, quando é um caso clássico de cefaleia cronica diaria por enxaqueca prévia, e há abuso de analgesicos na jogada, não é preciso pedir exame de imagem algum. apenas tratar e orientar o doente.

    portanto, no seu caso, sugiro desde já parar com os analgesicos, dipirona, neosaldina, dorflex, cefalivs da vida todos!!!! propranolol pode ser um possivel tratamento preventivo, mas há outros melhores e mais efetivos. não posso passar algum especificamente. teria que vc passar com algum colega e ver como é o seu caso. abs e boa sorte.

  18. Olá tenho dores de cabeça frequentes desde de criança, (tenho 24 anos) e os médicos sempre me receitaram Cefaliv, mas nos últimos dias não tem funcionado se agravou a dor se tornando diária e mas forte que o normal, e ontem me receitaram Propranolol, mas não funcionou, estou assustada. Me encaminharam para o Neurologista, mas ainda não consegui marcar consulta, devido a carência do lugar em que vivo, interior do Pará, preciso de consulta urgente, me assustou as informações acima; é comum sentir enjoou e falta de ar junto com a dor de cabeça? E quais são os exames iniciais que o Neurologista pede?

  19. Já estou desesperada,porque há exatos 4 meses,foi aplicado em mim,uma injeção trimestral Medroxiprogesterona.Desde então sinto dores de cabeça diariamente em todo tempo,desde a hora em que acordo até a hora de dormir.Sei que deve ser efeito colateral da injeção,mais já se passaram 4 meses e descontinuei o tratamento,mais as dores persistem me infernizam,acabam com minha qualidade de vida. As vezes prefiro dormir do que sentir essas dores tão intensa.Já fui ao médico,e eles me dizem que ira passar mais até hoje nada. Socorro não aguento mais essa situação.

  20. olá , eu tenho 14 anos tenho dores de cabeça frequentes e sempre do lado esquerdo, e provocando enjoous , já fui no medico mais ele disse que é normal ,mais não acho isso normal não aguem pode me explicar ?

  21. vanessa, o ideal seria vc ter algum neurologista, primeiro para saber que tipo de dor é a sua, se uma cefaleia cronica diaria comum, ou se tem alguma relação com hipertensão intracraniana idiopatica (pseudotumor cerebrii), esta doença que pode dar cefaleia com pressão aumentada no LCR… depois disso planejar uma estrategia preventiva e tudo mais. ver se vc faz uso excessivo de analgesicos, pois, tendo dor diariamente, há grande chance de precisar disso e tomar sem saber que faz mal… e a partir daí tentar um tratamento, mesmo que seja com alguns dos agentes que já usou, mas em doses maiores… é impossível eu te passar alguma orientação diretamente ser saber de tudo sobre vc e seu historico, etc. o melhor seria ver isso com um bom neurologista. abs e boa sorte.

  22. Ola. tenho dores de cabeça diarias ha 2 anos e meio o qual me debilita muito. o exames sempre dao normais, exceto o da pressao liquorica que esta subindo( na primeira vez deu 24. depois foi pra 25., 29. E a ultima 32) . Sinto muitas nauseas, a visao esta ficando embaçada porem sem papiledema, e por nao ter este problema dizem que nao posso ser submetida a DVP. Ja tomei: gabapentina, sertralina, amlictil. amtriptilina, valproato, diamox, cefalium, topiramato, depakote,fluoxetina, quetiapina, biperideno. sei que cada dia estou pior. me da uma luz!!!!!! (Ja passei em varios neuros porem quem cuoida de mim e a psiquiatra.

  23. Tenho fortes dores de cabeca , uma dor pulsante ao lado dos olhos e que vai para coluna. Isso acontece de 3 em 3 dias.
    Alguem poderia mim ajudar, por favor.

