“Head Turning Sign”: Viva o Exame Neurológico!!!!!!

Sinal de “Virar a Cabeça”.

Ah…… Você já viu.

Com-certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!

Caso clássico: Doente com queixa amnéstica, ou aquele paciente cujos familiares o arrastam à consulta com o neuro, preocupados porque o paciente está esquecido.

Você começa a fazer as perguntas para o doente, e ele (ou ela) constantemente vira a cabeça para o acompanhante, ou familiar, ou cuidador, olhando e pedindo a dica da resposta: “eu… Tenho 67 anos, não é, fulano?”

Ou: “Hoje é… Que dia é mesmo, filho?”…

Procurei no Youtube.com o sinal para ilustrar aqui… Não tem. Resolvi ilustrar com uma fotinho do nosso Presidente-interino e seus super-power ministros. A olhadela que o paciente dá é parecida com essa aí em cima – do Eliseu Padilha pro Temer.

Pois é. Este sinal, descrito desde 1996 em livros textos de Neurologia, mais recentemente foi estudado por alguns grupos, tendo sido um autor japonês o primeiro a tentar correlacionar o sinal propedêutico com demências relacionadas à Doença de Alzheimer (veja link abaixo).

Agora, no Congresso de Neurologia Europeu deste ano, um grupo português apresentou dados interessantes, num estudo com 78 pacientes, divididos em subtipos de TCL (transtorno cognitivo leve) amnéstico, DA e demência frontotemporal.

Vejam só:

A definição de Sinal do Virar a Cabeça neste estudo foi a seguinte: com o paciente sentado à frente do acompanhante (cuidador / familiar), com este posicionado cerca de 1 metro / 45 graus atrás do paciente, o médico perguntava 5 questões predefinidas, e entre elas:  “Quando foi sua última refeição?” ou “Qual data é hoje?” O sinal era graduado em 0-5 pontos de acordo com a quantidade de vezes que o paciente virava a cabeça para pedir ajuda.

Neste estudo português, o Sinal do Virar a Cabeça foi positivo em 83.3% dos casos de DA e em 44.4% no grupo com TCL amnéstico. A sensibilidade para DA foi de 80%, com especificidade mais baixa, 53%. Até correlação entre o sinal neurológico e a proteína tau (P = .002) e fosfotau (P = .002) no LCR veio com significância estatística!!!!!!

É mole!!!!!???? Temos que nos render.

Viva o exame Neurológico. De olho nos sinais!!!!!!!!

REFLEX-TEST

Um abração a Silvana Sobreira, colega Neuro, preceptora da residência de Neurologia em Recife, PE, e seus residentes, que pediram posts sobre semiologia neurológica!!!!

Gente, preciso da ajuda de vocês!!!! Mandem textos!!!!!!

LINKS

Fukui et al. Can the ‘Head-Turning Sign’ Be a Clinical Marker of Alzheimer’s Disease. Dementia and Geriatr Dis 2011.

Anderson P. Head Turning Sign May Help Identify Alzheimer’s. Medscape, Junho 2016.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2020 .. iNeuro .. Neurologia Inteligente