Aneurisma cerebral

tags::: tratamentos, dilatação sacular, dilatação aneurismática, aneurisma cerebral, aneurisma intracraniano, cirurgia, embolização, clipagem

Por Maramélia Miranda ** (Atualizado em Junho de 2018).

 

O que é aneurisma cerebral? O aneurisma cerebral é uma dilatação localizada de uma pequena porção de uma artéria intracraniana. A importância e o perigo de se ter um aneurisma cerebral é possibilidade deste se romper e causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, com sangramento intracraniano nos espaços entre o cérebro e as membranas que o revestem, chamadas meninges. Por isso, o sangramento de um aneurisma cerebral é genericamente chamado também de hemorragia subaracnoidea, ou a sigla HSA.Cerebral_aneurysm_NIH

Sintomas. A maioria dos aneurismas cerebrais só dão sintomas quando rompem, e causam o sangramento intracraniano. O principal sintoma da ruptura de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça muito forte, e sempre súbita, geralmente descrita pelos pacientes como “a pior dor de cabeça da vida”, ocorrendo muito intensa de um minuto para o outro, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos, ou até desmaio na hora da dor (hora exata da ruptura do aneurisma). Muitas vezes a dor é tão forte ou o sangramento é tão grande que a pessoa simplesmente desmaia e entra imediatamente em coma, na exata hora da ruptura do aneurisma.

Menos comumente, pode haver alguma paralisia focal, de um lado do corpo, convulsões, alteração da visão, queda de uma das pálpebras (sem conseguir abri-la espontaneamente). Como dito acima, boa parte dos pacientes podem ter um mal-estar súbito com coma, imediatamente após o rompimento do aneurisma. Daí a importância do reconhecimento rápido nos casos mais leves, para a internação, identificação e correto tratamento da doença. Quando ainda não romperam, apenas os aneurismas cerebrais maiores podem, às vezes, comprimir alguma estrutura do cérebro e causar alguma paralisia, mais comumente do olhar, do fechamento e abertura das pálpebras, ou do tipo tontura ou fala enrolada, ou até mesmo dores de cabeça intermitentes, fortes e rápidas, que surgem aos esforços físicos. São casos mais raros de acontecer. É raro um aneurisma cerebral causar dores de cabeça como as que podemos ter no nosso dia-a-dia, daquelas dores que tomamos remédios e logo a dor passa.

Ultimamente, muitos pacientes descobrem, sem querer, que apresentam um aneurisma cerebral, em exames de rotina para investigar outros problemas (vide abaixo – Aneurismas não-rotos).

tipos de aneurismas

Fatores de risco para os aneurismas cerebrais. Os principais são: idade mais avançada, hereditariedade, tabagismo, hipertensão arterial (sobretudo se não controlada), histórico de doença renal policística, uso excessivo de álcool, uso de cocaína e presença de aterosclerose. Pessoas com histórico familiar de aneurisma cerebral, sobretudo parentes de primeiro grau, podem ter maior predisposição, bem como algumas doenças do colágeno, ou quem tem malformações arteriovenosas em outros lugares, e doença policística dos rins. É bem estabelecida a relação entre o tabagismo e a ruptura de aneurismas cerebrais. Esta associação pode ser fatal. Dos fatores de risco ditos que podem ser mudados, sem dúvida o tabagismo é um dos mais fortes deles.

Aneurismas cerebrais rotos – Hemorragia subaracnoidea (HSA). Trata-se de uma das grandes emergências neurológicas e neurocirúrgicas. Os pacientes devem ser levados de imediato à emergência, e internados em UTI, se possível em hospitais com experiência no tratamento de aneurismas cerebrais. Logo nas primeiras horas, a conduta preventiva para as complicações como o ressangramento e a hidrocefalia devem ser tomadas pela equipe médica. A recomendação principal em casos de aneurismas cerebrais que rompem é, sempre que possível, de se tratar o aneurisma cerebral até o máximo de 3 dias após a sua ruptura, de preferência nas primeiras 48 horas após a ruptura.

