Dallas: AHA Scientific Sessions 2014

Por Maramelia Miranda

Destaque na área de Neurologia, do primeiro dia desta gigante conferência americana de Cardiologia: apresentação de um estudo chinês – Blood Pressure Reduction Among Acute Ischemic Stroke Patients – CATIS Trial, que avaliou a redução na fase aguda do AVC isquêmico, em uma população de 4071 pacientes admitidos com até 48 horas do AVCi.

PS. Não me perguntem o porque do CATIS… Não consegui “decifrar” este título mnemônico.

Captura de Tela 2013-11-18 às 00.11.12

Abstract do estudo: AQUI

Slide resumindo a apresentação e resultados: AQUI ou clicando na figura abaixo.

Jiang He e colaboradores testaram uma das questões mais controversas atualmente no tratamento do AVCi na fase aguda: aumentar ou não, reduzir ou não a pressão destes pacientes?

Resumo dos resultados. Fonte: Homepage da AHA
Slide com resumo dos resultados. Fonte: Homepage da AHA

Tentaram responder a questão sobre se a redução da pressão arterial nesta fase de cuidado aos pacientes com AVCi produziriam resultados e desfechos diferentes em 14 dias e 90 dias. A intervenção realizada no grupo ativo do trial foi reduzir a PA da admissão em cerca de 10-25% nas primeiras 24 horas (atenção: se os pacientes tivessem PAS > 140mmHg na entrada), e manter PA < 140-90mmHg na alta ou em 14 dias. O grupo controle era tratado com a retirada das medicações antihipertensivas prévias, ou não tratar a hipertensão arterial (o que costuma ser a prática nestes pacientes). Os desfechos medidos foram morte e dependência (mRS > 3) em 14 dias ou na alta hospitalar, e após 3 meses.

Resultados

Sem diferenças nos grupos de tratamento ativo e controle. Vejam o abstract. De nota, uma tendência não significativa de menores taxas de AVC recorrente no grupo tratado com redução da pressão (1,4% vs 2.2%, p=0,07). Doença vascular e mortalidade de qualquer causa oram quase iguais (p= 0,28 e p=0,20)…

Comentários

Os autores concluem assim no abstract: “this randomized trial indicates that antihypertensive treatment in patients with acute ischemic stroke within 48 hours of symptom onset does not reduce or increase death and major disability”. Não houve menção aos subtipos de AVCi da população estudada, em relação à etiologia, o que certamente deve ter influência em relação aos desfechos observados. Vamos esperar a publicação para ver se há alguma análise de subgrupos em relação à etiologia do AVCi e outras características que podem influenciar estes dados. E podem também esperar os puristas de plantão comentando sobre ser o estudo não válido para considerar em pacientes ocidentais, por “ser uma população chinesa, bla, bla, bla…”

Minhas perguntas são: primeiro, qual a percentagem de doença de pequenas artérias desta população? E de atero / estenoses intracranianas(lembrem-se, são mais de 4000 chineses)!!!!????? E de doentes com atero de grandes artérias? E com oclusão arterial???? Segundo, quer dizer que, se é seguro reduzir a pressão no AVCi agudo, e parece haver uma menor taxa de eventos CV, sobretudo AVC recorrente… Por que não tratar?

Controverso…


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@ Copyright 2009-2020 .. iNeuro .. Neurologia Inteligente