  24. Oi. Sou wellington, tenho 20 anos a uns. 7 anos eu fui diagnosticado com arritmia… Bom isso nao vem ao caso agora a cerca de 13 dias venho sentindo dor de cabeça frontal e na nuca, formigamento pelo corpo, e espasmos no rosto e no braço direito, além de tontura e mal estar. Estou tomando cefalium. A uns 4 dias no começo até tava aliviando mas agora nao faz tanto efeito assim. Tenho consulta com neurologista amanhã mas nao to aguentando esta dor . Será que você pode ajudar a aliviar esta dor já sai de licença do trabalho nao sei o que fazer me ajude Obrigadoo

  25. eduardo, vc deve procurar um neurologista para contar detalhes de sua dor, inicio, o que vem junto, etc… para poder ser bem tratado e medicado. sugiro procurar um ambulatorio de neurologia. abs

  26. Tenho dores de cabeça muito forte, mas geralmente a dores aparecem quando acordo e são dores de dez dias pra mais.
    As vezes tomo dipirona e a dor passa, mas ao passar das horas ela volta! Essas dores me causam muita irritação, o que fazer?

  27. jader, vc está com muitos sintomas – variados tipos, alguns com relação e outros sem relação entre eles. sugiro que vc procure o medico que o operou ou um pronto-socorro, para contar extaamente isso que detalhou aqui. sugerir qualquer conduta especifica, médica, sem examinar vc, sem saber detalhes de antecedentes e como foi a cirurgia etc, sem coletar o historico completo do paciente… é complicado fazer, apenas com relato por escrito. espero que compreenda. resumindo::: mudou tudo depois da cirurgia e da alta? não está se sentindo bem? vá até um médico para ser avaliado.
    abs e boa sorte, mara

  28. Olá, tenho 40 anos, fiz recentemente no dia 10/01/2013 uma cirurgia para retirada da Vesícula, que estava com 02 pedras de 16mm. E logo após, não sei se e coincidência ou não mas veio uma crise muito forte de enxaqueca, coisa que a mias ou menos uns 3anos que não sabia o que era isso mais, antes tinha estas crise quase que uma vez por mês e ficava com dores na cabeça por pelo menos por uns 4 a 5 dias, e em 2010 fiz uma cirurgia de correção a laser nas vistas (Mio pia e astigmatismo) hoje estou desde a ultima segunda feira dia 21/10/2013 com um quadro muito estranho, as vistas ficam embaraçadas e em seguida vem um a dor muito forte de cabeça, muita tonteira náuseas, não posso se quer movimentar a cabeça, espiro, tosse tenho a sensação que tudo esta solta na minha cabeça, o tratamento que estou fazendo e ficar no escuro, no silencio e tomando de 6 em 6hs um comprimindo de Buscopam Composto, isto tem ajudado, mas o engraçado que não passa e a cada mais ou menos 2hrs de intervalo a crise volta, por favar me oriente de como devo proceder ou fazer para ficar livre de vez dessa dor? Obrigado.
    Há uma outra coisa que tenho percebido de diferente e que meu ombro esquerdo, olho esquerdo fique as vezes tremendo, minha boca e língua fica formigando a sensação que tenho que acabei de sair do dentista.

  29. cristina, enxaqueca cronica (que é o que parece o seu caso – mais de 15 dias com dor diariamente) tem cura sim. se este neurologista falou isso, sinto muito, troque de neurologista. há diversos tratamentos com medicações preventivas que podem ser dadas. procure um neuro. é o único e principal conselho que posso dar. abs maramelia

  30. tenho dores fortes ,ha alguns anos,fiz tratamento e o medico falou q e enxaqueca e nao tem cura,fico ate quinze dias com dor,me ajudem ,Conceiçao da Barra _ES

  31. fernanda, veja outros depoimentos nesta sessão de comentarios. se fez tratamento por 3 meses e nao adiantou, tem que voltar no neuro e falar, e o profissional tentará outro tipo de tratamento (geralmente outro remedio). quanto aos exames, se a historia é compativel com enxaqueca – cefaleia cronica, não adianta mesmo fazer exames, pois todos vem com resultados normais… a alteração é quimica, nao aparece em exames de imagem ou EEGs etc… veja com seu neuro o que pode fazer. nao se justifica, em 2013, seculo 21, um individuo ter cefaleia cronica. há muitos remedios para te ajudar. abs e boa sorte, mara