Exames. Os principais exames a serem feitos, logo na entrada do hospital, são a tomografia do crânio, junto ou não com a angiotomografia. Quando possível, uma ressonância magnética do crânio pode ser solicitada, principalmente nos casos de aneurismas maiores. Quando o sangue da ruptura do aneurisma não pode ser visto na TC de crânio, mas o quadro clínico é muito sugestivo de ruptura de aneurisma, uma punção liquórica resolve a dúvida diagnóstica. Na maioria dos casos, também é feita a angiografia cerebral, um tipo de cateterismo para visualizar em detalhes o local e forma do aneurisma cerebral roto. De qualquer forma, o mínimo para se avaliar e tratar o aneurisma cerebral é pelo menos uma tomo e uma angiotomografia cerebral.

Tratamentos possíveis. Com o avanço nas técnicas de neurocirurgia e endovasculares, hoje há a possibilidade de dois tipos de tratamento dos aneurismas cerebrais:

— Cirurgia neurológica: Clipagem do aneurisma com microcirurgia intracraniana;

— Tratamento endovascular: Embolização ou fechamento / oclusão do aneurisma com stents e / ou molas intracranianas.

coil aneurism   clip aneurysm

Exemplos de embolização (à esquerda) e clipagem de um aneurisma (à direita).

Ambos os tratamentos são muito efetivos, e a escolha de qual método será feito depende bastante da forma, tamanho, anatomia e local onde está o aneurisma no cérebro. Em centros de excelência, esta decisão envolve a discussão conjunta entre neurologistas vasculares, neurocirurgia e neurorradiologistas intervencionistas. Daí parte-se para o que será melhor para cada caso. Em locais com menos recursos, a decisão envolve também a experiência do profissional que irá tratar o problema.

Estudos e pesquisas dos últimos anos na área de tratamento dos aneurismas cerebrais mostram que, quando é possível tratar um aneurisma cerebral por método endovascular (cateterismo) e também por cirurgia (clipagem do aneurisma), se as duas formas podem ser feitas com a mesma facilidade (ou dificuldade técnica), e os profissionais envolvidos tiverem igual experiência e taxas baixas de complicações, a preferência deve ser para a embolização / clipagem do aneurisma, resguardadas condições iguais de expertise da equipe médica e cuidados de UTI. Alguns tipos de aneurismas vão melhor com tratamento neurocirúrgico – clipagem (por exemplo, aneurismas da artéria cerebral média); outros vão melhor com terapia endovascular – stents ou embolização (por exemplo, aneurismas fusiformes da carótida e aneurismas do topo da artéria basilar).

Aneurismas não-rotos, ou incidentais. Chamamos assim aqueles aneurismas cerebrais que são “descobertos” ou “achados” incidentalmente em exames de rotina, ou indicados por causa de outros problemas neurológicos. São os aneurismas que não deram nenhum sintoma – achados “sem querer” quando se faz um exame de imagem vascular intracraniano. Ultimamente, com a ampla disponibilidade de exames não invasivos, cada vez mais temos vistos estes casos. 

Nesta situação, a primeira coisa a fazer é ter calma, pegar seus exames e voltar / marcar com um neurovascular, neuroclínico e/ou neurocirurgião, para que seja feita uma estimativa de se este aneurisma incidental tem ou não chance de romper. A maioria dos aneurismas cerebrais muito pequenos apenas são acompanhados, e nada acontece com os pacientes. Existem atualmente escores, escalas clínicas baseadas em estudos de seguimento de pessoas que resolveram não tratar seus aneurismas, que conseguem “estimar” o risco de um aneurisma cerebral se romper. AQUI você pode encontrar e calcular o seu escore – ou seja, o risco de um aneurisma se romper. É muito fácil calcular. Apenas siga as pontuações e calcule o final. Lembrando que:

1 – Só faça o seu escore se você tiver um aneurisma cerebral;

2 – Se você não for do Japão ou Finlândia (países com taxas bem altas de aneurismas e rupturas de aneurismas cerebrais), o máximo de risco que pode ter é 3,2% em 5 anos… Ou seja, já é bem baixo, mas trata-se de uma situação que deve ser discutida com o neurovascular.

Vasoespasmo. Este é um dos principais fatores que pode complicar a evolução em um paciente que tem uma ruptura de um aneurisma cerebral. O vasoespasmo acontece provavelmente por reação das artérias ao sangue que extravaza no cérebro, e acontece geralmente entre o quinto até a segunda, terceira semana após a ruptura. Há tratamentos que podem prevenir, e coisas a se fazer quando o vasoespasmo acontece. Um dos principais exames para sua detecção e acompanhamento é o Doppler Transcraniano, realizado no leito, com o paciente na UTI.

