ORATORIO: Esperança para EM primariamente progressiva

Oremos!!!!!!

Vamos ter que rezar muito…

O nome do estudo é bem providencial. ORATORIO.

Depois do sucesso que foi esta droga no ECTRIMS no ano passado, mais dados de subgrupos do estudo fase 3 ORATORIO, usando o Ocrelizumab – anticorpo monoclonal que depleta seletivamente as células B CD20+, foram apresentados numa sessão do ACTRIMS, que ocorreu em New Orleans na semana passada. A mesma droga já tinha se mostrado benéfica para EMRR no estudo OPERA.

Agora, mais uma evidência de que talvez tenham encontrado, finalmente, alguma coisa que mude o curso da EMPP (esclerose múltipla primariamente progressiva)…

O desfecho medido neste trial foi o tempo de início da doença para a progressão da incapacidade de forma sustentada, definida como um aumento do escore de EDSS – Expanded Disability Status Scale, de forma sustentada por no mínimo 12 semanas. Complicadinha esta definição?

É mesmo.

EMPP é assim. Tudo complicado. Quadro clínico estranho, evolução progressiva, métrica de incapacidade difícil de definir, e assim vai…

Além do desfecho primário (acima) – variável onde foi observada redução de risco de 24% com o ocrelizumab (P = 0,0321), outros desfechos secundários, como tamanho das lesões em T2 (7,4% de aumento vs 3,4 redução do baseline, P < 0,0001), taxa de perda volumétrica encefálica (redução de 17,5% de risco, P = 0,02) e  melhora na velocidade da marcha (P = .04) também foram estatisticamente diferentes entre os grupos estudados, após um follow-up de 120 semanas dos 732 pacientes avaliados no ORATORIO.

Amém. Finalmente algo bom para EMPP?

E de onde vem este nome? Esperem, vou ver aqui… Já já falo (escrevo…)…

LINKS

Montalban et al. Baseline Demographics and Disease Characteristics from ORATORIO, a Phase III Trial Evaluating Ocrelizumab in Patients with Primary Progressive Multiple Sclerosis. Poster na AAN 2015.

More Results Released from Positive Phase III Clinical Trial of Ocrelizumab in Primary Progressive MS.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2020 .. iNeuro .. Neurologia Inteligente