  32. soraia, o tratamento preventivo com topiramato é uma excelente opção, mas se ainda está com dores frequentes, tem que ver com seu médico ou médica se pode aumentar a dose ou associar outro medicamento para ajudar a ter o efeito ideal, que é NÃO TER CEFALEIA. converse com o profissional que passou o topiramato para vc. outra coisa é tentar não tomar analgésicos, fazer este esforço, pelo menos nas primeiras 2-3 semanas. pois como explicado, o excesso do analgésico perpetua o ciclo da dor, e vc não melhorará nunca se continuar com ele… 3 vezes de dores mais fortes e uso de analgesico por semana ainda é uma frequencia alta. OK? resumindo: fale com o neuro, tente ajustar o tratamento aumentando a dose do atual ou associando outro agente, se puder faça alguma atividade fisica (ginastica, esteira, musculação, natação), pare de tomar analgesicos por 3 semanas. e vc melhorará. boa sorte. abs mara

  33. Tenho dor de cabeça diariamente, pelo menos 5 vezes na semana. Faço tratamento para enxaqueca, há uns 7 meses, tomo topiramato 1 cp 50 mg a noite, o tratamento deve durar 1 ano, mas as vezes esqueço de tomar. As crises de enxaquecas diminuiram, mas as dores persistem, com menos intensidade e eventualmente uma crise mais forte. Tomo analgésico pelo menos 3 vezes na semana. O interessante é que sempre afeta o lado esquerdo. É muito triste, porque isso dimimui muito meu rendimento no trabalho, pois preciso ler documentos extensos diariamente, elaborar minuta de documentos da empresa em que trabalho e alimentar sistemas, trocar e-mails, etc. O pior, é que o chefe jamais compreenderá o que estou sentindo, apesar de reclamar muito pouco, pois evito ser aquelas reclamonas de dor. Sem contar que vou trabalhar mesmo com crise de enxaqueca, pelo menos as mais leves. Quando tenho crises fortes, eventualmente, chego um pouco mais tarde no trabalho, até que os analgésicos amenisem a crise. Depois de uma crise de enxaqueca, fico parecendo que estou com ressaca. Tudo horrível Qualidade de vida prejudica.

  34. Oi meu nome e fernanda,sinto muita dor de cabeca ansia de vomito e tontura e uma dor muito forte ja fiz tratamento durante tres mes mas n adiantou meu medico me encaminhou para o neurologia mas ele falou que enxaqueca cronica e pronto n pediu nem um exame.A dor e tao forte que as vezes eu n sei se vou aguenta
    .

  35. Eu sinto essa enxaqueca sempre qd ta para vim meu cilclo eu sofro chego sa vezes nao lembra as palavras para dizer

  36. Bruno, os medicamentos que vc esta tomando são classicamente usados para prevenção de cefaleia crônica. Dores musculares podem piorar estes quadros. Convém conversar com seu Neuro e falar disso. As vezes, aumentando o amytril ou dando um relaxante muscular, pode ser uma possível estratégia para amenizar as dores cervicais e a
    Dor de cabeça. Outra possibilidade seria fazer tratamentos outros, como fisio, estimulação elétrica cervical (TENS), ou até acupuntura… Converse com seu medico… Uma última coisa seria, caso queira, trocar o amytril por outro méd. Preventivo… Falei muito, não e!? Abs e boa sorte. PS. Geralmente os exs todos vem normais mesmo. A alteração é química, não aparece em exs de imagem ou de sangue!

  37. Olá, tenho 17 anos, sofro de dor de cabeça crônica a mais de 1 ano, doi todo dia, estou no momento tomando tais medicamentos : Amytril a noite, e Propanalol, meu médico que indicou.
    Fiz vários exames e não deu nada, ultimamento estou sentindo muitas dores nas costas, essas dores pode ta causando a dor de cabeça ?

    Att.: Bruno Henrique !

  38. Tem cefaleia cronica, dor todos os dias, começa pela manhã e vai até a noite ao dormir , é muito sofrimento, quero uma ajuda.