Lembrando… A maioria dos aneurismas cerebrais, apesar de toda a gravidade do que pode ser uma hemorragia meníngea, acabam não rompendo ou causando problemas. Falo aqui principalmente daqueles menores em locais mais favoráveis. O melhor a fazer é escolher um bom profissional e conversar a respeito das suas opções.

Fonte das imagens: Mayfield Clinic; Wikipedia; Longwood Blog.

 

** Dra. Maramélia Miranda é neurologista com com residência e pós-graduação realizados na UNIFESP-EPM, especializada em AVC e Doppler Transcraniano, e editora do blog iNeuro.com.br.

 

TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM…

+++ Ataque Isquêmico Transitório ou Isquemia Transitória

+++ Escore PHASES para predição de ruptura de aneurismas incidentais

+++ Acidente Vascular Cerebral

+++ Microangiopatia cerebral

173 thoughts on “Aneurisma cerebral”

  1. olá boa tarde , tenho um conhecido q teve um aneurisma, teve varias complicaçoes mais agora graças a Deus ele parece estar melhorando…. os médico dizem q ha um liquido em sua cabeça que o normal seria esse liquido se espalhar pelo corpo até sair pela urina.. só q no caso dele isso não esta acontecendo..esta sendo drenado esse liquido…gostaria de saber porque isso esta acontecendo????
    Obrigada!!!

  2. Olá durante a noite meu tio teve uma dor de cabeça muito forte e vômito, foi para o pronto socorro e lá fizeram a tomografia e viram que ele estava com aneurisma, Após dois dias ele fez a cirurgia convencional, a cirurgia ocorreu tudo bem, mas após um dia ocorreu o vasoespamo, entubaram ele, agora está em coma induzido, e hoje pegou pneumonia, o cérebro começou a desinchar mas deu uma parada, ele tem 52 anos, após a cirurgia ele até falou tudo, a memória estava ok, agora que está vindo as complicações, o cérebro demora mesmo pra desinchar?

  3. Naama, é muito importante sua pergunta!!!!

    Quem tem história de vários casos de aneurisma cerebral, e veja, cerebral, na família, tem total indicação de rastrear, de pesquisar aneurismas.

    Nestes casos, a Associação Americana de AVC recomenda que se a pessoa tiver pelo menos 2 casos de aneurismas cerebrais na família, sendo parentes de primeiro grau, deve fazer algum destes exames:::

    — angiotomografia do crânio

    ou

    — angioressonância magnética do crânio

  4. Uma amiga teve diagnostico em antirressonância de “pequena formação aneurismática na porção inferior da porção supraclinoide da carótida esquerda, medindo 0,2 x0,2 cm”. O tratamento é cirúrgico?

  5. Gostaria de saber qual o melhor exame pra se fazer pra saber se tem risco de ter aneurisma congênito ? Pois já estar tendo vários casos em minha família, o q faco?

  6. Boa tarde Dr. Dia 07/11/2015 centir uma forte dor de cabeça , onde desmaie e convucionei, fui levada ao hospital onde foi diagnosticado aneurisma , fiz um procedimento chamado angioplastia, na cabeça, tive alta depois de Vinte e um dia, gostaria de saber o que posso fazer , e o que não posso fazer no dia a dia
    , pós estou afastada por 120 dias de minha rotina cotidiana , mas tenho dúvidas , que não mim foi passada. Por favor mim responda… Obg

  7. Boa tarde Dr. Dia 07/11/2015 centir uma forte dor de cabeça , onde desmaie e convucionei, fui levada ao hospital onde foi diagnosticado aneurisma , fiz um procedimento chamado angioplastia, na cabeça, tive alta depois de Vinte e um dia, gostaria de saber o que posso fazer , e o que não posso , pós estou afastada por 120 dias de minha rotina cotidiana , mas tenho dúvidas , que não mim foi passada. Por favor mim responda… Obg

  8. 17/10/2015 às 22:33
    Fui diagnosticada em outubro de 2014, com aneurisma, porque uma irmã teve um aneurisma rompido e permaneceu por meses internada. Após ressonância, fui diagnosticada com formação sacular medindo 2,3 de fundo e com 1,5 mm.de colo localizada na porcão medial do segmento intra cavernoso da artéria carótida interna direita podendo representar formação aneurismatica.sinto dores de cabeça e pequena paralisia mas fui diagnosticada também com atm e uso aparelho para dormir.gostaria de ouvir sua opinião.

  9. Minha mãe passou mal no dia 21/11, depois de muitas horas foi diagnosticada com aneurisma que se rompeu, na parte frontal. Demoraram 5 dias para cirurgia, foi feito por embolização, o procedimento foi feito e minha mãe acordou sem os movimentos dos membros esquerdo, o medico Residente informou que no procedimento talvez tenha rompido uma veia que liga a parte da movimentação, porém o a neurisma dela não estava ligado a essa parte, é considerado um erro?

  10. edna, sua tia teve um aneurisma. pela história, ela deve ter tido uma ruptura de aneurisma cerebral. isso por si só já é uma coisa bem grave. relata que fez a cirurgia após um mês; nestes casos, quando a cirurgia é postergada para depois, é porque o caso já é bem grave. ela saiu com uma valvula na cabeça, outro indicio de que ela teve problemas graves no decorrer do quadro.

    ou seja, parece ter sido uma ruptura com extravasamento de bastante sangue, com desenvolvimento de hidrocefalia, e colocação da valvula. saiu e após um ano nao anda nem fala. isso deve ter sido sequela de tudo que aconteceu no cerebro dela. sem ter acesso ao caso detalhes e imagens, e relatorios das cirurgias feitas, impossivel falar em acerto ou erro medico. estou supondo tudo com base no seu relato. se quer ouvir outra opiniao medica sobre o que aconteceu com ela, leve-a a um neuro, junto com todos os exames disponiveis.

  11. Dra, boa tarde! Preciso de uma orientação, tenha uma tia com 50 anos, e mês que vem completa 1 ano que ela teve um aneurisma, ficou 1 mês internada esperando por cirurgia, e quando realizada, após uns 12 dias teve que fazer outra cirurgia, fica internada por volta de 4 meses, e o hospital deu alta, mesmo sem ela ter condições se quer de andar e falar.
    Hoje ela esta em casa, mais não anda e nem xxx, o quadro dela é muito preocupante, esse dias ele fez uma ressonância em uma clinica particular, e o Dr informou que o caso dela é bem delicado, por ela ta com uma válvula, e a mesma esta entupida.
    Hoje ele compareceu no hospital que foi operada, e o Dr que operou ela, falou que ela não poderá mais andar e nem falar, e pediu uma ressonância para daqui 3 mês.
    Dra, eu te pergunto, pode ter sido erro médico? Você mesmo que ela não poderá mais andar e falar?
    Agradeço a sua atenção.
    Att
    Edna

  12. Boa noite. O exame de minha mãe deu o seguinte diagnóstico: milimétrico aneurisma comprometendo o segmento oftálmico da artéria carótida interna esquerda não ultrapassando 3mm

    O que significa? Isso é grave? Estou preocupada….

  13. Oi Doutora! Sinto muita dor cabecá, já acordo com dor de cabeça e passo o dia todo com ela. Só que eu percebi que ela está mais intensa, sinto uma pressão dentro da cabeça e dor atrás dos meus olhos. Tomo remédio como anador, dipirona e sedalgina, mas não passa. Me receitatam o remrdio pamelor mas ele da uma aliviada de 10% da dor somente. Fiz raio X e outros exames mas não seu nada. O que pode ser?

  14. Boa tarde,
    Sinto desconfortos no lado esquerdo da cabeça, mais a cima. E estou sentindo fraquezas e não chegava ser dormência na face esquerda mais e desconforto.
    Sinto dores no pescoço também.

    O que pode ser?

  15. Doutor minha mãe operou tem uma 2 semana se aneurisma a febre a e normal ela senti ?

  16. Fui diagnosticada em outubro de 2014, com aneurisma, porque uma irmã teve um aneurisma rompido e permaneceu por meses internada. Após ressonância, fui diagnosticada com formação sacular medindo 2,3 de fundo e com 1,5 mm.de colo localizada na porcão medial do segmento intra cavernoso da artéria carótida interna direita podendo representar formação aneurismatica.sinto dores de cabeça e pequena paralisia mas fui diagnosticada também com atm e uso aparelho para dormir.gostaria de ouvir sua opinião.

  17. Olá Dra.
    Tenho um problema, em 2012 fui internada com suspeita de aneurisma, fiz uma angioplastia e não constou nada, porém após a angioplastia eu comecei a ter ataque epilético, da umas 3 vezes por ano e fui no neurologista fiz todos os exames solicitados e acabou dando q eu tenho esclerose mesial temporal direito. Antes da cirurgia eu nunca tive convulsões, começou a me dar depois e bem fortes q eu não lembro de nada enquanto tenho a convulsão. Isso pode ter desencadedo pela angioplastia, é possível? Fico no aguardo e muito obrigada!

  18. Olá Dra, minha sogra teve um aneurisma cerebral desmaiou vomitou bastante, chegou no hospital e foi direto pra UTI apos feito a tomografia foi enviada pra outro hospital, chegando neste hospital ela ficou num corredor esperando vaga na enfermaria chegou consciente na visita meu marido conversou com ela e ela contou tudo como aconteceu só achou ela repetitiva.. No dia seguinte fomos a visita e ela estava totalmente confusa com MTA dificuldade pra acordar n reconhecendo as pessoas e nem lembrava q o filho esteve lá no dia anterior e assim permaneceu por duas noites e dois dias..no domingo meu esposo estava de acompanhadnte e o Dr passou e disse que tinha q ser feito um exame e nesse exame dectado água no cérebro estava juntado foi pra cirurgia de emergência colocado o dreno esta na UTI e o Dr disse que de lá ela n sai mais ate ver qual tipo de cirurgia sera feito pro aneurisma e que demora ainda nao sera feito em menos de 15 dias é normal esse procedimento? Quais os riscos no caso dela? Se for por clipagem e cirurgia de risco? Pois na entrada ao hospital o médico disse que o caso dela é grave q pode deixa seqüelas e que ela pode viver uma semana 15 dias estamos sem saber ou melhor entender direto..se puder me responder ficarei imensamente grata.

  19. ana beatriz, não tenho como opinar sem ver as imagens… poderia me mandar, se quiser. tem que ser compartilhando uma pasta (pasta do CD das imagens), em serviços de nuvem (dropox, por exemplo)…

  20. Olá Dra! Tenho 24, e em Janeiro/2015 tive uma trombose cerebral nos seios sigmóide e tranverso direito. Nesta ocasião foi descoberto um aneurisma de carótida oftálmica direita (a artéria oftálmica nasce no aneurisma), o mesmo tem 5mm. Posso lhe mandar as fotos. Fiz angiografia e levei o resultado para neurocirurgiões e neuroradiologistas intervencionistas. Todos são a favor de que eu opere. Porém estão divididos quanto ao método (cirurgia tradicional ou endovascular). Eu já sei por cima, os riscos e benefícios de ambos os procedimentos, porém não estou completamente decidida, devido ao risco poder ter sequelas graves devido a localização. Além disso tem que se levar em consideração a minha pre-disposiçao a ter trombose. Sou muito jovem e estou um pouco angustiada. Desde já obrigada!

  21. Volto sempre a esta casa da sabedoria e que tão bem acolhe todos que desfilam suas dores terrenas aqui..Já estive antes aqui Dra Mara falando sobre avc e aneurisma em familia…a Sra me aconselhou e depois de muito tempo fiz a angioressonancia.Resultando: Microaneurisma…e Sindrome de Chiari I com 11,8 de intromissão de tonsilas cerebelares…resposta para as dores sem sentido que sinto há mais de 20 anos na coluna…principalmente a cervical…posso subir o cd para a sra me dar alguma luz e orientações? Grata! Deus a proteja sempre que com seu conhecimento a sra ajuda muitas pessoas de forma solidária.

  22. Boa Tarde! Gostaria se possível me tirasse uma dúvida, meu marido teve há cerca de dois meses um aneurisma na carótida direita, no qual fez a aplicação de um stent e já realizou o exame de controle. Teve alta do hospital, indo para casa com o seguinte receituario : Hidantal 100mg 1 comprimido 3 vezes ao dia, prolopa 1 comprimido 3 vezes ao dia, plavix 1 vez, fluoxetina 1 vez ao dia.Já estando em casa teve rebaxamento de pressao arterial, e quadros de agitação e agressividade. Procurando outro neurologistas, já que o que estava lhe acompanhado estava em viajem fora do país, o médico diminuiu o hidantal e retirou o prolopa. A pergunta é para quer foi receitado o prolopa nos casos de aneurismas? vi que é uma medicação para mal de pakson… se alguém puder me tirar essa dúvida agradeço.

  23. Olá. Gostaria de saber sobre esquecimento súbito, quando a pessoa do nada esquece quem é a outra pessoa ( no caso alguém muito próximo) e em poucos segundos torna a lembrar tudo de uma vez, como se um filme de tudo que você já viveu com aquela pessoa passasse em sua mente em questão de milésimos de segundos.

  24. Olá Doutora. Meu marido tem 25 anos e a um ano e sete meses foi diagnosticado com dois aneurismas cerebrais. Um rompeu logo na hora que ele sentiu a dor. Ele não teve desmaio, enjôo, só teve apenas dor muito forte. Foi levado imediatamente para o Hospital Roberto Santos em Salvador, lá ele foi medicado e fez a angiografia para descobrir o que teria acontecido. Após 25 dias foi feita a embolização no Hospital da Bahia ele foi para a UTI pós cirúrgica e dois dias depois teve alta por passar muito bem, o médico lhe receitou AS para tomar apenas durante toda a cartela terminar e Neovalgina se houvesse alguma dor. Ele sempre se sentiu bem, só as vezes que sente a cabeça um pouco pesada na região da testa e dos olhos, quando o incomoda toma Neosaldina e passa. Só que a dois ele sentiu um incômodo na região da nuca na parte esquerda (o aneurisma diagnosticado foi na nuca na parte direita), segundo ele, sentiu o mesmo incômodo um dia antes daquela forte dor. Hoje ele não sentiu mais. Estou muitíssimo preocupada, pois tenho medo de que volte. Pois o médico pediu uma angiografia de controle após seis meses a embolização e ele ainda não fez devido ser pelo SUS. Gostaríamos de fazer particular mas não temos condições pois se trata de um exame muito caro. Dr. peço lhe por favor que me digase ele corre risco de estar com outro aneurisma. O que deve fazer. Pelo amor de Deus, estou agoniada. Desde já te agradeço.

  25. Boa noite! Relatei aqui o que ocorreu comigo. Não consegui enviar as imagens do CD.
    Já consultei com a neurocirgia que solicitou uma angiografia digital. Como a ressonância e a angioressonancia eram somente a fim de investigação inicial, tendo em vista a hereditariedade eu consegui pagar e fiz particular. Mas a angiografia é totalmente fora do meu orçamento. Sendo que talvez necessite de embolizacao. Estou no aguardo do SUS. Estou na fila de prioridade alta, e mesmo assim não tenho previsão de ser atendida. Só um desabafo.

  26. OK, posso tentar te passar alguns dos meus exames? a senhora e de onde ?

  27. thiago, nao tem como te responder, sem ter acesso aos detalhes e exames do seu caso.

  28. olá boa tarde, eu ano passado tive um diagnóstico de aneurisma, operei e estou bem tive algumas complicações mas estou bem, mas fiquei com um problema sério na vista, minha vista paralisou e não enchergo quase nada será que um dia eu vou voltar a enchergar direito?

  29. Dr. Meu pai sentiu fortes dores de cabeça acompanhado de delírio, o levamos para o hospital e foi diagnosticado com aneurisma (rompido) ele não está na UTI pois não há vaga, está em um quarto comum tomando medicação, ja tem 5 dias internado e ainda não marcaram a cirurgia, qual o risco dessa demora? estamos preocupados.

  30. Saudações Drª Maramélia! Ano passado convulsionei enquanto dormia (situação pela qual eu nunca passei), minha mãe levou-me à emergência e então fui submetida a tomografia cerebral onde foi descoberto um aneurisma cerebral não roto. Fui ao neurocirurgião o qual indicou-me um neurorradiologista, este último profissional solicitou-me a realização de uma angiografia das artérias cerebrais, após a realização deste último exame foi descoberto não apenas um mas dois aneurismas não-rotos. Fui então submetida e embolização dos dois aneurismas e cerca de um ano depois foi-me necessário realizar o exame de revisão. Fui então submetida, há cerca de duas semanas atrás, ao exame de angiotomografia cerebral. Retirei o exame hoje e não foi possível verificar os êmbolos especificamente, afinal, foram mais nítidos os feixes de luz produzidos pelo stent.
    Estou muito preocupada, pois receio que a minha exposição aos raios produzidos pelo equipamento venham deixar-me sucetível ao CA. Preciso da sua sinceridade e ficarei muito grata.

    No aguardo,

    Roseane S. Luz.

  31. Dra Boa Noite.
    Meu tio precisa fazer uma angiografia cerebral pois se encontra internado a devido a ruptura do aneurisma você sabe dizer o custo médio desse procedimento???

  32. carolina, tem que ter login e senha. nao é pra rodar o CD. é para explorar os arquivos dentro dele, copiar numa pasta, e subir numa nuvem. e deposi compartilhar comigo.

  33. Bom dia Dra! Nao consigo enviar o CD. Nem sequer roda no meu not.
    Sou da cidade de Cachoeirinha, ao lado de Porto Alegre. Aqui diz, acesse seu exame pelo site
    xxxxx. Grata desde ja

  34. Por favor dr. Estou precisando de ajuda minha esposa teve um aneurisma tem 4 anos operou mas não tomou os medicamentos agora ela tá esquecendo várias coisa foi embora de casa abandonou o filho sou casado a 16 anos ela não tomou os remédios chamado fenotaina parou por conta própria me ajuda por favor meu fone e 96379 4025 são Paulo

  35. Carolina, impossível dizer algo sem ver as imagens. Mande pra mim por e-mail. Suba a pasta inteira do CD da angio numa nuvem (dropbox ou googledrive) e compartilhe a pasta idêntica ao CD comigo. Ok?

  36. Boa noite dra! Obrigado pelo espaço… Dra, no dia 14/05/15 minha mãe acordou bem,muito bem, ao secar os cabelos desmaiou, foi socorrida rapidamente, ao chegar ao hospital foi detectado um aneurisma rompido e mais dois não rotos. Colocaram um dreno pra aliviar a pressão, lá ela ficou ate o dia 20/05 consciente, nesta data foi transferida para outro hospital onde seria embolizada, chegando lá ela ressangrou, perdeu a fala e paralisou o lado esquerdo, mas ainda nos compreendia, dois dias após ressangrou novamente e foi sedada, no dia 25/05 ressangrou novamente horas antes da embolização. Não acordou mais, abriram protocolo de morte encefálica, no dia 03/06 atestaram o óbito. E os neurologistas que à atenderam, sugeriram que eu e meus irmãos procurassemos investigar, tendo visto que nossa avó também tinha aneurismas. Então fomos investigar. Fiz uma ressonância, que está normal. E na angioressonancia que detectou um aneurisma no segmento M1 direito, ao nivel do ramo precoce, medindo 0,4 x 0,4 nos maiores diâmetros. Tenho 37 anos. Esse aneurisma é considerado o que? Tendo em vista que minha consulta irá demorar, gostaria de saber uma opinião da sra.. Desde já agradeço muitíssimo.

  37. rosana, não é possivel responder sem ter acesso aos detalhes do caso. converse com os medicos que estão responsaveis por ela no hospital.

  38. Ola bom dia!!!
    Minha avó fez 3 cirurgias de aneurisma não roto, e foi feito 2 intervenções cirúrgicas por clipagens , já fazem 13 dias , ela acabou tendo uma infeção na cabeca que criou liquido e fistula e esta sendo combatido com medicação , e ela esta totalmente confusa , delirando , agressiva, gostaria de saber se esse quadro pode permanecer por muito tempo?

  39. Dra. Bom dia, minha esposa sentiu uma forte dor seguida de desmaio e pequena convulsão no dia 24/06, somente desde então ficou sentindo fortes dores de cabeça até que no dia 30/06 teve outra dor muito forte seguida de forte convulsão onde foi descoberto o aneurisma e somente no dia 02/07 foi feita a cirurgia onde ocorreu tudo bem e a mesma encontra-se em recuperação muito bem no CTI conforme vemos e é dito pelos médicos, a dois dias os médicos informaram que ela já está em condições de deixar o CTI porém eliminou grande quantidade de urina em 01 dia (cerca de 06 litros) e por isso ficaria em observação, foi feito exame de urina onde não deu nenhuma alteração. Pergunto-lhe pode ser reação de vasoespasmo?

  40. jessica, tem que ver: 1 – por que ele fez tal exame? que exame foi? detalhes da historia. detalhes anatomicos do achado.
    sem ver imagens não é possivel falar nada.
    sugiro voltar no neuro que pediu o exame, ou entao procurar um bom neurovascular ou neurocirurgiao levando tudo e seu pai para detalhar o caso.

  41. Boa noite, meu pai fez um exame e está escrito assim: Dilatação aneurismatica sacular é evidenciado na extremidade distal do segmento M1 da artéria cerebral média direita , medindo 0,5 cm de diâmetro. o que isso que dizer? ele terá que operar msm?

  42. Dr. Minha mãe foi diagnosticada com aneurisma cerebral; por conta de uma dor forte de cabeça que ela teve. Procurou um neuro, que por sua vez pediu muitos exames. Então ela foi encaminhada a um neurocirurgião, que falou sobre passar por uma cirurgia. Estamos todos muitos preocupados e ela triste demais, pois temos medo dos riscos. Quais os riscos dessa cirurgia? O médico citou até de morte. Fiquei muito assustada. Detalhe, ela está aparentemente bem, mais com esse diagnóstico. Obrigada

  43. Dra.Me ajude!No dia 3/06/15. Minha cunhada com 40 anos foi acometida de Aneurisma de Carotidas,constatado por uma Angiografia ,estando até está data na UTI!A cirurgia foi marcada para o dia 16/06/15 porém,não realizada por ela está com Vaso Espasmo,mais com controle da pressão arterial ,hidratação intensificada,vaso dilatador etc.Gostaria de saber se a cirurgia pode ser realizada com essas alteraçoes!?Ela está desacordada!Muito obrigada

  44. noelson, se ela teve aneurisma cerebral roto (sangrou), e está nos primeiros dias após a ruptura do aneurisma, isso pode indicar vasoespasmo. tem que fazer o correto diagnostico com angiografia ou doppler transcraniano, e iniciar urgente a terapia. mas para isso, tem que operar urgente.

    pois o tratamento do vasoespasmo com o aneurisma roto não é possivel…

    qq coisa me escreva em PVT — maramelia@ineuro.com.br

  45. Minha cunhada esta na UTI estava conversando bem e tomando os medicamentos de um dia para outro parou e conversar e não esta sentido a perna e com dificuldade para falar e ainda não pode fazer a cirurgia. Écomum demorar muito tempo para fazera cirurgia?

  46. oi meu irmão teve um aneurisma rompido não sei o tamanho depois de 10 dias ele teve vasoespasmo , após o vasoespasmo ele ficou em coma 12 dias agora com 28 dias desde o rompimento ele fez a cirurgia e hoje tem 6 dias após a cirurgia ele esta bem com movimento fracos no lado esquerdo mais a pressão dele esta baixa so aumento com remédios ele esta tomando remédio p dilatar as veias do cérebro e uma injeção para não correr o risco de trombose mais pq a pressão não normaliza, sendo que antes a pressão dele era alta. me responda por favor. e quais os maiores risco pos cirurgia hoje ele esta na uti

  47. bom dia agradeço pela orientaçao para mim foi muito esclarecedora obrigado

  48. Dra. fiz uma tomografia não deu nada, uma ressonância não deu nada, fiz e refiz uma angiorressionância em clínicas diferentes e o diagnostico foi o mesmo, só que no primeiro foi dado o mm: Nota-se um alongamento e maior calibre (2mm) que as porções contralaterais do segmento petroso, lácero e cavernoso (C2, C3 e C4) da artéria carótida interna à direita. Isso é considerado um aneurisma? Obrigada pela atenção!

  49. Leonardo, procure um pronto socorro para maior segurança. Ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *