iNeuro Quiz: Trombectomia + rTPA no AVCi agudo

Faço questão de mostrar os números da nossa pequena “pesquisa” que está aí ao lado, há exatos 42 dias (vou deixar por 60 dias no total) …

Para reflexão das autoridades, gestores, residentes, pós-graduandos, neuros assistentes, neuros formadores de opinião, neuro-intervencionistas, radiologistas, chefes, preceptores de residências, etc, etc, etc.

Total de votantes até agora: 131

Resultados: 77 neuros (59%) atuam em local onde não é possível fazer a futura (ou seria atual?) terapia de primeira linha para AVCi agudo com menos de 3-4h, quando há oclusão arterial proximal… E em 41% dos hospitais dos votantes, n=44, há toda a estrutura necessária. Resguardadas a metodologia da estatística, nos dá uma ideia do cenário atual no Brasil.

Em um país onde até mesmo o rTPA endovenoso básico, cuja estrutura necessária é apenas: fitas de dextro + TC 24h + rTPA disponível + gente disposta a fazer… Nem isso temos na maioria dos hospitais…?! Eu iria esperar o quê?

iNeuro-quiz

E agora, José?!


2 thoughts on “iNeuro Quiz: Trombectomia + rTPA no AVCi agudo”

  1. por enquanto, enquanto ainda não estão estas diretrizes escritas, até podemos falar que não há nada mais a fazer. mas e quando forem atualizadas as diretrizes?!
    e quando o paciente chega com tempo habil para usar rtpa e o serviço nao tem rtpa?! ai é fogo!!!!

  2. Em um dos hospitais onde atuo(público) não temos trombectomia em nenhum momento, em nenhum dia da semana. É um cenário muito triste e decepcionante. O pior é quando a família pergunta se realmente não há mais nada a ser feito e você é obrigado a dizer que sim, existe uma provável solução para aquilo, mas simplesmente não temos disponível. Desesperador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2017 .. iNeuro .. Neurologia Inteligente