  39. damiana, não adianta vc tomar analgesicos, provavelmente o profissional que a atender irá prescrever medicações preventivas. A maioria delas não dá alergias assim muito frequentemente.

  40. meu nome é amanda tenho enxaqueca a muitos anos vivo tomando analgésicos para passar a dor e hoje devido ter tomado tanto remédio estou alégicae so posso tomar paracetamol ,vou procurar um neuro para fazer um tratamento serar que vou poder tomar outros medicamentos por causa da alérgia .

  41. Carlos, o mais importante é tentar fazer de tudo para parar os analgésicos. Faça um esforço e agüente ficar sem tomar os analgésicos uns 10dias, tomando apenas o medicamento preventivo prescrito. Vc verá a diferença !!!! Abs e boa sorte!!! E claro que vc ficará bem!!!! Mara

  42. Tenho dores de cabeça diária a cerca de mais de 20 anos com crises no mínimo 3 a 4 vezes por semana. tomo analgésicos quase que todo o dia, procurei uma médica neurológica e estou iniciando o tratamento. Deixar de tomar analgésico parece no momento algo impossivel, espero ter força de vontade, sou ansioso e passo por problemas pessoais. Tenho cura?

  43. irene, você já faz acompanhamento com neurologista? ele deveria saber pelo menos te orientar sobre o diagnóstico, e tentar ajustar um tratamento que faça efeito para vc. se ele te mandou para um neurologista com especialização em cefaleias, acho que deve ser um caso mais dificil de tratar (costumamos chamar estes de refratarios)… mas desde já siga o que eu havia escrito acima, evitar analgésicos em excesso, e perguntar sobre os tratamentos preventivos que você já fez, levando na consulta a listagem dos remedios que vc já usou e que não surtiram efeito na sua dor… boa sorte, mara

  44. Preciso de ajuda urgente, estou c/ dor de cabeça fortíssima, faço tratamento acompanhado c/ neurologista, ñ sei se tanta dor é causada pela dor na coluna, devido a 8 pios que foi colocado devido a uma cirurgia que fiz a 4 anos, e a neuro que me acompanha, disse q já ñ sabe + o que me dar p/ tratar a dor, e deu uma guia p/ o ambulatório de cefalélia em heliópolis, inclusive a consulta é dia 09/9/13 seg.feira.

  45. Valeria, sugiro que procure um neurologista, para conversar detalhadamente sobre a dor, e ver o que pode ser feito de exs e tratamento.

  46. tenho tido dores de cabeça horriveis nao consigo nem sair da cama doi tudo ,fiquei assim depois de ter passado por um surto psicotico.

  47. Isaias, vc deve procurar um médico, falar que tem cefaleia cronica diaria, e pedir para iniciar um tratamento (que não é o uso de remedios de dor, preciso deixar claro!!!).
    Um bom clinico pode começar a dar para vc algum dos medicamentos preventivos usados para cefaleia cronica diária (flunarizina, valproato, amitriptilina, topiramato). Lembrando que deve ser feito o tratamento em pelo menos 4 a 6 meses, usando diariamente, e o mais importante é, caso esteja usando muitos analgésicos, parar estess analgesicos comuns no começo do tratamento. Caso não tenha neurologista na sua cidade,, procure uma cidade maior próxima onde tenha.

  48. tenho dores fortes e diarias de dor na cabeça e com rigidez no pescoço nao tem neurologista na minha cidade, e muito ruim ja tenho a 7 anos. E legal termos as imformaçoes mais o ruim e saber que nao temos aonde buscar ajuda o brasil investio tanto em estadios e quase nada na saude a nosso presidenta nao fez o q era certo, investir em saude e educação. sobrevivemos por que escolhemos viver que deus nos ajude.thaw.

  49. Valeu as dicas..sofro de enxaqueca mas mais ou menos já sei as causas..estresse e ansiedade além da cafeina e distúrbios de sono..já estou sendo acompanhada por um neurologista. só preciso fazer o exame de imagem que ainda n tive coragem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *